Dicas para Marketing Digital para Escolas

Escolas, faculdades e instituições educacionais também precisam ter estratégias de marketing digital e um planejamento de conteúdo de qualidade.

Com as ações planejadas e executadas de maneira certa é possível obter resultados positivos e ROI (retorno do investimento) satisfatório.

Apesar desse nicho de mercado não vender especificamente um produto e sim um serviço, existem diferentes maneiras de conseguir mais alunos, aumentar a autoridade e gerar engajamento.

Mas, não é novidade que a maioria das nossas decisões de compra são tomadas enquanto navegamos “despretensiosamente” nas redes sociais.

Por que não aproveitar esse momento e mostrar ao seu público as condições que você oferece e dar a ele um conteúdo relevante?

Sabemos que a escolha de uma escola ou qualquer outra instituição de ensino para os filhos ou até para você mesmo não é feita por impulso. Então a decisão é tomada levando em conta muitos fatores.

Primeiramente, quem está em busca de escolas, pesquisa ela nas redes sociais , visita o site, lê os conteúdos do blog e principalmente confere as recomendações.

Sendo assim, para ajudar você nessa tarefa, reunimos algumas dicas de marketing digital que vão fazer toda a diferença para escolas:

 

Escolas também tem presença digital!

Por mais que seja redundante dizer que o marketing digital consiste na presença digital, a questão é que você realmente precisa estar nas redes sociais, ter seu próprio site, estar cadastrado no Google para mostrar seu endereço (Google Meu Negócio).

Você precisa levar em conta quem recém está se mudando de cidade e não conhece a sua localização nem estrutura física, por isso cuide as fotos que são mostradas e as avaliações.

Já sabemos da importância da indicação de amigos e parentes, mas quando não conhecemos ninguém na cidade ou região, o que vale são as avaliações que estão nas mídias.

Mas isso não significa que você tenha que ter uma conta em todas as redes sociais, a menos que tenha uma equipe especializada para cuidar de cada uma delas.

Então escolha uma como principal e alimente-a com conteúdos relevantes.

Veja quais são os locais que o seu público está e tenha um cronograma de postagens para não deixar seu perfil abandonado.

 Escolas

 

Mantenha a periodicidade!

De nada adianta fazer uma série de posts muito interessante e publicar tudo no mesmo dia.

Então, estabeleça um cronograma de publicações e mantenha-o ao longo do tempo, você pode deixar a quarta-feira para dicas, o sábado para indicações de séries, e a segunda-feira com outro conteúdo que seja interessante para o seu público.

Tudo isso vai depender de quais conteúdos você quer trazer, o ideal é pelo menos três postagens por semana.

Aproveite todos os formatos que a plataforma oferece como vídeos, imagens, Reels (Instagram), etc.

 

De olho na concorrência da escola!

A dica é pesquisar como os seus concorrentes se posicionam, quais ações eles costumam fazer e pensar em como mostrar os seus diferenciais.

Contudo, provavelmente existam milhares de escolas na sua cidade e isso é muito normal, por isso é muito importante aplicar todas as dicas para que o seu perfil ou site seja notado.

 

Dê atenção ao conteúdo

Elabore um planejamento de conteúdo para as redes sociais da escola e pense em quem é o seu público.

  • Eles são pais de crianças?
  • São os próprios adolescentes?
  • É uma turma de jovens adultos?
  • Estão em busca de cursos longos?
  • Querem um lugar seguro para deixar as crianças?

*Para saber mais sobre o assunto leia o texto Qual a diferença entre persona e público-alvo.*

Responder a essas questões é fundamental para traçar objetivos e identificar quais assuntos serão trabalhados para atrair essas pessoas para a sua escola.

Então, uma boa estratégia de conteúdo fará com que os pais dos seus alunos ou futuros alunos se sintam identificados com o propósito da sua escola.

Por exemplo: Elabore uma sequência de posts sobre a estrutura física da escola, ou depoimentos de outros pais que confiam no trabalho dos professores.

A ideia é que a sua mensagem impacte o seu público, e acima de tudo, mostre a solução para os seus problemas. A sua escola tem que ser tudo o que ele mais precisa!

Lá ele vê a segurança de deixar os filhos, ou a confiança de oferecer um curso de qualidade para adultos.

Então, engaje os pais que já foram prospectados no ano anterior com o seu conteúdo ao longo do ano, isso ajuda na retenção de alunos e na reputação da sua instituição.

 

Como tornar conteúdo digital de escolas mais interativo:

  • Quizzes

O quizz é um tipo de conteúdo interativo que tem boas chances de dar certo.

Além de serem super populares são ótimas ferramentas para aumentar a força de marca e você ainda consegue conhecer melhor o seu público através das respostas.

Geralmente com uma linguagem leve e divertida, você consegue captar leads para uma futura ação e consegue filtrar os interesses de cada um.

Mas o local mais comum onde podemos ver esse tipo de abordagem nas redes sociais é no Instagram Stories, onde o Sticker de Enquetes faz o maior sucesso e tem uma ótima aderência e participação entre os usuários.

Então, no caso das escolas, faça um Quizz com conhecimentos gerais, de Geografia, ou perguntas pré-vestibular. Ofereça um prêmio para o campeão! Vai ser um sucesso!

  • Landing Pages

A landing page, ou página de aterrissagem, é uma página a parte do seu site que tem um propósito, na maioria das vezes ele é captar um lead e gerar conversões.

Sendo assim, ao invés de apresentar um formulário estático apenas com texto, invista em um conteúdo digital mais interativo, como vídeos, infográficos e muitas imagens explicativas sobre o seu produto ou serviço.

Chamar a atenção do seu público alvo nesse momento vai ser decisivo para a sua tomada de ação na página.

Então, com esses contatos de pais ou de pessoas interessadas em cursos em escolas você poderá montar uma estratégia de e-mail marketing e manter um relacionamento com esse público que mostrou interesse.

  • Vídeos

Já não é mais novidade que os vídeos são os queridinhos do momento nas redes sociais. A maioria delas já tem uma plataforma própria para publicá-los.

Além disso, é um tipo de conteúdo envolvente, dinâmico e que atinge muitos públicos.

O estilo tutorial é um dos preferidos, no YouTube, por exemplo, você cria uma conta grátis e consegue publicar os vídeos ensinando o seu público a usar o seu produto.

As escolas podem ter um canal no Youtube com resumos de matérias e atividades extra para ajuda ao estudantes! Isso vai chamar a atenção e despertar o interesse dos alunos!

  • Infográficos

 O infográfico por sua natureza já é interativo, pois o leitor precisa percorrer uma ordem para entender a informação.

Então a dica é adicionar pontos de ação em que a pessoa possa clicar nele e então, entregar outro conteúdo.

Sendo assim, lembre-se de utilizar boas ferramentas para cuidar da parte estética do seu material é fundamental, por isso, aposte em ilustrações e num bom design para esse material.

Para quem está em época de vestibular, por exemplo, infográficos podem ajudar muito na hora de memorizar as matérias!

 

Entretanto, ainda há um vasto leque de opções de conteúdo que podem ser utilizadas para divulgar escolas:

Por exemplo:

  • Ebooks
  • Audio Books
  • Podcasts
  • Webinário
  • Revista Digital
  • Guias
  • Fóruns

Aproveite as ferramentas de anúncios

Depois de ter uma presença digital constante e ter um conteúdo rico, partimos para a etapa de investimentos.

Certamente o seu objetivo é a captação de novos alunos, por isso apostar em anúncios e links patrocinados é uma ótima forma de obter esse resultado.

Faça campanhas para atração de leads, ou seja, de contatos que estejam interessados numa primeira conversa ou visita ao local.

Você pode fazer anúncios de imagem no Facebook, vídeos no Instagram, links patrocinados no Google, etc.

Entretanto, não existe uma recomendação perfeita para os investimentos, tudo dependerá do orçamento disponível na escola e das vantagens que você oferece.

Por exemplo:

  • Mensalidade reduzida
  • Matrícula grátis
  • Opções em EAD
  • Desconto para irmãos
  • Parcelamento estendido
  • Desconto nos materiais

Aqui também é válido comentar que as ações offline também são muito interessantes e podem trazer resultados ótimos desde que estejam conectadas com as digitais.

Por exemplo:

  • Anúncio da escola em outdoor na região
  • Desconto especial para pais que trabalham no bairro da escola
  • Ofertas especiais para quem é ex-aluno
  • Desconto para quem mora na região da escola

Escolas

Lembre-se de inserir CTA no seu conteúdo!

Enfim, a nossa dica final de hoje é sobre os CTAs.

Os CTAs ou Call to action servem para dar um direcionamento para o seu público, fazer com que eles façam uma ação dentro do seu site ou perfil em rede social.

Por exemplo:

  • Agende sua visita em nossa instituição
  • Faça sua matrícula!
  • Deixe seu e-mail que marcaremos uma conversa
  • Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

É importante que no final de cada publicação que você faça tenha algum tipo de Call-to-Action para obter resultados com o seu conteúdo.

 

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Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

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