O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer?

O universo do Marketing Digital é tão amplo que existem dezenas de carreiras que um profissional de Marketing Digital pode seguir.

Não é fácil escolher para qual caminho andar nesse campo de atuação tão amplo. Porém, como tudo gira em torno da Internet e do mundo digital existe a possibilidade de você experimentar um pouquinho de tudo e depois escolher o que mais gosta para se dedicar.

As vezes é possível escolher mais de uma área, ou até mesmo, nenhuma. Tudo depende do quando você conseguiu executar e quais resultados você obteve.

Assim como muitos profissionais de Marketing Digital, eu também não sabia o que fazer no começo e fui estudando muito sobre diversas áreas distintas.

Algumas eu saí, voltei depois de alguns anos mas já com outra visão das coisas… E assim, fui tentando encontrar o meu espaço. E não vejo problema em mudar novamente.

A cada dia surge algo novo sobre Marketing Digital, redes sociais, comunicação, internet….. e porque não conhecer todas elas?

Pensando nas pessoas que ainda querem conhecer mais dessa área, no post de hoje eu vou te apresentar algumas coisas que o profissional de marketing digital pode fazer.

Lembrando que o que será dito aqui não é um padrão, tudo varia muito de empresa para empresa e o Marketing Digital está em constante mudança e evolução.

Dito isso, vamos lá!

Social Media

Também conhecido como Analista de mídias sociais, esse profissional é responsável pela comunicação, divulgação, relacionamento e reputação da marca nas redes sociais.

É um cargo cada vez mais famoso e disputado dentro das empresas. Esse funcionário tem cada vez mais responsabilidades e tarefas dentro da profissão e precisa estar altamente qualificado.

Ele também é responsável pela criação de conteúdo nas mídias sociais da empresa, gerenciamento de crises e conflitos públicos, interpretação de dados fornecidos pelos seguidores, monitoramento do comportamento do consumidor nas redes sociais, análise de campanhas publicitárias e etc.

Vejo muita gente querendo ser Social Media achando que é fácil, lucrativo e com pouco trabalho.

UM ENORME ENGANO!!! O trabalho é constante e INTENSO! Exige muitas habilidades e conhecimentos de diversas áreas diferentes.

Se você quer investir nisso, saiba que terá que estudar para sempre, fazer muitos testes, aprender a usar múltiplas ferramentas digitais e ter muita criatividade!

O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer

Gestor de Tráfego

Muitas vezes você encontrará um profissional de Marketing Digital no cargo de Gestor de tráfego, mas com certeza ele será conhecido como “o cara das métricas”.

Como o próprio nome já diz, ser gestor não é um cargo qualquer, exige muito conhecimento e muita experiência de mercado.

A principal função do Gestor de tráfego é criar e executar estratégias de vendas e de engajamento online utilizando mídias pagas.

Ou seja, isso exige um conhecimento avançado em Facebook e Instagram Ads, Google Ads e etc..

Também é preciso ter conhecimento do mercado e suas tendências, detectar bons produtos, serviços e soluções por meios digitais.

É necessário ter muita CORAGEM, pois terá que realizar muito testes o tempo todo e irá lidar diretamente com o dinheiro do cliente, então, a responsabilidade bate na porta 24 horas né?

Para um cargo importante desses é necessário saber analisar métricas como ninguém, afinal, é através delas que ele irá direcionar seus anúncios para obter melhores resultados. Sem as métricas fica impossível analisar o comportamento de compra dos clientes.

Produtor de conteúdo

A produção de conteúdo web hoje é indispensável para campanhas online, afinal, como sempre falamos por aqui, conteúdo é o rei do marketing digital!

Esse profissional é responsável pela criação de conteúdo em geral, tanto nas mídias sociais quanto para o site/blog da empresa.

Sempre lembrando da identidade e metas da empresa e pensando no lado do público que ele quer alcançar.

Para se tornar um bom produtor de conteúdo é necessário estar sempre MUITO ANTENADO com tudo o que está acontecendo no nicho de atuação. Sendo assim, também são necessários conhecimentos em Softwares de edição de imagens, ter uma boa escrita, ser criativo, ter um bom conhecimento de SEO e etc.

O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer

CRM

O Analista de CRM (sigla para Customer Relationship Management, ou seja, Gerenciamento de Relacionamento com Clientes) é um cargo cada vez mais comum entre os profissionais de Marketing Digital.

Ele é responsável por realizar análises de mercado, concorrência, comportamento e segmentação de clientes, para sugerir melhorias no processo de relacionamento e aquisição de novos clientes.
Sendo assim, ele realiza de testes, monta e monitora a base de dados e estruturação de todas as informações que a empresa possui sobre os clientes.

Normalmente esse profissional também monitora campanhas de mídia paga e de e-mail marketing para garantir a performance e entregabilidade.

Como já deu pra entender, esse cargo exige uma pessoa mais analítica, que entenda mais de estatísticas, segmentação, base de dados e relatórios.

Consultor de Marketing Digital

Normalmente, esse cargo é ocupado por um profissional de Marketing Digital que já tenha alguns anos de experiência no mercado. Afinal, para ser consultor a vivência na área é o que vai fazer diferença.

O Consultor de Marketing digital tem como principal função analisar o propósito e a situação atual e completa da empresa para estruturar um plano estratégico de marketing digital.

Ele determina detalhadamente quais ações devem ser implementadas nas diversas áreas do marketing para atingir os objetivos determinados no planejamento estratégico.

O Consultor auxilia as empresas a entender o mercado publicitário online como um todo.

Ele revela quais são as opções disponíveis, os seus custos e resultados. Certamente, ele também fará um acompanhamento bem próximo das ações para ver se existem eventuais necessidades de mudanças no planejamento durante o caminho.

Sendo assim, trata-se de um cargo muito bem remunerado, porém, de muita responsabilidade e que exige um conhecimento avançado na área de maneira global.

O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer

Não existem limites!

Falei aqui apenas sobre 5 coisas que um profissional de Marketing Digital pode fazer, mas o céu é o limite nessa nossa área maravilhosa!

Apesar de muitas dessas profissões serem um tanto quanto semelhantes nos requisitos para se trabalhar, todas elas necessitam de um conhecimento muito amplo sobre o assunto.

Além disso é necessário muita força e empenho nas atividades. Mas, nem todos esses cargos precisam necessariamente de uma contratação CLT para se atuar.

Mas, existem muitos freelancers no mercado, e acredito que é uma ótima forma de se inserir no mercado de trabalho se você está apenas começando.

DICA DE OURO: Pesquise no Linkedin os requisitos para se trabalhar nessas vagas. Assim você já fica sabendo o que o mercado está exigindo em cada cargo e pode se preparar melhor!

Sou suspeita pra falar né, mas empreender também é sempre uma opção, é um caminho difícil mas que vale muito a pena!

Espero que esse post tenha ajudado!

Até a próxima!

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

 

Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,