Para que serve o Marketing?

Muitas pessoas já vieram me fazer essa pergunta por aqui, acredito que exista uma ideia confusa sobre essa área. Alguns acreditam que o marketing é apenas propaganda de um produto/serviço, mas muitos já entenderam que é algo que vai muito além e pode trazer muitas oportunidades de negócio.

Então, afinal, para que serve o marketing?

Algumas pessoas apresentam uma ideia errada ou confusa sobre a função do marketing no contexto do mercado. Mas hoje, vamos te ajudar a esclarecer isso com exemplos reais sobre como essa área pode ser muito importante para o sucesso do seu negócio.

Uma das maneiras mais simples de se compreender o marketing é como o setor do estudo da administração especializado em mecanismos para facilitar a interação entre o público e uma organização.

O Marketing é uma estratégia certeira que busca adicionar valor a um produto/serviço para conquistar, vender ou disseminar uma ideia. Sim! o marketing também serve para “vender” ideias, não é a toa que existe o marketing político, não é mesmo?

Por exemplo, se o seu negócio for a venda de assinatura de revistas, o marketing provavelmente seria pautado em mecanismos para fidelizar e atrair novos leitores. 

Se fosse, por outro lado, uma instituição de caridade, é possível que o ele se focasse em construir estímulos a possíveis doadores (visando aumentar a arrecadação da instituição). 

Entretanto, algumas pessoas acreditam que o marketing é restrito ao departamento de vendas de uma empresa.

Mas os negócios mais bem sucedidos, porém, perceberam que é especialmente vantajoso utilizar profissionais e técnicas dessa área ao longo de toda organização

Ainda existem pessoas que acreditam que o marketing é um departamento que apenas cria as ações promocionais de uma empresa. 

Contudo, quando se fala em marketing, precisamos ter a noção de que estamos falando de algo que bem além disso e que engloba muitos fatores. 

marketing

 

A administração de marketing pode ser entendida como um mix de diferentes atividades (que chamamos de marketing mix) e que engloba, por exemplo:

  • Desenvolvimento de um produto ou do serviço;
  • O preço;
  • Para qual público ele se destina;
  • O local onde ele é vendido;
  • Técnicas de promoção e publicidade;
  • Regras de publicidade (como no caso de medicamentos, candidatos, e advogados)
  • Utilização das redes sociais
  • Gerenciamento de crises de imagem

Então, a tarefa de uma equipe de marketing é garantir que esse conjunto de atividades seja aplicado da maneira certa e tendo o consumidor como centro.

Sendo assim, uma das partes mais estratégicas na hora de formulação de um plano de negócios é o desenvolvimento de um plano de marketing. 

Ao pensar no marketing do seu negócio com base em ferramentas corretas, você será estimulado a pensar e descobrir novos caminhos para o seu empreendimento.

Se corretamente aplicado, um plano de marketing vai evitar decisões ruins, incluindo o “dilema do inventor” – o de criar um novo produto e então desesperadamente tentar vendê-lo ou o de idealizar uma estratégia de como vendê-lo antes mesmo da produção daquele produto.

É inegável que a área de marketing é a que tem um maior poder criativo e inovador, porém, a responsabilidade também é extremamente alta. Afinal, os resultados da empresa dependem de uma estratégia de marketing altamente qualificada.

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

Quer participar do nosso canal no Telegram e  receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,