Como ganhar dinheiro no YouTube sem precisar aparecer nos vídeos?

Essa é uma pergunta que domina todas as pessoas que sonham em ter um canal de sucesso no Youtube mas não querem aparecer nos vídeos.

Mas, como fazer isso? Como ter um canal de vídeos sem mostrar o rosto?

Hoje vou te mostrar 4 dicas de como fazer isso e ainda vamos falar sobre quais conteúdos em vídeo mais geram dinheiro no Youtube.

  • Produza animações

Confesso aqui que eu também não gosto muito de aparecer em vídeos, gosto muito mais de escrever. Então, no meu canal do Youtube você vai encontrar alguns vídeos que fiz em forma de animações! 

Eles são super didáticos, interativos e dinâmicos. As pessoas costumam gostar muito desse tipo de conteúdo. 

Você precisa apenas grava o som da sua voz ( eu fiz isso com o meu celular mesmo) e depois ir encaixando as imagens e movimentos. Dá um belo trabalho, mas o resultado é gratificante!

  • Fazendo um vídeo em formato de podcast.

O conteúdo é sempre o que realmente importa. Seja em imagens, vídeos, stories…

Então, se você tem um conteúdo de qualidade em formato de podcast, porque não usar isso também no Youtube?

Faça um layout bonito e deixe o conteúdo em áudio rolar! 

Para quem está no ônibus, ou até mesmo dirigindo pode ser uma ótima alternativa para consumir alguns conteúdos!

  • Gravando os vídeos em primeira pessoa(com a câmera virada para a direção que você está vendo).

Outro modo de gravar vídeos de qualidade, mas sem aparecer é gravando em primeira pessoa. Ou seja, mostrando as coisa como se o usuário estivesse vendo através dos seus olhos.

Isso pode ser uma ótima tática para nichos de viagem ou até mesmo para e-commerce.

Por exemplo: mostre as paisagens da viagem que está fazendo com sua voz narrando ao fundo o local. Ou mostre a linha de produção, o estoque e os bastidores do seu e-commerce.

Lembre-se de que você está agindo como se fosse os olhos do cliente, então mostre tudo em detalhes e com calma!

  • Usando uma máscara.

Mas, se não tem jeito, se você precisa estar na frente da câmera para que seu conteúdo seja melhor compreendido pelos usuários ainda existe uma salvação.

Utilize uma máscara! Pode parecer estranho, mas se você estabelecer uma máscara específica como a sua identidade isso pode te destacar e ainda vai manter a sua privacidade intacta.

 

Quanto o Youtube paga?

Tudo vai depender da qualidade do seu conteúdo, da demanda por buscas sobre aquele assunto, onde vem o seu público e muito mais fatores!

Anunciantes pagam mais por visualizações americanas então depende se 100% do seu público for dos EUA, você pode ganhar uma bela grana.

Porém as estimativas por 1,000 visualizações em qualquer lugar do mundo são de $1–2.5 dólares.

Então por 100k de visualizações basta multiplicar por 100x, logo as estimativas em qualquer lugar são de $100 a $250 dólares.

Por exemplo, um vídeo de 8.2k de visualizações renderia algo em torno de $8 a $16 dólares.

O pagamento no YouTube é feito em dólares baseado na regra de CPM (custo por mil). 

Enfim, seguindo essa lógica, para que um produtor de conteúdo receba uma quantia relevante no YouTube, ele precisa produzir muitos vídeos por mês e garantir que cada um deles vai ter uma alta quantidade de visualizações.

Qual conteúdo mais gera dinheiro no YouTube?

Todo conteúdo de qualidade e relevante pode te gerar dinheiro!

Existem canais multimilionários sobre emagrecimento, finanças, ciência, seriados, dança, música e muito mais!

Mas, para exemplificar um pouco, eu trouxe aqui um exemplo de um canal infantil que for registrado pelo Social Blade: https://socialblade.com/youtube/user/luccasneto

Há uns 6 anos Luccas Neto era só “o irmão de Felipe Neto”. Ele então começou seu canal no YouTube em um estilo polêmico, autodenominando-se “hater sincero”.

Depois de inúmeros envolvimentos em escândalos na internet, sua imagem estava completamente queimada.

Agora, como um Youtuber com um conteúdo tão tóxico conseguiu converter seu canal para algo adequado ao público infantil?

Tudo começou com um vídeo lendário na plataforma, Lucas preencheu uma banheira com Nutella e se jogou nela. Foi um sucesso!

Então, as milhões de views fizeram ele mudar de ideia.

Assim, ele abandonou por completo sua postura “hater” e se dedicou a um conteúdo mais leve, mas que ainda não era para crianças. 

Começou a fazer vídeos como “comprei 1000 em raspadinhas” e mais alguns desafios capazes de prender a atenção e angariar inscritos.

De forma gradual seus vídeos antigos foram apagados e seu conteúdo “infantilizou-se”. 

Ele não queria ser um “hater”, ele só queria algo que desse dinheiro.

E deu! Deu muito dinheiro!

Somado ao que a plataforma paga aos seus milhões de views mensais, há hoje toda uma linha de produtos com a sua marca. 

Dificilmente uma criança de 4 anos com acesso a internet não verá os seus vídeos, eles de alguma forma prendem a atenção da garotada, que vêem incessantemente até os pais dizerem “chega!”.

E havemos de reconhecer que atualmente eles estão bastante educativos. 

Lucas produz musiquinhas ensinando a escovar os dentes e propagando alimentação saudável, além de suas histórias fantásticas com super heróis e monstros que tem propiciado números gigantescos.

Atualmente seu canal conta com 30, 5 milhões de inscritos e mais de 11 bilhões de visualizações.

Quem poderia imaginar que o rapaz da banheira de Nutella viraria a nova Xuxa?

Youtube

 

Como aumentar o meu número de visualizações no YouTube?

Agora que já entendemos que no fundo o que te dará uma renda mensal considerável no Youtube são as visualizações de vídeos, vamos a algumas dicas que podem te ajudar a melhorar essa parte do seu canal!

  1. Produza conteúdo que tenha alto volume de buscas

Nesta dica, vamos bater em um dos pontos que mais reforçamos: criar um conteúdo útil e relevante para o seu nicho.

Pode até parecer repetitivo, mas essa premissa também deve ser aplicada em seus vídeos.

Afinal, quanto mais conhecimento, entretenimento e outros valores seus vídeos agregarem, mais motivos sua audiência terá para se inscrever, acompanhar e indicar seu canal para outras pessoas.

Youtube

 

Mas como vou saber o que público quer ver? 

  1. Acompanhando os assuntos que são tendências no momento no Google Trends, nos trending topics do Twitter e nos vídeos em alta do Youtube. Esses temas, obviamente, precisam ter uma ligação com a sua área de atuação e com os interesses da sua persona;
  2. Utilizando o campo de busca do Youtube. Se você começar a digitar a expressão “como fazer”, provavelmente receberá sugestões populares de pesquisas. Portanto, comece digitando algo que tenha a ver com o seu canal e as preferências do público e se inspire nessas indicações.
  3. Foque seu canal para um nicho específico

Um canal que fala de tudo um pouco acaba abordando um pouco sobre tudo, ou seja, não tem foco e não consegue dar a profundidade necessária para um tema. 

Além do mais, as pessoas ficam sem referências ou especialistas para se lembrar ou indicar o canal para amigos.

Um canal pode até falar sobre diversos assuntos (como um canal de notícias), mas é preciso encontrar um elo entre eles.

Por exemplo, o Manual do Homem Moderno é um canal que aborda temas como relacionamento, estética, moda, cerveja, futebol, enfim, tudo que se volte para as questões do comportamento e estilo de vida masculino.

Logo, há uma unidade facilmente identificável.

O mesmo precisa ser feito com o seu canal. As pessoas precisam ter ele como uma referência em um determinado assunto – de preferência, algo relacionado a sua área de atuação.

 

  1. Capriche na qualidade audiovisual

Ter conteúdos de qualidade e temas bem definidos já ajuda bastante. Entretanto, eles não ajudarão seu canal a ganhar mais inscritos se os vídeos forem difíceis de consumir.

Aqui, estamos nos referindo, mais especificamente, à qualidade do áudio e das imagens. E você não precisa se preocupar em alugar estúdios ou equipamentos caros.

Com uma produção simples, é possível entregar materiais profissionais ao público.

Primeiramente, para garantir que as pessoas consigam te escutar bem, faça alguns testes nos dispositivos que você for usar como microfone, como celulares ou gravadores.

Evite usar o captador de áudio das câmeras, pois a qualidade tende a ser inferior.

Se você tiver recursos, compre um microfone de lapela, que é o melhor modelo para evitar os ruídos externos.

Em relação às imagens, o principal foco de atenção é a iluminação. Confira se a câmera usada ou o ambiente de gravação não captam ou projetam muita sombra ou excesso de luz sobre as expressões de quem aparece na tela.

Caso você queira investir, um tripé para as câmeras (que filmam em HD, de preferência) também pode ser uma boa, pois garantirá mais estabilidade para o vídeo.

 

  1. Varie nos formatos de vídeos

No começo, pode ser difícil acertar no formato que mais agrade ao público e gere engajamento. 

Por isso, o indicado é variar nos estilos dos vídeos, até para tornar o canal mais dinâmico em relação aos conteúdos.

Em uma mesma semana ou mês, poste vídeos com demonstrações do seu produto, vídeos educativos sobre algum conceito do seu mercado, entrevistas, tutoriais (os famosos “como fazer…”), animações, bastidores de algum evento, etc.

Procure encontrar a linguagem ideal para os seus vídeos. Você pode variar entre tons mais coloquiais e formais até achar a linha mais adequada à sua audiência.

Dessa maneira, você começará a notar as abordagens que mais funcionam com o público.

Para isso, avalie os resultados de algumas métricas, como porcentagem do tempo de vídeo assistido, visualizações, número de likes, compartilhamentos e conversões.

 

  1. Publique seus vídeos regularmente

No Youtube, consistência é fundamental. Manter uma frequência regular de publicações é uma boa atitude porque cria hábito na audiência.

Por exemplo, se você posta rigorosamente um vídeo novo às segundas, quartas e sextas às 18hs, as pessoas terão o costume de abrir o Youtube no momento exato para ver o vídeo.

Isso, claro, se os usuários não ativarem as notificações do seu canal, o que dispararia, automaticamente, avisos de vídeos novos sempre quando forem lançados.

A frequência de posts dependerá do tempo em que cada produção consome para ficar pronta.

Tente não passar mais de duas semanas sem subir algum vídeo para o Youtube, pois as pessoas podem começar a se esquecer do seu canal.

 

  1. Interaja com os usuários

Você consegue imaginar o quanto seria frustrante para um usuário ver um vídeo do seu canal, expressar suas dúvidas nos comentários e não obter alguma resposta sua?

Exemplos assim não são raros de acontecer e isso, muitas vezes, acaba afastando um potencial seguidor do seu canal.

Ao participar junto com o público nos comentários, você estará demonstrando que está atento ao que eles opinam. Isso passa uma percepção de que os espectadores estão sendo valorizados.

Tal prática também motiva as pessoas a se inscreverem em seu canal e a continuarem acompanhando seus conteúdos.

Além do mais, os comentários podem apontar pontos que podem ser melhorados em seus vídeos e gerar novas ideias para os próximos conteúdos.

Enfim, essa interação com o público pode ser uma fonte enriquecedora de bons relacionamentos, novos seguidores e otimizações nos vídeos.

A principal indicação, aqui, é criar uma conexão própria com a sua audiência e fazer disso algo constante.

 

  1. Cuide do SEO dos vídeos

Assim como há otimizações de textos e imagens para os motores de busca, também existem uma série de boas práticas de SEO para vídeos.

Afinal, o Youtube tem o segundo motor de busca mais usado do mundo e seus resultados costumam aparecer com frequência nas pesquisas feitas pelo Google.

Algumas técnicas, inclusive, são bastante parecidas, como o uso de títulos contendo a palavra-chave mais à esquerda e de meta descrições que despertem o interesse do público.

Por outro lado, existem técnicas mais próprias de SEO para Youtube, como:

  • A utilização de imagens atrativas, com ou sem legendas, como miniaturas dos vídeos;
  • A inserção de links para o seu blog e outras páginas de redes sociais na descrição;
  • O uso de legendas no vídeo, o que facilitaria a compreensão de deficientes auditivos e pessoas com problemas em seus fones;
  • A inserção de tags que retratam os conteúdos dos seus vídeos. Recomenda-se o uso de 6 a 8 tags por publicação.

Quais tipos de vídeos tem maior audiência no YouTube?

Geralmente, vídeos que possuem mais chances de ter uma maior audiência são aqueles que tendem a aparecer bastante nos Trendings do YouTube.

Ou seja, canais de humor, games, notícias, etc, são muito propensos a terem muitas visualizações, porque eles trazem conteúdos que muita gente tem interesse de buscar.

Porém, você não deve ser basear apenas nisso ao criar o seu canal.

Há muita concorrência no YouTube e 400 horas de vídeo são enviados para a plataforma a cada minuto, segundo o próprio YouTube. 

Ou seja, você deve se destacar muito, dependendo do seu nicho, para se ter sucesso e crescer significativamente ao longo do tempo. 

Por isso há tantos canais por aí com pouquíssimos inscritos e visualizações.

Ter um canal bom requer bastante determinação e estudo, porque há diversos métodos que impulsionam o seu canal, quando você gerencia ele ao máximo:

  • Falando sobre o que você faz no canal na seção “Sobre”;
  • Criar uma capa para o canal, com uma foto sua, com uma frase dizendo sobre o que ele fala;
  • Postar vídeos frequentemente – pelo menos 1x por semana – para o algoritmo do YouTube entender que o seu canal sempre posta algo novo;
  • Fazer vídeos realmente bons, com uma edição legal, usando quebra de padrões – para manter a atenção da audiência -, para que as pessoas quererem assistir a mais vídeos seus.

 

Enfim, acredito que depois de tudo isso você já está pronto para ter o seu próprio canal no Youtube mesmo que não queira aparecer nos vídeos!

Será necessário muito estudo, testes e dedicação para conseguir uma boa renda mensal proveniente exclusivamente do Youtube. Mas eu sei que você chega lá!

 

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

  Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,