Qual a Importância De Ter Um Calendário Editorial?

Quando falamos de Marketing Digital e planejamento, há certos elementos que sempre repetimos exaustivamente para reforçar sua importância.

Um dos tópicos constantemente abordado é da criação do calendário editorial.

Sim, parece algo bem simples, mas quando você começa a por em prática tudo que foi decidido para sua estratégia, a sua relevância é provada.

Para enfatizar melhor seus benefícios e fazer você aderir a essa ferramenta antes que suas postagens não tenham o alcance que merecem, resolvemos criar um post inteiramente dedicado a este assunto!

Aqui você vai encontrar:

  • Qual a função de um calendário editorial;
  • Os benefícios que eles trazem para sua estratégia;
  • Passos simples para desenvolver o seu próprio calendário;

Graças ao calendário editorial, muita dor de cabeça e perda de tempo é evitada, então não deixe de conferir, pois para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso, esta maneira de organização não pode ficar de fora!

Um cara mexendo no notebook e anotando algo em um papel

Não é apenas agendar as postagens?

O termo “calendário editorial” não se refere somente a “agendamento de postagens”.

Claro que faz parte do seu significado, mas existe outras funções que englobam sua gama de características.

Primeiro de tudo que a etapa de agendamento é algo trabalhoso, não é simplesmente determinar dias específicos para postagem.

É preciso avaliar qual é o melhor dia para ser postado, o horário na qual tem mais chance do seu público alvo estar online, o tipo de conteúdo, datas comemorativas e etc…

Sem contar que, cada rede social possui o seu ritmo próprio, formato, público e particularidades.

Então, realizar a mesma publicação em todos os seus canais de comunicação, não vai gerar o mesmo resultado.

Outro ponto é na organização de pautas e temas de conteúdo.

Na hora de começar a botar a mão na massa, caso não tenha definido o que se deve fazer, diga adeus a sua produtividade, pois você vai passar horas e mais horas sem saber sobre o que abordar.

Por este motivo é preciso realizar pesquisa de temas, anotar ideias que possam gerar algo interessante, buscar inspirações, etc.

Também inclui nesta conta, marcar as palavras-chave que cada publicação vai utilizar, ou quem sabe as palavras que já foram usadas.

Assim você consegue manter uma variedade boa de conteúdo, sem ter que repetir incontáveis vezes o mesmo tema.

Tudo isso faz parte do seu calendário editorial, é um modelo para você manter controle sobre suas atividades.

Parte de um infográfico, falando sobre as características do calendário editorial

  Fonte: Quicksprout

“Por que eu devo aderir o calendário editorial na minha estratégia?”

Tanto empresas de diversas áreas de atuação, quanto freelancers, devem organizar cuidadosamente suas atividades.

Afim de não cometer pequenos erros como: duplicar conteúdo, pouco alcance nas publicações, perca de prazos e oportunidades, etc.

Com o básico gesto de anotar algumas informações, muito dos problemas podem ser evitados.

Sendo um pouco mais específico nos benefícios que este método pode trazer, podemos citar:

1- Saber o que cada um deve fazer

É de consenso universal que cada um tem sua maneira de realizar suas tarefas.

O que pode ser algo negativo para o Marketing Digital de uma empresa, já que não vai haver uma padronização/organização, nem nada do tipo.

Por isto, ter um calendário editorial serve para que todos saibam o que e quem deve fazer, em qual data, horário, etc.

2 – Sem atraso no conteúdo

Sabendo o que fazer e quando entregar, fica muito mais dinâmico o trabalho, fazendo sua consistência de produção manter um alto nível.

Resumindo: seu blog ou rede social sempre vai ter algo novo para o usuário conferir, gerando mais chances de engajamento, curtidas, compartilhamento, comentários, etc.

3 – Tempo exato para o que for necessário

Dependendo do tipo de conteúdo, a produção pode levar um tempo, por exemplo, um vídeo.

Pauta, gravação e edição demandam tempo, claro que isto depende do tipo de vídeo e sua duração.

Um mal planejamento pode custar um tempo maior de espera, e você acabar deixando seu público de mãos vazias.

Utilizando do calendário editorial, é possível identificar qual conteúdo é mais prático do que o outro, dessa forma você tem a opção de adiantar conteúdos mais simples, fazendo um paralelo com outro mais complicado.

No final, seu perfil não fica parado.

4 – Agora é possível diversificar seus formatos

Tendo tudo organizado até então, agora você desfruta do resultado obtido para conseguir melhores resultados em seu Marketing de conteúdo.

Sabendo quando, quantidade e horário que seu público consome seu conteúdo, seu trabalho fica mais assertivo, além de melhorar também.

Como qualquer outra estratégia, é preciso haver testes para saber o que dá certo, e o que não.

Dessa forma, com os dados obtidos pela sua organização devido ao calendário editorial, é possível fazer estas melhorias, diversificar mais o conteúdo, até mesmo tentar formatos diferentes.

Ao invés de utilizar apenas imagens no Facebook, quem sabe fazer um vídeo?

Chegou a hora de criar o seu próprio!

Pelos motivos que já falamos aqui, a criação de um calendário editorial é uma peça fundamental para o seu negócio.

Evita problemas, ajuda na organização e também na comunicação entre as pessoas da empresa.

Apesar de soar como algo meio complicado de se fazer, acredite, é bem simples! Basta saber estipular tudo certinho e simples, para que não gere nenhuma dúvida.

O básico

Como aqui no site falamos bastante de assuntos relevantes, já temos um post completo falando sobre o “Google Agenda”.

Ferramenta gratuita da Google, que oferece diversas opções de agendamento para qual for a sua necessidade.

Imagem do Layout do Google Agendas configurado para exibição: mês.

Você também tem a possibilidade de colocar lembretes de tarefas ou reuniões.

Por ser gratuita e fácil de utilizar, com certeza é um bom ponta pé inicial para a organização.

Basta clicar aqui para ler o nosso post completo e descobrir como ela funciona.

As maravilhas do compartilhamento de arquivos

Continuando a falar do Google, outra de suas ferramentas que são bem úteis para seu calendário editorial é o Google Drive.

Utilizando o serviço de nuvem, é extremamente fácil compartilhar informações entre os membros da sua equipe.

O serviço disponibiliza 15GB gratuito para armazenamento de arquivos, o que é um espaço bem considerável para quem está começando, vai durar bastante.

Você consegue limitar quem tem acesso, quem pode criar ou excluir arquivos.

O melhor de tudo é ter disponível a opção de criar planilhas! Que no caso seria sua maneira de fazer o controle das atividades, anotar temas de postagens, autor, data, horário, palavras-chave, etc.

Imagem das demais opções de criação de arquivo no Google Drive

Como não poderia faltar, temos um guia completo sobre o Google Drive, caso tenha interesse, clique aqui para ler.

Não há problema em optar por outro tipo de armazenamento em nuvem, só tenha em mente que toda a equipe precisa ter acesso aos arquivos e a planilha com o planejamento de conteúdo.

Alternativa

Prefere algo diferente ou mais específico para planejamento? Então lhes digo que existem diversos sites só com este intuito.

Um deles é o Trello. Uma plataforma de organização e gestão de projetos — talvez a mais conhecida inclusive.

Print da página inicial do Trello dizendo: O Trello permite trabalhar com mais colaboração e ter mais produtividade."

Nele você define de maneira intuitiva qual tarefa precisa ser feita e quem deve faze-la, o tempo de duração, sua etapa, etc.

Fora que é possível organizar por projeto, então fica fácil separar cada conteúdo de suas redes sociais.

Qual o time responsável pela elaboração dos vídeos para o Youtube, ou quem cuida das fotos diárias no Instagram e qual o tipo de postagem.

Existem outras ferramentas seguindo um caminho similar, que é bom dar uma olhada! Obviamente que temos um post falando deste assunto, clique aqui para ser redirecionado.

Mãos à obra

Por fim, após definir como será a forma que você ou sua equipe vão trabalhar, basta colocar tudo em ordem:

  • Definição da frequência/horário/data das postagens;
  • Data limite de entrega do conteúdo;
  • Anotar quais temas serão utilizados e descrever o que deve ser feito;
  • Para qual rede social vai aquele conteúdo;
  • Manter as informações atualizadas;

Já criou a sua?

Agora que o post reuniu o necessário para você saber da importância do calendário editorial, não há desculpas para não criar o seu próprio!

Acredite quando falamos que não é bom deixar ficar em cima da hora para então resolver organizar suas tarefas.

Isto pode manchar a sua imagem, passando um tom de amadorismo, sem contar os problemas que já citamos.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de compartilhar este post com seus amigos, e comente! Queremos saber a sua opinião.

Volte sempre aqui no site que temos conteúdo relevante para você toda a semana.

1 comentário sobre “Qual a Importância De Ter Um Calendário Editorial?”

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