10 Dicas Para Aumentar o Engajamento Nas Redes Sociais

Hoje em dia é fundamental que as empresas tenham opções diversas para conseguir a difícil tarefa de captar o olhar dos seus possíveis clientes. Eles estão cada vez mais exigentes e querem ter uma relação de confiança e credibilidade com a marca. Para isso, o engajamento nas redes socais se mostra fundamental.

O engajamento é um fator essencial para prender a atenção de qualquer pessoa. Por isso, para que as suas campanhas gerem o resultado que se é esperado, sua dedicação a esse item é fundamental.

Clientes engajados estarão sempre informados sobre a empresa, as promoções, os produtos e também se a empresa está interessada na opinião deles (coisa que poucas fazem).

Pensando nisso, separamos 10 dicas imperdíveis para chamar a atenção dos seus clientes de maneira definitiva e assim, começar a construir um relacionamento duradouro com sua marca. Então pegue um papel e uma caneta e anote tudo!

 

1 – Conheça o seu público-alvo

Para saber como atingir de forma efetiva com o seu público-alvo, você precisa primeiramente conhecê-lo.

Isso te possibilita traçar estratégias mais efetivas, por consequência, o interesse pelo seu conteúdo irá aumentar.

É preciso ficar atento a isso, cada produto ou serviço tem o seu público próprio, logo, suas campanhas devem se adaptar a essas diferentes personas.

Engajamento

 

2 – Faça Perguntas

Como foi dito anteriormente, é preciso conhecer o seu público, e não existe melhor forma de se conhecer o seu público do que fazendo perguntas!

Isso ajuda a entender as necessidades do seu público-alvo além de manter um relacionamento saudável.

Certamente, isso mostra para seu cliente que a opinião dele vale ouro e que é sim importante para a empresa.

Porém, muito cuidado nessa hora, faça perguntas que sejam relevantes!!!

Pense que isso é uma chance de conhecer melhor seu cliente e saber de seus desejos, assim, ele se sentirá ouvido e se tornará um cliente fiel.

Então, isso fará com que aumentem as chances de isso se converter em vendas.

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3 – Fale a mesma Língua do seu Público

Para atingir mais profundamente as pessoas, sempre mantenha uma linguagem que seja adequada para seu público-alvo.

Caso a situação permita, use emojis para criar um clima descontraído, imagens bem-humoradas, quem sabe até os famosos memes.

Contudo, lembre-se sempre de usá-los com moderação, afinal, você está querendo oferecer um produto ou serviço para os clientes e não apenas fazê-los dar risada e rolar a tela do feed.

Profissional falando com algum Cliente

4 – Faça bons CTAs

Call To Action, ou chamada para ação, é a sigla CTA que representa uma das estratégias  mais usadas para engajar o público-alvo de uma marca.

Os CTAs tem como objetivo estimular ação do usuário, ou seja realizar algum tipo de ação que tenha um resultado positivo para a marca. Por exemplo clicar em algum link, ou comentar em alguma publicação.

Um exemplo de CTA é: “Arraste para cima”.

Ao usar CTAs, existe uma grande chance do seu engajamento nas redes sociais aumentar, pois eles estimulam os usuários a comentarem e darem a sua opinião!

 

 

5 – Mostre os Bastidores

Pode parecer algo trivial, todavia, mostrar como é o “por trás das câmeras” do seu negócio, trará benefícios que você não imaginaria! Todo mundo adora ver um Making Off!

Sabe quando você vai a uma pizzaria onde existe apenas uma parede de vidro separando as mesas do pizzaiolo, e vc fica lá encantando vendo ele preparar a sua pizza?

Você deve fazer praticamente a mesma coisa com suas redes sociais.

Coloque-se no lugar do cliente, você não teria uma confiança maior em um negócio que mostra quem está fazendo ou coordenando tudo, qual é o ambiente de trabalho e tudo mais?

Isso humaniza a sua marca e os clientes, com certeza, se sentirão mais à vontade na hora de de fechar a compra se puderem ver tudo isso.

Existem diversas maneiras bem simples de se fazer isso: Caso seja uma loja que venda produtos físicos, mostre como funciona o seu estoque, quem faz o controle das mercadorias ou quem recebe.

Basta algumas fotos e certamente algum cliente já foi conquistado. Mesmo se você não oferecer nenhum produto físico e sim um serviço, grave um vídeo falando como é o seu trabalho e mostre também como você costuma realizá-lo.

Para uma relação ser saudável entre empresa e consumidor, precisa haver uma mútua confiança.

 

6 – Responda ao seu Público!

Estar na internet é a basicamente abrir um canal de comunicação direta com o seu público.

Os mesmos podem utilizar as redes sociais para, esclarecer dúvidas, elogiar ou reclamar da sua marca. Logo, é necessário estar preparado para atender as diferentes demandas do seu consumidor.

Nunca deixe de responder essas interações, principalmente as negativas!

Um atendimento rápido e gentil nas redes sociais, pode mudar a percepção do cliente em relação à sua marca.

 

7 – Diversifique seus conteúdos para gerar engajamento

Para que o engajamento faça sentido, a atenção que é gerada precisa ser correspondida, o que nos traz ao conteúdo que deve ser criado.

O cliente precisa olhar para você e não querer parar, assim, o conteúdo será outro item indispensável.

Colocar sempre o mesmo tipo de conteúdo como apenas fotos, ou apenas vídeos ou links vai cansar os seus seguidores e eles deixarão de prestar atenção na sua marca.

Conteúdos diferenciados para as Redes Sociais

Confira algumas alternativas de conteúdo que aumentam o engajamento:

Vídeos

Criação de vídeos é uma ótima forma de prender a atenção do seu cliente, com a tecnologia que temos hoje, não é necessário ter uma câmera super cara e moderna. Então, basta gravar com seu celular mesmo.

Porém, é necessário que se tenha um mínimo de cuidado para fazer algo bem produzido.

Uma dica de ouro é: Alterne vídeos com som e sem som, pois nem sempre é possível ouvir com o volume alto dependendo do lugar onde estamos. Vídeos com legendas também são sempre bem-vindos para que possamos aproveitar o vídeo mesmo no modo mudo.

Temas não faltam: Poste novidades sobre algo relacionado ao que seu público tem interesse, curiosidades, quem sabe tutorial, as possibilidades inúmeras! Se jogue!

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Blog

Ter um blog é como ter um baú infinito e o conteúdo dele seriam as moedas de ouro que o preenchem.

Mantenha uma rotina de postagem, dando informações úteis, dicas, notícias, novidade…

Certamente isso vai lhe gerar ótimo resultados! Você pode acabar nas primeiras posições da página de buscas do Google e também gerar uma boa renda para o seu negócio.

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Gráficos 

Gráficos ou Infográficos são uma outra dica pouco utilizada. Porém, é algo que sendo bem visual pode atrair muitas pessoas pela rapidez de leitura e envolvimento.

Então, sendo algo relevante para a sua marca e que traga alguma informação nova para seu cliente, é uma tática muito válida para gerar engajamento.

 

Podcasts

Outra forma interessante de se trabalhar com audiovisual são os podcasts.

Um tipo de conteúdo onde a pessoa pode ouvir aonde quiser e quando quiser (muitas pessoas criaram o hábito de escutar podcast no carro enquanto estão dirigindo ou presas no trânsito!).

Seguindo o mesmo princípio que o blog, precisa ter o seu diferencial e manter o foco em produzir coisas que sejam relevantes para o seu público-alvo.

 

8 – Parcerias

Fazer parcerias parece que é a nova moda do momento no mundo do marketing digital.

Trata-se de um bom caminho para conquistar novos clientes que se identifiquem com o seu produto.

Pesquise muito bem antes de fechar alguma parceria, veja se a empresa ou marca é de confiança, se não há nenhum escândalo que esteja envolvida, porque caso haja, essa imagem será refletida para sua empresa, e não querermos que isso aconteça, certo?

Pois bem, após uma pesquisa elaborada, tente entrar em contato, explique os benefícios que isso trará para ambos, uma mão lava a outra.

Uma forma de parceria que existe, é com os influenciadores digitais. Pedir para que mostrem e recomendem o seu produto quem sabe pode te render bons compradores.

O cuidado aqui deve ser tomado da mesma forma. Afinal, é uma forma bem eficiente de trazer um ar novo aumentando suas chances de crescer.

Ultimamente o Tiktok tem ganhado bastante destaque no quesito engajamento. Lá também existem diversos tipos de influenciadores.

Agora, não adianta fazer diversas parcerias bacanas, sendo que não há conteúdo nenhum no blog da sua empresa ou rede social. Então, seja o que for, invista sempre em conteúdo e tudo faz parte de uma estratégia muito bem elaborada previamente!

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9 – Invista em Alcance Pago

Vocês já sabem que plataformas como o Facebook reduzem o alcance das publicações orgânicas, certo?

Então, querendo ou não o engajamento está ligado a esse alcance, afinal é bem difícil alguém interagir com suas postagens se ela não está aparecendo.

A opção é impulsionar aquela publicação para que a mesma atinja mais pessoas.

Essa é uma boa forma de encontrar novas pessoas. Assim, se o seu conteúdo tiver qualidade, elas com certeza vão te seguir e interagir com você!

 

10 – Monitore os seus resultados

Por fim, não adianta nada bolar estratégias sem acompanhar constantemente os resultados.

Engajamento

Contudo, existem algumas formas de mensuração. Por exemplo, observar as curtidas, compartilhamentos e os comentários é uma delas.

Dessa maneira, você consegue monitorar a aprovação de uma determinado tema.

Uma coisa bem útil é descobrir qual o horário que suas publicações tem mais engajamento.

Nunca é um horário fixo, depende muito do seu nicho, mas aproveitar esse horário é uma boa maneira de deixar o seu público mais ativo.

 

Engaje para Engajar!

Agora é hora de botar a mão na massa, procure seguir as dicas e estar constantemente se renovando para conseguir cada vez mais notoriedade.

Se gostou dessas dicas compartilhe este post, vamos divulgar para que alcance cada vez mais pessoas!

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