Como Funcionam As Parcerias No Mundo Do Marketing Digital

Tornou-se cada vez mais comum, empresas se juntarem em uma parceria, visando um bem mútuo, onde suas necessidades são supridas, e todo mundo sai contente no final.

É importante frisar aqui que fazer uma parceria não é sinônimo de que sua empresa está fragilizada ou passando por problemas.

Na verdade, isto mostra que sua empresa compreende o cenário atual em que vivemos.

Claro que existem uma série de etapas e processos que se é preciso passar para firmar uma parceria certeira, mas não se preocupe!

É exatamente disso que falaremos hoje:

  • A importância deste tipo de iniciativa;
  • Seus diferentes tipos de ganhos;
  • O uso de Influencers;
  • Programas de parceria, etc.

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Por que parceria é importante?

É impossível fazer tudo sozinho.

Você pode até tentar, mas o desgaste que terá certamente não vai valer a pena.

Fora que, ninguém domina completamente vários assuntos diferentes.

Por exemplo, você pode ser um ótimo designer, todavia, escrever para seu blog talvez seja um desafio bem grande.

A função da parceria é justamente suprir uma necessidade que você e outra pessoa detém.

Os benefícios são diversos:

  • Otimizar processos
  • Atingir novos clientes
  • Aumentar a gama de alcance
  • Melhorar seu desenvolvimento em tarefas específicas
  • Mais transparência
  • Valorização da marca

É extremamente necessário que você identifique o que precisa ser melhorado e, busque uma parceria de longo prazo com empresas que tenham algum tipo de visão semelhante à sua.

Quanto maior é a química em um relacionamento, melhor serão os resultados.

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Dois homens firmando um contrato apertando as mãos

“Uma mão lava a outra”

Não há espaço para egoísmo em uma parceria.

Algumas empresas tentam usar a parceria de uma maneira traiçoeira, buscando fechar acordos que são mais vantajosos para si mesma, do que para o outro.

O que leva a lugar nenhum, afinal, ninguém vai querer firmar um acordo com alguém que só um lado saí ganhando.

Após identificar as necessidades de sua empresa, e antes de começar a caçar possíveis parceiros, busque arquitetar o que você poderia oferecer em troca, lembre-se sempre que os dois lados precisam sair ganhando.

Após esta etapa, basta procurar o seu parceiro ideal!

Influencers

O mundo é um lugar vasto, às vezes sua empresa se daria melhor fazendo parceria com um influencer digital, blogueiro, freelancer, etc. Tudo depende do que você precisa e do seu planejamento.

A massiva quantidade de pessoas que acessam redes sociais todos os dias, criaram influenciadores que ganharam notoriedade em algum assunto específico.

O que para as empresas é excelente, pois o seu público alvo está todo concentrado naquele influenciador digital, deixando mais fácil direcionar seu marketing digital para quem lhe interessa.

Devido a este motivo, vemos de forma corriqueira, empresas firmando parcerias com os influencers.

E assim como disse antes, a parceria é uma via de mão dupla, então além da empresa ganhar com a divulgação de seu produto/serviço, o produtor de conteúdo consegue lucrar para se sustentar.

Por exemplo: quantos vezes você não vê Youtubers reservando um tempo do vídeo para fazer jabá, mostrar determinado produto (Unboxing Marketing) e pedir para comprar no link na descrição.

Dá para concluir diferentes tipos de parceria, e o melhor, gastando pouco e tendo um ótimo retorno (quando o marketing é bem estruturado).

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Programas de parceria

Ainda não acredita na importância que a parceria tem hoje em dia?

Então observe como grandes empresas investem pesado neste tipo de iniciativa.

Vamos lhe mostrar agora, dois exemplos de “Programas de parceria”, que no caso, seria um tipo de serviço que você presta para os clientes dessas empresas — como um parceiro — onde ambos recebem suporte e benefícios exclusivos.

Google Partners

Print da página inicial do Google Partner

Como não é surpresa para ninguém, o Google possui um serviço próprio de parceria.

Há dois lados neste segmento da plataforma: o usuário que procura algum tipo de ajuda e quem quer oferecer essa ajuda.

Toda essa infraestrutura é focada no Google Ads, apresentada de uma maneira bem simples na qual qualquer um possa entender.

Logo de cara, na página inicial do site, o Google destaca algumas das funções que os parceiros exercem por você:

  • Publicidade em pesquisa: Caso esteja com problemas em anúncios na parte de pesquisa do Google, esta é a categoria que você procura. Aqui os parceiros criam e otimizam os anúncios exibidos, além de orientar sobre o planejamento, tanto da parte monetária, quanto de estratégia.
  • Publicidade mobile: Esses parceiros focam seus esforços na parte de propagando nos dispositivos móveis. Utilizando diferentes tipos de métodos, para fazer você atingir seu cliente em potencial.
  • Publicidade em vídeo: Qualquer tipo de problema relacionado a campanhas de anúncio em vídeo no Youtube, é resolvido por aqui.
  • Publicidade em display: Os parceiros ajudam a criar anúncios chamativos, que aparecerão em websites e aplicativos.
  • Publicidade em Shopping: Tudo relacionado ao Google Shopping, é resolvido por estes parceiros. Desde campanhas, até configurar seu inventário no Merchant Center.

“Qualquer um pode se tornar um parceiro?”

Sim, e não.

Para ser um “Google Partner” é preciso ganhar um selo específico da plataforma.

E, este selo, pode ser colocado no seu site, cartão de visita, materiais de marketing, etc.

Como se fosse mais uma conquista para seu portfólio.

Para se ganhar o reconhecimento da Google, e obter o selo, é preciso ter uma conta no Google Ads, realizar uma prova de certificação, atender requisitos pré-determinado de gerenciamento de gastos e será avaliado seu desempenho perante a relação de você e seus clientes.

 

Print da tela de "benefícios" do Google Partner

Ficou interessado? Mas espera que ainda não acabou.

Existe vários benefícios exclusivos:

  • Acesso a cursos e certificados para melhorar suas habilidades com anúncio patrocinado e, futuramente, receber dicas de um coaching empresarial, visando sua evolução profissional
  • Possibilidade de ganhar recompensas (dependendo do seu desempenho)
  • O Google disponibiliza vários recursos de suporte
  • Os parceiros têm a oportunidade de organizar eventos, ou integrar clientes para receber ofertas promocionais do Google Ads

Como ficar em 1º lugar nas buscas do Google?

Facebook Marketing Partner

Print da página inicial do Facebook Marketing Partner

Seguindo o mesmo padrão do Google Partner, só que focado na rede social mais utilizada atualmente.

O Facebook Marketing Partner possui uma página bem explicativa sobre as possibilidades de parceria, chegando no ponto de, sem fazer nenhum tipo de cadastro, você pode encontrar qual empresa parceira está disponível para resolver o seu problema.

Entrando nesta página (clique aqui), encontramos algumas opções que perguntam: qual tipo de ajuda você necessita;  a área que se encaixa; o seu orçamento mensal.

Feito está filtragem, o Facebook exibe uma lista de empresas parceira, na qual estaria disposta a trabalhar contigo.

Então, você consegue analisar qual empresa combina melhor com seu perfil.

Print da descrição dos parceiros no Facebook Marketing Partner

Há 6 funções diferentes para um parceiro:

  • Tecnologia de anúncio: Ajuda a escalonar e otimizar suas campanhas de anúncio.
  • Plataformas criativas: O objetivo aqui é aumentar a velocidade de crescimento de suas aplicações criativas no mobile.
  • Soluções para pequenas empresas: Este parceiro tem o objetivo de encontrar serviços e tecnologias que ajudem as pequenas empresas.
  • Conversas Offiline: É mostrado como seus anúncios no Facebook estão se comportando.
  • Mensurar: Mensurar os seus resultados, tanto no mobile quanto em outros canais.
  • Gerenciamento de comunidade: Organiza de maneira eficiente, páginas e conversas.

No caso do Facebook, a rede social é bem mais rigorosa com relação a quem pode ou não se tornar um parceiro, afinal, existem diversos requisitos básicos, além de que cada categoria também requer algo.

Vale ressaltar que apesar do site estar em inglês, o programa funciona para as empresas brasileiras.

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