São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

Você conhece o Google Meu Negócio?

Você conhece o Google Meu Negócio?

Imagem de capa sobre o Google Meu Negócio

O Google é mundialmente conhecido por suas iniciativas tecnológicas, visando trazer inovações, melhoria nos serviços prestados, ampla variedade de ações para determinado tipo de pessoas, dentre suas criações pode citar algumas como: Google Maps, Android, Google Glass, Google +, robôs inteligentes, etc.

Constantemente estão trabalhando em algo novo. E o que vamos abordar hoje não é uma ferramenta tão recente, foi lançada em 2014. Todavia, é de suma importância que todas as empresas tenham noção de sua existência e de como usá-la. Estamos falando do Google Meu negócio.

O Google Meu negócio é fundamental, já que ele surgiu justamente para conseguir passar uma boa impressão de sua empresa. Além de informações úteis de como seus possíveis clientes podem encontrá-lo.

Confuso? Então leia este post para entender por que essa ferramenta é crucial, suas funções e como deve ser utilizada.

Exemplo de uso do Google Meu Negócio

Uma vitrine de negócios

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que permite as pessoas encontrem informações sobre sua empresa na Pesquisa Google e no Google Mapas. É muito fácil criar e atualizar o que é exibido para as pessoas quando elas procuram por sua empresa.”

Font: Google Meu Negócio.

Sabe quando você pesquisa sobre alguma empresa no Google, daí ele apresenta no canto direito, diversas informações? Fotos, nome, avaliação, descrição do lugar, endereço, horário de funcionamento, etc.

Este é o Google Meu Negócio. Nenhuma empresa nasce com esse tipo de informação disposta do nada, é preciso acessar o site oficial do serviço e cadastrar-se.

Acima de tudo, o objetivo da Google é coletar dados, dessa maneira não tem como faltar esse tipo de função no Meu Negócio, ou seja. o insights.

Nele você tem acesso a diversos dados para poder acompanhar bem de perto o trafego de pessoas, desde quantas pessoas visualizaram cada imagem, até descobrir qual é a origem das pessoas que pesquisaram rotas para chegar até você, mostrando no Maps qual região teve a maior procura.

Não acaba por aí, ainda há uma opção de poder criar um site gratuito! Claro que não será algo complexo e cheio de funções, porém, é interessante para quem não necessita de nada muito detalhado, apenas mais uma vitrine virtual.

É interessante que não há muito o que se configurar, em apenas três etapas simples pode-se editar e lançar o site online.

 

“O que eu ganho com isso?”

No tempo em que vivemos, dessa ascensão da tecnologia, redes sociais, praticamente todo mundo tem acesso à internet. Tudo que precisamos saber, pesquisamos nas ferramentas de busca, e qual é a maior delas? Isso mesmo: o Google, que recebe mais de 3,5 bilhões de buscas em apenas 1 dia.

Quanto mais transparente e relevante você estiver no Google melhor vai ser para se aproximar dos clientes. Primeiro que, por causa de suas funcionalidades, o usuário que ainda não lhe conhece, pode ter uma boa noção sobre a empresa, principalmente pela opção de avaliação e comentários, ser bem avaliado ou não faz muita diferença.

Mantendo essa ideia de ser mais transparente, outra funcionalidade interessante que pode lhe ajudar nesse sentido, é o sistema de fotos, onde o usuário tem a disposição dele, diversas fotos da empresa, tanto do lado de fora quanto dentro.

Algumas empresas até utilizam a “visualização 360º” que dá uma imersão ainda maior, porque você tem literalmente uma visão 360° daquele ambiente. Caso queira observar como é, clica aqui.

Aparecer em primeiro nas pesquisas também é essencial, cadastrando-se na plataforma, suas chances de aparecer para potenciais clientes é bem maior, e como já fica exposto formas de contato, ou link do seu site, fechar um negócio estará mais perto do que nunca.

Seguindo nessa pegada, outro fator que lhe dá melhor visibilidade, é trabalhar em conjunto, seu Google Meu Negócio com o Adwords.

Aquela mãozinha no Adwords

Quando você for criar uma campanha no Adwords, há uma opção de editar a “extensão local da campanha”, que vincula os dados do seu Meu Negócio. O que segundo o próprio Google, consegue aumentar sua taxa de cliques em 10%. Consequentemente, quando algo relacionado ao seu negócio for pesquisado, os usuários terão mais confiança para entrar em contato com você.

Bom lembrar que todas essas informações podem ser editadas diretamente do seu celular, utilizando o app disponível para Android e iOS. Quanto mais tempo você conseguir otimizar, melhor, e a função do app é justamente essa, o número da empresa está errado e você não tem como voltar para o computador para editar? Simples, use seu celular que com 4 toques tudo se resolve.

Caso queria conferir no próprio site deles, tem uma breve explicação das funcionalidades, basta clicar aqui.

Criando uma conta

Tendo noção da importância do Google Meu Negócio, chegou à hora de criar uma conta! Siga os passos abaixo:

1. Login

Na página inicial, você terá uma breve explicação de como funciona o serviço, suas ferramentas, etc. Para dar inicio ao cadastro, basta clicar em “Comece agora”. Você será redirecionado para logar em uma conta do Google, caso não tenha um Gmail, é preciso criar.

Imagem inicial do site Google Meu Negócio

2. Nome da empresa

Nessa primeira etapa é preciso colocar o nome da empresa. Qual quer dúvida sobre os Termos de serviço e a Política de privacidade, basta clicar nos links que você vai ter acesso a eles.

Opção que pede para preencher o nome da empresa

3. Endereço

Chegou o momento de preencher as informações de seu endereço: país/região, endereço, bairro, cidade, estado e cep.

No último quesito da lista, você só vai marca-lo, caso sua empresa não receba pessoas em um endereço próprio.

Opção que pede para preencher o endereço da empresa

4. Mapa

Agora é preciso que você aponte no Google Maps o exato local da empresa.

Opção que pede para marcar no Google Maps exatamente onde fica sua empresa

5. Categoria

A categoria serve para que o usuário consiga encontrar o seu negócio de maneira fácil.

Por exemplo: Você tem uma empresa que presta consultoria financeira, e para que um potencial cliente o encontre, é preciso que você preencha corretamente esta etapa do cadastro. Por essa razão, quando o usuário procurar “consultoria financeira” e você for uma opção perto dele, tem mais chance de aparecer como destaque.

Além disso, caso ainda tenha dúvidas, o próprio site dá algumas indicações úteis.

(Tenha em mente que sua categoria é apenas um fator de classificação do Google).

Opção que pede para escolher a categoria do seu negócio

6. Formas de contato

Essa é uma etapa opcional.

Aqui você coloca seu telefone para contato e, site atual. Aqui ele também deixa como opção, criar um site gratuito usando o próprio Google, da mesma maneira que citamos no começo do post.

Opção que pede para preencher os dados de contato (opcional)

7. Dicas

A Google oferece dicas/recomendações personalizadas se você precisa, claro que é opcional.

Google oferece dicas caso queira

 

8. Finalização do cadastro

Momentos finais do cadastro, basta confirmar que você será notificado para a fase de verificação.

Imagem de confirmação de dados

9. Verificação

Você só poderá gerenciar totalmente sua ficha após a verificação, e só aguardando até 12 dias para o correio entregar em sua empresa.

Através da opção “Mais tarde”, você será direcionado para a dashboard e a verificação ficará como pendente.

Imagem da verificação

10. Dashboard

Sua conta foi criada. A partir de agora, toda vez que for entrar no Google Meu Negócio, essa será sua página inicial (dashboard).

Página inicial quando você já é cadastrado no Google Meu Negócio

 

Outras informações essenciais!

Finalmente, depois de criar sua conta, o processo pode ter encontrado um fim. Porém, você ainda precisa trabalhar muito para que seu negócio prossiga sendo divulgado de forma correta, você deve continuar acompanhando nosso blog!

Toda a semana postamos conteúdos relevantes que vão auxilia-lo nessa jornada, exemplo: 5 motivos para ter um blog, em qual rede social meu cliente está?, como evitar que o seu e-mail se torne um spam?, etc.

Não deixe também de comentar aqui em baixo, adoraríamos saber sua opinião, crítica, dúvidas e sugestões. Compartilhe o post com seus amigos e fique de olho para novos conteúdos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *