São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

Motivos para escutar um podcast!

Motivos para escutar um podcast!

Desconhecido por muitos e amado por outros. Podcast talvez seja o tipo de conteúdo mais difícil para alguém se interessar, muito disso se deve ao fato do pouco conhecimento por parte do público geral, ou seja, ele passa despercebido, além do fato de sua duração, que varia entre 40 minutos até 2 horas.

Por mais que isto possa impedir muitos de se aventurarem neste universo maravilhoso, não chega nem perto das possibilidades incríveis que este meio de comunicação tem a oferecer. Você que está lendo este post agora pode se considerar especial! Pois hoje apresentaremos motivos do porquê o podcast é uma mídia muito interessante de se acompanhar como entretenimento pessoal, mas não só isso como profissional!

Quem sabe até você não fique empolgado para criar um próprio seu? Continue conosco e descubra mais sobre o potencial deste tipo de conteúdo incrível.

Pra começo de conversa, o que é um podcast?

Para aqueles que nunca ouviram falar, podcast é um tipo de conteúdo multimídia em formato de áudio, onde pessoas debatem sobre algum assunto específico, seja ele qual for, expondo suas opiniões em um clima mais descontraído. Para compreender melhor, imagine que é tipo um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas conversam sobre algum tema.

O tempo de duração pode variar, pois qualquer um que for produzir conteúdo do tipo, escolhe o tempo que achar necessário para que o programa não fique muito simples e raso ou muito longo e entediante. Mas o padrão que se vê muito por aí, seria entre 40 minutos a 2 horas. Como já foi dito, este é um dos fatores do por que as pessoas rejeitam este tipo de mídia. Mal sabem elas o quão estão perdendo por conta disso!

Variedade além do alcance

Algo que se destaca bastante quando o assunto é podcast, seria a diversidade enorme que ronda este meio. Podem não existir tantas pessoas produzindo podcast como existem canais no Youtube, porém, tenha certeza de que você vai encontrar uma variedade enorme de conteúdo de qualidade! Não estamos falando de coisas irrelevantes.

Um bem conhecido nesta área é o pessoal do Jovem Nerd. Um blog de notícias sobre cultura nerd/geek que foi evoluindo com o tempo, até que criam um podcast e que até hoje é muito reconhecido por conta disto. Cada programa passa facilmente dos 1 milhão de downloads, sem falar no conteúdo variado que eles apresentam, alguns deles são sobre: Ciências, cotidiano, educação, empreendedorismo, esportes, história, literatura, música, política, profissões, teoria da conspiração, viagens, etc. Bem variado né?

Olhando por este lado, eles fazem o básico de um podcast que é debater um assunto. Dentre eles tem assuntos mais leves voltados só para o entretenimento e, outros para assuntos mais reflexivos, por exemplo: Falar sobre uma “Nova corrida espacial” em que eles discutem sobre a SpaceX e tudo que envolve exploração espacial. Inclusive eles chamam convidados especiais para este tipo de programa, pessoas que geralmente trabalham na área e entendem mais o lado técnico da coisa.

(podcast: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nova-corrida-espacial/ )

Claro que existem outros sites que produzem conteúdos de qualidade, alguns voltados para algo mais específico, mas resolvemos trazer este exemplo mais famoso para mostrar as opções que você vai encontrar procurando sobre essa incrível forma de mídia.

Sem contar também nas interações envolvendo seus ouvintes. Já que em alguns casos sempre há uma leitura de e-mails, formando assim um laço entre o seu público e você. Mas então… isso seria uma forma de engajamento???

Benefícios para seu negócio

Sim! Esta é outra forma para conseguir engajar seu público de uma maneira mais intimista, já que, eles estarão ouvindo sua voz, conhecendo mais sobre você, das coisas que gosta, odeia, admira, etc. Saber quem é a pessoa por trás sempre agrega um valor maior, uma segurança e empatia que outros meios de comunicação podem não conseguir.

O conteúdo é importante também, pois não adianta ser qualquer coisa, precisa ter o mínimo de planejamento, ninguém vai querer consumir um conteúdo meia boca, não acha!? Se empenhar sempre irá dar bons resultados, o reconhecimento sempre vem uma hora ou outra.

Não podemos esquecer dos nossos queridos e amados anúncios! Obtendo uma boa parcela de público, com certeza as chances de fazer uma parceria com alguma outra empresa aumentam, basta uma pesquisa no Google para ver que isso rende bons frutos e, garanto que não são poucos!

Meu público realmente vai ouvir?

Sempre tem público para algum determinado assunto. Por mais que possa soar irreal alguém escutar algo que não seja música por mais de 2 horas, isto acontece! Essa é uma das facilidades que o podcast oferece, já que você pode ouvir a hora que quiser e quando quiser.

Sabe quando você precisa produzir alguma imagem, seja ela para o seu blog ou rede social, alguma atividade que não exija uma concentração 100%. Este é um ambiente perfeito para se ouvir, o tempo passa voando sem percebermos. Muita gente costuma escutar podcast no carro enquanto está se deslocando para algum lugar ou preso no trânsito!

 

Qualquer ambiente que você se sinta à vontade para ouvir, vindo de contraponto com blog que necessita de atenção para ler e compreender, assim como vídeo que requer sua atenção visual constante. Este são pontos que facilitam com que este tipo de mídia seja consumido.

O que realmente vai ser de fator determinante para o seu sucesso, será a forma com que serão produzidos os conteúdos, a qualidade de áudio, a dinâmica entre os participantes, temas, etc.

Sempre fique de olho nas novidades

Não vemos tantas empresas assim investindo nessa área de podcast, mas não irá demorar muito para que este cenário mude. Fique de olho, planeje bastante e implemente mais este tipo de conteúdo para o seu portfólio que com certeza vai agregar mais e mais para você. Claro que para uso pessoal também é fortemente recomendado! Basta pesquisar sobre algum tema que você tem algum interesse. Caso queiram recomendações, basta deixar um comentário abaixo que com muito prazer traremos um post a respeito disso.

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, estamos trazendo diversos tipos de pots para que nada fique repetitivo e o mais importante, você fique bem informado sobre tudo que envolve este universo maravilhoso que é o marketing, deixe algum comentário também! Sua opinião é sempre bem-vinda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *