Nicho: O que é e quais são os mais procurados no mercado digital?

Hoje vamos falar tudo sobre um dos primeiros passos para quem resolve começar um negócio: a escolha do nicho de atuação!

Pode até parecer complicado no início, mas com bastante pesquisa e estudo você conseguirá se decidir.

Afinal, o que é um Nicho de mercado?

O Nicho de mercado é um pedaço significativo de um mercado já existente.

Nesse pedaço, um grupo de pessoas compartilha determinada necessidade, interesses, ou mesmo preferências em comum.

Por exemplo, o mercado de Vestuário pode conter diversos nichos, como:

  • Masculino
  • Feminino
  • Infantil
  • Tamanhos grandes
  • Acessórios

Mas, é sempre possível segmentar ainda mais. Como: vestuário masculino para jovens, vestuário feminino para adolescentes, vestuário infantil para meninos até 6 anos.

Muitos empresários dividem o mercado em segmento, nicho, sub nicho e micro nicho. 

Quanto mais definido o nicho, ou micro nicho, mais perto o comerciante / produtor / vendedor vai estar dos clientes compradores.

Como posso saber se existe mercado para o meu negócio digital?

Pergunte-se algumas coisas sobre o seu negócio, como por exemplo: 

  • Existe alguém com uma necessidade que pode ser suprida pelo que eu estou oferecendo? 
  • Essas pessoas que precisam do meu produto podem pagar pelo meu produto? 
  • Podendo pagar, elas têm as condições necessárias para fazer o pagamento?
  • Meu produto/serviço pode realmente ajudá-las após a compra?

Pode parecer até estranho, mas hoje em dia podemos nortear as nossas campanhas através dos nichos. 

Segundo uma pesquisa do Statista sobre os presentes mais populares no dia das mães de 2019 foram os nichos de Saúde e Beleza, Itens para casa, moda, livros e etc.

Então, com essas pesquisas você pode saber se o negócio que está criando terá consumidores ou não. 

Enfim, estudar a existência de mercado é achar um grupo de pessoas, que tenham necessidades e possibilitem a empresa decidir a oferta a ser lançada.

Um segmento, para que seja válido, precisa ser:

  • Identificável: precisam haver características relevantes e distintivas desse grupo (Jovens que estudam ensino médio, idosos que gostam de viajar, adultos a procura de capacitação online).
  • Mensurável: deve haver pelo menos algum meio de se saber, mesmo que em média, a quantidade de pessoas que existem nesse segmento.
  • Acessível: essas pessoas devem estar ao alcance da empresa, assim ela deve estar presente onde essas pessoas estão ( redes sociais, blogs, sites institucionais).
  • Rentável: esse segmento deve ser sustentável economicamente (deve haver ao menos uma garantia de que haverá um retorno dos clientes ou um meio de aquisição de novos clientes que seja mensurável).
  • Estável: deve haver uma mínima estabilidade, aqui se ressaltam as empresas que iniciam por tendências momentâneas e acabam fechando. Para evitar essa situação, o segmento precisa ser, de alguma forma, estável.

Não se esqueça de uma parte bem importante na hora de abrir uma empresa seja ela de qual nicho for: o orçamento!

O investimento financeiro necessário para um segmento deve ser compatível com as competências da empresa, os recursos que ela obtém e os seus objetivos.

Portanto, estudar muito antes de escolher um segmento é bastante importante para a empresa, principalmente para as digitais.

Não saia por aí gastando todo o dinheiro que você tem somente porque alguém te falou que determinado nicho de mercado está crescendo muito.

Pesquise antes, faça testes e só aí começar a aumentar AOS POUCOS o seu investimento.

A grande quantidade de pessoas acessíveis na internet podem dar uma impressão falsa de muitos clientes fáceis, mas não é bem assim que funciona. 

A segmentação vai ajudar a empresa a investir na estratégia correta para chegar à pessoa correta e torná-la cliente.

 

Como começar?

Sua experiência anterior vale ouro

Para começar, escolha um mercado amplo no qual você tem interesse ou já tenha trabalhado antes e sabe como tudo funciona. Isso pode fazer toda a diferença no seus resultados.

Divida este mercado em nichos menores, sempre buscando manter o foco em temas do seu interesse ou nos quais você tenha experiência.

Vá segmentando o seu nicho, até chegar um ponto em que você acredita que a concorrência não seja tão grande e que ainda haja um potencial lucrativo.

Exemplo: Médico > dermatologista > infantil 

 

Conheça a concorrência nos mínimos detalhes

Saber absolutamente TUDO sobre os seus concorrentes vai te responder logo de cara algumas questões, como:

Será que o nicho de mercado escolhido tem boa demanda? 

As pessoas gostam no resultado?

O nicho está saturado? 

Vale a pena investir nesse nicho?

Com todas essas informações você estará iniciando um passo à frente já, pois já sabe oq fazer e também o que não fazer nesse nicho.

 

Economize dinheiro

Se você está começando o seu negócio, com certeza fazer anúncios patrocinados já está na sua estratégia.

Nesse momento ter um nicho bem definido e o maior número de segmentações ajudará a reduzir o custo por clique e o custo por lead.

Isso ajudará você a economizar dinheiro com custos de publicidade, pois seus critérios de pesquisa serão muito mais refinados.

Procure dados na internet sobre o seu público alvo e envie seus anúncios apenas para o público certo, não gaste dinheiro a toa, ainda mais estando no começo!

nicho

 

Quais são os melhores nichos do universo digital

1. Marketing digital

Nenhuma surpresa de que esse seria o primeiro item, não é mesmo?

A cada ano as pessoas e, consequentemente, o comércio se voltam para o mundo digital e para as redes sociais como um todo.

Certamente, as marcas começaram a buscar as melhores e mais atualizadas maneiras de divulgar produtos e serviços, se destacar dos concorrentes e atrair a atenção dos clientes. 

Então, dentro do universo infinito do marketing digital existem inúmeras possibilidades para se trabalhar.

Seja para quem busca emprego fixo ou para os que preferem trabalhar como autônomos.

Porém, nem tudo é fácil na vida do marqueteiro digital, você precisa de alguns conhecimentos para se dar bem nessa área, como:

  • Escrever bem.
  • Ser criativo.
  • Conhecer técnicas de SEO.
  • Editar vídeos e imagens.
  • Entender sobre anúncios patrocinados.
  • Gostar de métricas.
  • Implementar e acompanhar os resultados das estratégias de marketing dentro da empresa.

Dentre muitas outras coisas…

Aqui, a quantidade de nichos de atuação não falta!

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2. Tecnologia

Profissionais que entendam de programação e de toda a parte técnica que a tecnologia atual exige estão em falta!

Quem tem conhecimento tecnológico pode usá-lo para trabalhar como desenvolvedor de softwares e criar sistemas para facilitar os processos de uma empresa ou para vender para terceiros. 

O profissional que entender sobre desenvolvimento de aplicativos também está em vantagem, já que a cada ano que passa dependemos ainda mais de aplicativos no celular para fazer as coisas.

O importante é focar nos problemas que os usuários estão enfrentando e oferecer soluções inovadoras, práticas e simples.

Se você tem algum domínio nesse assunto, já pensou que essa pode ser a sua porta de entrada para o mercado digital?

Existem inúmeros nichos dentro disso tudo que mencionamos. Com certeza existe público interessado!

 

3. Educação

Com certeza trata-se de uma das áreas mais procuradas no mercado digital! A educação é uma das que fornece mais possibilidades para quem quer empreender, ajuda muitas pessoas e nunca ficará saturada!

Quem tem experiência como professor presencial, seja nas matérias do ensino básico, técnico ou superior, pode começar a dar aulas online. Quem não tem essa experiência presencial, mas tem algo de valor a ensinar, mão na massa para gravar vídeos e montar o seu próprio curso!

Por exemplo, o nicho de finanças está em alta como nunca esteve antes na história do nosso país! As pessoas estão muito interessadas em como cuidar do próprio dinheiro, economizar, fazer renda extra e investir!

Além de ser um formato mais barato e simples, as aulas virtuais possibilitam que o professor alcance um número muito maior de alunos, já que não tem nenhuma limitação de tempo ou espaço. 

Se você não tem tempo ou interesse em montar um curso inteiro para vender, que tal criar um canal no youtube? Como o tempo ele pode acabar te gerando uma boa renda!

Ensine receitas, como montar um móvel ou consertar um eletrodoméstico, cuidar da horta, planejar uma viagem e muito mais!

Todo mundo tem algo a ensinar para os outros!

nicho

 

4. Esportes

Tá aqui outro nicho que nunca perde a força, o de esportes! 

Se você está pensando em abrir um e-commerce, mas não sabe o que vender, a área de esportes pode ser uma boa ideia.

Oferecer produtos relacionados a futebol ou a qualquer outro esporte é uma maneira de atingir um nicho que, mesmo sendo bem segmentado, engloba milhares de pessoas. 

E não é só porque vivemos no país do futebol que você precisa ficar preso a ele, ok? Existem várias atividades físicas que podem ser exploradas, como musculação, crossfit, dança, basquete, natação, entre outras.

A área fitness como um todo está em alta! 

Se o seu foco for o próprio atleta, você pode investir na venda de artigos esportivos, como acessórios para a prática dos exercícios, roupas profissionais, acessórios, suplementos, entre outros.

 

5. Alimentação

Inegavelmente, as pessoas estão com a rotina cada dia mais corrida e, por isso, têm menos tempo e vontade de se dedicar ao preparo das suas refeições. 

Então, a procura por empresas de alimentação online tem aumentado muito! Ainda mais no mercado digital! A divulgação desse tipo de empresa cresceu muito nos últimos anos.

Principalmente daquelas que se preocupam com a saúde e oferecem refeições equilibradas e com alto valor nutricional.

Investir nesse mercado pode ser muito promissor para quem gosta de cozinhar e planeja oferecer planos de alimentação semanal ou até mesmo mensal.

Com isso o cliente recebe as marmitas devidamente separadas e organizadas na sua casa ou trabalho e não precisa se preocupar mais com isso!

Você pode investir em sub-nichos dessa área também. Se dedicando a vender comidas com pouco carboidrato (as famosas low carb), orgânicas, sem glúten ou que atendam ao público vegano, por exemplo. 

 

Segredos para se ter de sucesso em qualquer nicho no mundo digital:

Independente no nicho que você escolha, existem alguns caminhos no mundo do marketing digital que ajudam qualquer nicho que tenha escolhido, então aqui vão algumas dicas:

  • Tenha um Instagram com uma uma bio que defina claramente o seu serviço ou produto.
  • Tenha um feed organizado e visualmente atrativo no Instagram.
  • Se relacionar com a audiência e nunca deixe de responder aos clientes.
  • Oferecer um conteúdo relevante sem tentar vender o seu produto toda hora.

Saiba tudo que o Instagram da sua marca deve ter para fazer sucesso –>> CLIQUE AQUI!

 

Seja apaixonado pelo seu Nicho!

Na hora de decidir o seu nicho, lembre-se de escolher uma área que tenha uma boa demanda no mercado.

Porém, tão importante quanto isso é trabalhar com aquilo que você gosta!

Afinal, se você não tem afinidade e amor pelo que você faz, fica bem mais difícil desenvolver um bom trabalho e se sentir motivado todos os dias.

Antes de decidir em qual área você vai atuar, pense em tudo o que gosta de fazer e que pode ser usado para transformar a sua carreira

Enfim, existe mercado para todo mundo que faz um bom trabalho e oferece soluções atrativas e relevantes para os clientes.

Junte as suas habilidades e conhecimentos, a sua paixão e os problemas do seu público-alvo e você encontrará o melhor nicho para entrar!

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