Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?

Uma pergunta que sempre aparece por aqui é:
Abri uma empresa e quero utilizar das redes sociais para atrair mais clientes. Será que eu devo criar uma página em todas as redes sociais conhecidas na internet?”

Calma! Vamos lá…
Não é necessário que você tenha uma página da sua marca em todas as mídias sociais! Porém, existem plataformas que atualmente não podemos ignorar.

Hoje vamos falar de algumas das plataformas mais utilizadas pelas empresas e também sobre como você pode aumentar o alcance de sua marca na internet com cada uma delas.

Facebook

Por mais que muita gente pense que o Facebook não é mais tão importante, ele é considerado um padrão, toda empresa tem que ter uma página no Facebook.

Essa página poderá gerar ainda mais visibilidade e reconhecimento de marca e através dela você poderá realizar anúncios patrocinados.

As pessoas de todas as idades estão o tempo inteiro nesta rede, então há uma grande chance de se conseguir clientes para sua marca através dele.

É como dizem no mundo do marketing digital, se a sua empresa não está no Facebook, ela não existe!

A plataforma é bastante ampla e todo ano ela divulga muitas novas funcionalidade. Com ela é possível fazer anúncios patrocinados, além engajar o seu público e clientes com postagens, vídeos ao vivo, stories e promoções.

 

Instagram

O Instagram é a rede queridinha do momento e é uma ótima pedida para você que trabalha com vendas.

Na plataforma é possível compartilhar com seus seguidores fotos de seus produtos, bastidores, unboxing, novidades que estão por vir em sua loja virtual ou física e dicas.

Também está em constante crescimento e toda hora vemos alguma novidade como o Reels o IGTV e etc…

Para toda marca que está no Instagram, fazer postagens nos stories já é praticamente obrigatório!

Nele você é capaz de fazer enquetes mais descontraídas, perguntar se algo desagrada seus seguidores e clientes, utilizar filtros e muito mais outras funções.

 

Twitter

O Twitter é uma plataforma bastante útil quando se fala em engajamento.

Seu público costuma ser muito antenado nas notícias e tendências atuais e o humor é o tipo de postagem que prevalece nessa rede.

Muitas empresas o utilizam o Twitter como um verdadeiro SAC onde os clientes procuram a plataforma para tirar dúvidas, reclamar de um serviço que não está sendo feito corretamente, elogiar a marca, comentar sobre as campanhas publicitárias, etc.

É muito importante que a empresa fique atenta ao seu Twitter, pode ser que um usuário que tenha bastante influência fique insatisfeito com seus produtos ou serviços.

Isso pode gerar uma crise, pegando muito mal para sua marca na internet.

Muitas vezes, uma crise que se inicia no Twitter acaba indo rapidamente para as outras redes sociais. Então é bom ficar sempre atento!

 

Youtube

O Youtube tem crescido em ritmo frenético ultimamente, e com isso tem conquistado o coração das empresas.

Então, se utilizado da maneira correta, é possível que a plataforma alcance pessoas que você nunca imaginou levando a sua empresa a outro patamar!

O recomendado é a utilização da plataforma para mostrar um pouco dos bastidores da sua empresa. Afinal, as pessoas tendem a se identificar mais com a marca quando ela conhece seus processos.

Além disso, você como empresa pode postar curiosidades sobre a marca e cases de sucesso.
O Youtube é bastante utilizado pelas pessoas em geral e tem seu espaço de anúncios, porém também é possível divulgar sua marca através de grandes influenciadores: os “Youtubers”.

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Linkedin

O Linkedin é extremamente recomendado caso você seja um prestador de serviços, por exemplo.

Nele é possível que as empresas saibam suas qualificações como profissional, além da experiência dos usuários que contrataram seus serviços.

Também é possível fazer anúncios patrocinados, mas apenas em perfis empresariais e não pessoais.
Porém, vale deixar claro que o Linkedin é uma rede para profissionais e não uma rede para postar fotos na piscina, no churrasco com os amigos e coisas do tipo.

Então, lá é um lugar para fazer o famoso Networking!

 

Pinterest

O Pinterest é outra rede social que está em crescimento. Ele é uma referência quando se trata de banco de imagens e divulgações relevantes separadas por nicho.

Muitas pessoas não sabem, mas ele também é um mecanismo de busca visual. O Google foca mais em links para te ajudar a encontrar o que procura (tem outras opções, mas o foco é em links). O Pinterest foca mais no visual, em imagens de boa qualidade, mas que por trás dela tem o link.

Então, se você trabalha com design ou confeitaria, culinária, por exemplo, o Pinterest pode ser o seu lugar ideal, afinal, o visual incrível é o que comanda na plataforma.

Divulgar a sua marca no Pinterest pode gerar um resultado é mais rápido porque quanto mais as pessoas compartilham seus pins, mais outras pessoas veem e tem acesso a ele.

Se você precisa de pessoas conhecendo o seu trabalho e a sua marca e o Pinterest te dá visibilidade e resultado!

 

WhatsApp/ Telegram

Os mensageiros estão ganhando um espaço muito significativo na parte de vendas e até mesmo pós vendas.

Hoje em dia é mais do que necessário que a sua empresa tenha um meio de contato via Whatsapp e se possível, também no Telegram.

Então, também vale ressaltar que esses dois mensageiros permitem a criação de grupos e canais onde você pode enviar promoções e conteúdos a clientes que desejam recebe-los.

Assim, isso se torna um canal direto de divulgação e contato com o cliente.

Não perca a oportunidade de utilizar os mensageiros na hora de divulgar sua marca. Como falamos anteriormente, quanto maior a proximidade e humanização da empresa com o cliente, maior as chances de venda.

 

TikTok

A rede social mais nova a fazer sucesso, mas, pode ser uma nova porta para divulgação da sua marca.

Os frequentadores do TikTok são em sua maioria jovens. Então, se você tem uma marca que vende camiseta com mensagens divertidas, por exemplo, o TikTok pode ser o lugar perfeito para a sua marca!

Nessa rede social sua marca pode incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes a vontade, utilizar efeitos de câmera e etc.

Com esse cardápio cheios de opções os criadores de conteúdo podem explorar ao máximo a sua criatividade e, assim, lançar diversos conteúdos virais.

 

Tudo depende do seu planejamento de marca

A escolha das redes sociais para sua empresa deve ser pensada baseada no tipo de produto e serviços que ela presta, nos objetivos e no planejamento de marca.

Cabe a você decidir quais dessas redes se adequa melhor na sua estratégia de marketing, ou seja, quais geram mais engajamento, atraem novos clientes, geram vendas e quais são as mais procuradas pelo público quando há algo de errado com seus produtos/serviços.

Existem outras redes rociais que não entramos muito a fundo nesse post, como Quora. Então, tudo realmente depende de muito estudo, análise, testes e pesquisas para descobrir quais redes sociais vão te dar o retorno que deseja.

Contudo, se depois de ler esse post e de muito pesquisar sobre o assunto, você ainda não conseguiu decidir em quais redes sociais investir para divulgar sua empresa, o melhor mesmo é contratar um profissional da área para te ajudar a entender o melhor caminho.

Enfim, não adianta investir em 10 redes sociais de maneira amadora e não ter resultado real para a sua empresa.

As vezes é melhor investir em apenas 3 redes sociais de maneira bem profissional e relevante!

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