Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo, avaliar a eficácia das publicações e postagens promocionais, analisar a taxa de crescimento da audiência, saber as horas mais produtivas para postar – todos esses são os componentes mais importantes de uma estratégia de sucesso no Instagram. Portanto, hoje vamos falar sobre como analisar um perfil do Instagram.

Analisar um perfil do Instagram permite determinar a eficácia das ações destinadas a divulgar o seu perfil. Além disso, ao fazer análises, você pode definir as fontes de tráfego, o momento ideal para publicar postagens e as preferências do usuário.

Vamos examinar mais de perto o que analisar e como fazer.

Por que analisar um perfil do Instagram?

Se você analisar o público do seu instagram constantemente, poderá gastar menos recursos na divulgação dele, além de tomar as decisões certas no decorrer do ano.

Por exemplo, você planejou uma estratégia de marketing e realizou uma publicação. Como determinar qual o resultado obtido a partir disso? Qual métrica nos mostra o melhor desempenho? Você pode responder a essas perguntas por meio da análise das estatísticas.

Analisar um perfil do Instagram torna possível descobrir:

  • Preferências de usuário;
  • Reações dos seguidores às publicações;
  • O melhor momento para publicar postagens;
  • Formato de conteúdo ideal;
  • As melhores maneiras de anunciar.

Além disso, com a ajuda das métricas, é possível determinar quais despesas com anúncios foram desnecessárias e não trouxeram o resultado desejado.

Ao analisar um perfil do Instagram, você pode ver se sua estratégia de marketing é eficaz. Se lacunas forem identificadas nele, elas podem ser eliminadas.

Além disso, é necessário analisar também os perfis concorrentes. Depois de analisar o perfil de outra pessoa , você pode determinar:

  • O sucesso da conta em comparação com a sua;
  • A proporção de seguidores e o uso de robôs de engajamento;
  • Estatísticas de cliques em links, hashtags;
  • Postagens que mais chamam a atenção dos seguidores.

A análise dos perfis dos concorrentes permite que você determine alguns prós e contras. Como resultado, você pode usar como referência certas soluções, complementando-as com suas próprias ideias.

Então, para começar, as estatísticas do Instagram podem ser visualizadas na própria rede social e em aplicativos e serviços de terceiros.

Vou te mostrar como visualizar as estatísticas direto aplicativo Instagram!

Lembrando que as estatísticas estão visíveis apenas em contas comerciais e apenas em um aplicativo móvel (pelo menos por enquanto).

 

Como analisar um perfil do Instagram

A bio do Instagram

Antes de começar a análise das métricas e estatísticas é importante analisar se a Bio do Instagram está montada de maneira adequada.

É preciso conter:

  • Nome
  • Nome de usuário
  • Foto de perfil
  • Biografia
  • Categoria
  • E-mail/Telefone/Endereço
  • Site

Cada um desses campos de informação, não deve ser preenchido de qualquer forma. A biografia é o lugar na qual você pode escrever, em poucas palavras (150 caracteres no máximo), do que se trata o perfil.
Esse é o ambiente que outros usuários, ao entrarem no seu perfil, vão ler, se informar sobre oque se trata e ter uma noção do que esperar.

Além do texto propriamente dito, na bio do Instagram também é possível utilizar emojis, hashtags e colocar um link externo.
Tenha noção de que na bio do Instagram é permito somente um link, nada mais.

Coloque um boa foto que se enquadre exatamente com o espaço fornecido pelo Instagram e preencha tudo da maneira mais chamativa que a sua criatividade permitir!

E, é claro, não se esqueça também dos destaques! Deixe bem claro sobre o que se trata cada um deles, seja com palavras ou com símbolos.

 

Se quiser saber mais sobre como ter uma Bio do Instagram incrível, preparamos esse vídeo para você!

 

Instagram Insights

O Instagram fornece gratuitamente o serviço de análise Insights. Isso inclui:

  • Número de seguidores;
  • Impressões e alcance;
  • Visualizações;
  • Número de postagens, menções;
  • Características dos seguidores por demografia;
  • Nível de envolvimento.

Como ver as estatísticas da sua conta do Instagram

  1. Converta seu perfil do Instagram em uma conta empresarial (se ainda não o fez)
  2. Vá até o seu perfil
  3. Clique no ícone do menu (os 3 tracinhos que ficam a direita)
  4. Selecione “Insights”
      

A partir daí você tem acesso a tudo oque está acontecendo nesse perfil.

Porém, para visualizar os dados de uma postagem específica, você pode abri-la e clicar em “Ver Insights”.

Você verá o alcance e o número de visitas ao perfil, o número de curtidas, comentários, repostagens e salvamentos, bem como um resumo das impressões de diferentes fontes (de “Principal”, de hashtags, de perfil, de “Outro”).

Mas, para rastrear a efetividade do seu perfil no Instagram, esses dados não são suficientes – você precisa entender como essas métricas mudam com o tempo.

Alcance e Impressões

Resumidamente falando, o Alcance equivale ao número de usuários únicos que visualizaram as suas publicações e o quão grande é a sua audiência.
Com essa métrica, você é capaz de enxergar a sua audiência em potencial, além dela ajudar no entendimento de outras métricas.
Existem duas categorias de alcance, o Pago e o Orgânico.

Já as impressões são o número total de vezes que a sua publicação foi visualizada.
Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando aquele post pela primeira vez ou não.

 

    

 

Interações com o conteúdo

Nesta etapa você vê a eficácia das postagens de acordo com as funções do Instagram, como: curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, respostas aos stories e etc..

Você pode visualizar os dados de um período específico de tempo de 7 dias ou 30 dias. Use o filtro para selecionar os critérios de exibição.

 

Estatísticas de postagens dos stories

Esta parte te fornece informações como “impressões”, “alcance”, “passar para frente”, “rolar para trás”, “saídas”, “respostas”, “repostagens”, “próxima história”, “cliques no link”.

 

Público

A seção “Público” mostra o número de seguidores/deixaram de seguir e o crescimento líquido do usuário, bem como os dados demográficos dos seguidores, como: localização (para as cinco cidades e países mais populares), sexo e idade. Essas estatísticas o ajudarão a entender melhor seu público, refletir se eles estão de acordo com suas expectativas e, possivelmente, fazer alterações em seu plano de conteúdo.

Aqui você também pode ver em quais dias e horários seus assinantes estão mais ativos e, com base nisso, escolher o melhor horário para postar.

Devo apenas me concentrar nessas métricas?

De jeito nenhum!
Não importa qual o seu objetivo, gerar mais tráfego no site, construir uma base de dados ou vender.

Todas as métricas estão ali com a finalidade de auxiliar em algo, algumas são menos relevantes que as outras, isso é um fato, mas elas não devem ser descartadas.

Para que você tenha sucesso com as campanhas online, é necessário estudo, muitos testes e o entendimento dessas métricas certamente pode te ajudar.
Existem hoje diversas ferramentas que podem te ajudar com essas métricas, o Google Analytics é um ótimo exemplo.
Além disso, cada rede social tem o seu próprio sistema de métricas.

Mas, nada disso vai importar se o seu conteúdo postado não for altamente relevante para o seu nicho!
De qualquer forma, espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre essas métricas e a sua importância.

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