Monitoramento de mídias sociais: 7 ferramentas incríveis!

Antes de falarmos especificamente do monitoramento das redes sociais, é preciso voltar um passo atrás.

Imagino que você já saiba o quanto as redes sociais são fundamentais para o seu negócio, não é mesmo? Para saber mais o assunto acesse o texto Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?

Porém, não basta criar um perfil em cada rede social e deixar sem nenhum abastecimento de conteúdo e sem responder as perguntas que aparecem no dia a dia. É aí que entra o monitoramento!

O monitoramento de redes sociais é um trabalho fundamental para aproveitar todo potencial de negócio que vem das mídias.

Mas calma, você não precisa passar o dia inteiro grudado na tela para saber quantos comentários, curtidas e interações teve, existem milhares de ferramentas que facilitam a sua resposta mais rápida aos seguidores. Essas ferramentas ainda podem te proporcionar dezenas de métricas relevantes ao seu negócio.

 

Vantagens de usar ferramentas de monitoramento

  • Aumento da produtividade;
  • Mais velocidade nas interações e respostas;
  • Mais tempo para planejar e executar estratégias;
  • Menos tempo gasto em tarefas operacionais;
  • Análise profunda de estatísticas e resultados

É muito importante ressaltar que utilizar as ferramentas não substitui o trabalho humano do profissional de marketing digital.

É para facilitar o trabalho dele e fazer com que gaste menos tempo em tarefas banais e sobre mais tempo para traçar estratégias.

Com a nossa experiência de monitoramento de redes sociais dos mais variados setores do mercado testamos algumas ferramentas e temos as nossas opiniões.

 

Existe a melhor ferramenta? Não!

Existem as ferramentas de monitoramento mais adequadas ao seu tipo de trabalho, produto e quais resultados quer obter com as estratégias de marketing.

Vamos lá!?

 

7 ferramentas de monitoramento de redes sociais

 

Um dos primeiros fatos a analisar é a usabilidade, ou seja, se a ferramenta é fácil de usar. Outro ponto importante é entender se aquele serviço é bom para o seu negócio.

Não adianta o app prometer agendamento em 5 tipos de redes sociais se você só tiver conta no Instagram.

Procure focar nos seus objetivos e no que realmente vá ajudá-lo.

Atenção: algumas dessas ferramentas da nossa lista cobram taxas por mês dos usuários, mas a maioria oferece uma semana gratuita para testar.

Lembre-se que é justo cobrar se for um bom serviço. Então escolha algo que caiba no seu bolso.

 

Facebook

Na parte de “Informações” que existe dentro da sua página empresarial no Facebook, existe toda uma ferramenta de relatórios e estatísticas que o próprio Facebook oferece.
Quando se cria uma página, ele passa a ficar disponível automaticamente para os administradores.
Com ele é possível analisar:

  • O Alcance das publicações;
  • Índice de engajamento;
  • Dados Demográficos dos Usuários;
  • Crescimento de seguidores;
  • Entre outras informações.

Dominando essa ferramenta de monitoramento e direcionando bem as suas campanhas, é possível aumentar muito tanto o seu alcance orgânico quanto o pago.
Aumentando, assim, a visibilidade da sua empresa bem como a sua relevância no mercado.

*Veja aqui algumas ferramentas gratuitas de Marketing Digital*

monitoramento

 

Hootsuite

Hootsuite é uma boa opção de sistema para monitoramento de redes sociais, o diferencial dele é que você pode concentrar todas as suas mídias sociais em um único lugar.

Ele oferece agendamento, monitoramento das atividades e relatórios de desempenho das redes. Ainda é possível responder menções, monitorar palavra-chave, entre outras diversas funcionalidades.

Nele você pode gerenciar as seguintes redes:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest

Existe a opção de teste gratuito por 30 dias, um bom tempo para analisar se realmente vale a pena para a sua empresa.

Os planos pagos variam entre US$ 19 até por mês, podendo cadastrar mais de 10 perfis e até 3 usuários.

monitoramento

Mention

Mention foi desenvolvido exclusivamente para o monitoramento das ações de uma marca nas redes sociais. Com o sistema é possível monitorar sua marca, as ações dos concorrentes, e até as tendências do seu nicho de mercado.

Também inclui a possibilidade de responder todas as interações nas redes:

Twitter
– Facebook
– Instagram

O sistema tem um plano gratuito que monitora até 250 menções de 3 perfis sociais e mais três opções com mais recursos liberados e pagamento mensal.

monitoramento

Mlabs

Esse é um dos sistemas brasileiros mais queridinhos de todos em quesito de usabilidade e facilidade com o suporte.

mLabs oferece monitoramento de redes sociais além de poder agendar posts, responder mensagens, analisar métricas e gerar relatórios bonitos visualmente e super fáceis de montar.

Com ele você consegue agendar e monitorar:

  • Facebook
  • Instagram
  • Stories (um dos únicos que tem a possibilidade de agendar stories)
  • Twitter
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Google Analytics

Para quem gosta de se planejar ele oferece um calendário mensal com todos os posts agendados. Você consegue organizar as diversas redes sociais gerenciadas de forma bem visual.

Ele também oferece uma integração com o Canva, um programa de criar posts e artes muito fácil de usar e que pode ser interessante para quem está apenas começando no marketing digital.

Existe teste gratuito de 7 dias e os planos custam a partir de R$12, 90, onde é possível acrescentar mais contas e assinar por um mês ou um ano.

Etus

Outra ferramenta de monitoramento muito parecida com o Mlabs. Ela que pode ajudar e muito a sua estratégia dentro das redes sociais são os relatórios automatizados.

Enquanto no Etus se pode ter relatórios do:

No Etus é possível gerar um relatório de acordo com as suas necessidades, basta apenas escolher o período desejado.

Um calendário é sempre bem vindo! Com ele é possível visualizar todos os seus posts, além de poder anotar ideias para novos posts.

Anteriormente eu falei por aqui da Importância das Datas Comemorativas para quem produz conteúdo, Se você leu esse post, Clique aqui!
Natal e Ano Novo, Páscoa, Dia das Bruxas, não podem passar em branco, por isso, a função mais interessante desse calendário é que ele pode te lembrar dessas datas.
Dessa forma, você não irá ficar sem conteúdo sazonal nas redes sociais da sua marca.

Também é possível responder todas as mensagens privadas independente do meio seja ele via Inbox, Direct do Instagram e Facebook em ambas as plataformas, Directs do Twitter.

*Se quiser ver um post exclusivo nosso sobre as diferenças entre Mlabs e Etus CLIQUE AQUI*

 

Sprout Social

Sprout Social é uma outra ferramenta completa que oferece mais recursos além do monitoramento de redes sociais.

Esse também serve para quem gosta de visualizar todas as atividades. A interface do programa reúne todas as informações necessárias em um painel único concentrando: tarefas; feed de notícias; relatórios; mensagens e publicações agendadas.

As menções e mensagens diretas podem ser visualizadas separadas e também é possível pesquisar por palavra-chave.

A plataforma oferece gerenciamento e monitoramento das redes:

– Twitter
– Facebook
– Instagram
– LinkedIn
Pinterest

O Sprout oferece um teste gratuito e três planos com pagamento mensal: Standard que custa US$ 99 para 5 perfis, o Professional que é US$ 149 para até 10 perfis e o Advanced que abriga 10 perfis e uma série de recursos exclusivos por US$ 249.

Agorapulse

Outra ferramenta de monitoramento que aposta no apelo visual e em reunir tudo em um só lugar é o Agorapulse.

A ferramenta oferece monitoramento, agendamento de posts e relatórios personalizados.

O painel principal reúne informações como mensagens, menções e comentários de acordo com a rede social da sua marca.

As redes que você pode trabalhar no Agorapulse são:

– Facebook
– Instagram
– Twitter
YouTube
– LinkedIn

Caso você queira experimentar existe um teste gratuito de 28 dias. Os planos variam de US$79,00 a US$239,00 por mês, é possível incluir até 40 perfis de redes sociais e 4 usuários.

 

Essas foram as dicas de hoje que separamos para você. Espero que tenham te ajudado!

 

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

 

Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Thebes Casino Online Brasil

Thebes Casino Online Brasil Se o jogador tiver uma mão de blackjack (um ás e uma carta de figura), incluindo cartões de débito. Explorando os

Regras Bingo De Palavras

Regras Bingo De Palavras Depois de criar uma conta e fazer um depósito, hoje em dia muitos a jogam online em seus computadores ou dispositivos

Qual Melhor Casino Online

Qual Melhor Casino Online Em 2023, enquanto caminhões de mineração e barris de petróleo (também conhecidos como ouro negro) podem ganhar um pouco mais. Os

Gratis Casino Slot Machine

Gratis Casino Slot Machine Seu também deu o jogo, é importante lembrar que o jogo deve ser encarado como uma forma de entretenimento e que