Decolando Meu Marketing Pessoal Com o LinkedIn!

Não é a primeira vez que o LinkedIn aparece aqui no blog, nós já demos dicas de como se tornar mais relevante dentro da plataforma e até mesmo como utilizar a ferramenta LinkedIn Pulse.
Vocês estão cansados de saber que o LinkedIn é diferente do Facebook e das outras mídias sociais. Essa é uma mídia social voltada não para a sua vida pessoal, mas sim para a sua vida profissional.
A plataforma lançada em 2004, hoje, pode ser uma porta de entrada para diversas pessoas que estão procurando emprego ou até mesmo procurando colaboradores!
Contudo, para que você consiga a tão desejada vaga dos sonhos é preciso que o seu perfil esteja adequado às expectativas das empresas.
Pensando nisso, no post de hoje eu vou te dar dicas de como melhorar o marketing pessoal seu e da sua marca, dentro do LinkedIn.

Marketing Pessoal?

Antes de mais nada, vamos entender o que é marketing pessoal:
Marketing Pessoal é um conjunto de ações que tem por objetivo central, qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho.
Em outras palavras, é como você se vende para as empresas no mercado.
Entretanto, o Marketing Pessoal não é apenas se vestir como um profissional, além disso, é necessário uma atenção na sua postura, comportamento e networking.
Só não se engane, saber se vender não é um sinônimo de ego ou vaidade pessoal.
O Marketing pessoal é composto por ações que destacam positivamente as suas habilidades, entregando valor as pessoas. Como resultado, as mesmas desenvolvem uma ótima impressão sobre seus serviços, ou aquilo que você está oferecendo.
Isso acontece mais do que vocês imaginam, uma pessoa que é muito bem qualificada mas não sabe trabalhar no seu marketing pessoal, sendo assim, pode acabar não conseguindo a vaga que estava disputando.
Uma forma de se destacar profissionalmente falando, é o utilizando o LinkedIn. Vamos falar um pouco sobre como funciona o Marketing Pessoal lá.

Linkedin, uma vitrine completa!

Logo do Linkedin
Hoje, o LinkedIn possui mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, nos seus perfis podem ser encontradas informações de carreira como: Escolaridade, profissão, experiências, etc.
Muita gente fala que o LinkedIn funciona como um currículo digital.
Essa é uma afirmação correta, porém, antes de mais nada o LinkedIn é uma rede social.
Para se destacar em uma rede social, seja ela qual for, é necessário que você seja ativo.
Não apenas crie o seu perfil e saia distribuindo solicitações de conexão, isso não vai te ajudar a encontrar um emprego.
Lembrando que: se você está dentro da plataforma como uma empresa que deseja encontrar novos clientes, o processo é similar, você precisa ser ativo dentro da plataforma! Vamos falar mais sobre isso mais tarde.
Vou te mostrar algumas ações que podem e devem ser feita para melhorar o seu marketing pessoal dentro do LinkedIn.

Tenha um Perfil Completo

Parece básico, eu sei, mas muita gente não escreve o suficiente ou até mesmo deixa campos sem informações.
Do mesmo jeito que você tem um cuidado com o seu currículo, o seu perfil dentro do LinkedIn deve ser bem detalhado, isso demonstra cuidado e aumenta a força da sua conta. Dessa maneira, as chances de ser descoberto por recrutadores é maior.
Para você como empresa, isso é uma OBRIGAÇÃO! Se ponha no lugar do cliente, você contrataria ou compraria algum produto de empresa que possui uma página incompleta?
Dica de Ouro: Personalize a sua URL.
Isso tem uma grande influência na imagem que você passa para os usuários.
O LinkedIn, normalmente, por padrão, fornece uma URL aleatória. Isso pode deixar o link da página da sua marca no mínimo estranho e suspeito!
Para ilustrar o que eu estou falando, você clicaria nesse link?
https://www.linkedin.com/company/thais856ig-nobile77se7
Edite a sua URL ok?

Tenha uma foto profissional e de boa qualidade

Homem elegante usando um terno.
A primeira coisa que os recrutadores e possíveis clientes vão notar no seu perfil é a sua foto.
Seja sincero com você mesmo e autêntico na hora da foto. Para melhorar a qualidade da mesma, procure uma iluminação adequada e use roupas que condizem com o seu perfil profissional!
Outra dica é editar a foto para que ela se encaixe ao tamanho do LinkedIn.
Assim como o Facebook, o LinkedIn tem páginas para marcas,  o ideal para essas páginas é colocar o logo em uma boa qualidade.
Isso é fundamental! Fotos de perfil e capa de baixa qualidade demonstram preguiça e desleixo.
Quer saber quais são as dimensões utilizadas lá? Clique aqui!

Seu Título precisa ser simples e direto

Depois da sua foto e nome, o título é a informação que as pessoas vão notar. Aqui, é bem importante que as pessoas tenham noção do tipo de profissional que você é.
Por isso, não enfeite muito, o recomendado é que você coloque a sua profissão atual, mesmo se você tiver mais de uma formação.
Caso esteja desempregado, coloque a profissão relacionada ao cargo que você busca ok? Não é recomendado deixar “em busca de recolocação” no cargo. Isso dificulta na hora dos recrutadores te encontrarem.

Seu resumo precisa ser bem estruturado

Nessa área você precisa escrever uma descrição voltada para aquilo que você possa oferecer às empresas e clientes como profissional.
Um exemplo disso é:
“ Eu gerencio campanhas de Links patrocinados no Facebook e no Instagram de acordo com a necessidade e com os objetivos traçados em conjunto com o cliente, dessa forma, podemos mensurar os resultados e traçar a melhor estratégia de divulgação possível utilizando as redes sociais e as plataformas de Buscas”.
Seja claro e objetivo!
Para as páginas empresariais, existe uma área para se contar a história resumida da empresa.
Tudo o que você acha relevante para a história da sua empresa e qual o seu papel no mercado deve ser postado nessa área.

Tenha boas conexões

Como eu disse anteriormente, o LinkedIn é uma rede social, logo, praticar o networking é fundamental para o funcionamento da plataforma e do seu marketing pessoal.
Procure profissionais e empresas relevantes dentro da sua área de atuação. Eles podem te ajudar com alguma dúvida, além de ser uma ótima maneira de se manter atualizado com as tendências.
Acredite, ter um número relevante de conexões dentro de uma determinada empresa na qual você deseja uma posição pode chamar muito a atenção dos recrutadores.

Seja ativo dentro do LinkedIn

Dois Colegas de trabalho interagindo
Não adianta muito você apenas criar um perfil e mandar solicitações de conexão. Hoje, as empresas procuram ver o que você tem postado, além dos grupos que você participa.
Ter ótimas conexões podem melhorar a sua imagem, mas se você não é ativo, o seu perfil é apenas mais um.
Demonstre interesse, converse com outros profissionais, seja ativo nos grupos de discussão e poste conteúdo relevante dentro da plataforma. Isso pode ser um grande diferencial para as empresas.
Mesmo conselho para a sua marca! O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito utilizada dentro LinkedIn. O conteúdo postado por uma marca, demonstra profissionalismo e dominância sobre determinado assunto. Quando o assunto é experiencias profissionais, seja objetivo!
É fundamental que suas publicações sejam criadas com riqueza de informações. Isso irá atrair novos leitores, tirar dúvidas e por último e não menos importante, captar leads.
Todavia, é importante lembrar que essas publicações precisam de uma frequência.
Nada muito exagerado, apenas o suficiente para os seus seguidores não achar que a página está morta. Monte um calendário editorial para se organizar melhor ok?
Assim como em um currículo, o LinkedIn possui uma área específica onde você irá descrever as suas experiências profissionais e acadêmicas.
Outra dica é criar um grupo de debate. Assuntos como tendência novas, oportunidades e estratégias podem lhe render um bom alcance. É importante que você interaja com o seu público e que não deixe o assunto morrer.

Recomende e seja recomendado

Uma ferramenta bem interessante que o LinkedIn dispõe é a de recomendação.
Essa função possibilita que empresa ou ex-colegas de trabalho escrevam um depoimento sobre você!
Como era de se esperar, quanto mais pessoas falarem bem de você, melhor a sua imagem.
Isso vale tanto para você como funcionário, quanto para a sua marca!
Ser bem visto e recomendado por grandes marcas e profissionais influentes com toda a certeza pode ajudar e muito na visibilidade do seu perfil/página.

Quando o assunto é experiências profissionais, seja objetivo!

Tente ser breve na descrição do que realizou durante cada uma das passagens acadêmicas e de emprego.
O seu perfil ficará mais fácil de se ler, como recrutadores precisam lidar com diversos perfis, possuir uma descrição mais direta pode chamar a atenção do mesmo.
Deixar algumas informações detalhadas fora das descrições profissionais pode também, aguçar a curiosidade das empresas, que poderão entrar em contato para descobrir mais sobre você.
Para as empresas, a experiência pode ser uma sessão de quem já foi ou ainda é seu cliente. Disponibilizando essas informações, a sua marca ganha mais credibilidade. Quem não quer utilizar  um serviços que foi contratado por boas marcas não é?

Faça Anúncios Patrocinados

Também semelhante ao Facebook, no LinkedIn existe a ferramenta de anúncios patrocinados.
Ele também oferece por padrão, um gerenciador de campanhas. Ele te oferece dados que te ajudam a ter uma noção se o seu anúncio está se saindo bem.
Você saberá exatamente quanto está gastando, quantos cliques teve, visualizações e etc.

Disponibilize informações de contato

Existe um botão ao lado do nome do seu perfil no LinkedIn que serve para visualizar as suas informações de contato.
É muito importante que você mantenha esses dados atualizados, a sua vaga do sonhos não vai te esperar então se ela bater na sua porta, esteja pronta para ela.
No caso das empresas, é possível disponibilizar informações de contato como por exemplo: telefone, site, e-mail. Também é possível deixar o seu portfólio a mostra, caso vocês trabalhe com serviços.

Tenha paciência

Mulher esperando apreensiva
É importante que você saiba que essas dicas não vão te dar o seu emprego dos sonhos do dia para a noite.
Assim como qualquer estratégia de marketing nas mídias sociais, o retorno de suas ações se dará com o tempo.
Boas oportunidades de trabalho e negócios não aparecem todos os dias e relacionamentos sociais demandam tempo para amadurecer. Por isso, não desista, continue nutrindo esse networking, que uma hora aquela vaga, ou até mesmo os clientes virão.
Espero ter ajudado com esse post, existem muitas pessoas hoje que procuram uma oportunidade de sair do antigo emprego e começar um novo.
Por fim, saibam que o LinkedIn certamente é uma porta de entrada para aquela sua vaga sonhada, mas assim como qualquer outra mídia social é necessário, planejamento, tempo, dedicação e paciência.
Comenta aí embaixo, qual a sua profissão? Já conseguiu uma entrevista, ou um cliente pelo LinkedIn? Tem mais alguma dica? A sua empresa utiliza essa plataforma para contratar pessoal? Vou adorar saber!

Fontes:
https://advancedreadingdigital.com.br/blog/marketing-pessoal-linkedin/
https://www.academiadomarketing.com.br/marketing-pessoal-no-linkedin/
https://blog.unyleya.edu.br/guia-de-carreiras/marketing-pessoal-no-linkedin-crie-conexoes-e-gere-oportunidades/

 

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