Vamos Falar Sobre Métricas?

Vamos concordar que umas das principais vantagens das campanhas de marketing digital é a coleta e análise de dados e métricas mais precisas, se comparado aos de campanhas tradicionais.
Convenhamos que não dá para melhorar nada quando não sabemos qual o problema e esse é o principal objetivo da análise de métricas!

Analisando os resultados obtidos da maneira correta, é possível desenvolver e aprimorar ainda mais as sua estratégia de divulgação ou os resultados das suas vendas!
Entretanto, muitas pessoas que entraram agora dentro desse mundo, ou até mesmo pessoas que estão começando a empreender online, não entendem muito o que são essas métricas e qual a sua importância.

Existem ainda pessoas que dão mais importância para métricas de vaidade, do que as métricas que realmente importam.
Não sabe o que são métricas de vaidade? Clique aqui!
Por isso, no post de hoje eu vou destacar quais são as principais métricas avaliadas dentro do marketing digital.

Impressões

Vamos falar primeiramente das impressões. Se trata do número total de vezes que a sua publicação foi visualizada.
Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando  aquele post pela primeira vez ou não.

Frequência

A frequência é o número médio de vezes que o seu anúncio foi visualizado pelo mesmo usuário. Comparar essa métricas com os resultados do seu anúncio é fundamental.
Se o mesmo usuário for exposto ao seu anúncio diversas vezes e não interagir com o mesmo, você pode estar perdendo dinheiro.
Caso o desempenho deste anúncio diminuir e a frequência aumentar, significa que o seu público já se cansou do seu anúncio.

Seria uma boa ideia investir em outra campanha ou até mesmo mudar o direcionamento daquele anúncio.
Porém, deve-se levar em conta de que mostrar o seu anúncio apenas uma única vez para o usuário pode ser muito pouco para ele se lembrar de você depois.
Busque sempre o equilíbrio com essa métrica. Nem muito e nem pouco!

Alcance

Em resumo, o Alcance equivale ao número de usuários únicos que visualizaram as suas publicações e o quão grande é a audiência da sua mensagem.
Com essa métrica, você é capaz de enxergar a sua audiência em potencial, além dela ajudar no entendimento de outras métricas.
Existem duas categorias de alcance, o Pago e o Orgânico.

Alcance Pago

O alcance pago, é aquele você que consegue quando você investe dinheiro em alguma campanha, ou anúncio.
Sabe quando um link do Google vem escrito “Anúncio”? Então, se ele for exibido para você, significa que o alcance pago do anunciante aumentou.
Por exemplo:
Anuncio da Amazon no Google

Alcance Orgânico

O alcance orgânico é o oposto,  esse alcance é aquele que se consegue de maneira natural, sem precisar pagar para o público achar o seu conteúdo.
Se você for até o Google e Digitar “Amazon Prime Video” e aparecer um link sem a ajuda do anúncio patrocinado, significa que você está através do serviço ou página de maneira orgânica.
Exemplo:
Link Orgânico da Amazon Prime Video

Engajamento

O engajamento é a interação do seu público com o conteúdo da sua página.
Qualquer tipo de interação entra dentro do engajamento, como: cliques, Likes, comentários e compartilhamentos.
Cada uma dessas interações possui um peso diferente para o algoritmo das plataformas.

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Cliques

Os cliques em uma determinada publicação demonstram o interesse e quão chamativo está o seu conteúdo, todavia, ele não consegue quantificar se o usuário gostou ou não do mesmo.
São uma métrica de extrema importância, pois geram tráfego, o que pode acabar resultando em vendas de produtos/serviços, afinal, o usuário se interessou pela sua postagens e quis saber mais informações.

Curtidas (Likes)

A todo momento vemos alterações por parte das plataformas na parte das curtidas.
O Facebook trocou o famoso “joinha” pelas Reactions, onde o usuário consegue se expressar melhor a respeito da postagem lida.
O instagram, por sua vez, tirou a visualização pública de curtidas para que o conteúdo das postagens seja mais valorizado.
E com isso podemos entender que se trata de uma grande métrica de validade, no entanto, o seu valor para o algoritmo não pode ser ignorado. Elas fazem parte da interação do usuário com o conteúdo postado.

Comentário

O comentário tem um grande peso dentro do engajamento. Ele demonstra que o conteúdo foi tão impactante que o usuário decidiu interagir.
Porém, os comentários podem ser tanto positivos ou negativos.
Atualmente, como o instagram não leva mais tão em conta o número de curtidas, então os comentários ganharam mais destaque nas postagens dessa plataforma.

Compartilhamento

Já o compartilhamento pode ser considerado a mais importante das interações de engajamento.
Isso se deve ao fato do algoritmo concluir que o conteúdo foi tão relevante, que o usuário decidiu propagá-lo.
O seu engajamento é a métrica mais importante dentro das redes sociais. Se ele é baixo, o seu alcance também é, por consequência, menos pessoas conhecem a sua página e menos efetivo será o seu marketing.

ROI – Retorno Sobre Investimento

Se você possui um negócio, essa é de longe umas das métricas mais importantes, isso porque essa métrica tem relação com o seu lucro.
Essa métrica calcula o retorno real de uma campanha, em relação ao valor investido na mesma.Profissionais analisando métricasPara se calcular o ROI, basta fazer a seguinte fórmula:
ROI = (Receita obtida – valor investido) / valor investido.
Para exemplificar:
ROI = (1000 – 400) / 400
ROI = 600 / 400
ROI = 1,5
Nesse exemplo, o retorno da campanha foi positivo de 1,5 vezes maior que o valor investido.

Ticket Médio

O Ticket médio é a métrica que mostra o valor médio que cada cliente gasta com os produtos e serviços da sua empresa em um determinado período de tempo.
Para isso é feito a seguinte fórmula:
Ticket médio = Receita do período / Número de clientes no período
Quanto maior o seu ticket médio, mais os seus clientes então gastando.
É super importante que você saiba o custo médio de cada um dos seus produtos ou serviços. Sabendo isso pode evitar surpresas caso o seu ticket médio esteja elevado ou abaixo do normal.

CAC – Custo de aquisição por Cliente

O CAC mostra quanto em média a sua empresa gasta para se obter um novo cliente. Nem preciso mencionar a importância dessa métrica certo?
Para se descobrir isso, é feito a seguinte fórmula:
CAC = Valor gasto para aquisição de novos clientes no período / número de clientes adquiridos no período
Dentro do valor gasto para a aquisição de novos clientes, entre todos as suas despesas voltadas paras marketing e vendas sobre determinado período e compará-lo com o número de clientes conquistados.
Dica: o CAC pode te auxiliar também na administração dos recurso das empresa. Se você possui um valor determinado a se gastar é uma excelente maneira de avaliar os seu orçamento.

LTV – Valor do Tempo de vida do Cliente (Lifetime Value)

O Lifetime Value calcula e identifica a receita média que cada cliente gera para a sua empresa ao longo de todo o tempo em que vocês fazem negócios.
Assim como as métricas anteriores, o LTV é umas métricas mais importantes para um negócio e deve ser medida em intervalo regulares.
Seu cálculo é feito dessa maneira:
LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

CPC – Custo por Clique

Já falamos dessa métrica no nosso post: Marketing Digital para Afiliados. Com o CPC, você consegue definir o quanto que está sendo investido para que os usuários cheguem a uma página do seu site.Profissional analisando dadosÉ através desta métrica que você avalia quais dos seus anúncios estão gerando mais resultados, e quais não estão.
Para calcular o CPC basta fazer a seguinte fórmula:
CPC = Custo da Campanha / Número de Cliques obtidos.
CPC = 100 / 200
CPC = 0,50

CPL – Custo por Lead

Ter um bom relacionamento com seus leads é fundamental, sabemos que o E-mail Marketing é uma estratégia que pode te ajudar e muito a aumentar a suas vendas.
Logo, essa métrica é bastante importante.
Com essa métrica você vai saber exatamente quanto custa para se conseguir lead.
Quanto menor for o seu CPL melhor, pois isso significa que o ticket médio dos seus clientes está alto.
Para calcular o CPL basta fazer a seguinte conta:
CPL = Investimento total na campanha / Número de leads gerado

Taxa de Conversão

Uma conversão nada mais é do que o objetivo que você estabeleceu para a sua campanha.
Pode ser uma venda, um download, uma inscrição na lista e-mails, etc.
Essa métrica mostra a porcentagem do seu tráfego pago que está se convertendo.
Ou seja, qual a porcentagem do seus visitante está realizando o seu objetivo planejado.

CTR – Taxa de Clique (Click-Through-rate)

Essa taxa te mostra quantas pessoas estão entrando no seu site, ou clicando no seu anúncio.
Analisar essa métrica é o primeiro passo para aprimorar uma campanha que já está no ar, melhorando muito o seu retorno.
Contudo, essa métrica não revela se o seu site está gerando conversão, isto é, não adianta você ter uma alta taxa de cliques se a sua vendas, ou conversões não estão subindo.
Ainda assim, essa não é uma métrica que deva ser ignorada.
Ela normalmente é apresentada em porcentagem, logo:
CTR = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

Taxa de abertura de E-mail

Como o nome diz, a taxa de abertura de e-mail revela a quantidade de pessoas da sua lista que clicaram para ler o seu e-mail disparado.
Dica: Para aumentar essa taxa, escreva assuntos interessantes, uma boa forma de analisar qual dos assunto mais atrai a sua audiência é testando diversos tipos.

Taxa de Cliques em E-mail

Tendo como base essa métrica, você pode realizar diversos testes em seus e-mails, dessa forma, descobrindo qual dos formatos gerar mais mais cliques!
Uma boa forma de aumentar essa taxa é a utilização de CTA, em outras palavras, um botão colorido com um link. Imagens com links dentro do corpo do e-mail também é uma boa forma de aumentar essa taxa.

Devo apenas me concentrar nessas métricas?

De jeito nenhum!
Não importa qual o seu objetivo, gerar mais tráfego no site, construir uma base de dados ou vender.Notebooke com métricas a mostraTodas as métricas estão ali com a finalidade de auxiliar em algo, algumas são menos relevantes que as outras, isso é um fato, mas elas não devem ser descartadas.
Para que você tenha sucesso com as campanhas online, é necessário estudo, muitos testes e o entendimento dessas métricas certamente pode te ajudar.
Existem hoje diversas ferramentas que podem te ajudar com essas métricas, o Google Analytics é um ótimo exemplo.
Além disso, cada rede social tem o seu próprio sistema de métricas.

Mas, nada disso vai importar se o seu conteúdo postado não for altamente relevante para o seu nicho!
De qualquer forma, espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre essas métricas e a sua importância.
Comenta aí qual dessas métricas fazem parte da sua análise e porque! Vou adorar saber!

 

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