Imagem de capa do post "Estratégias que Todo Profissional de Marketing Digital deve Utilizar"; Nesta foto temos uma mulher mexendo no computador

Estratégias que Todo Profissional de Marketing Digital deve Utilizar

O mundo do Marketing Digital é bem vasto. Basta olhar para a quantidade de temas que abordamos aqui no blog.

Toda a semana, durante o ano inteiro, falamos da importância que os novos meios de comunicação trouxeram para a forma com que realizamos o Marketing.

Ser profissional na área de Marketing Digital requer um leque vasto de conhecimento, claro que você pode optar por algum assunto mais específico também.

Sendo assim, cada vez mais existem diferentes vagas para diversos tipos de atividade na área. Mas, no final, é bom ter uma base sólida do básico.

Então, o que seria esse básico? Quais as melhores estratégias? Com o que o profissional de Marketing Digital precisa lidar?

Tentaremos responder essas e outras perguntas no texto de hoje.

Prepare seu café, abra o word, destaque seus post-its e vamos nessa!

O que é Marketing Digital?

Podemos passar o dia todo aqui falando sobre o que é Marketing Digital.

Então, para não perdermos muito tempo neste assunto, vou dar uma breve resumida:

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de atividades, voltadas para a atração de clientes através do mundo digital, seja por sites ou redes sociais.

O que dá uma vantagem muito grande no alcance, já que podemos usufruir de diferentes canais de comunicação (alguns gratuitos) para chegar diretamente no nosso público alvo.

Alguns tipos de vantagem que encontramos:

  • Diversas ferramentas de comunicação;
  • Engajamento;
  • Agilidade;
  • Segmentação;
  • Proximidade com o cliente;
  • Custo benefício;
  • Métricas detalhadas;

Os meios de comunicação online vieram para ficar.

Eles crescem cada dia mais, e os meios de propagar a imagem da sua empresa precisam acompanhar este trem de oportunidades.

 

Imagem de uma tela de computador, com dados na tela.

Estratégias da profissão

Aqui no blog, lançamos posts falando sobre estratégias que você precisa utilizar no seu Marketing, por exemplo: Marketing de conteúdo; site institucional; blog; redes sociais; SEO, etc.

Sendo assim, hoje vamos abordar outros tipos de estratégias que o profissional de Marketing Digital precisa saber/trabalhar com isso.

Entendendo sobre SEO e métricas de Google Analytics, uma pessoa formada em Jornalismo, pode trabalhar como redator. Criar artigos, infográficos, até e-books. Tudo isso fazendo parte do Marketing Digital da empresa.

Então, seguindo nesse pensamento, pessoas que fizeram faculdade de publicidade ou design, por exemplo, tem aptidão necessária para fazer posts com imagens em alta qualidade e chamativos.

No fim das contas, o que você precisa se atentar é na competência que aquela determinada parte do Marketing Digital exige.

Vamos, então, falar sobre algumas estratégias de Marketing que existem atualmente.

Inbound Marketing

Subvertendo o modelo tradicional do Marketing, o Inbound Marketing — conhecido como Marketing de atração — faz com que o cliente procure a empresa, por livre espontânea vontade.

Para que esta ação aconteça, é preciso criar ações diversas, visando atrair seu público alvo, seja pelas redes sociais ou site.

Sempre, é claro, procurando saciar as necessidades deste seu potencial cliente.

Criando esta conexão, as pessoas irão notar o quanto o seu conteúdo relevante ajuda nos problemas/dúvidas que possuem, tornando a voltar no seu site com uma frequência cada vez maior.

O resultado disso tudo será:

  • Melhor ranqueamento do seu site pelo Google,
  • Pessoas recomendando seu conteúdo para outras (o famoso Marketing boca a boca),
  • Conhecer melhor as preferencias do seu público,
  • Aumentar suas vendas de produtos ou serviços.

SEM

A sigla SEM significa Marketing de mecanismos de busca (Search Engine Marketing).

Este é o nome dado para está estratégia, que foca em melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca que tanto utilizamos: Google, Bing, Yahoo, etc.

Este segmento trabalha tanto com mídias orgânicas ou pagas, depende de qual é seu planejamento.

Crescimento orgânico: Levando em consideração que a Google é o mecanismo de busca mais utilizado por todo mundo, para aumentar sua posição e conseguir mais destaque, saber trabalhar com as regras de SEO é essencial.

Claro que não vai depender só deste fator. Seu conteúdo precisa ser bom para que mais pessoas entrem no seu site, ter uma imagem de capa chamativa também ajuda.

Este método demora mais para gerar resultados, digamos que é um investimento a longo prazo. Porém, depois que você ganhar maior notoriedade, fica um pouco mais fácil.

Crescimento pago: Já liberando um pouco de dinheiro, o retorno tende a ser extremamente rápido, basta escolher palavras-chaves que se adequem com o conteúdo em questão.

Vale avaliar com cuidado esta questão, pois, quanto mais palavras-chaves você selecionar, maior será a chance de seu site aparecer na primeira página do Google, mas também o valor monetário investido também aumenta.

Display Ads

Aposto que você, ao acessar algum determinado site, reparou em banners com alguma propaganda relacionada com o conteúdo da página na qual você estava.

Este é um meio direto e assertivo de chamar atenção do usuário, principalmente dessa maneira segmentada, que acerta em cheio o que aquela pessoa — teoricamente — precisa naquele momento.

Como são uma mistura de imagens e texto, é preciso criar algo chamativo, bonito e que consiga transmitir a ideia central usufruindo de pouco texto.

Marketing de afiliados

Tudo consiste em alguma empresa distribuir o seu produto/serviço para um influencer que tenha um bom número de seguidores e, tenha algum tipo de conteúdo que relacione com seu produto/serviço.

Neste caso, essas “celebridades digitais” ganham algo em troca, seja comissão pela venda, ou ficam com aquele produto que estão divulgando.

Claro que não fica só restrito a influencers. Você também pode fazer parceria com sites ou blogs, para conseguir colocar algum banner, por exemplo.

Criar um blogpost falando do produto, um podcast, opções é o que não falta.

O marketing de afiliados está em grande expansão atualmente, gerando renda para muitas pessoas.

 

Imagem de uma mulher utilizando o notebook

Produção de conteúdo

Hoje em dia ninguém quer seguir um perfil de empresa que só fica divulgando seus produtos.

As pessoas procuram algum tipo de conteúdo que agregue algo em suas vidas.

Mesmo que seja apenas um meme de internet, ele ainda tem uma função.

A produção de conteúdo é um dos princípios mais básicos do Marketing Digital, atualmente, é praticamente obrigatório.

Você não tem site nem blog? Ainda assim, nas redes sociais é preciso ter um trabalho de produzir alguma imagem relevante, que traga algo novo para seu público.

É bom para a sua marca ser criativo e autentico com o que você posta. Ou seja, isso é algo que “obriga” os usuários a entrar no seu perfil ou blog, pois só encontrarão aquele tipo de conteúdo vindo da sua empresa.

Outro ponto crucial é ter um bom ritmo de postagens. Nada de postar constantemente por um mês inteiro, depois sumir do nada! Tenha uma frequência fixa.

Acho que não preciso avisar isso, mas… preste atenção na escrita. Você não vai querer passar um ar de amadorismo, e perder clientes pelo simples fato de não escrever frases entendíveis.

E-mail Marketing

Por mais que não pareça, o e-mail Marketing ainda tem calorias para queimar. Este método de divulgação evoluiu bastante através dos anos, mas ainda precisa ser utilizado de maneira planejada.

Existem várias possibilidades de envio de e-mail. Você pode optar por:

  • Divulgação de produtos,
  • Promoções exclusivas,
  • Novidades da sua empresa,
  • Avisar quando um post novo for postado.

Sendo bem planejado, estruturado e visualmente bonito, este método pode render ótimos resultados.

Não sabe como adquirir o e-mail dos seus potenciais clientes? Fácil!

Ofereça um ebook gratuito, basta que o usuário que tenha interesse no conteúdo coloque seu nome e e-mail.

Então, crie um formulário simples (no Google Forms mesmo) pedindo um feedback sobre o que estão achando do seu conteúdo, por exemplo.

Dessa maneira, você pode pedir para que deixem o e-mail.

Enfim, maneiras diferentes e honestas, é o que não falta.

Gestão de Redes Sociais

Este é um item obrigatório. Uma empresa que não está presente nas redes sociais, é uma empresa inexistente para as pessoas.

Milhões de pessoas utilizam esse novo meio de comunicação todos os dias, em qualquer lugar, e se pudessem, talvez até ficariam o dia inteiro.

Perder a oportunidade de interagir com seu cliente, desenvolver uma relação construtiva, conseguir atingir seu público alvo mais facilmente, é um tiro no pé.

Por estes motivos — e muitos outros — gerenciar suas redes sociais é imprescindível para o negócio.

Sabendo em qual plataforma está seu público, invista em:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Fique por dentro do que seus concorrentes estão fazendo;
  • Responda os comentários dos usuários;
  • Analise as métricas obtidas;
  • Tenhas postagens regulares, etc.

Algumas vagas na área

Ainda está duvidando?

Pesquisando em três plataformas de vagas diferentes, podemos observar que o que dissemos condiz com as descrições destas vagas.

Cada função, requer conhecimentos e maneiras de execução diversificadas.

Sendo assim, para exemplificar melhor, escolhemos três tipos de vagas: redator, gerente de Marketing Digital e Analista de Inbound Marketing.

Observe abaixo para mais detalhes.

Imagem de uma vaga para Redator

 

Imagem de uma vaga para Gestor de Marketing

 

Imagem de uma vaga para Analista de Inbound Marketing

Que conhecer mais vagas do tipo?

Acesse nosso post sobre “5 Profissões dentro do marketing digital que merecem a sua atenção!“.

Além de falar da profissão de gestor e produtor. Falamos sobre social media e trade marketing, confere lá.

Ponto de partida!

Se você leu este post até o final, é porque tem interesse neste assunto. Dessa maneira, recomendo que continue por aqui! Temos diversos outros tipos de conteúdo, relacionado a este assunto, que certamente vai lhe ajudar.

Já deixei linkado alguns no decorrer do texto. Todavia, fique à vontade para pesquisar livremente no site, talvez, tenha algo específico que você esteja procurando.

Então, fique de olho que toda semana lançamos novos posts, trazendo informações extremamente úteis.

Comente aqui em baixo, queremos receber sua crítica, dúvida ou sugestão.

E por fim, não esqueça de compartilhe com seus amigos, isso ajuda bastante a gente.

 

 

2 comentários sobre “Estratégias que Todo Profissional de Marketing Digital deve Utilizar”

  1. Pingback: Descubra os 17 Maiores Erros Cometidos no Marketing Digital - THAIS NOBILE

  2. Pingback: Como Funcionam As Parcerias No Mundo Do Marketing Digital - THAIS NOBILE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *