Criatividade: 20 dicas incríveis para se tornar mais criativo!

Afinal, o que é criatividade?

Uma expressão que gosto é: “A criatividade é beliscar as ideias para que acordem”.

Sim, porque elas estão dentro de nós, mas dormem.

Dizem que a necessidade é a mãe das soluções, das invenções e da criatividade.

Em parte é verdade, mas sem a inspiração e o querer, a necessidade pode conduzir à inanição e não ao insight criador.

Creio que a criatividade, nos dias de hoje é uma peça fundamental para qualquer trabalho.

Considerando a quantidade de informação presente e que cresce a cada dia, a probabilidade de padrões se repetirem é extraordinariamente grande. 

Então, como diferenciação você precisa da criatividade.

A criatividade é isso, é deixar pedaços de informações e dados “cozinhando” juntos, para uma certa hora eles emergirem combinados e de novas formas.

Então, é possível exercitar essa habilidade fazendo coisas novas, e usando novas combinações.

criatividade

Pouco a pouco aprendemos a pensar fora da caixa. 

A criatividade é a inspiração expressada em soluções para fazer as coisas de um jeito melhor e mais fácil, gastando menos ou tornando as coisas mais belas e surpreendentes.

Então, trata-se de algo que todos temos em maior ou menor grau, a vida é cheia de desafios e precisamos ser criativos até quando escolhemos um caminho mais rápido, ou uma forma mais fácil de fazer coisas corriqueiras do cotidiano com menos esforço.

O que diferencia as pessoas consideradas “criativas” das outras são características como: curiosidade, inconformismo, ousadia para mudar as coisas, maior persistência para resolver problemas e muito mais.

Entretanto, qualquer um que exercite a capacidade de resolver problemas, e se exponha mais a estímulos do todos os tipos, pode melhorar sua criatividade.

Muitas vezes, esses estímulos chegam de maneiras diferente ao longo da vida. Por exemplo: Você já releu um livro que gostou muito só que anos depois? Aposto que a sua percepção dele mudou bastante.

Aos longo do tempo e das experiências de vida a criatividade de cada se altera drasticamente. Mas ela pode ser estimulada ao longo desse tempo ou desestimulada também.

 

Algumas dicas para ser mais criativo:

1.Observação

Uma forma de ser criativo é observando as coisas na sua mais pura essência, para então poder mudar algo que talvez não seja necessário ser como é ou também para aperfeiçoar algo que já existe.

Se a solução para algum problema não aparece, é um sinal de que você está tentando responder a pergunta errada. 

Questione-se. Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.

 

2. Saia da rotina

Quando estamos presos em uma rotina não percebemos inúmeras coisas que acontecem à nossa volta. 

Por isso, é importante fazer atividades incomuns e aprender coisas novas e diferentes para “ver as coisas de outro jeito”.

Ao ter curiosidade sobre assuntos distintos, você acaba estimulando a criatividade, pois começa a unir diversas informações para demonstrar seus próprios pensamentos, sentimentos e etc.

 

3. Converse com pessoas diferentes

É comum que as pessoas se acostumem a frequentar certos meios e falar sempre com as mesmas pessoas. Muitas vezes essas mesma pessoas têm as mesmas afinidades, o que acaba te deixando dentro de uma “bolha”.

Isso pode ser uma causa da estagnação de novas ideias e oportunidades, porque os assuntos sempre serão os mesmos, sem novos desafios intelectuais ou estímulos.

 

4. Descansar também é importante

Não se pode forçar o cérebro a ser criativo o tempo todo. Ele também precisa de horas de descanso e tranquilidade.

Grandes empresas como o Google tem salas com videogames e outros jogos para que os funcionários consigam estar relaxados o suficiente para criar.

Escrever um poema, um artigo ou mesmo pintar um quadro e fazer uma escultura são atividades que exigem inspiração. Mas, ao mesmo tempo, elas podem também te relaxar.

A inspiração e a ação andam sempre juntas. Quando forçamos muito a imaginação é normal não ter boas ideias logo em seguida. Mas quando começamos alguma ação, aos poucos, a inspiração vem.

Tenho certeza de que você já passou por isso. Assim, é importante alimentar as percepções com novos estímulos e voltar ao trabalho depois de um período de descanso, uma caminhada, um passeio, uma soneca, ouvir uma música e dançar, ou tomar um banho relaxante.

Ao revisar o trabalho, sempre conseguimos melhorar o que já foi feito antes, e fazer coisas novas.

Quanto mais intervenções forem feitas, melhor será o resultado final.

 

5. Organização 

Pode até parecer estranho falar de criatividade e organização ao mesmo tempo.

Muitos filmes retratam pessoas criativas como bagunceiras e desorganizadas. 

Mas, a organização pode ser uma incrível aliada da criatividade.

Afinal, se você consegue organizar bem a sua semana, não vai precisar se sentir preocupado ou algo do tipo quando for descansar, pois sabe que tem aquele tempo disponível na agenda.

Conheça as Ferramentas de Marketing Digital que utilizo na minha empresa: Um guia completo para melhorar a sua organização e produtividade.

 

6. Não crie padrões para a criatividade

A criatividade não possui forma. Pondere por melhores fontes de informações e entretenimento. Seja capaz de inspirar e dê incentivo para que os demais façam o mesmo, mas cada um à sua maneira.

O que é criatividade para você, certamente não será para o outro. E é importante respeitar isso.

Abrace a liberdade que é a imaginação e transforme-a em algo! Seja lá qual for o formato!

Cultive a habilidade de se expressar e modifique o que já está consolidado em sua mente.

Cozinhe, escreva, filme, pinte. Apenas, crie!

criatividade

 

7. Mantenha a mente aberta

Pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem!

Portanto, quanto mais diversificado for o ambiente em que você vive, melhor!

Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras.

Frequentar lugares que você nunca foi e até mesmo aqueles que você tinha um pré-julgamento negativo podem reajustar o seu modo de pensar sobre alguns assuntos.

No mundo faltam pessoas com a mente aberta! Pessoas que são tolerantes ao modo de pensar do outro e que sabem viver em harmonia com as diferenças.

Pense sempre no que você pode aprender com a diferença de opinião do outro e não o como ele ”está errado” por não pensar como você.

 

8. Valorize-se!

Muitas vezes nossas expectativas em algum assunto são tão altas que elas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba destruindo toda a criatividade. 

Mas, por sorte, ninguém pode acabar com esta capacidade sem o seu consentimento. 

Então, confie na sua intuição e valorize o seu potencial criativo a cada ideia nova!

Não descarte nada! Anote em uma folha de papel, rabisque, escreva e coloque em prática.

E lembre-se: Nunca deixe que alguém DECIDA no que você deve acreditar ou não.

 

9. Reveja ideias do passado

Você tem um caderninho de anotações de ideias? Se não tem, deveria começar um hoje mesmo.

Se você já tem, releia de tempos em tempos as suas anotações.

Pode ser que uma ideia maravilhosa que você teve anos atrás e que era inviável na época, agora se encaixe perfeitamente no momento em que está vivendo!

criatividade

 

 

10. Deixe a emoção fluir!

Quando estamos em um estado de medo ou de depressão, você evita compromissos sociais, novidades e coisas que te tirem da zona de conforto.

Contudo, é importante aceitarmos que a vida tem altos e baixos, e sempre será assim. Ou seja, indivíduos altamente criativos também podem ter longos períodos de ansiedade, tristeza, melancolia ou irritabilidade.

Mas, eles procuram encontraram maneiras de usar esses estados para estimular sua criatividade, usando o trabalho criativo como uma forma de expressar e aliviar seus sentimentos negativos.

Assim, tais sentimentos agem como motivadores para a criatividade e o trabalho criativo funciona como uma espécie de terapia.

 

11. Leia um livro

Você já leu algum livro hoje? 

Podem ser romances, poesia, ficção científica, livros científicos, livros que você já leu, livros que ninguém lê, livros velhos ou livros novos.

Sabe porque pode ser qualquer um? Porque todos partilham algo: Eles guardam ideias!

As ideias são poderosas, estão na base da criatividade. Qualquer livro pode te estimular a pensar de maneira diferente sobre algum assunto.

Nunca se esqueça dessa frase: as pessoas morrem, ideias não!

 

12. Natureza

Tem contato com a natureza é algo extremamente raro para quem vive nas loucuras da cidade grande. Assim, sempre arrumamos algo diferente para fazer, mas nunca vamos curtir um tempinho no meio mato para relaxar.

Além dos inúmeros benefícios que a natureza nos dá como seres humanos, ela está sempre lá para os poetas, músicos, pintores, escultores, enfim, para todos os que busquem e respirem criatividade. 

A natureza é a alma da criatividade. Inúmeros pintores e artistas são dedicados a representar a beleza da natureza em seus mais diferentes aspectos e ângulos.

Mesmo que você só a procure como um período de descanso para o cérebro, sabemos, como falamos anteriormente aqui neste post, que o descanso também é fundamental para estimular a criatividade.

 

13. Filmes e seriados também são importantes

A sétima arte tem o dom maravilhoso de nos fazer imergir completamente em outro universo e, com isso, fazer o tempo passar como um foguete. 

O enredo nos abraça aos poucos (principalmente nos seriados), ganha personagens, falas, cenários, cores, sons, vida!

Não se trata de ver um filme por ver, é muito mais do que isso. Durante um filme ou um seriado no Netflix, conseguimos acompanhar de perto e avaliar o crescimento da história.

Afinal, como aquilo pode acontecer com tal personagem? Porque ele reagiu daquele modo, como é que a história chegou a este ponto? Que relações o autor considerou importantes para o enredo? 

E, assim, estamos aprendendo com aquilo, estimulando completamente a nossa criatividade e adquirindo novos conhecimentos e opiniões sobre as pessoas e o mundo.

Analisar tudo isso faz expandir a capacidade de criar.

 

14. O poder da música

É inegável o poder que a música tem sobre o cérebro humano. Através de uma música podemos “voltar no tempo” para determinado acontecimento, seja ele bom ou ruim.

Tenha certeza que você já passou por isso. A memória auditiva do ser humano é incrível.

Ao ouvir uma música o cérebro começa a associar a sentimentos, a situações da vida real, mistura essas situações com outras imaginárias, e PRONTO! Chegou uma ideia nova!

A música é uma linguagem universal.

 

15. O silêncio ajuda a criatividade

Em contrapartida ao item anterior, porém não menos importante, o silêncio também pode ser fundamental no processo criativo.

Afaste-se de todos os estímulos e barulhos do mundo moderno e deixe-se entregue ao pensamento. 

Nem que seja apenas para um pequeno momento de paz. O silêncio pode fazer milagres na renovação dos pensamentos.

 

16. Mão na massa!

O melhor conselho que tenho a dar é: fazer.

Certamente é possível haver epifanias criativas, mas na maior parte das vezes o melhor é simplesmente começar a fazer coisas.

Quer seja rabiscar, rasgar uma folha, queimar um bloco de madeira…Qualquer que seja o meio de trabalho, para haver criatividade é preciso procurar e “criar” essa mesma criatividade. 

Enfim, ela  eventualmente ela surgirá!

 

17. Exercite-se

Se exercitar e manter o corpo em forma irá  ajudar no melhor processamento do cérebro. Manter-se em movimento estimula a criatividade e ajuda a equilibrar as tensões do dia.

Nem que seja uma caminhada leve durante o dia de trabalho já irá mudar completamente o ritmo das coisas.

18. Durma bem

A falta de sono é muito ligada a quem trabalha com a criatividade e tem prazos de entrega. 

Mas, a privação do sono diminui drasticamente a criatividade.

Então, durma bem e tome bastante água para manter os níveis de stress baixos e a imaginação em alta!

 

19. Aceite o bloqueio criativo

Bloqueio criativo é algo que qualquer escritor, designer, pintor, editor, youtuber ou qualquer profissão que necessita de criatividade, passa.

Apesar de normal, bloqueios criativos podem ser complicados, principalmente se você possui um prazo de entrega. Mas não ter vontade ou inspiração para produzir algo pode ser desesperador. E desespero não vai ter ajudar a produzir algo com qualidade.

Planejar as suas tarefas com antecedência pode te ajudar a combater o bloqueio criativo. Quando você define o que será feito, seu cérebro automaticamente ficará pensando naquelas tarefas e por consequência, lhe dará ideias de como executá-las.

criatividade

Se você perceber que está em um bloqueio, uma boa forma de desencadear ideias novas é consumindo conteúdo novo e de qualidade. Então, como já indicamos aqui, vá ouvir uma música, ver um filme, ler um livro, ou até mesmo entrar em contato com a natureza.

Com certeza você voltará ao trabalho renovado.

Sabia que nada é de fato perfeito, você apenas precisa acima de tudo, fazer o seu melhor sempre!

*Quer saber mais sobre bloqueio criativo? –>> CLIQUE AQUI!*

 

20. Estabeleça metas

Mesmo que a criatividade não seja algo tão controlável ao ponto de se colocar em uma planilha, ter metas anotadas pode te ajudar.

Um pouquinho de pressão em relação a prazos e etapas de um projeto pode estimular a criatividade. 

Entender quanto um processo criativo está demorando para ser concluído é importante também no processo de aperfeiçoamento da criação.

Afinal, o tempo passa e a gente nem percebe que ficou meses no mesmo projeto! Então coloque suas metas no papel.

 

Enfim, após essas 20 dicas incríveis sobre criatividade eu espero que você esteja pronto para colocar a mão na massa e melhorar o mundo de infinitas maneiras!

Mas não se esqueça: observe o mundo ao seu redor e tente sempre dar uma sua leitura pessoal. Observe a natureza, suas formas, cores e texturas. Vá a exposições e se permita observar as obras.

As pessoas também tem muito a ensinar e são sempre um incentivo profundo ao processo criativo!

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,