Tudo que o Instagram da sua marca deve ter para fazer sucesso!

Para se ter uma presença online de sucesso, as empresas precisam estar na maioria das redes sociais, isso é um fato.
Uma das melhores redes sociais para se estar hoje, sem dúvida nenhuma é o Instagram.

O Instagram é excelente para se divulgar a sua marca e engajar os seus clientes.
Por isso, no post de hoje eu separei algumas dicas e sacadas que você precisa implementar na página da sua marca!
Vamos lá?

Identidade visual no Instagram

Um notebook com um perfil do instagram aberto
A identidade visual da sua empresa é o cartão de visita para os clientes, usuários e parceiros da marca. Por isso, é necessário um planejamento bem detalhado para se defini-la.
Criar um perfil característico da sua marca não é uma tarefa muito fácil, porém está longe de ser impossível.
Para se criar uma identidade visual coerente, é necessário respeitar as particularidades que cada marca possui.
Para se realizar tais feitos, vamos deixar algumas dicas que podem te ajudar:

Defina uma paleta de cores

Qual a paleta de cores utilizada na sua identidade visual? Você, como marca, precisa saber disso.
Através dessa paleta que você deverá basear a suas postagens, afinal, não tem sentido apostar em filtros e cores que não fazem parte da sua paleta certo?
Quando a empresa utiliza essa paleta de forma correta, ela acaba por sendo reconhecida em qualquer lugar, de maneira espontânea.
Vamos exemplificar:
Print do perfil da empresa nubank no instagram
Esse é o perfil do Instagram da empresa Nubank. A identidade visual da empresa, é baseada num tom de roxo certo? Agora, vamos olhar um pouco para o seu feed:
Print do feed da empresa nubank no instagram
Percebem que o roxo sempre está em destaque? A ponto de você conseguir identificar que o perfil, é o perfil do Nubank?
Hoje, muitas empresas investem pesado na identidade para que os clientes conheçam mais sobre a marca e não a confunda com outra.

Estratégia Visual no Instagram

Aqui, se trata da estrutura das suas publicações. Nas suas imagens aparecerão pessoas? Elas irão aparecer de fato na foto ou apenas algumas partes do seu corpo? Será que só as fotos dos seus produtos bastam?
Caso você tenha um blog ou site, apenas notícias aparecerão nas publicações? Ou apenas as imagens de capa dos seus posts?
Tudo isso deve ser definido com antecedência para se estabelecer um padrão da marca.

Recursos gráficos são bem vindos!

A edição de imagens sempre estará presente nas campanhas de marketing digital, principalmente as realizadas nas redes sociais.
Ter uma identidade visual bem definida é basicamente estabelecer um padrão para o seu perfil. Logo, fotos com diferentes processos de edição podem deixar o seu perfil comercial bagunçado e sem sentido.

Filtros de imagens podem sim trazer um novo tom para uma imagem, porém se a sua identidade visual contar com recursos gráficos como vetores, símbolos e interferências em geral, é essencial que eles conversem entre si.
Apesar dessa edição ser uma boa maneira de melhorar as suas fotos, sempre tente pensar na naturalidade.
Um recurso muito legal se de utilizar é  o Feed Mosaico.

Esse que por sua vez é uma maneira de mesclar diferentes fotos, de modo que elas se completem quando acessamos o feed do Instagram!
Para ilustrar isso vou deixar um print do Instagram da Luciana Levy:
Print do feed mosaico do instagram da Luciana Levy
Para quem interesse em descobrir como faz esse tipo de publicação, vou deixar um link com um vídeo dela, onde ela explica passo a passo como fazer esse tipo de feed.

Tamanho é importante!

O Instagram assim como qualquer rede social, possui seus próprios tamanhos recomendados de imagem.
Por isso é correto afirmar que a sua foto de perfil, stories e foto do feed, precisa estar dentro das proporções estabelecidas.

Isso irá garantir um perfil mais bonito e profissional.
Clique aqui e confira o nosso post onde eu mostro os tamanhos ideais das imagens nas redes sociais!

Conteúdo

Imagem de uma foto sendo tirada no instagram
O conteúdo é um fator crucial para qualquer tipo de campanha online, não apenas no Instagram!
É o conteúdo que vai falar com seus seguidores e estimulá-los a interagir com a sua marca! Ou seja, a qualidade precisa estar presente!
Vamos deixar algumas dicas para te ajudar nesse quesito ok?

Edite bem a sua Bio do Instagram

A bio é o local onde você descreve um pouco do seu negócio.
No perfil do Instagram, existem vários tipos de informações disponíveis para serem editadas, como por exemplo:

  • Nome
  • Nome de usuário
  • Foto de perfil
  • Biografia
  • Categoria
  • Telefone
  • Site

Aqui, o usuário saberá exatamente do que se trata o seu perfil, por isso, é muito recomendado que você insira links e hashtags que se encaixem dentro do seu nicho.
Uma dica muito válida é se utilizar Emojis, saiba mais o porque disso clicando aqui!
Você pode saber mais sobre a bio clicando aqui!

Insira Links!

O ponto principal das campanhas de marketing digital é guiar os usuários para que o mesmo realize alguma ação.
Entretanto, de nada serve essa estrategias se você não adicionar algum link que o leve para o seu site, produto, grupo, contato e etc.
Eles são de extrema importância, principalmente se sua empresa for um e-commerce.

O Instagram, infelizmente só possibilita incluir um único link na biografia do perfil.
Porém, existem serviços que conseguem suprir esta necessidade. Eu falo mais sobre isso neste post!

Faça Stories!

O Stories é uma ferramenta que permite o usuário postar fotos e vídeos (curtos), que só podem ser visualizados por um curto período de tempo, além de ficarem no ar por apenas 24 horas.
É essa  função que se inspirou no Snapchat!

Não utilizá-la hoje na sua estratégia de marketing digital é quase um sacrilégio! Isso porque já foi revelado que as pessoas, ao acessarem a rede social, olham primeiro o Stories e depois o Feed.
Em outras palavras, o Stories é mais do que obrigatório para qualquer estratégia.

Eles são feitos para serem mais leve e casuais, afinal, eles serão apagados depois de 24 horas.
Hoje, o Instagram stories possui diversas ferramentas que podem te ajudar a aumentar o engajamento dos seus seguidores.
É o caso das:

Onde você pode realizar uma pergunta e os seus seguidores podem te responder através do chat privado.
Você também é capaz de postar as respostas no seu Stories.
Os usuários irão receber a notificação que você respondeu determinada pergunta e podem interagir muito mais com você!
Print de um storie com uma pergunta

  • Gifs

Além de textos e marcações, também é possível adicionar gifs no seu stories.
Eles são normalmente utilizados para publicações voltadas para o humor. Apesar de divertidos tenha cuidado, um stories com muitos gifs pode ser visualmente poluído.
Print de um storie com gifs

  • Enquetes

Possui uma função semelhante com o recurso anterior, todavia, esse limita a resposta dos usuários a duas alternativas. É excelente para conseguir respostas simples.
Print de um storie uma enquete

  • Testes

Também possui a mesma função, porém é mais utilizado para que o usuário acerte uma resposta correta, além de oferecer mais opções de alternativas.
Print de um storie com um teste

  • Contagem regressiva

Quer realizar uma contagem regressiva para o lançamento de algum produto?
É para isso que essa ferramenta serve! Muitas marcas também utilizam esse recurso para avisar sobre alguma live, ou até mesmo aniversário.
Print de um storie com uma contagem regressiva

  • Hashtags

Assim como nas publicações normais do feed, da para inserir hashtags nos Stories. Assim, você poderá classificar essas imagens, aumentando muito mais o seu alcance. Também é possível marcar o perfil de alguém dentro do seus stories!
Print de um storie com uma Hashtag

  • Localização

Esse recurso serve informa a sua exata localização onde aquela, foto, vídeo está sendo tirada. É uma ferramenta obrigatória para quem quer divulgar eventos, ou até mesmo a localização de uma loja física!
Print de um storie com uma localização
Lembrando que todos os stories podem ser analisados através da ferramenta de métricas disponível nos perfis comerciais do Instagram!
Outro recurso utilizado são os filtros de vídeos como o Boomerang, Mãos livres, SuperZoom e Rebobinar.

Dica: Poste os bastidores da sua marca, isso humaniza o seu perfil, facilitando a empatia e o engajamento com os seus seguidores.

Lives são sempre bem-vindas no Instagram!

Uma live é um evento ao vivo transmitido de algum dispositivo que tenha conectividade com a internet, visando interação entre o público e seu interlocutor.
É como uma ligação por vídeo do WhatsApp, só que ao invés de falar com uma pessoa, você está sendo visto por várias.

A grande vantagem desse recurso é que você pode realizá-lo em qualquer lugar, desde que você possua uma boa conexão com a internet.
Elas são excelentes para aumentar a interação com o seus seguidores, e fidelizá-los. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!

De atenção para os seus seguidores!

Vou te fazer uma pergunta: Você gosta de páginas que nunca respondem os seus seguidores?
Páginas que nem se dão o trabalho de agradecer algum elogio? Não né?
Ninguém gosta.

Esses perfis serão lembrados de forma negativa por todos os que o seguem. Por consequência, os seus seguidores podem perder o interesse.
Então, por favor, Responda os seus seguidores!

Eu sei que nem sempre dá para fazer isso! Cada um tem uma rotina diferente, com a correria, eu entendo.
Mas tire uma hora do seu tempo para responder todos os seus comentários! todas as suas interações no stories e todas as pessoas que mandaram algo pelo chat!
Nem que seja um link, um emoji, qualquer coisa, mas responda!

Principalmente as dúvidas! Ninguém quer comprar algo se tem algo de suspeito certo?
Empresas que tratam bem os seus clientes e seguidores sempre estão na boca do povo, a Netflix mesmo está sempre sendo comentada pelas suas respostas.
É assim que se conquista o seguidores, é assim que se conquista um cliente!

Estude, planeje e faça!

Imagem de um smartphone com um notebook
O Instagram está presente em quase todas as estratégias de marketing digital atualmente, não importando o tamanho da empresa.
Para se crescer e aumentar a visibilidade e a presença online da sua marca, é necessário a realização de um estudo muito aprofundado da sua marca.

Com essas dicas espero que o seus olhos tenham se aberto depois desse post! Essas dicas certamente podem te ajudar e muita na criação do seu perfil comercial!
Mas estou curiosa, vocês já conheciam essas sacadas? Possuem algum perfil comercial favorito? Eles utilizam algumas dessas dicas?

 

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