Marketing Digital para Pequenos Empreendedores

Primeiramente gostaríamos de dar os parabéns para você que é pequeno empreendedor e está em busca de conhecimentos sobre marketing digital!!

Se você chegou até aqui é por que quer crescer e transformar o seu negócio em algo grandioso e que dê lucros. Nós sabemos muito bem que ser empreendedor não é uma tarefa fácil, principalmente no cenário econômico do nosso país.

Antes de começarmos a falar em marketing digital para pequenos empreendedores, temos uma dica valiosa: planeje-se para continuar crescendo!

O site do Sebrae, por exemplo, oferece uma infinidade de cursos para você moldar o seu modelo de negócios e daí sim pensar em estratégias de marketing.

Até hoje no Brasil, existem empresários que entendem o Marketing digital como um gasto desnecessário e, geralmente é a primeira área a ser cortada em momentos de crise.

Porém, o marketing digital nada mais é que um investimento, com ele é possível traçar estratégias com início, meio e fim e avaliar os resultados.

Você que está no início do seu negócio é natural não querer arriscar logo de cara em investimentos.

Entendemos que provavelmente você não tem um orçamento gigantesco para publicidade.

 

Comece pelo Marketing de conteúdo!

Por mais que seja tentador e de certa forma uma obrigação querer vender o seu produto, uma hora os seus seguidores irão deixar de consumir os seus posts por falta de interesse.

A dica é sempre mesclar posts de produto com conteúdos relevantes e que agreguem alguma coisa ao seu consumidor.

Exemplo: você vende calças jeans, publique conteúdos sobre modelagens, cores de jeans, qual o melhor tecido e look que combina com o seu produto.

O marketing de conteúdo serve para ser aplicado em e-mails, redes sociais, mensagens de Whatsapp, site da empresa.

Enfim, a ideia é entregar muito mais que um produto!  Então, vamos a algumas dicas valiosas de marketing digital para pequenos empreendedores:

 

Calendário editorial

Quando falamos de Marketing Digital e planejamento, há certos elementos que sempre repetimos exaustivamente para reforçar sua importância. Um dos tópicos constantemente abordado é da criação do calendário editorial.

O termo “calendário editorial” não se refere somente a “agendamento de postagens”. Mas é preciso avaliar qual é o melhor dia para ser postado, o horário na qual tem mais chance do seu público alvo estar online, o tipo de conteúdo, datas comemorativas e etc… Sem contar que, cada rede social possui o seu ritmo próprio, formato, público e particularidades.

Então, realizar a mesma publicação em todos os seus canais de comunicação, não vai gerar o mesmo resultado. Outro ponto é na organização de pautas e temas de conteúdo.

Como pode ver, calendário editorial é algo muito mais profundo e importante do que parece, e deve ser uma prioridade no seu planejamento.

Quer saber mais sobre calendário editorial? –> CLIQUE AQUI!  

 

Perguntas e Enquetes nos stories

Se você é um pequeno empreendedor existe algo essencial na sua estratégia! Conseguir engajamento com seus seguidores! Mas para isso existem inúmeras maneiras atualmente.

Porém, hoje vou destacar aqui apenas as Perguntas e Enquetes nos stories do Instagram.

Essas duas ferramentas de marketing digital aumentam significativamente a interação com as pessoas e te ajudam a entender mais sobre o seu público-alvo.

Então, use e abuse delas!  

 

Use hashtags

Uma ótima dica para quem está em busca marketing digital gratuito para uma pequena empresa é utilizar hashtags nas redes sociais como Instagram, Pinterest e Twitter.

Elas servem para indexar conteúdo, ou seja, elas agrupam os conteúdos por áreas de interesse.

Então, se você utilizar as # certas, o seu produto terá mais chances de chegar a um número maior de pessoas.

Contudo, pense em palavras curtas e que representem o seu produto: #calcajeans #modaanos90 #marketingdigital

No próprio instagram você consegue pesquisar quais as hashtags estão em alta e ver qual se encaixa mais com o seu segmento, também é possível criar alguma com o nome da sua loja, região e produtos.  

 

Unboxing

Unboxing nada mais é que o ato de tirar algo da caixa, ou desempacotar alguma coisa. Pois é, é isso mesmo!

Também é um formato de vídeo onde o seu objetivo é desempacotar algum tipo de produto e fazer comentários sobre o mesmo para que as pessoas vejam em detalhes como é.

Entretanto não parece nada demais não é mesmo? Mas esse formato de vídeo é extremamente interessante para todos que desejam comprar algo.

Usuários e fãs de alguma determinada marca, geralmente assistem esse tipo de conteúdo. Em muitos casos, potenciais clientes estão pesquisando mais sobre algum determinado produto assistem um unboxing para vê-lo nos olhos de outro usuário.

Então, se tiver a oportunidade, utilize essa técnica de marketing digital na sua empresa também!

Quer saber em detalhes tudo sobre unboxing?? –>> CLIQUE AQUI!  

marketing digital

 

Datas comemorativas

Essas datas são excelentes para conseguir atrair e engajar o seu público-alvo.

Entretanto, o conteúdo não deve ser elaborado de qualquer jeito. Muitas empresas e sites “comemoram” essas datas com apenas uma imagem com felicitações nas redes sociais. Por mais que essa imagem deva existir, só ela basta?

Mas você, como profissional, precisa enxergar a oportunidade que essas datas trazem consigo.

Será que vale a pena fazer uma grande promoção comemorativa? Por exemplo no dia das mães, dos pais, do amigo…

Saiba mais como usar as datas comemorativas da melhor maneira nas redes sociais CLICANDO AQUI!    

 

Tenha um blog para a sua empresa

Essa dica é sobre um tema que recebemos muitas perguntas: preciso ter um blog? Dá resultado ter um blog? A resposta é sim!

É uma das maneiras de conquistar o seu público, de atraí-lo para consumir o seu produto.

Afinal, como já dissemos aqui, você quer apenas vender um produto ou serviço e não ter clientes fieis que irão indicar a sua marca?

Pois bem, o blog funciona como um espaço para disponibilizar conteúdos ricos.

Dicas de conteúdos:

– Dicas de armazenamento do produto

– Receitas culinárias

– Bastidores do seu dia a dia

– Tendências de cor

– Inspirações para reformar a casa

 

Então, tudo isso vai depender do seu nicho, é claro. Mas não se limite em falar apenas do universo do seu produto.

 

Aproveite de todo o poder os vídeos

É claro que uma produção de vídeo bem elaborada pode custar muito caro.

Mas, com algumas dicas e cuidados você consegue fazer vídeos com o seu celular e publicar nas redes sociais. Por exemplo: você pode fazer um vídeo embalando uma compra de um cliente, explicando a funcionalidade de um produto ou até mesmo mostrando as peças da nova coleção.

Contudo, lembre-se de usar o CTA – call to action – uma espécie de chamada para ação. Você pode indicar o link do seu site, um número do whatsapp, enfim a ideia é instigar que os seus seguidores comprem o seu produto.

Não é preciso grandes produções para conseguir bons resultados. Porém, observe a luz do vídeo se consegue mostrar realmente o seu produto, prefira luz natural.

Cuidado com o cenário para não ser poluído demais, procure fundos neutros, e dê uma atenção ao áudio para que não seja ruim de ser ouvido. As pessoas gostam de saber os bastidores, então que tal um tour no seu escritório?  

*Como ganhar dinheiro no YouTube sem precisar aparecer nos vídeos?*

 

Lives e webinars

Ainda sobre vídeos podemos destacar a importância que as lives ganharam nos últimos tempos.

Aproveite esse boom das lives e pense o que é interessante para o seu público, você pode organizar o lançamento de coleções e ir respondendo perguntas ao vivo. Mas também é possível mostrar um novo projeto e receber o feedback logo na hora.

A dica é seguir a tendência é tirar proveito nisso! Cuidado para não exagerar e fazer live toda hora, e também não esqueça de divulga-la antes para que o seu público possa se preparar para assistir.

Quer montar um Webinar? Confira o nosso Guia Completo do Webinar nas Redes Sociais!

 

Podcast

Um podcast nada mais é que um arquivo digital de áudio transmitido através da internet.

O seu conteúdo pode ser variado, mas normalmente, os podcasts têm o propósito de transmitir informações.
As publicações dos arquivos podcast são feitas através de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS.

Isso permite que os internautas possam subscrever determinado post de seu interesse e acompanhar automaticamente todas as recentes atualizações dele.
Um sistema que não é muito diferente do que vemos no Youtube, por exemplo.
Os podcasts podem ter temas variados. Os mais populares costumam falar sobre cinema, TV, literatura, ciências, games, religião, humor, esporte, etc.

marketing digital

 

Cuide do seu endereço (virtual) – Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é fantástico, e principalmente para as empresas locais é uma ótima opção gratuita e eficaz.

Você lembra das listas telefônicas de antigamente? Se você não estivesse nelas é como se o seu negócio não existisse. Pois, o Google Meu Negócio é exatamente assim.

É uma listagem gratuita que permite que a sua empresa seja exibida no Google Maps.

Quando alguém pesquisar pelo nome da sua loja, ou pelo segmento ela aparecerá conforme a localização de quem está pesquisando.

Então, para estar mais bem posicionado, próximo ao primeiro lugar nas pesquisas, preencha corretamente os dados e adicione fotos da sua loja.

 

Monitoramento

Imagino que você já saiba o quanto as redes sociais são fundamentais para o seu negócio, não é mesmo? Porém, não basta criar um perfil em cada rede social e deixar sem nenhum abastecimento de conteúdo e sem responder as perguntas que aparecem no dia a dia. É aí que entra o monitoramento!

Afinal, o monitoramento de redes sociais é um trabalho fundamental para aproveitar todo potencial de negócio que vem das mídias.

Mas calma, você não precisa passar o dia inteiro grudado na tela para saber quantos comentários, curtidas e interações teve, existem milhares de ferramentas que facilitam a sua resposta mais rápida aos seguidores. Existem ferramentas ainda podem te proporcionar dezenas de métricas relevantes ao seu negócio. Confira algumas AQUI!

 

Espero que essas dicas te ajude a melhorar o marketing digital da sua pequena empresa!! Não desista! Com muito trabalho e dedicação você vai ver que os resultados virão!

 

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

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