O Podcast e o Seu Crescimento Estrondoso no Brasil!

“Como assim você não escuta nenhum Podcast?” Vocês já escutaram esse questionamento esse ano? Eu escutei muitos amigos e conhecidos falando exatamente essa frase para alguém.
Isso porque os podcasts ficaram muito populares nos últimos tempos. As pessoas escutam no trabalho, enquanto fazem exercícios, no trânsito, em casa, etc.
Eu mesmo já falei por aqui do porque você deve escutar um podcast, caso você tenha perdido… Clique aqui!
De qualquer maneira, no post de hoje, eu vou te mostrar o crescimento que os podcasts tiveram esse ano, além de te mostrar algumas grandes empresas que aderiram ao formato!

O que é um Podcast


Um podcast nada mais é que um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. O seu conteúdo pode ser variado, mas normalmente, os podcasts têm o propósito de transmitir informações.
As publicações dos arquivos podcast são feitas através de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS. Isso permite que os internautas possam subscrever determinado post de seu interesse e acompanhar automaticamente todas as recentes atualizações dele.
Um sistema que não é muito diferente do que vemos no Youtube, por exemplo.
Como foi dito anteriormente, os podcasts podem ter temas variados. Os mais populares costumam falar sobre cinema, TV, literatura, ciências, games, religião, humor, esporte, etc.

Crescimento


O podcast era considerado como uma “mídia antiga” ou até mesmo morta para alguns.
É, sem dúvida, um formato de mídia simples de fato, porém, nesse ano de 2019 o podcast caiu nas graças do público no Brasil.
Em fevereiro, o Spotify gastou cerca de 230 milhões de dólares (mais ou menos 920 milhões de reais) pela empresa especializada no formato: Gimlet.
Para a empresa, o investimento faz total sentido afinal, a mesma divulgou que o número médio de ouvintes no mundo inteiro de podcast diários na plataforma cresceu 330%. Tudo isso no intervalo entre abril de 2017 e abril de 2018.
O Deezer registrou um aumento de 40% no consumo de podcasts entre os seus usuários brasileiros.
Já nos Estados Unidos, uma pesquisa da CBS News concluiu que dois terços dos americanos escutam podcasts pelo menos ocasionalmente. Sendo que 23% deles escuta mais de uma vez por semana.

Potencial do Podcast


Ainda não está convencido? Bem, no começo deste ano, o IBOPE, em parceria com a revista Piauí e a rádio CBN, realizou uma pesquisa sobre o potencial do podcast a partir do levantamento de dados sobre o público que ouve programas em áudio na internet.
Essa pesquisa foi divulgada em maio deste ano, duas mil pessoas foram ouvidas entre os dias 15 e 18 de janeiro.
Vamos falar dos principais resultados dessa pesquisa, mas se você quiser conferir você mesmo, clique aqui!

Resultados:

  • Quatro em cada dez internautas brasileiros (40%) já ouviram, enquanto pouco mais de um quarto nunca ouviu e cerca de um terço (32%) não sabe o que é podcast.
  • Aqueles que mais dizem que já ouviram um podcast são os que possuem de 16 a 24 anos (47%), os homens (45%), os que pertencem às classes A e B (45%) e os que vivem na região Norte (44%).
  • Já os que mais dizem não conhecer um podcast são os internautas da região Sul (41%), os que têm de 55 anos ou mais (35%) e as mulheres (37%).
  • A busca por aprendizado de coisas novas e a aquisição de conhecimento de maneira informal e descontraída são os principais objetivos dos ouvintes de podcast.
  • Os internautas também relacionam podcast com diversão e entretenimento, como cinema, filmes, séries, assuntos nerds, cultura pop, entre outros.
  • O podcast é uma mídia consumida para “matar o tempo” em paralelo à realização das mais diversas atividades, como no momento antes de dormir, no ônibus, no trabalho ou enquanto     cuidam dos afazeres da casa.
  • Na maioria das vezes (75%), o podcast é consumido no telefone celular, seguido do computador (40%) e do tablet (8%).
  • Em relação à frequência com que costumam ouvir, 19% dos entrevistados ouvem podcast três vezes ou mais na semana, enquanto 13% ouvem uma vez por semana, 11% duas vezes por semana e cerca de quatro em cada dez não tem uma frequência definida.
  • Ainda segundo a pesquisa, para atrair o internauta, os episódios precisam ser curtos e objetivos, para que sejam assimilados de forma eficiente.
  • O tempo máximo deve ser de 15 minutos, pois os internautas relatam que não é possível focar a atenção por muito tempo. A qualidade do áudio e o conteúdo são outros atrativos.

Podcast para empresas


Que o podcast tem o seu próprio público e que esse público está em crescimento, isso é evidente, mas você sabia que pode adotar a mídia dentro da estratégia da sua empresa?
Sim, com o aumento dessa audiência, as grande empresas perceberam que o podcast é interessante para a marca, e começaram a investir.
Um ótimo exemplo disso é o da Natura, que criou o “Viva seu corpo”. Uma minissérie em quatro capítulos, focada no universo feminino.
O projeto foi realizado em parceria com o Mamilos, um dos podcasts mais populares do Brasil.
Quer mais um exemplo? Que tal o projeto do Sebrae? O “conhecer para empreender” foi criado em 2017 e seu foco são dicas sobre empreendedorismo e sucesso nos investimentos.

Crie o seu próprio Podcast!


Atualmente qualquer pessoa pode criar um podcast, existem diversos tutoriais na internet que podem te ajudar nesse quesito.
Esse tipo de mídia pode agregar muito quando o assunto é informar e pode também deixar o seu público mais engajado com a marca.
Essa é uma mídia bem intimista e humanizada, os seus seguidores irão escutar a sua voz e querendo ou não, estão conhecendo uma parte sua.
Similar a quando você realiza stories mais pessoais, o público pode criar uma relação mais empática com você e sua marca, o que agrega muito valor.
Lembrando que o conteúdo de qualidade sempre será o principal foco de um podcast, não se pode apenas começar a gravar e falar qualquer coisa. Um podcast de qualidade precisa, antes de tudo, ser planejado, roteirizado e bem editado.
Minha recomendação é: Pesquise e Conheça!
Escute os podcasts existentes e observe como ele é feito, se segue um padrão e se esse padrão pode ser aproveitado.
Melhor que isso, adapte esse formato adicionando uma característica única do seu podcast.
Para terminar eu quero recomendar algumas plataformas que podem te ajudar a criar o seu podcast:

SoundCloud

Este aplicativo de gravação de áudio e também um site. Em 2015, a plataforma abriu a porta para podcasters permitindo-lhes ter acesso a um feed RSS do seu programa. Como resultado, eles podem enviar para o iTunes e outros serviços de podcasting.
Os usuários do SoundCloud podem fazer upload de três horas de áudio gratuitamente. Caso os usuários queiram gravar mais de três horas, eles precisam escolher algumas opções de pagamento. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android.

BlogTalkRadio

Esta é uma plataforma permite que você crie o seu próprio programa de rádio do seu computador. Além disso, ela permite que você o arquive mais tarde como um podcast. Assim como SoundCloud ela oferece serviços gratuitos e pagos.

Spreaker

Este é um aplicativo móvel lançado recentemente. Seu objetivo é criar “estrelas do rádio”.  O App permite que qualquer um crie seu próprio programa ao vivo ou como um podcast. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS, Android e Windows.
Espero que esse post tenha te ajudado a enxergar o potencial dessa mídia, e que você adote ela para a sua vida!
Podcasts são excelentes forma de se manter informado sobre um determinado assunto e ao mesmo tempo se divertir.
Comentem aí embaixo qual podcast você escuta e se você recomenda algum!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email

Posts Relacionados

Como analisar um perfil do Instagram?

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente entende como é importante monitorar seu desempenho. Determinar o público-alvo, analisar o envolvimento do usuário no conteúdo,