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Conteúdo Digital: Uma Maneira Valiosa de Conquistar Clientes

Como todos nós já sabemos, a internet dominou o mundo e anda mudando, demasiadamente, o modo operante que estávamos acostumados.

No caso do Marketing, agora temos uma nova gama de possibilidades que antes parecia — e era — ineficiente.

Afinal, conseguir se divulgar não era tão fácil, sem contar com quase retorno nenhum.

Senso assim, o único meio para alcançar tal objetivo era com propagandas na TV, rádio, revistas, etc.

O que convenhamos, não é algo em que qualquer empresa possa investir.

Hoje em dia, através do Marketing Digital, é mais fácil atingir um público alvo sem gastar toneladas de dinheiro.

“Ah, mas então é muito simples, qualquer pessoa pode fazer! Não preciso me preocupar com isso. Meu sobrinho consegue cuidar para mim.”

Então, apesar de parecer algo simples, definitivamente, na prática exige muito estudo e conhecimento da área.

Existem diversas etapas que você precisa seguir, maneiras, opções, dicas, etc.

Por tanto, neste texto iremos abordar sobre a importância do conteúdo digital de qualidade!

Falaremos sobre:

  • Os benefícios do conteúdo digital
  • SEO
  • Conteúdo digital relevante
  • Análise e Planejamento
  • Autenticidade no conteúdo digital
  • Ferramentas para te ajudar na criação de conteúdo

Benefícios do conteúdo digital

Seu objetivo básico é atrair clientes e melhorar a sua visibilidade. Mas, não é só isso.

Criando conteúdo digital você vai conseguir:

  • Gerar engajamento;
  • Fidelizar clientes;
  • Ganhar autoridade;
  • Influenciar na decisão de compra;
  • Divulgar ainda mais o seu trabalho ou sua marca;
  • Segmentar o seu público;
  • Mensurar resultados.

E muito mais!

Gerando conteúdo que seja realmente relevante para seu público alvo, com certeza você alcançará tudo isso e mais um pouco!

Então, vale a pena analisar qual tipo de conteúdo encaixa melhor para sua área de atuação.

Dependendo da plataforma que você estiver utilizando, às veze,s algum tipo de conteúdo não se encaixa bem.

Por isso, caso ainda não esteja confiante, faça perguntas diretamente aos seus seguidores (através de uma enquete, por exemplo).

Isso pode ser uma boa alternativa para conhece-los ainda melhor e entender se esta divulgando na plataforma correta.

Mas, não pense que estamos falando apenas sobre Blog!

Há um vasto leque de opções que podem ser utilizadas para divulgar o seu conteúdo, como:

  • Vídeos
  • Streaming
  • Ebooks
  • Audio Books
  • Podcasts
  • Webinário
  • Revista Digital
  • Guias
  • Infográficos
  • Fóruns

Sendo assim, após um investimento pesado (não apenas financeiro) em criação de conteúdo digital, o resultado natural é uma maior valorização da sua marca.

Ela vai ser comentada e referenciada nas redes sociais à fora, incrementando a possibilidade de novos clientes entrarem em contato com você ou com sua empresa.

O máximo que você vai investir — monetariamente falando — é nos anúncios patrocinados, equipamentos (dependendo do tipo de produção), talvez alguma parceria, domínio e hospedagem do seu site.

Uma pessoa segurando um tablet na qual está aberto um app de anotações escrito: "Online Markering"

Alguns requisitos que você precisa ficar atento

Ainda que você tenha liberdade de produzir conteúdo da maneira que achar melhor, sempre existem recomendações do que se deve fazer ou não.

São “boas práticas” que visam unicamente, encontrar a melhor forma de realizar o Marketing Digital da sua empresa.

É bom ficar atento nestes tópicos:

SEO

Não tem como fugir do SEO quando o assunto é conteúdo para internet.

Afinal, o buscador do Google continua sendo o mais utilizado. Então, para manter seu site/blog no topo da lista de pesquisa, é CRUCIAL que você saiba o que é e como utilizar as regrinhas do SEO.

Assim, será muito mais fácil e rápido para seus clientes encontrarem sua empresa.

Mesmo que sua produção não seja em texto, por exemplo, um vídeo, ainda sim você precisa divulga-lo em algum lugar, correto?

Além do mais, aprender a otimizar o SEO não é um bicho de sete cabeças.

Existe muito material disponível, inclusive aqui nesse blog, para que você aprenda absolutamente tudo sobre esse assunto.

Conteúdo que responda as dúvidas das pessoas

Quando alguém tem uma dúvida, aposto que 99% das pessoas pesquisam no Google antes de tentar qualquer outra coisa.

É fato. Hoje em dia é fácil de encontrar este tipo de conteúdo, já que sempre há demanda e novos assuntos para se trabalhar em cima disso.

Por esta razão, você precisa elaborar conteúdos digitais para responder a essas perguntas.

Exemplo:

Você tem uma empresa de produtos alimentícios saudáveis.

Basta pesquisar um pouco na ferramenta de busca para observar quais os assuntos que estão sendo procurados.

Algo como “10 tipos de alimentos que são recomendados comer no café da manhã” ou  “Verdadeiro ou falso: Comer carboidrato depois das 18h, engorda?”.

Pesquise bastante sobre o tipo de pergunta que seu público alvo mais deseja saber, e mãos à obra!

Pessoas planejando algum tipo de estratégia em algum papel

Análise e planejamento

Meio óbvio. Sem planejamento, nada vai para frente.

Neste caso, o tipo de planejamento depende muito do segmento online que você pretende tomar.

Um canal no Youtube tem uma rotina diferente de um blog, ou um podcast.

Depois de um número “x” de tentativas, é importante analisar o resultado obtido.

Com isso, você pode prosseguir criando algo relevante ao seu público alvo com mais assertividade.

Verificar quais são os melhores dias ou horários para realizar uma postagem, tipo de imagem que mais gostam de compartilhar, “feedback” da questão técnica (no caso do vídeo), etc.

Dessa maneira você evita possíveis complicações, ao mesmo tempo que evolui estrategicamente.

Aqui nesse blog sempre batemos muito na tecla do planejamento.

Fazer o marketing digital de uma empresa não se resume a apenas elaborar boas imagens e legendas e postar no Facebook e no Instagram.

Se você está atrás de visibilidade, então, saiba que por trás do sucesso existe muito estudo e conhecimento.

O planejamento de uma boa estratégia de marketing digital envolve a elaboração de um calendário editorial, muitas (muitas mesmo!) planilhas de métricas para acompanhar e etc…

Para que você consiga se organizar melhor e elevar o seu marketing digital a um outro patamar.

Vou te apresentar um material feito por profissionais da área de marketing digital.

São mais de 50 arquivos que vão fazer você economizar tempo e alavancar os seus resultados.

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Seja autentico

Faça um conteúdo original, da sua maneira.

Inspiração é algo necessário para te ajudar quando não se sabe o que exatamente fazer.

Quantas horas nós não passamos no Pinterest procurando algo que nos fizesse girar a “chavinha” da criatividade?

Por isso, ver com o que a concorrência está trabalhando também é outra forma de gerar inspiração, o problema é quando isto se transforma em cópia.

Primeiro que é antiético, aquela pessoa provavelmente deu duro para conseguir criar um conteúdo legal.

Simplesmente copiar é falta de respeito. Mas outro detalhe, é que o Google sabe identificar este tipo de ato.

Isso vai atrapalhar muito a sua estratégia de SEO e sua posição no ranking das páginas de busca.

As pessoas procuram mais por conteúdos originais e diferenciados. Esse fator ganha pontos no quesito fidelização.

Ferramentas para lhe auxiliar

Agora que você está semi-aquecido para trabalhar no mundo digital, vamos listar algumas ferramentas que serão bastante úteis caso esteja em dúvida do que usar para criar seu conteúdo.

Edição de imagem

Canvas:

Está é uma plataforma extremamente útil para editar imagens.

Mesmo que você não tenha alguma habilidade com Desgin, o Canvas dá muitas possibilidades, já disponibilizando tamanhos pré-estabelecidos — para redes sociais por exemplo — molduras, cores, figuras, etc.

Imagem da página inicial do Canvas

A maioria das funções do Canvas é totalmente gratuita.

A única questão paga que possui, é de algumas imagens com direitos autorais.

Porém, isso depende apenas de você. A variedade de opções gratuitas é muito boa.

GIMP:

Esse aqui é para quem já entende mais de Design, ou já mexeu com algum programa de edição profissional de imagem.

Inegavelmente ele oferece uma ótima gama de opções de edição, digamos que é o “Photoshop de código aberto”.

Ou seja, programa gratuito que tem funções parecidas com as do Photoshop.

Imagem da página inicial do GIMP

Vale ressaltar que o GIMP é um programa bem leve. Isso talvez seja algo para se levar em conta.

Palavra-chave

BuzzSumo:

Esse é um site interessante onde você pode pesquisar aquela palavra-chave que está mais sendo procurada nas redes sociais.

Inclusive mostra a quantidade de compartilhamentos que aquele determinado post teve.

Imagem da página inicial do BuzzSumo

Existe a versão gratuita e paga desta plataforma.

SEMrush:

Segue o seguimento da Buzzumo, só que é focada nas palavras pesquisadas no Google.

É uma ferramenta bastante recomendada por aí, e tem clientes muito fortes, como o ebay.

Sem contar que ele filtra as pessoas em diversos países, na qual você consegue comprar os resultados.

Imagem da página inicial do SEMrush

Pode ser utilizado gratuitamente, mas você precisa criar uma conta.

Organização

Evernote:

Sabe quando você teve aquela grande ideia, porém esqueceu de anotar e não consegue lembrar mais?

Então, o Evernote vai acabar com este seu problema.

Ele serve justamente para criar anotações, seja elas grandes ou pequenas.

Imagem da página inicial do Evernote

Ou seja, ele é bem completinho, e a melhor função de todas, é que você consegue sincronizar as anotações entre o app do celular com o site do Desktop. Facilitando demais o acesso.

Trello:

Essa é uma ferramenta de gerenciamento de projetos.

Você organiza grupos de pessoas e cria diversas tarefas, colocando cada etapa que precisa ser feita daquele determinado projeto/produção.

Imagem da página inicial do Trello

Ninguém vai ficar confuso sobre o que é preciso fazer, nem quem precisa fazê-lo.

Igualmente ao Evernote e o Trello é bem completinho.

Tendo diversas funções que auxiliam no gerenciamento de sua atividade.

Google Calendar:

Pensando em como nós necessitamos de organização, a Google desenvolveu o Calendar.

Ferramenta que, como o próprio nome sugere, funciona exatamente como um calendário, mas que também serve para agendar qualquer tipo de tarefa.

Imagem da página do Google Calender

Ele é excelente para você montar seu calendário editorial e totalmente gratuita.

Continuando os estudos

Agora, você precisa manter seu conhecimento sobre o mundo do Marketing Digital sempre atualizado.

Assim como a tecnologia, o Marketing continua se atualizando sempre que alguma nova tendência surge.

Para se manter antenado, continue nos acompanhando, toda semana temos conteúdos diversos que lhe serão bem úteis.

Como sempre, não deixe de compartilhar esta postagem com seus amigos e, comente!

Adoraríamos receber sua dúvida ou sugestão.

4 comentários sobre “Conteúdo Digital: Uma Maneira Valiosa de Conquistar Clientes”

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