O perigo das Hashtags: Shadowban

Mesmo depois de tantos anos sendo amplamente utilizadas, ainda existem muitas dúvidas que permeiam as tão famosas Hashtags, afinal, elas vieram para nos ajudar? Qual o perigo das Hashtags? E o Shadowban?

A primeira Hashtag surgiu em 23 de agosto de 2007, no Twitter, como uma forma de interação com mais usuários sem a necessidade de criar grupos específicos para tal.

Em 2009 o Twitter resolveu linkar os termos iniciados por #, inclusive criando um ranking para as mais usadas. E assim, as Hashtags se tornaram populares e sua finalidade principal, agrupar interesses, cada vez mais difundidas.

 Basicamente as Hashtags são uma maneira de reunir conteúdos que tem um determinado assunto em comum.

Isso permite que o conteúdo de um determinado post fique disponível a todas as pessoas com interesses semelhantes ao seu. Por exemplo: Se você estiver vendo um episódio de alguma série, você é perfeitamente capaz de ver o que outras pessoas acharam do episódio da semana digitando “#NomeDaSerie” na barra de pesquisa do Twitter. Além de ser possível interagir com essas pessoas.

A partir daí várias redes sociais passaram a adotá-las e com isso conteúdos se tornaram mais acessíveis. E claro, o Marketing Digital embarcou nessa também.

Escolher a hashtag certa poderá ampliar enormemente o alcance das suas mensagens para potenciais seguidores, fãs ou clientes.

As hashtags podem ser posicionadas em qualquer ponto de um post/legenda, não vai fazer diferença para os buscadores. Mas, na maioria dos casos são usadas no final das publicações.

É importantíssimo planejar o uso de palavras-chave relevantes ao seu nicho, seu negócio, ao conteúdo do que se está publicando e a quantidade.
A máxima “tudo demais é veneno” também é válida para o uso de hashtags. Você pode acabar até mesmo caindo no Shadowban se não souber utilizá-las corretamente.

Um post com excesso de hashtags é facilmente ignorado. Seu público vai perceber que só há o intuito de “pesca” e não de troca.

O perigo das Hashtags: Shadowban

#Vantagens das Hashtags

Existem diversas vantagens de se utilizar das Hashtags nas redes sociais, mas vamos por partes e explicar algumas delas:

Usabilidade

Como foi dito, usando as Hashtags não é preciso mais procurar de post em post para achar algum conteúdo relevante para você, basta apenas digitar a hashtag do mesmo e pronto.

Alcance

Como o conteúdo fica disponível a todas as pessoas que utilizam as redes sociais, o alcance que você pode ter é imenso já que os usuários não precisam necessariamente te seguir para visualizar as suas publicações.
Atualmente o Instagram permite seguir hashtags. Isso pode ser muito vantajoso para ficar sempre de olho nos assuntos que você tem mais interesse.

Interatividade e engajamento

Com elas, é possível acompanhar em tempo real conversas e discussões que estão sendo debatidos sobre determinado assunto. Direcionando-as para o seu público-alvo é possível conquistar novos seguidores tanto para a página da sua marca ou até mesmo seu perfil pessoal.

Mensuração

As hashtags podem te auxiliar também na mensuração de resultados de uma determinada ação de marketing, o alcance dela pode ser um bom parâmetro para saber se o conteúdo está agradando!

Informação

O Twitter nos mostra através do Trends Topics qual é a Hashtag mais marcada pelos usuários naquele momento. Sendo assim, sua empresa pode se beneficiar localizando assuntos e temas em destaque naquele momento, inspirando campanhas publicitárias

Não exagere na quantidade

Quantidade exagerada de hashtags no Twitter pode fazê-lo entender que sua publicação é um spam, então não exagere e marque sabiamente seu tweet. Agora quando o assunto é Instagram, você pode utilizar muitas Hashtags. O seu limite é 30 porém não exagere também é melhor marcar a sua foto com tags bem pensadas e coerentes do que com qualquer coisa.

#O Shadowban existe?

Agora, vamos ao que realmente interessa. O que é Shadowban?

O shadowban é uma forma de punição que o algoritmo de alguma rede social atribui aos usuários quando eles quebram alguma regra ou os mesmos não seguem as diretrizes da plataforma.
Ele tem esse nome porque diferente das outras punições, a plataforma não avisa que o usuário está sendo punido. Então, ele fica sem saber quais providências tomar no momento certo.

O Instagram NUNCA admitiu que existe realmente essa punição, mas nós, profissionais de marketing digital, sabemos que os indícios dela existir são fortes e significativos.

No Instagram, quando uma conta toma shadowban, suas publicações não são indexadas em nenhuma hashtag, aparecendo apenas para os seus seguidores atuais.

Ou seja, o seu perfil não irá aparecer na aba explorer, e o seu conteúdo não irá aparecer nas hashtags que você escolheu.

Causando assim, uma queda imensa no alcance e no engajamento das suas publicações sem que você saiba o que está havendo, diminuindo consideravelmente os seus resultados.

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#O que causa um shadowban?

A causa mais comum desse “banimento” acontece quando você utiliza Hashtags que foram denunciadas ou banidas da plataforma.

Como assim?

Existem algumas hashtags que o Instagram baniu por ter diversas denúncias com conteúdo ofensivo, racista, inadequado ou adulto.

Mas vale a pena lembrar aqui que essa punição é aplicada apenas nos posts que possuem alguma hashtag banida e não na conta inteira.
Então se você utiliza a mesma hashtag problemática em todos os posts, o seu alcance geral será significativamente afetado.

#Tomei shadowban, e agora?

Primeiramente é preciso ter calma, entendo como isso pode ser bem desesperador.
Afinal, algumas marcas utilizam apenas o Instagram como forma de divulgação.
Então, aqui vão algumas dicas para tentar mudar essa situação e fazer o seu alcance e engajamento voltar a crescer.
Lembrando que essas são dicas não oficiais, já que a plataforma não oferece suporte para esse tipo de punição.

O perigo das Hashtags: Shadowban

 

Apague as Hashtags banidas

Você identificou quais hashtags estão banidas? Ótimo!
Apague todas elas do seu perfil de maneira geral!
Posts, comentários, bio, não importa!
Elas precisam sumir do seu perfil!
Afinal, quanto mais conteúdo utilizando essas tags, mais o Instagram vai podar o seu alcance e crescimento do seu perfil.

Não utilize Hashtags nas publicações

Ficar um tempo sem utilizar as hashtags nas publicações é uma outra forma de tirar o olho do Instagram do seu perfil.
Já que ele não terá que analisa-las, pode ser que a atenção dele no seu perfil diminua.

Pare de usar ferramentas automatizadas para ganhar seguidores

Certamente, de nada adianta ter 10.000 seguidores se eles nunca interagem com o seu conteúdo ou compram seus produtos e serviços.

Esqueça as métricas de vaidade e concentre-se em conquistar os usuários de forma autêntica e bem planejada, crie uma estratégia de conteúdo que transmita a essência do seu negócio e que realmente se comunique com os seguidores.

Assim, as chances de ter um bom engajamento e um crescimento natural na plataforma são muito maiores.

Então não corra o risco de perder a conta da sua empresa apenas para ter um número maior de seguidores que nem vão comprar nada de você.

#Tenha Paciência!!

O Shadowban infelizmente é um assunto muito complicado de se abordar. A falta se certezas e dados corretos sobre o assunto é muito grande.

Trata-se de algo que acontece até mesmo com os profissionais que trabalham com as redes sociais. Afinal, não temos uma fórmula definitiva para não cair nele e as regras do Instagram mudam a cada dia.

Sendo assim, com essas dicas com certeza você será capaz de evitar ao máximo que seu conteúdo tenha esse destino.

Mas, não tem outro jeito, se você caiu no shadowban vai precisar ter paciência e dedicação.

 

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