A Internet engloba todos os tipos de conteúdo. Nela lemos artigos, assistimos a vídeos, vemos fotos, infográficos e muito mais. Tudo isso é conteúdo! Em palavras simples: são informações postadas nas páginas de algum site.
Normalmente os artigos são escritos pelo redator (copywriter), as fotos são tiradas pelo fotógrafo e o designer está por trás dos belos banners e layouts. Mas poucas pessoas pensam no fato de que antes que o conteúdo dos autores chegue ao usuário comum, ele é avaliado por outra pessoa: o gerente de conteúdo. É sobre seu trabalho que falaremos hoje.
O gerente de conteúdo em palavras simples
O gerente de conteúdo (também conhecido como: editor de conteúdo, criador, engenheiro de conteúdo, CM) é um especialista responsável pela criação, design e publicação de conteúdo.
Em termos simples, é a pessoa a quem o empresário recorre para obter ajuda para preencher o seu site (blog, redes sociais, loja online, revista) com informações sobre a marca.
☝️ Importante : o gerente de conteúdo não é um artista, mas um gerente! Ele não apenas escreve artigos ou seleciona fotos, ele gerencia o processo de divulgação como um todo. É ele quem decide qual conteúdo, em que formato e quando será publicado.
Tipos de gerentes de conteúdo
A principal função de um gerente de conteúdo é a atualização constante de materiais digitais (conteúdo).
Dependendo do que exatamente deve ser preenchido com os materiais, o gerente ou os gerenciadores de conteúdo são convencionalmente divididos em seis tipos:
- Redes sociais – desenvolve plano de conteúdo para um blog (página pessoal, conta da loja, público), faz upload de postagens, stories, vídeos no Instagram, etc.
- Sites – procura redatores, dá-lhes uma lista de tópicos para artigos, verifica os trabalhos, monitoriza a sua publicação no site.
- Loja online – é responsável pelo preenchimento do site com a venda de artigos otimizados, preenchimento de fichas de produtos.
- Editor de mídia – trabalha com a edição impressa ou online (mídia) de conteúdo.
- Imagens – funciona apenas com elementos visuais: fotos, banners, ícones (ordena, seleciona, edita, coloca).
O trabalho do gerente de conteúdo
O trabalho de um gerente de conteúdo está vinculado a uma análise e um monitoramento constantes.
Ele deve pensar no futuro, estudar os materiais dos concorrentes, apresentar os principais tópicos sobre os quais ninguém mais escreve e observar novas tendências no marketing de conteúdo.
O que um gerente de conteúdo faz?
A resposta a essa pergunta está no próprio nome da profissão. O gerente de conteúdo está trabalhando inteiramente focado no conteúdo digital da empresa.
Mas, ao contrário do redator, por exemplo, ele não se limita a criar artigos, ele pensa sobre o conteúdo que irá para os leitores, encontra (cria), publica, monitora a reação dos leitores e analisa as métricas.
Se você vir um site de alta qualidade à sua frente com artigos úteis, uma abundância de vídeos sobre o assunto, imagens bem escritas, então o gerente de conteúdo fez um bom trabalho.
👉 A lista básica de responsabilidades do gerente de conteúdo inclui:
- Análise de conteúdo dos concorrentes;
- Desenvolvimento de plano de conteúdo;
- Criação de conteúdo (independente ou por meio de funcionários contratados);
- Envio de especificações técnicas para os funcionários (redatores, fotógrafos, designers, designers de layout);
- Desenvolvimento de cenários para captura de fotos e vídeos;
- Verificação, edição e publicação de conteúdo;
- Desenvolvimento de estratégias de Social Media Marketing e manutenção de redes sociais;
- Relatório sobre a eficácia do trabalho realizado.
Além disso, o gerente de conteúdo gerencia outros executores do projeto: fotógrafos, designers, redatores. Ele os procura, cria especificações técnicas para eles, verifica o trabalho final, coordena as atividades.
Na verdade, o gerente de conteúdo atua como o coordenador do projeto (site / blog / loja / publicação). Ele centraliza tudo.
Ele nem sempre cria o conteúdo sozinho, mas é ele quem decide qual conteúdo criar e o que publicar.
Mas, o leque de responsabilidades pode ser ampliado pelos clientes. Frequentemente, querendo economizar dinheiro com especialistas, contratando um gerente de conteúdo, eles tentam sobrecarregá-lo com trabalhos de uma área completamente diferente.
Por exemplo, eles são solicitados a se engajar na segmentação, lançar campanhas publicitárias em anúncios patrocinados. Porém, isso é trabalho do gerente de tráfego. Muitas vezes os clientes se aproveitam dessa situação e exigem muitas funções extras do gerente de conteúdo.
O que um gerente de conteúdo precisa saber?
Para concluir as tarefas de trabalho com êxito, um gerente de conteúdo deve aprender:
- Noções básicas de direitos autorais: Ao mesmo tempo, não importa quem irá escrever os textos – o próprio gerente de conteúdo ou um redator contratado. É importante ser capaz de distinguir um texto bom de um texto ruim, verificar a ortografia e se houve algum tipo de plágio.
- Conhecimentos básicos de design: Aqui, por analogia com o copywriting, o gerente de conteúdo é responsável por todo o conteúdo de uma vez, não só pelo texto, mas também pelos visuais. Você precisa de pelo menos habilidades básicas: cor, design de layout, design de banner, usabilidade.
- Marketing: Os clientes pagam não apenas por um bom conteúdo, mas também pela venda de conteúdo, portanto, aprender marketing é essencial. Relevante para lojas online, sites de informações, contas comerciais.
- Gestão: O gerente de conteúdo precisa liderar uma equipe de executores. Então, é necessário ter esse perfil de organização e liderança.
Você pode adicionar outras habilidades extras, como:
- Layout HTML de sites;
- Trabalhar com um construtor de sites;
- Trabalhando com ferramentas analíticas (Google Analytics, Search Console);
- Otimização de SEO do site;
- Trabalhando com WordPress;
- Editores de imagem (Photoshop, Adobe)
- Edição de vídeos;
- Trabalhar com elementos externos (mapas, vídeos, ícones, favicon).
Como conseguir um emprego como gerente de conteúdo sem experiência?
É muito difícil para um iniciante conseguir um emprego como gerente de conteúdo. O ideal é que você trabalhe antes com todas as etapas do processo de gestão de conteúdo separadamente.
Por exemplo, trabalhe como redator comercial, ou com imagens. Torne-se um assistente de gerenciamento de conteúdo, aprenda com ele e então assuma a liderança de sua própria equipe.
Se você está certo de que já está pronto e executará o projeto da melhor forma possível entregando um conteúdo de alta qualidade, então você pode tentar:
- Contatar diretamente o dono de um site (publicação / blog / conta na rede social). A chance de alguém responder é muito pequena. Mas se você descrever de forma clara e direta suas vantagens sobre competidores experientes, pode funcionar. Eu recomendaria começar com a mídia social. Lá você não precisa fazer o layout do texto, inserir links, lidar com o construtor do site. O texto é formatado em editores simples.
- Procure clientes entre amigos. Talvez seu parente / amigo / vizinho / ex-colega de classe tenha aberto um negócio. Sugira a ele encher o site desta empresa com conteúdos úteis. Isso ajudará você a testar sua força, ganhar experiência, avaliações positivas e criar um portfólio.
Arrume seu perfil nas redes sociais. Você não precisa se tornar o melhor blogueiro do mundo, você só precisa mostrar pelo exemplo que é bom nisso e sabe o que está fazendo.
O principal é começar a fazer! Coloque a mão na massa e vá aperfeiçoando. Cada vez será melhor, porque esta é uma área onde não há limites para a perfeição.
Prós e contras da profissão
Um gerente de conteúdo é uma posição de liderança. Muito raramente ele trabalha sozinho, geralmente recruta uma equipe de artistas e supervisiona seu trabalho. Então, existem muitos prós e contras nisso.
Em primeiro lugar, existe muita responsabilidade no cargo de gerente de conteúdo. Afinal, ele é um líder, um gerente, então ele é o responsável pelo resultado final de toda a equipe. Ele tem que verificar o trabalho de cada subordinado individualmente e com muita atenção.
Isso significa que ele não executa apenas uma função, ele trabalha para obter um resultado para o cliente que o contratou. Esta é a principal desvantagem da profissão, a responsabilidade e a pressão que o cargo gera. Pois o cliente deve está sempre satisfeito.
Mas há uma vantagem em uma posição gerencial como essa: um bom salário. Um gerente de conteúdo está um degrau acima do que designers, redatores e outros performers, então ele consegue mais dinheiro no final.
Home Office ou no cliente – o que é melhor?
Ao contrário de seus subordinados, o gerente de conteúdo geralmente trabalha no escritório.
Ele precisa interagir diretamente com o gerente de projeto, desenvolver um plano, resolver o problema de contratação de funcionários para sua equipe. Mas o trabalho remoto também é possível.
Ambas as opções têm seus prós e contras.
👉 Escritório:
- Quando seu dia de trabalho se encaixa em uma programação clara;
- Comunicação ao vivo com colegas;
- A capacidade de fazer as fotos e vídeos necessários para o trabalho a qualquer momento (aplica-se à loja online).
👉 Home Office:
- Quando você não precisa gastar tempo e dinheiro no transporte para trabalhar;
- A capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo onde haja Internet;
- Falta de comunicação ao vivo com colegas;
- Dificuldade em controlar subordinados;
- A capacidade de contratar artistas de diferentes países e cidades para a equipe;
Se não estamos falando de uma publicação ou de um projeto muito grande como preencher o site de uma loja conhecida, então um formato de trabalho remoto também é adequado. Mas se você precisa tirar fotos de novos produtos, gravar entrevistas, então você tem que trabalhar no escritório da empresa.
Como um gerente de conteúdo pode criar uma marca pessoal?
Um gerente de conteúdo raramente tem uma marca pessoal forte. O fato é que esse é um trabalho muito sério e difícil, então o especialista simplesmente não tem tempo para se promover como marca.
Mas isso é até uma vantagem. Na verdade, ainda há pouca competição nesse cargo.
Então, tente encontrar um perfil de gerente de conteúdo legal no Instagram e vá em frente! Crie um blog, isso sempre será uma vantagem para o seu currículo.
Uma profissão repleta de habilidades
A profissão de gerente de conteúdo combina muitas habilidades. Idealmente, esse especialista deve compreender as complexidades do trabalho de cada membro da equipe que trabalha na criação de conteúdo. O gerente de conteúdo define a estratégia de conteúdo e também supervisiona sua implementação. Esta é uma posição altamente paga e muito exigida hoje.
No futuro, um gerente de conteúdo pode ganhar experiência e conhecimentos suficientes para criar seu próprio projeto comercial de sucesso. Ou você pode mudar seu perfil como gerente de projeto, abrir sua própria agência e ganhar dinheiro com o desenvolvedor de negócios.
Mas a principal vantagem do trabalho é que o gerente de conteúdo é indispensável em um projeto. Se não houver gerente de conteúdo, não haverá conteúdo de qualidade.
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