Aprenda regras de SEO na prática!

Para você que quer começar a escrever em um site ou blog, você sabe o que são as Regras de SEO? Não? Bom, então hoje é seu dia de sorte!

Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismo de Busca, são técnicas que sites utilizam para serem melhores ranqueados nos mecanismos de buscas como Google e o Bing, por exemplo.

Dessa forma, com essas regras aplicadas corretamente em suas postagens, certamente, as chances de o seu site aparecer nas primeiras colocações da página de buscas do Google crescem consideravelmente quando alguém buscar por algum assunto relacionado.

Aqui vamos mostrar NA PRÁTICA, como você pode aplicar isso em seu blog! E logo depois te dar algumas dicas especiais!

Yoast SEO

Logo do Yoast SEO

Para quem não conhece, o Yoast SEO é sem dúvidas, uma ótima pedida para você que utiliza o WordPress, e é iniciante nessa parte de SEO. Trata-se de um plugin muito útil, tem sua versão em português (80% traduzida pelo menos) e te mostra, antes de mais nada, exatamente o que você precisa fazer para que o seu texto se enquadre nas regras de SEO. E dessa forma, preparamos este tutorial com base nesse plugin.

 

Visual

Esse é o visual do Yoast SEO.

Visual do Plugin Yoast SEO

O plugin fica localizado abaixo da sua barra de edição de texto no WordPress. Aqui existem 4 abas, mas apenas duas são as abas principais: SEO e Legibilidade.

 

SEO

Nesta aba temos um espaço para definir uma determinada palavra-chave ou Frase-chave, além de nos fornecer uma área de visualização de edição e prévia. Como essa aba contém muita informação, vamos tentar organizar as coisas por partes (como já dizia nosso amigo Jack, O Estripador!).

Além disso, vamos focar na parte básica da coisas, existem algumas configurações voltadas para usuários avançados, por isso vamos focar apenas no básico ok?

A aba de SEO é dividida em 6 sessões:

  • Frase-chave de foco
  • Pré-visualização no Google
  • Análise de SEO
  • Adicionar frase-chave relacionada
  • Conteúdo estrutural
  • Avançado

 

Frase-chave de foco

Aqui você define que palavra ou frase chave que os usuários irão digitar para que esse conteúdo seja exibido nas buscas.

Essa frase pode ter no máximo 4 palavras e precisa aparecer uma quantidade de vezes dentro do conteúdo. Dessa forma, o algoritmo do Google irá recomendá-la quando alguém digitar as palavras chaves ou algo similar.Vamos falar mais sobre a palavra chave na análise de SEO.

 

Pré-visualização no Google

Essa área inicial nada mais é que uma prévia de como o link do seu post irá aparecer nos mecanismos de buscas.

Aba da pré visualização do Google

Você pode visualizá-lo tanto a versão desktop quanto na versão mobile.

Clicando em “Editar amostra” será possível visualizar esta janela:

Sessão onde fica localizada o Slug e a meta descrição

Nessa janela será possível visualizar o título do SEO do post, que é preenchido automaticamente. quando você digita o título do post. Abaixo você consegue perceber uma barra de análise. Essa barra mede o tamanho do título deste post, a cor demonstra se o tamanho está adequado ou não, sendo que verde é adequado, bem como o vermelho sinaliza que o mesmo está muito grande e o laranja diz que está muito curto.

Barra de Análise de SEO do Título

Aliás, em todas as sessões desse plugin o status da qualidade do SEO é representado pela por essas seguintes cores:

  • Verde: Bom
  • Laranja: Pode melhor
  • Vermelho: Ruim

 

Slug

SLUG é o endereço personalizado daquela página, ele também é preenchido automaticamente pelo título do post. O tamanho do slug também pode ajudar com o SEO da página, por isso é possível editá-lo.

Outra coisa a se atentar é no botão “Insert variable” . Ele adiciona elementos para complementar tanto o título quanto a meta-descrição. Esses elementos são: Título do Site, Título, Categoria primária do Post e um Separador.

 

Meta descrição

A Meta-Descrição ou Meta-Description, é uma tag do código html de uma página que resume o assunto que será abordado no post. Ela é aquela descrição que fica abaixo do endereço do seu post:

Prévia de uma Página no Google

Quando não editada, a meta-descrição se torna o primeiro parágrafo do post.

Dica: Nunca deixe de editar a Meta Descrição!

De certo, se o início do seu post não mostrar para os leitores o que eles vão encontrar naquele endereço, pode ser que eles procurem em outros lugares a informação ou artigo que desejam.

É bem importante que você escreva uma meta-descrição resumida, agradável de se ler e que instigue o clique do usuário no seu post!

De nada adianta produzir o melhor post do mundo se ninguém clicar nele, então: capriche na Meta-descrição! Vamos seguir para a próxima sessão.

 

Análise de SEO

Essa sessão é onde o plugin analisa a palavra ou frase-chave configurada no campo anterior.

Nesse exemplo temos uma crítica ao filme Os Vingadores: Guerra Infinita. Percebem como a Palavra “Vingadores” aparece no meu Título, SLUG e primeiro parágrafo? Ela é perfeita para ser utilizada como palavra-chave!

Exemplo de como escolher uma palavra chave

Defina muito bem as palavras-chave de suas postagens e garanta que ela apareça, no título, slug, meta-descrição, no texto alternativo das imagens do post e se possível no primeiro parágrafo do texto, afinal, isso faz o robozinho do Google te ranquear melhor nas buscas orgânicas.

Como foi citado anteriormente, a análise é feita se baseando na palavra chave configurada, e algumas práticas em volta da mesma. O plugin te informa através de 3 abas o que fazer para melhorar o SEO do seu texto, essas abas são:

Bons resultados:

Bons resultados de SEO

Melhorias:

Melhorias que podem ser feitas no SEO

Problemas:

Problemas do SEO

Contudo, esta aba se concentra na análise dos seguintes tópicos:

  • Palavra-chave definida.
  • Densidade da palavra-chave definida
  • Título do post e seu tamanho.
  • Endereço personalizado
  • Links externos
  • Links internos
  • Imagens
  • Texto alternativo das imagens.
  • Número de palavras do texto
  • Meta-Descrição
  • Subtítulos

Nota: É possível definir frase-chaves complementares e sinônimos, todavia, é necessário o serviço premium do Yoast SEO.

 

Legibilidade

A princípio, nesta aba vemos o “Resultado da Análise”, em suma, o plugin te mostra uma análise completa em relação ao SEO do texto do post em questão da Legibilidade.

Ele vai analisar o seu conteúdo e ainda dar dicas de como melhorar sua legibilidade nos seguintes tópicos:

  • Tamanho do texto
  • Tamanho dos parágrafos
  • Quantidade de palavras de transição
  • Distribuição de subtítulos
  • Facilidade de leitura
  • Voz passiva
  • Quantidade de Frases Consecutivas

DICA DE OURO: Parágrafos longos e textos grandes tendem a desanimar um pouco a leitura do usuário. Escrever parágrafos com até 25 palavras é o ideal para uma boa legibilidade, assim seus leitores vão dar conta de ler os seus artigos com atenção e sem sentir tédio.

Quer saber como melhorar a legibilidade do seu conteúdo? Clique aqui!

 

Como eu sei se ficou bom?

Simples, na barra superior do WordPress terá um ícone do plugin com uma bolinha colorida, que tem a mesmas cores de avaliação citadas acima.

Ao lado direito, perto do botão de publicação também mostra como está o ranqueamento do SEO tanto na palavra chave escolhida quanto na Legibilidade:

Seo e Legibilidade no Verde

Vale lembrar que nas abas do próprio plugin já é possível ver essas bolinhas. O que torna tudo ainda mais fácil:

Icone de SEO

 

Dicas Finais

Por fim, logo após tudo isso, vamos dar algumas dicas finais para o seu SEO ficar perfeito!

  • Saiba dosar as Palavras

250 palavras é o mínimo recomendado para um bom post. Porém não extrapole! mais de 2000 palavras em um artigo pode fazer com que seus leitores saiam do seu site!

  • Links e mais links

Links Internos: é uma oportunidade de você mostrar um post mais antigo que trate do mesmo assunto para os seus leitores. Com isso ele pode descobrir mais conteúdo relevante e passar mais tempo navegando no seu site.

Links Externos: é uma ótima pedida para posts de recomendações de livros, filmes ou produtos. Não te custa nada colocar o link daquele livro que está sendo falado. Mesmo que a empresa não te pague, o leitor vai se sentir mais confortável, deixando a sua procura mais fácil.

  • Imagens e vídeos

Enfim, Imagens e vídeos são excelentes para deixar o post mais visual e menos cansativo, os leitores vão passar mais tempo no seu site se houver um vídeo no seu post, além de ficarem satisfeitos por não ter que procurá-lo no Youtube.

Quanto às imagens, lembre-se de sempre colocar as que estiverem em alta qualidade, isso vai fazer muita diferença na hora do usuário julgar a credibilidade do seu site.

Modificando seus posts e cumprindo essas regras, seu SEO vai melhorar consideravelmente, assim como seu ranqueamento no Google, gerando mais visitas no seu site/blog.

De qualquer forma, para quem quer saber mais sobre o assunto o Google deixa disponível um Guia de SEO gratuito para iniciantes que você pode visualizar aqui.

Curtiu esse post? Deixe seu comentário com mais dicas de SEO e compartilhe também com seus amigos!

 

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