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Aprenda regras de SEO na prática!

Aprenda regras de SEO na prática!

Aprenda regras de SEO na prática!

Para você que quer começar a escrever em um site ou blog sabe o que são as Regras de SEO? Não?  Bom, então hoje é seu dia de sorte!

Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismo de Busca, são técnicas que sites utilizam para serem melhores ranqueados nos mecanismos de buscas como Google e o Bing, por exemplo.

Dessa forma, com essas regras aplicadas corretamente em suas postagens, as chances de o seu site aparecer nas primeiras colocações da página de buscas do Google crescem consideravelmente quando alguém buscar por algum assunto relacionado.

Aqui vamos mostrar NA PRÁTICA, como você pode aplicar isso em seu blog! E logo depois te dar algumas dicas especiais!

Yoast SEO

Para quem não conhece, o Yoast SEO é uma ótima pedida para você que utiliza o WordPress, e é iniciante nessa parte de SEO. Trata-se de um plugin muito útil, tem sua versão em português (80% traduzida pelo menos) e te mostra, antes de mais nada, exatamente o que você precisa fazer para que o seu texto se enquadre nas regras de SEO. E dessa forma, preparamos este tutorial com base nesse plugin.

 

Visual

Antes de mais nada, esse é o visual do Yoast SEO. De acordo com as imagens que vamos mostrar, ele fica localizado abaixo da sua barra de edição de texto no WordPress. Dessa forma, temos aqui duas Abas: Legibilidade e Palavra Chave.

  • Legibilidade

A princípio, nesta aba temos um campo chamado “Análise”, dessa forma o plugin te mostra uma análise completa em relação ao SEO do texto do post em questão da Legibilidade.

Em suma, o plugin vai analisar o seu conteúdo e ainda dar dicas de como melhorar sua legibilidade nos seguintes tópicos:

  • Tamanho do texto
  • Duração de parágrafos
  • Quantidade de palavras ou frases de transição
  • Subtítulos

DICA DE OURO: Parágrafos longos e textos grandes tendem a desanimar um pouco a leitura do usuário. Escrever parágrafos com até 20 palavras é o ideal para uma boa legibilidade, assim seus leitores vão dar conta de ler os seus artigos com atenção e sem sentir tédio.

  • Palavra-chave:

Nesta aba temos um espaço para definir uma determinada palavra-chave ou Frase-chave, além de nos fornecer uma área de visualização de edição e prévia.

Como essa é uma aba com muita informação, vamos tentar organizar as coisas por partes (como já dizia nosso amigo Jack, O Estripador!)

Prévia da amostra

Essa área inicial nada mais é que uma prévia de como o link do seu post irá aparecer nos mecanismos de buscas.

Você pode visualizá-lo tanto a versão desktop quanto na versão mobile.

Clicando em “Editar amostra” será possível visualizar esta janela:

Nessa janela será possível visualizar o SEO do título do post, que é preenchido automaticamente pelo mesmo.

O status da qualidade do SEO é representado pela barra colorida abaixo e definido pelas seguintes cores:

  • Verde: Bom
  • Laranja: OK
  • Vermelho: Precisar melhorar

SLUG é o endereço personalizado daquela página, também preenchido automaticamente pelo título do post.

A Meta-Descrição ou Meta-Description, é uma tag do código html de uma página que resume o assunto que será abordado no post. Ela é aquela descrição que fica abaixo do endereço do seu post:

Quando não editada, a meta-descrição se torna o primeiro parágrafo do post.

Se o início do seu post não mostrar para os leitores o que eles vão encontrar naquele endereço, pode ser que eles procurem em outros lugares a informação ou artigo que desejam.

É bem importante que você escreva uma meta-descrição resumida, agradável de se ler e que instigue o clique do usuário no seu post!

De nada adianta produzir o melhor post do mundo se ninguém clicar nele, então: capriche na Meta-descrição!

Palavra-chave em foco:

Aqui você define as palavras chaves que representam o assunto do Post/Página.

Nesse exemplo temos uma crítica ao filme Os Vingadores: Guerra Infinita. Como a Palavra “Vingadores” aparece no meu Título, no meu SLUG e minha meta-descrição, ela é perfeita para ser utilizada como palavra-chave!

Defina muito bem as palavras-chave de suas postagens e garanta que ela apareça, tanto no título, slug, meta-descrição, no texto alternativo das imagens do post e se possível no primeiro parágrafo do texto, isso faz o robozinho do Google te ranquear melhor nas buscas orgânicas.

Nota: é possível definir mais palavras-chave porém é necessário o serviço premium do Yoast SEO.

Análise

Assim como item Legibilidade, aqui o plugin te informa através de 3 abas o que fazer para melhorar o SEO do texto, que são:

Bons resultados:

Melhorias:

Problemas:

Porém, diferente de Legibilidade, esta aba se concentra na análise dos seguintes tópicos:

  • Palavra-chave definida.
  • Densidade da palavra-chave definida
  • Título do post e seu tamanho.
  • Endereço personalizado
  • Links externos
  • Links internos
  • Imagens
  • Texto alternativo das imagens.
  • Número de palavras do texto
  • Meta-Descrição
  • Subtítulos

 

Como eu sei se ficou bom?

Simples, na barra superior do wordpress terá um ícone do plugin com uma bolinha colorida, que tem a mesmas cores de avaliação citadas acima.

Ao lado direito, perto do botão de publicação também mostra como está o ranqueamento do SEO tanto na palavra chave escolhida quanto na Legibilidade:

Vale lembrar que nas abas do próprio plugin já é possível ver essas bolinhas. O que torna tudo ainda mais fácil:

Dicas Finais

Enfim, logo após tudo isso, vamos dar algumas dicas finais para o seu SEO ficar perfeito!

  • Saiba dosar as Palavras

300 palavras é o mínimo recomendado para um bom post. Porém não extrapole! mais de 2000 palavras em um artigo pode fazer com que seus leitores saiam do seu site!

  • Links e mais links

Links Internos: é uma oportunidade de você mostrar um post mais antigo que trate do mesmo assunto para os seus leitores.

Com isso ele pode descobrir mais conteúdo relevante e passar mais tempo navegando no seu site

Links Externos: é uma ótima pedida para posts de recomendações de livros, filmes ou produtos.

Não te custa nada colocar o link daquele livro que está sendo falado. Mesmo que a empresa não te pague, o leitor vai se sentir mais confortável, deixando a sua procura mais fácil.

  • Imagens e vídeos

Imagens e vídeos são excelentes para deixar o post mais visual e menos cansativo, os leitores vão passar mais tempo no seu site se houver um vídeo no seu post, além de ficarem satisfeitos por não ter que procurá-lo no Youtube. Quanto às imagens, lembre-se de sempre colocar as que estiverem em alta qualidade, isso vai fazer muita diferença na hora do usuário julgar a credibilidade do seu site.

Modificando seus posts e cumprindo essas regras, seu SEO vai melhorar consideravelmente, assim como seu ranqueamento no Google, gerando mais visitas no seu site/blog.

Para quem quer saber mais sobre o assunto o Google deixa disponível um Guia de SEO gratuito para iniciantes que você pode visualizar aqui.

 

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7 comentários

  1. Gostei das dicas, obrigada.

  2. […] saber mais sobre SEO? Ou até mesmo não sabe como aplicar isso no seu site? Clique aqui e confira um tutorial completo sobre […]

  3. […] como postar em um blog, como fazer montagens de imagens, como fazer um bom anúncio patrocinado, O que são as regras de SEO, como editar um vídeo e […]

  4. […] sempre vai aparecer. Se você não entendeu muito bem essas dicas ou não sabe como aplicá-las, Clique aqui para conferir um post aqui no blog onde eu ensino como utilizar essas regras no seu site ou […]

  5. […] Saber como utilizar corretamente uma palavra-chave é uma habilidade que deve ser estudada/trabalhada, já que ela é muito importante para que o post seja divulgado pelo Google de forma eficiente. […]

  6. […] isso, insistimos tanto aqui no blog no assunto SEO. Mas, só ter um bom ranqueamento não garante que o usuário vai comprar algo de você, ou até […]

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