Tendências de Social Media Marketing para 2021

As redes sociais já estão firmemente arraigadas em nossas vidas e, em um futuro próximo, sua influência só aumentará. Junto com esse crescimento, o Social Media Marketing cria novas tendências, cresce e se desenvolve.

Há alguns anos, os profissionais da área trabalhavam em um ambiente de baixa competição. Sua tarefa era atrair clientes das redes sociais e melhorar o branding da marca. Mas, atualmente, cada rede social inclui inúmeras ferramentas e possibilidades que precisam ser utilizadas com frequência.

Então, a competição está crescendo, a publicidade está se tornando mais simples e mais acessível, mas ao mesmo tempo é cada vez mais difícil conquistar a atenção dos usuários. A concorrência está em alto crescimento.

Com isso, cabe aos especialistas em Social Media Marketing sempre buscar novas técnicas e métodos para “tocar” o público. A publicidade por si só não funciona para atrair e reter pessoas, é preciso engajar! Ou seja, fazer o público realizar uma ação, como: curtir, comentar, compartilhar, responder uma enquete, mandar uma mensagem direta.

As pessoas estão cansadas da vida perfeita da internet, de falsidades, corporações sem rosto cujo único propósito é arrancar dinheiro das pessoas.

Sendo assim, todas essas mudanças ao longo do tempo deram origem a uma demanda por honestidade, autenticidade, atitude aberta e personalização de negócios.

Afinal, já não basta que os usuários vejam uma foto bonita ou uma oferta lucrativa, a tendência é saber quem está por trás dessa oferta, quais são seus valores!

A principal direção do Social Media Marketing em 2021 é a humanização do relacionamento com um cliente potencial.

Então, a tarefa do marketing será construir essa confiança entre a marca e o consumidor.

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Hoje vou te mostrar uma visão geral sobre as tendências para o próximo ano:

 

As Redes sociais como geradoras de tendências

Surpreendentemente, ainda existem marcas que continuam a se promover nas redes sociais sem ter uma conta.

Como isso é possível? Basta realizar anúncios com o único objetivo de desviar os usuários para sites de terceiros sem investir nada em postagens ou conteúdo nas próprias redes.

Por que uma empresa precisa ter as suas próprias redes sociais?

  • As plataformas não gostam de links externos, afinal, elas não querem que os usuários saiam de dentro da rede para ver outras coisas. Investir em anúncios para atrair seguidores, curtidas e comentários pode ajudar muito na propagação da marca, e assim, a conquistar novos clientes.
  • A conta pode ser promovida gratuitamente. Utilize hashtags , geotags para estar no “topo” e “recomendações”. Isso ajudará a chamar atenção para sua conta.
  • Uma conta com bom conteúdo gera confiança. Se você está presente nas redes sociais, tem comentários abertos e um diálogo com o público, você será confiável. Em 2021, uma forte tendência é que uma empresa pode não ter um site, mas sem as redes sociais será muito difícil competir com empresas semelhantes.

Os membros da comunidade e grupos de mídia social facilmente se tornam clientes fiéis, testadores de novos produtos, defensores da marca e até mesmo vendedores (via boca a boca).

A agência independente McKinsey afirma que o engajamento da marca nas mídias sociais aumenta 15% a lealdade, o que por sua vez aumenta o faturamento em 5% a 10%.

 

Publicidade Personalizada

Continuando a falar sobre as tendências para 2021, uma palavra vai reinar cada dia mais: Segmentação!

É importante atingir o público alvo com a maior precisão possível e mostrar às pessoas os anúncios certos.

Ou seja, cada segmento tem suas próprias dores, preferências, localidades. Uma campanha publicitária para todos os segmentos ao mesmo tempo é o mapa do fracasso!

 

Diálogo humanizado com o público

Se um ou dois anos atrás, a falta de resposta aos comentários era percebida como algo normal, então as tendências do Social Media Marketing em 2021 ditam que um diálogo ativo com o público é fundamental.

Isso significa que você precisa:

  • responder aos comentários;
  • reagir a qualquer menção da marca nas redes sociais;
  • comentar sobre o conteúdo gerado pelo usuário;
  • fazer perguntas contrárias;
  • moderar comentários ofensivos, se necessário;
  • pedir a opinião do consumidor.

Resumindo, não é suficiente veicular um anúncio, sentar e aguardar os pedidos chegarem.

É necessário processar reações, conduzir um diálogo animado e manter uma atmosfera amigável. É importante deixar claro para o público que sua voz é importante e será ouvida. Principalmente caso ele esteja nervoso ou decepcionado com algo.

Quer você seja um influenciador ou uma marca, pergunte-se:

Com que frequência você responde a mensagens diretas e comentários? Você está interagindo com outras contas?

Durante a sua jornada de trabalho de 8 horas, dedique alguns momentos para interagir com a comunidade. Isso inclui comentar, responder a DMs e estar ativamente envolvido em outras páginas.

À medida que você se comunica, seu relacionamento com o público se fortalece. E quando você tem pessoas que realmente confiam em você e acreditam no que você diz, é quando você começa a ver um ótimo lucro chegando.

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Conteúdo é sempre a maior das tendências

Não é um truque novo, mas é a mais essencial das tendências e não tem pressa em desaparecer ou de ficar no segundo plano.

Então, isso significa que você precisa se concentrar mais em incentivar os clientes a criar fotos e vídeos com o seu produto, conteúdo relevante e promovê-lo em suas redes sociais.

Isso pode proporcionar:

  • mais reações e menções nas redes sociais;
  • análise do conteúdo do usuário de um concorrente para a descoberta de novas tendências;
  • conteúdo gerado pelo usuário (postagens, álbum com fotos, stories);
  • mais publicações com unboxing de clientes;
  • concursos para criar o conteúdo mais legal.

Um relatório recente da AdWeek descobriu que 85% dos usuários afirmam que o uma postagens de cliente ou depoimento tem um impacto maior em suas decisões de compra do que fotos ou vídeos criados por uma marca.

Por quê? Porque a recomendação pessoal é a estrela de ouro do marketing de produto. O conteúdo gerado pelo usuário é o equivalente digital de uma recomendação pessoal.

 

Formação da “cara” da marca

Não importa quem você promove nas redes sociais: especialista, blog de viagens, fabricante de calçados. Será bom se aparecer no perfil uma pessoa que vá: recomendar, contar, mostrar, explicar algo.

Simplificando, é hora de passar do “nós” sem rosto nas contas para o “eu” específico. Sua marca precisa ter um rosto!

Como isso pode ser feito?

  • Escreva uma história ou uma narrativa envolvente! Na publicidade, concentre-se não apenas em “o que” você oferece, mas também em “quem” está oferecendo.
  • Publique o processo de fabricação de um produto. Esta é uma boa opção para uma grande empresa, pois muitas pessoas ficam curiosas sobre como o processo de produção é realizado.
  • Explique como o negócio funciona por dentro . Compartilhe algo pessoal, entreviste funcionários (se encaixa bem no formato do YouTube).
  • Escolha uma pessoa específica de dentro da empresa para sempre aparecer nos stories.

 

Microinfluenciadores geram maiores tendências

Influenciadores com milhões de pessoas podem se orgulhar de grande alcance, mas em termos de engajamento, ficam bem atrás dos microinfluenciadores.

De acordo com um relatório do Influencer Marketing Hub :

  • Em 2020, as grandes empresas recorreram a influenciadores globais para anunciar com 300% mais frequência do que em 2016;
  • O engajamento médio em um microinfluenciador com menos de 1.000 assinantes é de 7,2%, em um com mais de 100.000 seguidores é de apenas 1,1%.

A maioria dos microinfluenciadores está concentrada nas seguintes áreas: moda e beleza, viagens e estilo de vida, saúde e boa forma, jogos, esportes, família e paternidade.

 

Segmentação geográfica

Com a pandemia em 2020 as tendências relacionadas a publicidade local e segmentação geográfica se tornaram ainda mais urgentes.

A COVID-19 ensinou os consumidores a valorizar os negócios locais, entrega rápida e a capacidade de obter um produto (serviço) perto de casa.

Configurar a segmentação geográfica é fácil. Por exemplo, no Instagram, ao lançar um anúncio você pode definir a exibição para os usuários que estão o mais perto possível de você – a uma distância de 1 km.

 

Principais mídias sociais para promover em 2021

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Youtube

Com quase o mesmo número de mulheres (52,8%) e homens (47,4%) e a maioria dos usuários encontra-se na faixa etária de 25 a 34 anos e com renda média (39,6%) o Youtube ainda está dentro das maiores tendência para 2021.

As pessoas estão lá para aprender algo ou se divertir. O conteúdo produzido pela sua marca deve se ajustar a essas solicitações.

 

Instagram

Há mais mulheres do que homens aqui: 59% contra 41%. A idade média dos usuários é 25-34 anos. Entretanto 84% do tráfego vem de dispositivos móveis. Mais de 40% do público acessa várias vezes ao dia.

O Instagram trata principalmente de estética visual. É aqui que as compras espontâneas impulsivas são feitas. Portanto, faz sentido promover algo bonito e comprável com apenas alguns cliques.

*7 tendências do Instagram para 2021 que você precisa saber!*

 

Facebook

O Facebook é a plataforma com o público mais solvente.

Os usuários com renda “acima da média” representam 36,7% do alcance mensal, enquanto 41% dos usuários têm renda média.

Isso torna a promoção de produtos comerciais, joias e produtos premium no FB bem-sucedida.

*Como criar uma página no Facebook para minha empresa – Passo a Passo*

 

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