Desvendando (de uma vez por todas) o Branding!

Uma marca não alcança seu cliente de uma hora para outra sem ter um bom planejamento por traz.
Para que isto ocorra é preciso ter uma série de ações voltadas para a estruturação da sua marca no mercado, fazendo com que você entenda melhor seus objetivos, e também as melhores formas de conquistar seu cliente.
Tudo isso gira em torno do Branding; uma etapa crucial para conseguir o tão sonhado sucesso da sua empresa e do produto ou serviço.
Qualquer empresa que queira crescer precisa do branding e neste post vamos falar:

  • O que é Branding;
  • Sua importância para a empresa;
  • sugestões de gestão para o seu Branding;

Portanto, ao sair deste post você vai estar preparado para focar suas estratégias no que interessa para sua marca e cliente, sendo assim você não vai perder esta chance, não é mesmo?
Sem mais delongas, vamos para o texto!

O que exatamente é o Branding?

Muitas pessoas confundem o que é “Branding” e o que é “marca”, ambas tem significados diferentes, mas que conversam entre si.
Branding nada mais é do que um conjunto de ações para gerir as estratégias de uma marca, focando em atributos como:

  • Nome da marca
  • Design da marca
  • Visual do logotipo
  • Os valores da empresa
  • A maneira na qual você se comunica com sua audiência
  • As emoções que a marca busca passar para seu público alvo

Ou seja, o objetivo do Branding é gerir sua marca para aumentar a força da sua empresa na visão dos consumidores.
Agora, marca é mais voltado para a maneira na qual é representado seu produto ou serviço, misturando vários elementos como sentimento que ela passa, logotipo, nome, som, entre outros.
Como você pode perceber, ambos os termos trabalham juntos para formar uma cadeia de funcionalidade para simplesmente trazer a melhor experiência para seu cliente em três etapas de venda: 1) atração; 2) venda; 3) pós-venda.

A importância do Branding

Na área de gerenciamento de marca, muita coisa mudou de um tempo para cá.
Estamos em uma época de outros valores e, por consequência, a maneira que era feito a gestão da empresa, vem mudando da mesma forma.
Por este motivo, o Branding tem um peso muito grande! Algo que pode definir o futuro da sua empresa dependendo de como você faz este gerenciamento.
Com isso, sua marca consegue vários benefícios, tais como:

Percepção de valor:

Um dos resultados de um Branding bem trabalhado é o aumento da percepção de valor do seu produto ou serviço.
Quando o consumidor tiver que decidir entre o seu produto ou o do concorrente, ele vai optar pelo da sua marca, pois você mostrou que seu produto tem qualidades de várias formas diferentes através do processo de Branding.
Exemplo: Sempre quando a Apple lança um iPhone novo, sempre há uma fila grande de compradores na espera. Mesmo que o produto seja um dos mais caros do mercado.

Notícia do site
Notícia do site Tecnoblog sobre o lançamento do iPhone 11, 11 Pro e Pro Max.

Reconhecimento:

Você quer que sua marca seja reconhecida instantaneamente pelas pessoas? Então com a gestão de Branding isso é possível.
Certamente você conhece muitas marcas que mesmo não tendo comprado nada dela, você ainda consegue identifica-la sem nenhum problema.
Este é o poder de um trabalho bem feito de reconhecimento, realizado através de diversas estratégias que englobam o acervo do processo envolvido pelo Branding.

Relação de lealdade do público:

É muito comum observar que existem diversos tipos de consumidores que só compram aquele tipo de produto de uma empresa específica, porque há uma espécie de relação de lealdade com aquela marca.
Isso é resultado de diversos aspectos da etapa de vendas que citamos no começo deste post.
O que aconteceu no final dos processos é que o cliente acabou encantado com o produto e a maneira que aquela marca lhe tratou, criando uma ligação forte entre os dois.
A partir daí temos a questão da lealdade, onde o consumidor só compra de você e mais ninguém.
Claro que não é algo fácil de se alcançar, mas com um bom investimento no Branding da sua marca, é algo possível de se alcançar.

Fazendo a gestão do seu Branding da maneira correta!

1. Qualidades associadas à sua marca

De uma forma ou de outra, seus clientes vão associar algum tipo de qualidade a sua marca. Seja ela positiva ou negativa.
Portanto, não seria mais interessante se você conseguisse fazer com que eles associassem sua marca com as qualidades que você deseja?
Para que isso ocorra, é preciso definir quais são estas características que você deseja ser lembrado. Pode ser por ter um excelente atendimento, ou quem sabe ter produtos únicos no mercado.
Independente de qual for, trabalhe este elemento no Marketing da sua marca para destacar estas qualidades. Assim fica mais fácil do seu cliente identifica-las.

2. Paleta de cores determinada

Cada empresa tem sua identidade visual própria, o que deixa uma impressão no consumidor.
Porém, um elemento que compõe este visual e faz bastante diferença é a palheta de cores.
Além de ser uma marca registrada que fará as pessoas lembrarem de sua marca por conta da cor, é possível fazer elas sentirem algo através delas.
Sendo assim, é de extrema relevância determinar qual a paleta de cor enaltece melhor o sentimento que você quer passar para o consumidor.

Instagram oficial do McDonald's BR
Repare nas cores utilizada nas fotos do perfil oficial do McDonald’s BR

Cada cor passa um tipo de emoção diferente, veja qual se adequa melhor ao seu proposito e trabalhe em cima disso.

3. Valores da empresa

Da mesma forma que você quer passar uma sensação quando o cliente pensa na sua marca, os valores servem da mesma forma.
Todavia, neste caso seria a mensagem que você quer que sua marca passe ou represente.
Por exemplo, existem empresas que produzem produtos integrais que sempre exaltam sua preocupação com o meio ambiente e que deseja que as pessoas se conscientizem para tal ação.
Página oficial dos produtos mãe terra no Facebook
Isto é passar valor. E certamente as pessoas que tem o valor semelhante com o daquela marca específica vão: consumir, divulgar, relacionar, falar, e assim por diante, de tudo relacionado aquela empresa.

4. Acompanhamento

Como estamos falando bastante sobre a imagem que sua marca passa para o consumidor, é interessante acompanhar qual é a sua percepção com relação a sua empresa.
Faça uma pesquisa para identificar o que seus clientes pensam a seu respeito, e como isso está próximo (ou não) do que você deseja transmitir para eles.
Este acompanhamento pode ser feito de várias formas diferentes:

  • Redes sociais
  • Formulários
  • Comentários em vídeos

Coletando essas informações, você adapta sua abordagem para deixar mais precisa e conseguir causar o efeito correto no seu consumidor.

5. Entregue o que você promete

Não adianta você disseminar uma coisa e fazer outra.
Isso só vai resultar em uma péssima imagem para seus clientes! Seja consistente e mantenha sua postura como você a construiu.
Por esta razão, ter bem definido sua estratégia e como você quer ser visto pelas pessoas é uma etapa tão importante.
Pois, dessa forma, você tem uma noção melhor do que deve ser feito para alcançar o que foi previamente arquitetado.
Assim, no final do dia, seu cliente vai ter uma percepção a respeito da sua marca da maneira que você deseja.

Mais do que só gestão

Como você pode perceber, o Branding faz parte do dia a dia das empresas, devido a sua relevância para manter a marca viva e sempre andando para frente.
Para atingir este resultado, além do Branding é preciso saber na prática o que deve ser feito, por este motivo temos diversos posts a respeito de Marketing Digital para você utilizar em suas estratégias!
Temos bastante conteúdo como:

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