Como funciona o marketing boca a boca no mundo digital

Desde sua concepção, o marketing evolui de diversas formas possíveis através das eras 1.0, 2.0, 3.0 e o atual 4.0. Sempre descobrimos uma maneira diferente de vender o nosso peixe, conseguir engajar de uma maneira mais eficiente o seu público-alvo, ainda mais com a “popularização” da internet e redes sociais. Mas existem elementos que até hoje se mantém como fundamentais para se ter um marketing eficiente, vocês já devem imaginar qual é: O marketing boca a boca!

Tenha certeza que alguma hora alguém irá falar da sua empresa para outras pessoas, seja de forma positiva ou negativa. Vamos esperar que de uma forma positiva, certo!? Ainda mais pois quando algo é recomendado para nós, uma sensação diferente comparando com o método tradicional.

E mais uma vez a internet tem um papel fundamental no aumento da importância do boca a boca. Com o crescimento dos recursos digitais, existe uma maior facilidade em saber o que as pessoas acham dos seus produtos/serviço, métodos novos de avaliação, sites como o Reclame Aqui e etc…

Sendo assim, para saber mais sobre a grande importância que este método tem na maneira com que as pessoas enxergam a sua marca, quer queira ou não, é um assunto crucial que você deve estar atento! Continue conosco que você vai entender melhor como tudo funciona, além de dicas para saber aproveitar as oportunidades que isso traz consigo.

O poder do marketing boca a boca

O marketing boca a boca nada mais é do que a interação entre as pessoas sobre um certo tipo de produto ou serviço, este método faz com que mais e mais pessoas conheçam sua marca mesmo que elas nunca tiveram nenhum contato com a mesma.

Mas é aí que a internet chegou para mudar um pouco as coisas. No sentido que além da parte de divulgação, agora podemos ter noção do as pessoas falam, e convenhamos que este é um diferencial muito importante, não acha?

Um termômetro perfeito para saber se o que você está fazendo agrada seu público ou não, como melhorar, sem falar que eles podem falar diretamente com você, lhe poupando tempo de procurar internet a fora. Basta ter uma conta em alguma rede social, e-mail próprio, chat online em seu site, existem várias maneiras diferentes, só escolher a que melhor irá se encaixar com seu tipo de negócio.

Tenho certeza que isso já está claro para todo mundo, pois duvido que alguém nunca passou por uma situação em que utilizou da ajuda de outra pessoa para saber se aquele produto valeria a pena comprar, principalmente se for uma compra online, já que ainda existe muito receio sobre este tipo de compra, por incrível que pareça…

Pense no caso do Mercado livre, por mais que eles tenham diversas maneiras de evitar fraudes, nada garante que o produto realmente seja de qualidade, se não tem muitos defeitos, se o vendedor é atencioso, etc. Por tanto, é crucial que tenha opções de avaliação, comentários, quantidade de produtos vendidos, por que este será o seu medidor de compra, sem eles, dificilmente alguém teria coragem de comprar algo.

No final das contas, uma hora ou outra nós vamos utilizar deste recurso, ele é essencial para conseguirmos ter uma métrica para separar o que é bom, do que é ruim. Claro que existem casos e casos, mas fique tranquilo que abordaremos isso mais para frente.

boca a boca

Pesquisa e avaliação são cruciais antes de realizar uma compra

A voz das pessoas tem muito poder pelo que você pôde perceber até aqui, nos dias de hoje temos muitas opções variadas de como lidar e receber críticas. Um desses comportamentos que todos adoram fazer é reclamar, todo mundo já viu alguma pessoa reclamando em algum lugar, seja rede social ou comentários de sites. Então, todos temos diversas formas de expressar nosso descontentamento, por isso, existem sites específicos que são referência nesta área.

Se eu te dissesse que as tentativas de golpes virtuais no Brasil chega quase a 26 mil por hora, você continuaria comprando online? Você pode até continuar, só que talvez fique mais receoso com relação a comprar em lojas em que nunca tenha feito alguma compra prévia. Exatamente por isso que sites como Reclame aqui e E-bit existem.

Os dois são os mais famosos e confiáveis quando se quer ver a reputação de lojas virtuais. O Reclame aqui tem uma diferença que além de mostrar a reputação, os usuários podem fazer reclamações sobre alguma loja e, essas lojas podem ou não atender estes clientes insatisfeitos para tentar arrumar uma solução para o problema. Geralmente o Reclame aqui é a última chance de conseguir resolver a situação antes de acionar o Procon.

boca a boca
Sem a opinião das pessoas, avaliações como essas não poderiam ser feitas, ou seja, o marketing boca a boca faz muita diferença, mesmo no mundo digital. Sempre é bom ficar atento em sites como esses antes de realizar alguma compra e também, caso este seja o seu ramo de atuação, você deve acessar para ver se tem algum cliente insatisfeito, já que, caso o problema seja resolvido, provável que esta pessoa vai voltar a comprar de você, sem falar que pode te recomendar para outras pessoas. Não perca esta chance!

Outros exemplos  

Já falamos sobre as duas melhores referências no quesito reputação, agora vamos tratar de casos mais específicos. Vamos puxar o exemplo do Mercado livre novamente, para conseguir convencer o consumidor de que vale a pena comprar pela plataforma, eles possuem ferramentas que ajudam a identificar se o vendedor é confiável. 

Fora o básico que seria a descrição do produto, formas de pagamento, localização do vendedor e comentários. Podemos perceber elementos muitos interessantes como: Quantidade de produtos já vendidos, assim como a quantidade vendida nos últimos meses e avaliação dos clientes com relação ao atendimento e prazo de entrega.

Isso mostra que não estamos brincando quando falamos que este tipo de informação faz diferença quando alguém pretende comprar algo. Até mesmo nas redes sociais o boca-a-boca exerce sua influência, por exemplo, as avaliações de páginas no Facebook.

É sempre bom conferir para ver a relevância que aquela marca possui com seus clientes, sem falar nos comentários.
Outra alternativa para se procurar por comentários, seria utilizando o mecanismo de busca do Twitter, pois com ele você consegue achar qualquer tweet de qualquer pessoa, sobre o que foi escrito. Se for pesquisado a palavra “Coca-cola” além dos tweets, também tem filtros para poder encontrar o que está em destaque, as últimas postagens, fotos, etc.

Não importa onde for, hoje em dia é muito fácil conseguir saber o que as pessoas estão falando sobre alguma determinada marca ou qualquer outro tipo de assunto. Talvez você possa estar se questionando sobre acreditar na opinião de pessoas que você nunca viu antes, já que ninguém garante que elas estão falando a verdade, não é? Então iremos esclarecer algo sobre este assunto.

Saiba identificar quando a crítica é construtiva.

É indiscutível o poder que o anonimato da internet dá a todos nós. Poder falar “o que quiser”, conseguir alcançar um grupo maior de pessoas, e tudo isso sem precisar se identificar. Por consequência dessa liberdade, surgiram os trolls/haters de internet. Pessoas que só sabem reclamar de tudo ou falar mal por prazer próprio. Eles podem aparecer em qualquer lugar, já que eles se sentem protegidos pelo anonimato.

Então, a questão de confiar ou não em comentários de pessoas desconhecidas na internet, se deve ao fato de saber filtrar e identificar quando a pessoa está sendo sincera ou é apenas um hater qualquer. Ler aquele comentário calmamente, observar se os argumentos parecem ser verídicos. Entrar no perfil da pessoa e observar suas atividades também é uma opção muito boa! Ver se mais alguém está falando algo semelhante ao que foi dito por aquele usuário.

boca a boca

Se de um lado, 3 pessoas estão falando muito mal daquele produto, porém do outro lado tem 1000 falando bem, quem você irá acreditar?

Sua tendência é confiar logo de cara, mas lembre-se não custa nada conferir estas 3 pessoas que falaram mal, quem sabe eles não têm um certo tipo de detalhe que faça a diferença para você. No mesmo caso se metade das pessoas gostaram e a outra não. Precisa-se fazer uma boa pesquisa para conseguir tirar uma conclusão final.

Aprecie o que a tecnologia lhe proporciona

De qualquer modo, é bom ficar de olho no que falam por aí e, você acabou de ver bons motivos. Há diversas oportunidades para se conseguir fazer com que você melhore cada vez mais a forma que se é trabalhado o marketing de sua empresa.

Por isso, continue de olho aqui em nosso blog para receber diversas novidades interessantes e que irão de ajudar muito em sua trajetória para o sucesso. Não esqueça de compartilhar o post com seus amigos! Queremos saber sua opinião sobre este assunto, agora você sabe o quão ela é valiosa.

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