10 Maneiras De Aumentar O Engajamento No Facebook

Não é segredo para ninguém que o melhorar o engajamento é fundamental para o crescimento do seu perfil nas redes sociais.

Utilizando algumas estratégias, você constrói uma base sólida de pessoas que tem interesse no seu conteúdo, e estão mais propícias a usufruir do seu produto ou serviço.

Pois este é o resultado natural de conquistar/atrair o público alvo da sua empresa, ao invés de comprar seguidores — o que NUNCA é uma opção.

Engajar os seus seguidores é uma tarefa que demanda bastante trabalho, mas é de longe algo complexo.

Basta saber aplicar corretamente, não importando qual seja a forma que você escolher.

Existem diversas formas de engajamento e, neste post, exemplificarei 10 maneiras de fazer isto, aumentando consideravelmente o tráfego da sua página no Facebook.

Interessado? Então continue lendo para melhorar ainda mais sua força no mundo digital!

 

O que é exatamente “engajamento”?

“[..] Engajamento significa que alguém está interessado em ouvi-lo e que você deve se relacionar com essa pessoa para alcançar seu objetivo comercial, enquanto cumpre uma proposta de valor para com o público. […] “.

Font: Voozer.com

Antigamente, o objetivo das empresas era somente vender, vender e vender mais.

Com o passar do tempo muita coisa mudou e, a maneira como as empresas trabalham sua estratégia de venda teve que se adaptar também.

As pessoas querem ser valorizadas e receber o tratamento que merecem para então tomar uma decisão de compra.

Por este motivo o Marketing de Conteúdo, é tão importante para alavancar o nome da marca no ambiente virtual.

E como tudo está conectado, para você conseguir bons resultados e chamar a atenção, é preciso criar uma relação com seu público.

Exemplo: você enche seu perfil do Facebook com posts vindo do blog da empresa.

Apenas copiando o link e colando, sem nenhum tipo de tratamento, texto chamativo, CTA, etc.

Dessa maneira, a maioria dos usuários não vão dar bola para suas postagens, podendo até afastar alguns.

Mesmo que o conteúdo do seu blog seja excelente, é preciso desenvolver formas de motivar as pessoas a interagir.

Algo que só vai trazer benefícios, como:

  • Feedback da qualidade de suas postagens;
  • Aumento nas curtidas e compartilhamento;
  • Usuários recomendando sua página/perfil;
  • Noção mais apurada do que funciona, e o que não;
  • Entendimento do seu verdade público alvo;

Sendo assim, agora que você tem uma noção do que é engajamento e sua importância, vamos para o que interessa!

Print de um post da "Camila Porto", onde ela utiliza uma imagem para chamar atenção

1 – Uma imagem vale mais do que mil palavras

O poder que a imagem detém é bem grande.

Um conteúdo visual que, em sua maioria, não requer nenhum tipo de leitura, e nem demanda muito tempo.

Ao contrario de um texto ou vídeo, as imagens têm o poder de ser de fácil e rápido consumo.

Diversos dados apontam que utilizando imagens você consegue um bom número de visualizações, compartilhamentos e, claro, engajamento.

É bom começar a utilizar deste recurso para atrair mais usuários para sua página.

Bom lembrar que não é só sair colocando qualquer tipo de imagem, é preciso postar algo de qualidade e que esteja alinhado com o tema de suas postagens.

Além disso, é bom tomar cuidado com o tamanho das imagens, já que existe bastante variedade.

Portanto, acesse nosso post “Tamanho ideal das Imagens nas Redes Sociais“, para saber qual o tamanho certo para se utilizar.

2 – Perguntas geram interação

Fazer perguntas é a forma mais básica para fazer alguém interagir.

Quando a pessoa é tímida, fazemos alguma pergunta para quebrar o clima e tentar começar uma conversa.

No caso das redes sociais, é a mesma situação.

Você quer mais comentários na sua página? Pergunte algo relevante que certamente vão responder.

As pessoas gostam de expor sua opinião na internet — principalmente por conta da “proteção” do anonimato — basta o estímulo certo.

Mostre que você quer ouvir o seu público e que a opinião deles tem relevância.

Caso queira algo para se basear, leia nosso post sobre “Como usar as Perguntas no Instagram Stories?”.

3 – Mostrar os bastidores é muito bem-vindo

Confiança é a base de um bom relacionamento ajudando a estabelecer um laço forte entre duas pessoas, ou até mesmo cliente e empresa.

Saber como funciona o dia a dia, quem trabalha por traz, o clima entre os funcionários, a maneira que tudo é feito, saber disso gera uma empatia maior no seu usuário.

Afinal, é da natureza humano ter o sentimento de curiosidade.

Print da página "Henshin", mostrando um dos materiais que a editora estava trabalhando

Quem aí nunca sentiu vontade de conhecer como funciona tal empresa, ou aquela pessoa em específico que cuida da parte de produção de conteúdo?

Isto aumenta a credibilidade e confiança na marca.

E no caso do Facebook, você tem ferramentas que são perfeitas para mostrar este “outro lado” da sua empresa.

Nesta plataforma é possível realizar um evento ao vivo (a tão conhecida “Live”), que dá bastante liberdade a respeito do conteúdo que se pode mostrar.

E talvez você ache que ninguém vai assistir, por se tratar de algo ao vivo, mas é justamente o contrário!

Hoje em dia está bem forte este tipo de formato, e sempre atrai bastante gente.

Outra ferramenta que segue a todo vapor é a opção de fazer Stories.

O modelo ideal para compartilhar imagens e vídeos curtos, na qual só é possível ser consumido por um determinado período.

Sendo assim, cria um senso de urgência no usuário, pois caso ele não acesse o Stories, aquele conteúdo será perdido.

Junto da Live, o Stories é um fenômeno, justamente por ser algo de fácil e rápido acesso.

Talvez você não saiba como funciona exatamente o Stories no Facebook, mas temos o post certo para você! Basta clicar aqui para ser direcionado.

4 – Sem lenga-lenga

Acredite, por mais que seu texto seja incrível e extremamente relevante para sua audiência, muitos vão deixar passar por preguiça de ler, ou falta de tempo.

Sendo assim, ser conciso é fundamental para você conseguir passar sua mensagem, sem ter que escrever algo longo.

Foque no seu objetivo principal e tente ao máximo executar de maneira simples, eficiente e curta.

Você pode até escrever algo mais trabalhado, porém são casos bem específicos.

Nosso post, “Como Criar Posts Perfeitos Nas Redes Sociais“, vai lhe auxiliar neste quesito.

O que você precisa ter mais atenção é o método que está sendo aplicado para incentivar o usuário a continuar lendo.

É aí que entramos no próximo tópico…

5 – Chamando a atenção do usuário

Gatilhos mentais é um outro ponto fundamental para conseguir gerar o tão almejado engajamento.

Seu objetivo aqui é criar algo que faça o usuário bater o olho e ficar interessado no seu conteúdo de alguma forma.

Existem diversos métodos para chamar atenção do público, basta analisar e aproveitar o que parecer mais eficiente.

Não existe a maneira correta para saber qual funciona melhor na sua estratégia, vale testar e avaliar os resultados.

Estas “chamadas” servem tanto para o título de algum post, primeiras linhas de postagem e legenda de fotos.

Muitos profissionais usam o artifício emocional para ganhar o interesse dos usuários.

Para entender melhor como funciona e como aplicar, leia nosso post sobre “Gatilhos Mentais”.

Print de um post da página "CCXP", mostrando uma imagem escrito "Últimos Ingressos"

6 – Conteúdo de valor

Para manter as pessoas entretidas com sua Página no Facebook, é preciso que haja algo para se ver, certo?

Existem certos perfis que os usuários não esperam aparecer conteúdo para consumi-lo, eles vão diretamente na fonte.

Para ter este “privilégio”, somente com conteúdo altamente relevante.

Algo que seja bem-feito, tenha seu diferencial e uma cara única, onde os usuários só vão encontrar algo parecido, vindo de você.

Quer saber mais a fundo como trazer este tipo de conteúdo? Basta clicar aqui.

7 – Dê ao público o que eles querem

Não sabe muito bem o que produzir?

Então, utilize da tática de “perguntas” que citei no outro tópico para saber o que sua audiência gostaria de ver na sua página.

Sendo algo que seja exatamente o que gostariam de receber, certamente vai gerar bons resultados.

Claro que você não vai fazer tudo que pedirem, cabe avaliar qual sugestão é mais viável e tenha relação com seu tipo de conteúdo.

8 – Calendário de publicações

É importante manter um ritmo de postagens para continuar mantendo sua página movimentada.

Muitas pessoas desistem de acompanhar determinados perfis, justamente porque demoram a postar.

Neste quesito é bom mostrar comprometimento!

Ainda mais crucial é saber organizar sua estratégia, de maneira que todas estas dicas que estou dando, sejam bem executadas/testadas, conteúdo de qualidade saindo constantemente, variedade, etc.

Alcançar este nível de qualidade é complicado, porém temos um post certo para você: “Qual a Importância De Ter Um Calendário Editorial?

9 – Espalhe alegria

Não tem nada de errado em passar uma imagem mais “descontraída”, ter um bom humor nas suas postagens.

A comunicação não precisa ser de maneira formal e séria.

Tendo um diferente tipo de postura, gera mais engajamento do que você possa imaginar.

Pegue a postura que a Netflix adotou como exemplo.

Ela conversa de maneira bem eficiente com seu público, o que resulta em bastante compartilhamento e comentários.

Utilizando um tom bem mais descontraído.

Print de um post da Netflix

Claro que depende bastante da sua área de atuação, nenhuma empresa de advocacia teria esta mesma abordagem da Netflix.

Todavia, fica aí a lição de aproveitar outros tipos de abordagem, para ganhar mais engajamento.

Saiba mais sobre sua audiência com este post das “12 Diferentes Personalidades Nas Mídias Sociais“.

10 – Por fim, interaja!

Último, mas não menos importante: interaja com seus seguidores.

Primeiro que isto passa um bom sinal, mostrando que se comentarem, tem chance de serem respondidos.

Segundo que desta maneira, você cria a possibilidade de conhecer a fundo seu público e receber um feedback mais assertivo.

Tente responder ao máximo os comentários, e incentivar a comunicação.

Quem sabe criar um grupo — dependendo da plataforma que estiver utilizando.

 

Continue buscando aprender

Com esta lista, você já consegue aumentar bastante o tráfego da sua página.

Basta planejar, testar e trabalhar duro que bons resultados com certeza virão.

Mas caso necessite de alguma outra informação, ou queria conhecer algo que possa ser útil para você, continue acessando nosso blog!

Toda semana tem conteúdo novo e diferente, na qual ajuda bastante na sua estratégia de Marketing Digital.

Não deixe de compartilhar e comentar neste post!

Qualquer dúvida, crítica, ou sugestão é muito bem-vinda.

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