Marketing pessoal: quando você é a sua marca

O Marketing pessoal é tão importante e fundamental quanto o marketing empresarial. Hoje em dia, muitas vezes uma marca na verdade é uma pessoa.

Trata-se de um assunto que não tem nada de novo, mas ultimamente é tema de diferentes estudos por ser muito comum em algumas redes como o instagram e o Youtube. Principalmente com a ascensão dos blogueiros(as) dos mais variados temas.

Esse tipo de marketing trata-se de uma poderosa ferramenta para a promoção pessoal. É quando uma pessoa física se torna a sua própria marca, e a principal estratégia é construir e criar autoridade em cima de algum nicho e vender a sua imagem como consequência. 

Em vez de promover uma empresa ou serviço, o Marketing Pessoal fortalece o nome e a imagem de um profissional. Isso fará com que ele atraia atenção, credibilidade e se torne um influenciador de um grande número de pessoas.

A era dos influencers

Com o boom das redes sociais novas profissões vão se desenhando, como é o caso dos influencers. Eles são pessoas que se dedicam integralmente em influenciar outras em seu determinado segmento.

Para que você entenda melhor o que um influenciador pode fazer, vamos citar dois exemplos de profissionais e sugestões de ações:

Exemplo 1: Um dentista que decide investir em seu marketing pessoal no Instagram irá contar com uma rede de apoio para criar conteúdo, mostrar seu dia a dia, resultados e influenciar pacientes e colegas a seguirem seus passos.

Aqui a dica é apostar fotos e vídeos que irão falar sobre os bastidores da rotina de um dentista. E também alguns “antes e depois” pra mostrar mais sobre o seu trabalho e despertar interesse nos usuários.

Lembre-se: o espectador/usuário precisa criar empatia e ver coisas que normalmente ele não veria em outros perfis.

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Exemplo 2: Blogueira de maquiagem faz unboxing (vídeos/imagens de produtos recebidos) contando a experiência e testando o que recebeu.

Geralmente, ela irá utilizar o Youtube para falar sobre a sua compra ou presente e quais os benefícios desse determinado produto.

Nesse caso, a ideia é mostrar que ela está próxima do público, tem autoridade e conhecimento no que fala em relação aos produtos que recebeu.

Esse é o momento em que marcas investem no marketing pessoal de outra pessoa, confiando em sua audiência e credibilidade.

marketing digital

 

Dicas para um bom marketing pessoal

Assim como uma empresa precisa de uma boa estratégia de marketing para sobreviver e encantar seu público, com o marketing pessoal não é diferente.

Separamos algumas dicas para você entender mais como funciona isso na prática:

 1.Conteúdo é ouro!

Sem dúvida alguma a primeira dica para aumentar a autoridade do seu Marketing Pessoal é a produção de conteúdo!

Isso envolve trabalhar diversos conceitos, bastidores, depoimentos, dicas, reviews, entre outros assuntos. A partir desse conteúdo é possível criar uma imagem diferenciada, influente e de total conhecimento sobre o assunto abordado.

É importante ressaltar que muitos disputam espaço no mercado, são milhares de doutores, manicures, advogados, dentistas, jornalistas por aí.

O que irá diferenciá-los de você? Uma boa estratégia de conteúdo!

Então, cuidado com a saturação de assuntos e informações de senso comum.

Lembre-se, utilize os diversos tipos de conteúdo para ter uma estratégia completa, como: textos no blog, vídeos, stories, fotos, lives, palestras….

 

2.Mostre confiança e proximidade com seu público

Ao fazer marketing pessoal você precisa ser confiante no que diz.

Você deve dominar o assunto e mostrar que estudou, fez cursos e é capacitado para falar sobre aquilo.

Em um mercado supersaturado, você precisa mostrar ao seu público que é competente para abordar aquele assunto. Sendo assim, eles podem confiar em você.

Ser próximo do seu público significa entender as suas dores, do que ele necessita, que tipo de conteúdo irá agregar na sua vida. Defina uma linguagem que converse com sua base de fãs, de acordo com o perfil de seu público.

Então, tenha responsabilidade! Montar uma imagem impecável pode demorar anos, mas precisa apenas de uma coisa errada ou mal feita para ser tudo destruído.

 

3.Atenção na comunicação!

Ser comunicativo não significa falar muito, mas falar o suficiente e em uma linguagem adequada para que os outros entendam o que você está dizendo.

Tenha uma postura profissional condizente com a sua atividade. Para facilitar esse processo, pesquise outras pessoas que já fazem o mesmo e construa seu quadro de referências.

É mais que necessário ser sério quando a situação exige seriedade e ser descontraído em outros momentos.

Dica: a aparência não é tudo, mas conta muito.

Isso quer dizer que é importante você fazer uma pesquisa sobre a quem você vai se dirigir, qual a postura que os seus seguidores esperam de você. Adapte a sua forma de vestir de acordo com o contexto em que está inserido.

Exemplos: Uma professora pode vestir-se de maneira mais descontraída, optando por uma paleta de cores mais vivas e lúdicas.

Um médico pode usar jaleco, desde que esteja em ambiente propício, isso passará a credibilidade de um profissional de saúde.

Um publicitário pode vestir roupas mais descoladas, camisetas com frases e memes.

 

4.Planejamento

Nada funciona sem planejamento, principalmente no mundo do marketing. NUNCA SE ESQUEÇA DISSO!

Esse é o passo principal antes de realizar qualquer estratégia. Nesse caso, o profissional deverá não só fazer um cronograma de ações como estabelecer prazos e definir todas as atividades necessárias para que o Marketing Pessoal tenha sucesso de forma correta.

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5. Parcerias

Vemos de forma corriqueira empresas firmando parcerias com os influencers. Fechar uma parceria é uma via de mão dupla, então além da empresa ganhar com a divulgação de seu produto/serviço, o produtor de conteúdo consegue lucrar para se sustentar.

Por exemplo: quantas vezes você não vê Youtubers reservando um tempo do vídeo para fazer um jabá, mostrar determinado produto ou pedir para comprar no link na descrição? Varias né?

É possível realizar diferentes tipos de parceria, e o melhor, gastando pouco e tendo um ótimo retorno (quando o marketing é bem estruturado).

Dica: Não pense somente no dinheiro. As vezes, fazer uma live em parceria com outro influencer pode te trazer uma enorme notoriedade gerando futuros negócios.

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6.Bom senso nunca é demais no Marketing Pessoal!

É muito importante que você tenha em mente que não se trata de uma competição de número de seguidores.

Além de ser algo desagradável, tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada só irá afastar as pessoas das suas redes e gerar uma chuva de críticas ao seu trabalho.

Por isso, pense em uma forma leve e em conteúdos que irão agregar na vida de todos. Mas, SEJA VOCÊ MESMO! Faça as coisas do seu jeito!

Afinal, você é único, interpreta e vive as coisas a sua maneira. Então, não copie ninguém, crie a SUA própria imagem!

 

Ficou com dúvidas sobre marketing pessoal? Escreva nos comentários! Será um prazer conversar com você.

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