Muitas pessoas já vieram me fazer essa pergunta por aqui, acredito que exista uma ideia confusa sobre essa área. Alguns acreditam que o marketing é apenas propaganda de um produto/serviço, mas muitos já entenderam que é algo que vai muito além e pode trazer muitas oportunidades de negócio.
Então, afinal, para que serve o marketing?
Algumas pessoas apresentam uma ideia errada ou confusa sobre a função do marketing no contexto do mercado. Mas hoje, vamos te ajudar a esclarecer isso com exemplos reais sobre como essa área pode ser muito importante para o sucesso do seu negócio.
Uma das maneiras mais simples de se compreender o marketing é como o setor do estudo da administração especializado em mecanismos para facilitar a interação entre o público e uma organização.
O Marketing é uma estratégia certeira que busca adicionar valor a um produto/serviço para conquistar, vender ou disseminar uma ideia. Sim! o marketing também serve para “vender” ideias, não é a toa que existe o marketing político, não é mesmo?
Por exemplo, se o seu negócio for a venda de assinatura de revistas, o marketing provavelmente seria pautado em mecanismos para fidelizar e atrair novos leitores.
Se fosse, por outro lado, uma instituição de caridade, é possível que o ele se focasse em construir estímulos a possíveis doadores (visando aumentar a arrecadação da instituição).
Entretanto, algumas pessoas acreditam que o marketing é restrito ao departamento de vendas de uma empresa.
Mas os negócios mais bem sucedidos, porém, perceberam que é especialmente vantajoso utilizar profissionais e técnicas dessa área ao longo de toda organização.
Ainda existem pessoas que acreditam que o marketing é um departamento que apenas cria as ações promocionais de uma empresa.
Contudo, quando se fala em marketing, precisamos ter a noção de que estamos falando de algo que bem além disso e que engloba muitos fatores.
A administração de marketing pode ser entendida como um mix de diferentes atividades (que chamamos de marketing mix) e que engloba, por exemplo:
- Desenvolvimento de um produto ou do serviço;
- O preço;
- Para qual público ele se destina;
- O local onde ele é vendido;
- Técnicas de promoção e publicidade;
- Regras de publicidade (como no caso de medicamentos, candidatos, e advogados)
- Utilização das redes sociais
- Gerenciamento de crises de imagem
Então, a tarefa de uma equipe de marketing é garantir que esse conjunto de atividades seja aplicado da maneira certa e tendo o consumidor como centro.
Sendo assim, uma das partes mais estratégicas na hora de formulação de um plano de negócios é o desenvolvimento de um plano de marketing.
Ao pensar no marketing do seu negócio com base em ferramentas corretas, você será estimulado a pensar e descobrir novos caminhos para o seu empreendimento.
Se corretamente aplicado, um plano de marketing vai evitar decisões ruins, incluindo o “dilema do inventor” – o de criar um novo produto e então desesperadamente tentar vendê-lo ou o de idealizar uma estratégia de como vendê-lo antes mesmo da produção daquele produto.
É inegável que a área de marketing é a que tem um maior poder criativo e inovador, porém, a responsabilidade também é extremamente alta. Afinal, os resultados da empresa dependem de uma estratégia de marketing altamente qualificada.
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