Social Media Marketing

A criança nasce e chama a atenção da avó, da tia, das amigas, do pai e da mãe. Sai em tudo que é foto e fica pop. 

Ao crescer, ela adquire novos comportamentos, aprende que existe o “NÃO!”, que nem tudo é tão fácil assim. 

Então, com social media marketing no Brasil não é diferente, alimentada basicamente por curtidas, seguidores e compartilhamentos, quase sempre com foco em ações publicitárias. 

Mas uma hora essa fase vai dar lugar à pré-adolescência, adolescência e à fase adulta… Como no ímpeto de um garoto de 15 anos, as marcas deixarão o “Quero um milhão de curtidas” para outro ponto importante no social media marketing: “Quero ROI”

Essa evolução e demonstração de maturidade se traduzirá em social media marketing de qualidade para as marcas.

O caminho para chegar nesse estágio de social media marketing passa por entender que a marca agora é aquilo que ela faz e não o que ela promete. 

Essa evolução do social media marketing reforça a necessidade de tomarmos decisões acertadas na hora de definirmos novos modelos de negócio. 

Seja com a cabeça voltada para vendas, seja nos pontos de contato com os clientes, como na publicidade de TV, rádio, revistas, materiais físicos e sinalização em pontos de venda (PDVs) que também serão mais digitais.

Nesse momento, o foco em um projeto de social media marketing deve apontar para a necessidade de entendimento da abordagem correta na hora de vender ou se relacionar, colocando em primeiro lugar o ser humano e seu comportamento em grupo. 

Significa manter a promessa da marca, ter atitude; e esse pensamento faz do social media marketing um pilar interessante para ser aplicado na gestão de marca como um todo

Trata-se também de um aspecto em constante evolução e adaptação. Afinal, as redes sociais ainda estão nos mostrando a que vieram, para que servem e como devemos regulamentá-la.

No social media marketing os gestores de marca que já entendem a importância do universo digital devem trabalhar – assim como no design de produtos – compreendendo, idealizando, prototipando, engajando, interagindo e entregando/mantendo promessas.

Social media marketing

 

Compreendendo o social media marketing:

Algumas marcas hoje estão presentes nas redes sem saber para onde vão e também não conhecem a própria audiência. 

Entretanto, outras nem utilizam ferramentas de monitoramento para analisar seus resultados, apenas ficam fazendo postagens e esperando as vendas caírem do céu. 

E algumas, quando usam, quase sempre se restringem à análise de sentimentos de curtidas e comentários.

Sendo assim, o social media marketing nos vem para mostrar o quanto é importante uma estratégia bem definida para a sua marca, com calendário editorial, foco em imagens com um bom design, análise de entendimento de comportamento do público alvo, anúncios patrocinados, monitoramento de dados, e muito mais.

Então, trabalhar com social media marketing, não é apenas saber fazer postagem em redes sociais. É saber o que a marca quer conquistar ao investir em social media marketing: vendas, reputação, branding, SAC, só publicidade… 

 

Social media marketing e o público alvo:

Se você fez bem o dever de casa, com certeza atingiu o que se pode chamar de mídia conquistada, aquela que não pode ser comprada. Esse é o pote de ouro de toda a marca.

Mas se comprou (via Ads!) saiba mantê-la com qualidade! 

Uma audiência bem criada é a mais verdadeira e valiosa que há: pessoas que entendem sua marca, que dialogam porque você sabe manter a promessa (atitude). 

Nesse estágio, você pode se dar ao luxo de testar ou entender junto à audiência o potencial de lançamento de um novo produto, uma submarca, uma mudança de layout de um produto ou sua cor, etc. 

Afinal, engajamento criado a partir da transparência de relacionamentos dão à marca essa abertura para perguntar antes de colocar no mercado.

 

Social media marketing é um constante entretenimento:

O gestor tem como desafio ajudar a marca a contar sua história. Sendo assim, com o social media marketing você utiliza a seu favor todo o potencial das redes sociais e mídias sociais para esse desafio constante que é a divulgação da marca para cada vez mais pessoas.

Então, são os personagens dessa história que vão entregar/manter as experiências que as pessoas vivem com ela: reputação, transparência, respeito e valor gerado.

Para tudo isso sair redondinho, a marca deve pensar em social media marketing com o olho no usuário, ou seja, colocar-se no lugar dele. E assim, tangibilizando valores sem esquecer também do ambiente em que ela (e o cliente) está presente.

Social media marketing

 

Como dar os primeiros passos no social media marketing:

  • Social media marketing requer criar um grupo de trabalho multidisciplinar (marketing, financeiro, atendimento…). Daí sairão respostas para a construção de um pensamento centrado em comportamentos e não em curtidas;
  • Os colaboradores da empresa, ligados ou não à gestão da marca, estão na rede. Pense em trazê-los para o processo. Se eles podem bater papo no cafezinho sobre um projeto, por que não podem fazer o mesmo em uma reunião de desenvolvimento de boas práticas ou novos negócios?
  • Social media marketing é uma realidade dentro e fora das empresas: então, temos que ter políticas e diretrizes em mídias sociais para a gestão de equipes de trabalho, por isso a necessidade de rever a governança corporativa;
  • Para gerar valor para o cliente via social media marketing é necessário treinamento: desde os colaboradores até a cadeia de valor da marca (apoiadores, fornecedores, parceiros…); O mundo digital não se resume apenas a Facebook e Instagram. 
  • Faça direito: planeje uma gestão de social media marketing que de fato gere valor para a marca e seus clientes. Estar nas redes para oba-oba não traz ROI (tá na hora de crescer!);
  • Entenda as possibilidades de integração entre mídias sociais e mídias tradicionais (Transmídia/StoryTelling), assim como entre o ambiente físico e o digital onde a marca e seus clientes estão;
  • Aproveite feedbacks de um relacionamento aberto e transparente;
  • Crie, discuta e meça todos os resultados para chegar a algum tipo de ROI. E reveja esse processo constantemente. Não tenha medo de fazer mudanças ou até mesmo descartar toda uma estratégia e começar outra do zero.

 

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