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A Maravilhosa Relação dos Emojis com o Marketing Digital

A Maravilhosa Relação dos Emojis com o Marketing Digital

Como conseguíamos viver sem os emojis? Também não me lembro!

Mas hoje, sabemos que eles são os queridinhos das redes sociais, e-mails, Chats, mensageiros e tudo mais que envolve o mundo digital.

Eles animam as postagens, deixam as mensagens no whatsapp ainda mais humanizadas e são uma verdadeira febre mundial.

Mas, você já se perguntou como utilizá-los na sua estratégia de Marketing Digital?

Afinal, não existe mais Marketing Digital sem Emojis.

Emoji, a origem.

A palavra Emoji é a junção de duas outras palavras da língua japonesa que representam “Imagem” e “Letra”.

O primeiro emoji foi criado entre 1998 e 1999 no Japão. A partir daí, a sua usabilidade e funcionalidade só aumentaram com o tempo!

O iOS 4 da Apple, foi um fator decisivo na disseminação dos emojis pelo mundo todo ao torná-los disponíveis para todos os seus usuários.

Logicamente, a fama atingiu patamares tão exorbitantes que o Google e a Microsoft logo se interessaram pelo assunto.

Aos poucos eles incluíram os nossos queridinhos em seus sistemas operacionais também.

No início, os emojis foram criados especificamente direcionado ao mundo jovem.

Porém, com o crescimento da comunicação digital, hoje são mais de 6 bilhões de emojis diariamente usados por pessoas de todas as idades!

Atualmente, temos um emoji para praticamente todas as principais questões da vida como expressões faciais, objetos, lugares, animais, clima, reações, sentimentos, comidas e muito mais!

Todo ano, diversas atualizações ocorrem trazendo ainda mais emojis para a coleção. E nós adoramos!

Afinal, quem nunca teve aquela conversa apenas baseada em emojis?

Nem tudo são flores…

Porém, nem tudo foram flores na vida dos nossos queridos emojis.

No final de 2014 uma polêmica envolvendo preconceito por parte dos criadores tomou conta das principais empresas.

Assim, surgiram os emojis com diferentes tonalidades de pele, cores de cabelo e até mesmo de casais homo afetivos.

E, obviamente, tudo isso deu muito o que falar, não é mesmo?

Mas, porque eles fazem tanto sucesso?

Muitos dizem que o sucesso dos emojis se deve ao fato de que, ao usá-los, acredita-se que ocorra uma certa proximidade e intimidade entre as pessoas.

Ao olhar uma carinha específica, conseguimos imaginar aquela pessoa que estamos nos comunicando fazendo essa mesma expressão facial.

Doido não é? Mas quem não ama um emoji?

O objetivos dos emojis é serem auto explicativos e de rápido entendimento.

Atualmente, não encontramos conversas por texto que não os tenham em algum momento.

A Quintly, uma ferramenta de análise de performance em redes sociais disponibilizou uma pesquisa sobre a utilização da lista de emojis nas redes.

A seguir vão alguns números sobre os emojis:

92% das pessoas que navegam na internet usam emojis;

72% das pessoas abaixo de 25 anos usam uma lista de emoji com frequência;

Com pessoas entre 25 e 29 anos esse número salta para 75,9%;

Entre as pessoas de 30 a 35 anos a porcentagem apresenta leve queda: 68,3%;

Quando pensamos em pessoas acima de 35 anos a porcentagem é de 62,3%.

Como utilizar os Emojis nos Marketing Digital da minha empresa?

Com o estrondoso sucesso dos emojis, obviamente as empresas iriam perceber aí uma boa oportunidade de chamar a atenção dos consumidores.

Porém, antes de sair por aí espalhando emojis para todos os clientes vale reflexão sobre o seu público alvo.

Será que cabe a esse tipo de público o uso descontraído de Emojis? Fique atento para não queimar a imagem da sua empresa.

Se você não tem certeza em qual rede social o seu público está, dá uma olhadinha nesse post —> https://thaisnobile.com.br/em-qual-rede-social-meu-cliente-esta/

Outra dica importante é: Não utilize um emoji se você não sabe exatamente o que ele significa.

Acredito que nenhuma empresa usaria palavras em inglês, por exemplo, sem saber o seu significado. Então, não faça o mesmo com os Emojis, ok?

Se você tem essa dúvida, entre na Emojipedia e conheça cada um deles antes de usar em sua campanha de marketing.

Aproveite esse momento de análise e veja como as outras empresas usam esse emoji em suas postagens, pode ser um bom indicativo de seu significado.

Uma curiosidade: O emoji de cocô ( usado pelos brasileiros para representar algo que não agradou) no japão (onde ele foi criado) significa boa sorte! Por isso ele está sorrindo!

Emoji no SEO:

Se você acha que utilizar emojis não vai mudar em nada no SEO do seu site, sabia que está enganado!

Desde 2016 o Google permite que os usuários realizem pesquisas por emoji!

Ou seja, se um usuário colocar o emoji de pizza no campo de buscas, nos resultados aparecerão as páginas em que ele aparece!

Se você quer saber se a sua empresa precisa mesmo de um blog, acesse —> https://thaisnobile.com.br/5-motivos-para-a-sua-empresa-ter-um-blog/

Por isso, se joga no Emoji!

Exemplos do uso de Emojis por empresas:

O Boticário e o Cabify são empresas que utilizam bastante os emojis em suas estratégias de Marketing Digital.

 

Eles deixam as postagens mais chamativas e descontraídas, combinando perfeitamente com o público alvo dessas empresas.

Produtos físicos

O comércio, que não é bobo nem nada, se aproveitou da fama estratosférica dos emojis e lançou todos os produtos possíveis e imaginários que contenham eles.

Vão desde mochilas, copos e almofadas até tapetes, cortinas e cafeteiras!

Todos com extremo sucesso em vendas.

Então, se a sua empresa produz produtos físicos, porque não entrar nessa onda, não é mesmo?

Quando não usar

Mesmo em conversas profissionais, alguns emojis podem ser utilizados com o “ joinha” ou até mesmo o famoso “smile”.

Mas não exagere, pense bem se seria profissional mandar um emoji mais engraçadinho para um cliente ou até mesmo para seu chefe.

Entretanto, esse tipo de elemento não é aconselhado no momento de lidar com alguma crise, reclamações, críticas e temas mais sérios.

Quem venham mais emojis!

Enfim, eles se tornaram essenciais na comunicação textual hoje em dia, e, é claro, as redes sociais adoram e fazem a festa com eles!

Os emojis vieram definitivamente para ficar e pessoalmente eu torço para que sempre tenhamos cada vez mais emojis para usar!!!

E você? costuma usar emojis na sua estratégia de Marketing Digital? Qual o seu preferido?

Me conta aqui nos comentários!

Até a próxima!

 

 

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