O Facebook hoje é a maior rede social atualmente. Mais de 2,2 bilhões de usuários acessam o gigante criado por Mark Zuckerberg todos os dias!
Esse grande sucesso, fez com que as empresas abrissem os olhos e enxergassem o enorme potencial que a rede social oferece em relação ao marketing de suas marcas.
Páginas e mais páginas foram criadas e hoje é praticamente obrigatório que qualquer negócio esteja no Facebook.
É como dizem por aí: “Se a sua marca não está no Facebook, ela não existe”.
Nesse post eu vou te dar dicas de como utilizar o Facebook para melhorar o Marketing Digital da sua marca.
O que faz dele melhor?
Antes de mais nada é necessário esclarecer qual as principais características e vantagens de se utilizar o Facebook na sua estratégia de Marketing Digital.
Ele dispõe muitas vantagens que podem te ajudar nessa empreitada de divulgação e construção de marca.
Seus principais benefícios são:
- Alcance: São mais de 2,2 bilhões de usuários gente, alcance é o que não falta no Facebook.
- Segmentação: Você é perfeitamente capaz de escolher quem irá visualizar o seu conteúdo e direcioná-lo ao seu público-alvo.
- Versatilidade de Resultados: Não importa qual o seu objetivo dentro do Facebook, você é capaz de conseguir resultados utilizando a plataforma.
Além disso, a plataforma possui um amplo leque para diferentes tipos de conteúdo (mas vamos deixar para falar disso depois). Agora vamos as dicas.
1 – Página, não Perfil ok!?
Pode parecer básico eu sei, mas muitas pessoas insistem em divulgar os seus produtos através de perfis pessoais.
Assim como no Instagram, não é permitido fazer divulgação de produtos ou até mesmo da sua empresa em perfis pessoais.
Isso vai contra as diretrizes do Facebook e pode te gerar sérios problemas no futuro.
E é por isso que os perfis pessoais não possuem as ferramentas que te ajudam a direcionar as suas publicações e nem as estatísticas do seu conteúdo.
Como sabemos, sem essas informações, fica bem difícil se obter sucesso em qualquer tipo de divulgação ou campanha de marketing.
2 – Preencha todas as suas informações
É fundamental que a sua página esteja com todas as informações preenchidas e atualizadas.
A primeira coisa a se atentar é o logotipo da empresa.
Ele precisa estar centralizado, em alta qualidade e combinar bem com a foto de capa da página.
Assim, as pessoas podem se identificar com a identidade visual da sua marca.
Depois disso, você precisa preencher as informações sobre o seu negócio.
É através dessas informações que os seus possíveis clientes vão descobrir a sua empresa, sobretudo a sua história, o que ela faz e como eles podem entrar em contato (E-mail, Telefone, Site institucional).
Informações que também podem ser adicionadas:
- Horário de atendimento
- Cardápio (Caso seu negócio seja do ramo alimentício)
- Outras redes sociais
- Prêmios conquistados
Capriche ok? Deixe essas informações bem claras e objetivas.
Esse pode ser o ponto chave para algum contato com o cliente.
3 – Conteúdo hoje, conteúdo amanha, conteúdo pra sempre!
Assim como eu disse antes, o Facebook é um lugar onde se pode consumir qualquer tipo de mídia.
Sendo assim, isso te oferece a chance de produzir um conteúdo criativo e exclusivo para os seus clientes e fãs da marca.
Então, é possível SIM compartilhar um conteúdo de qualidade e ao mesmo tempo divulgar os seus produtos e serviços!
Faça tudo de maneira sutil e sem bombardear seus seguidores com propagandas.
Aqui vão algumas dicas relacionadas a conteúdo que podem te ajudar:
Blog
Caso a sua empresa tenha um blog, o Facebook é um local excelente para divulgar o conteúdo postado por la.
Isso faz com que os usuários conheçam o seu site e por consequência o que você oferece!
Emojis e Gifs
Emojis são bastante utilizados nas legendas dos posts pois simplificam muito a comunicação.
Já os gifs podem ser utilizados para responder comentários humanizando as interações da sua marca e tornando as suas publicações mais originais.
Mas fique sempre atento a linguagem!
Ou seja, se a sua página tem um caráter mais sério e exige uma linguagem mais formal, evite o uso de gifs de humor ou excesso de emojis.
Clique aqui e Descubra a Maravilha relação dos Emojis com o Marketing Digital!
Imagens
O Facebook é uma rede social muito visual, sempre vemos imagens em grupos, páginas e links.
Então, porque não se utilizar das mesmas para aumentar a interação e o engajamento com o seu público?
Segundo a Rockcontent, o tipo de publicação que mais gera engajamento são as citações ou as frases motivacionais.
Ilustrações e Infográficos também chamam bastante a atenção, porém, saiba adaptar esse tipo de publicação pensando na sua área de atuação certo?
Vídeos e Lives
Vídeos tem muita força no Facebook.
Ainda mais agora que o senhor Zuckerberg desenvolveu a sua própria plataforma dedicada totalmente ao audiovisual chamada de Facebook Watch.
Eles são excelentes para gerar engajamento e normalmente possuem um alcance muito maior.
O Facebook Live é uma ótima ferramenta e cresce cada dia mais.
Com ela, é possível realizar livestreams de até 90 minutos, tempo o suficiente para bater um papo com seus seguidores, fazer enquetes, mostrar o seu estúdio, escritório, processos e até mesmos colaboradores (Se eles autorizarem).
Lives podem aumentar e muito a proximidade da sua marca com seus seguidores.
Quer saber o porque você deveria fazer uma live? Clique aqui!
Descubra qual o melhor horário para se publicar algo
É importante descobrir que tipo e conteúdo mais agrada o seu público.
Mas, só isso não basta.Isso se deve a necessidade de saber qual o melhor horário para publicar algo, ou seja, qual horário seus seguidores estarão mais ativos no Facebook.
O Feed do Facebook é uma loucura, quantas vezes você olhou um post, gostou. Mas, atualizou a página sem querer e ele acabou sumindo? Muitas certo?
Por isso, o timing tem que ser preciso! Afinal nunca se sabe quando será realizada uma venda certo?
Quer começar a testar os horários? Comece por 12:00 e 18:00.
Frequência é importante
Tente achar um meio termo na frequência das suas publicações.
Postar pouco pode fazer o seu conteúdo passar despercebido.
Em contrapartida, postar demais pode fazer com que seus seguidores enjoem da sua marca.
Equilíbrio é tudo.
Lembre-se de que agradar o algoritmo do Facebook é sempre importante, ele leva em conta a frequência de postagem.
4 – Interaja com seu público
É muito chato ficar no vácuo quando você tem uma dúvida sobre os produtos ou serviços de alguém.
Por isso, tenha empatia por quem te segue e responda a todos os comentários!
Caso alguém venha tirar uma dúvida via messenger, RESPONDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!
O Facebook informa aos usuários a velocidade das respostas e o tempo médio das mesmas.
Um tempo baixo de resposta demonstra comprometimento e profissionalismo.
Pensa o seguinte: Se aquela pessoa não estivesse interessada ela não se daria o trabalho de mandar uma mensagem via messenger.
Lembrando que, sempre que o cliente trouxer alguma dúvida ou reclamação, o melhor é dedicar a sua atenção total para resolver o problema dele o mais rápido possível.
Trate-o sempre com respeito e gentileza, para que assim você o conquiste.
5 – Atenção na qualidade nas imagens
Qualidade nas imagens é algo necessário em qualquer rede social.
A dica é adaptar a sua imagem de capa, a foto de perfil da página e suas publicações com o tamanho recomendado sem que ela perca a qualidade.
As medidas recomendadas são:
- Foto de Perfil: 180 x 180 px (pixels)
- Foto de Capa: 851 x 310 px
- Posts com imagens: 1200 x 630 px
- Posts com links: 1200 x 630 px
- Post em Destaque: 1200 x 1800 px
Caso você queira saber as medidas recomendadas em outras redes sociais, clique aqui!
Se você não possui uma foto de capa não se preocupe!
Existem diversos bancos de imagens gratuitos que podem te ajudar como o Pixabay, Free Photos Bank e o Flick.
6 – Tenha um Grupo Exclusivo para Clientes
Sabe os seus clientes? Aqueles que acreditaram na sua credibilidade e no seu produto?
Porque não fazê-los se sentirem ainda mais especiais?
Crie um grupo apenas para os seus clientes ou seguidores mais especiais e ofereça promoções ou ações para apenas aquelas pessoas.
Isso certamente pode aproximar ainda mais os consumidores da sua marca e fidelizá-los.
7 – Fixe uma postagem no início da sua página
Existe algum post que todos os seus fãs precisam visualizar?
Se sim, basta você fixá-lo no topo da página da sua empresa!
Fixar posts é ótimo para lembrar de alguma promoção de final do ano, ou até mesmo um aviso de algum evento importante.
8 – Parcerias
Fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores é algo muito positivo para a sua marca.
Dessa maneira a sua marca será reconhecida por um outro público, aumentando muita a sua exposição.
A dica aqui é sempre marcar a página da empresa ou influenciador nas postagens, para que assim o público de ambos possam se conhecer.
9 – Invista no Facebook ADS
Conseguir alcance orgânico no Facebook está muito difícil nos dias de hoje.
Por isso, os anúncios patrocinados nunca devem ser descartados.
Seus resultados podem ser muito positivos quando se sabe utilizar a ferramenta.
Então, comece desde já a estudar o Facebook ADS ou contrate alguma empresa para fazer isso pra sua empresa.
10 – Avalie o seu desempenho com o Facebook Insights
O Insights é a ferramenta de relatórios e estatísticas do Facebook.
Quando se cria uma página, ele passa a ficar disponível para os administradores.
Com ele é possível analisar:
- O Alcance das publicações
- Índice de engajamento
- Dados Demográficos dos Usuários
- Entre outras informações
Dominando o Insights e direcionando bem as suas campanhas, é possível aumentar muito tanto o seu alcance orgânico quanto o pago.
Aumentando, assim, a visibilidade da sua empresa bem como a sua relevância no mercado.
O Melhor
O Facebook, nunca se cansa de inovar.
A cada ano ele aumenta as suas funcionalidades e ferramentas.
Não é surpresa que muitas pessoas utilizam apenas ele para conseguir empreender no mundo digital.
Aqui no blog tem um post que eu te conto Como transformar um grupo do Facebook em Emprego
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- Tamanho ideal das imagens
- Como Ganhar Dinheiro Pelas Redes Sociais
- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
- Ser mais relevante no LinkedIn
- 4 Dicas de Como Aumentar o Tráfego do seu Site
- Nicho: O que é e quais são os mais procurados no mercado digital?
- Como Fazer Enquetes no Instagram?
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