São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

Como transformar um Grupo do Facebook em um Emprego?

Como transformar um Grupo do Facebook em um Emprego?

Como transformar um Grupo do Facebook em um emprego?

Grupos de Facebook são sem dúvida nenhuma verdadeiras ferramentas de engajamento com os usuários.

Neles, é possível reunir um número considerável de pessoas que se interessam por um determinado assunto, para assim, elas discutirem sobre ele, passarem informações, tirarem dúvidas e até mesmo anunciarem um produto ou serviço.

É a formação de uma verdadeira comunidade com interesses semelhantes.

Hoje vamos falar sobre grupos no Facebook e como você pode ganhar dinheiro com ele trabalhando de casa!

Posso postar o que eu quiser nos grupos?

 

NÃO!

O Facebook, assim como todas as redes sociais, têm suas regras e punições para quem não as cumpre.

E, como sabemos, essas regras estão cada vez mais rígidas e detalhadas!

Esses são alguns dos itens que não são permitidos na plataforma em geral (Perfis Pessoais, Páginas, Eventos e Grupos):

 

  • Nudez ou outro conteúdo de sugestão sexual
  • Discurso de ódio, ameaças reais ou ataques diretos a um indivíduo ou grupo
  • Conteúdo que possua autoflagelação ou excesso de violência
  • Perfis falsos ou de impostores
  • Spam
  • Incentivar abuso de drogas
  • Bullying
  • Assédio
  • Terrorismo
  • Material que viole Direitos autorais
  • Comercializar produtos controlados (Armas, drogas, álcool, etc, ofertas desses produtos devem seguir as leis do país em questão, além de ser proibido o comércio de remédios controlados na plataforma)

Para mais informações sobre as proibições do Facebook, clique aqui

Regras existem para ser respeitadas!

Quando falamos sobre regras nos grupos do Facebook, abrimos um leque de muitas possibilidades, existem diversos tipos de grupos com assuntos e propósitos diferentes.

Existem grupos de venda e troca de objetos, de discussão sobre determinado assunto, de recomendações de livros, de moradores de determinado bairro, de fãs de uma série famosa….enfim, a lista é infinita!

 

As regras de determinado grupo são definidas pelo seu criador, ou seja, seus administradores. Para ilustrar melhor observem a imagem a abaixo:

Essa é a caixa de configurações de regras do grupo (Você pode colocar elas também na descrição do grupo).

Como vocês podem ver, no momento em que o grupo é criado pode-se definir suas regras da maneira que o administrador achar mais adequado.

Antes de qualquer coisa, pense e defina muito bem as regras da sua comunidade, se alguém sair da linha você pode mandar uma notificação avisando para retirar o post que foge das regras ou você mesmo pode remover e bloquear esse membro.

Permitir que os usuários façam anúncios de produtos ou serviços em um grupo é possível desde que o administrador esteja de acordo com isso e que esse também seja um dos propósitos do grupo.

Se você é administrador de um grupo que fala sobre determinado assunto, mas permite anúncios, crie regras explícitas para moderar essa prática.

Seu grupo pode virar a 25 de março virtual onde vão existir apenas vendedores e não o público que quer discutir e compartilhar informações sobre o real tema do grupo. Regras bem detalhadas são fundamentais em qualquer grupo!

Um detalhe muito importante: Nunca cobre qualquer tipo de recompensa (seja ela financeira ou de produtos) caso um membro do seu grupo queria postar algo lá. Qualquer usuário membro do grupo pode denunciar anonimamente essa prática, o que pode resultar no fechamento do grupo. Cobrar por postagens em um grupo é contra os Termos de Uso do Facebook, então cuidado!

Mas como posso transformar meu grupo em um emprego?

Bom, agora que já falamos um pouco sobre como os grupos funcionam e suas regras, vamos o que nos trouxe aqui, não é?

Como fazer um grupo do Facebook se transformar no meu emprego?

Em resumo, para conseguir lucrar com um grupo de Facebook, você tem algumas opções:

  • Divulgar seus próprios produtos ou serviços que tenham algo relacionado ao tema do grupo.
  • Publicidade de empresas que também tenham uma temática relacionada ao tema do grupo.
  • Divulgação de links de programas de afiliados.

Porém, para conseguir um bom retorno financeiro com um grupo no Facebook não é da noite para o dia, ok?

Antes de mais nada, você vai precisar conseguir muitos membros em seu grupo para que ele se torne atrativo e a sua publicidade e gere bons resultados.

Então, agora vamos te dar umas dicas para a criação de um grupo atrativo e que pode se tornar uma boa fonte de renda :

Tema:

Para começar, a escolha do tema do grupo é essencial para garantir a efetividade dele e a atração de uma grande audiência.

Ter um tema bem específico e claro, vai estimular as empresas da mesma área a anunciarem no seu grupo.

Escolha um tema relevante para os dias atuais e que tenha um público-alvo bem amplo, assim, as chances de conseguir muitos membros de maneira rápida aumenta.

Não esqueça de que o grupo deve ter também um conteúdo de qualidade para que as pessoas se interessem em permanecer lá, interagir com as postagens e chamar os amigos.

Então, escolha um tema que você domina! O sucesso do grupo vai depender de você!

Aparência:

Como já foi dito no post dos Tamanhos ideais de imagens nas redes sociais, uma aparência profissional faz toda a diferença tanto para conquistar usuários e clientes, quanto para conquistar patrocinadores.

Não deixe o seu grupo com uma aparência amadora, dê uma atenção extra para a foto de capa do seu grupo e utilize as medidas certas!

Na hora de fazer as postagens, use imagens bem feitas e em alta qualidade respeitando sempre as medidas corretas.

Controle:

Categorize seu grupo de uma maneira adequada e configure palavras chaves que se encaixem no seu tema.

Além disso, configure seu grupo de uma maneira que você tenha acesso a todo o conteúdo, uma boa administração de conteúdo é essencial para a qualidade dele como um todo.

Se você vai vender produtos ou serviços no grupo, saiba que terá que estar disponível para responder dúvidas dos clientes a todo momento.

Então, não pense que o trabalho é somente na hora das postagens e de conseguir membros novos, um atendimento ao cliente de qualidade é OBRIGATÓRIO! Se você não fizer, a concorrência vai fazer e conseguirá o cliente.

Informações:

Ponto importante: Insira todas as informações de contato, as empresas e os clientes precisam saber que você é o administrador daquele grupo e como eles podem contatá-lo ou tirar dúvidas.

 

Mas como atrair novos membros para o meu grupo?

Como já falamos aqui, o ponto principal para transformar o seu grupo do Facebook num emprego é ter um alto número de membros dentro dele. Então, agora vamos te dar dicas essenciais sobre esse aspecto.

De início, o melhor a se fazer é divulgar seu grupo por meio de outras redes sociais.

Divulgue no seu Twitter, Instagram, Youtube (caso você trabalhe com ele) e no próprio Facebook chamando os seus amigos e pedindo para que eles chamem mais gente também.

Depois disso, a qualidade será o ponto chave.

O conteúdo de boa qualidade e informativo vai atrair mais membros através do boca a boca mesmo e fará toda a diferença na hora de medir o engajamento do seu grupo.

Por isso é fundamental que você saiba o que os membros estão postando por lá, sobre o que eles gostam de falar, que tipo de postagem tem mais curtidas ou comentários. Filtre todo o conteúdo do grupo!

DICA: Nunca saia do tema do seu grupo, ou seja, se é um grupo de leitores de livros, recomende livros, ou estimule enquetes relacionadas à leitura. MANTENHA O FOCO!

 

Mas e o lucro?

Como dito anteriormente você pode divulgar no grupo os seus próprios produtos ou serviços.

Pegue essa situação como exemplo: Um grupo de mães. Nesse grupo elas trocam dicas e informações sobre cuidados e produtos para bebês, se você tiver uma loja online que venda roupas para bebês as chances de conseguir novos clientes é muito alta, pois você já está falando e interagindo diretamente com o seu público-alvo.

Além desse método, é possível lucrar através de plataformas de programas de afiliados.

Nessas plataformas, você pode escolher links de produtos que se adequam bem ao tema do seu grupo e incorporá-los nas suas publicações. Essas plataformas pagam uma comissão por cada pessoa que clicou no seu link e adquiriu o produto.

É uma ótima maneira de ganhar dinheiro com o grupo no Facebook! Será um trabalho intenso de divulgação, porém, poderá te trazer grandes retornos financeiros!

Por fim temos as empresas que podem querer divulgar sua marca através do seu grupo no Facebook.

Afinal, você é um Influenciador digital, mesmo sendo um administrador de um grupo, sua recomendação de um produto ou serviço é importante para os membros e pode ser fundamental na hora das pessoas realizarem uma compra.

Muita informação, não é??

Mas como você pode ver com essas dicas, é que é possível SIM transformar um grupo do Facebook na sua fonte de renda.

Será necessário muito trabalho e dedicação para tornar o grupo algo rentável, mas pode valer muito a pena a longo prazo!

 

Mas e você? Gostou dessas dicas? Tem um grupo no Facebook? Já pensou em transformá-lo em uma fonte de renda? Conta pra gente nos comentários!

 

Fontes:

https://www.albertovalle.com.br/como-ganhar-dinheiro-com-um-grupo-no-facebook/

https://www.facebook.com/communitystandards/introduction/

 

 

Um comentário

  1. Manuela Silva disse:

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *