20 dicas de como aumentar os seguidores no Instagram

Não existe uma fórmula exata para aumentar os seguidores no Instagram, vai depender muito mais do usuário, do que qualquer outra coisa. Mas, antes de tudo, é sempre bom lembrar que quantidade não é qualidade. 

Quantidade de seguidores não paga boleto ok? Sem um bom engajamento um instagram de 20 milhões de seguidores não serve para nada.

Então, antes de tudo, tenha em mente o que você realmente almeja com o perfil do Instagram. Qual o seu objetivo em ter seguidores? 

Então, vamos as principais dicas que podem ajudar uma conta de Instagram a crescer!

 

1 – Deixe o seu perfil público 

Essa primeira dica parece meio óbvia ne? Mas saiba que muitas pessoas e empresas ainda insistem em ter um perfil fechado pois acham que isso despertará mais curiosidade nos seguidores e exclusividade.

Mas, essa é uma estratégia ousada e que pode não funcionar para pequenos negócios que ainda não sejam muito conhecidos. Então, deixe o seu perfil do Instagram público, assim, quem passar por ele, já tem uma amostra geral do que você posta e pode se interessar.

 

2 – Opte pela conta comercial

Além de deixar o perfil público, se deseja seguir o caminho de influencer ou de marca, você precisará optar por uma conta comercial para que tenha o feedback de como está indo o seu desempenho. Afinal, assim você terá acesso a informações que uma conta comum não tem e poderá montar a sua estratégia.

 

3 – Seja você

Quando digo isso, me refiro a sua essência, a sua personalidade presente em cada foto. Isso não é uma a crítica a situações, roupas, maquiagem ou efeitos aplicados e etc. Muito pelo contrário, use e abuse de elementos que deixe a foto mais interessante e única.

Se for da turma que não planeja cada detalhe e deseja tudo de forma natural, ótimo! Isso pode ser algo totalmente ao seu favor, afinal, as pessoas amam espontaneidade e podem se identificar com você.

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4- Escreva uma biografia convincente

A primeira coisa que alguém vê quando visita seu perfil é sua biografia e, portanto, é uma parte crucial para causar a primeira impressão em seu público. Você precisa escrever uma biografia atraente no Instagram para incentivar as pessoas a segui-lo.

Além do básico, como adicionar detalhes de contato e link do site, você também deve contar a história da sua marca de maneira envolvente.

Você precisa dar às pessoas um motivo para se conectar à sua marca e segui-lo.

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5 –  Crie uma personalidade única para a marca

Seu feed do Instagram é a próxima coisa que uma pessoa que visita seu perfil verá depois da sua biografia. E a impressão que um usuário obtém dando uma olhada no seu feed é importante para determinar se ele gosta ou não da sua marca.

Também é importante manter a consistência nas cores, tipos de postagens, tom de voz etc., pois é isso que determina a personalidade da sua marca. E, se alguém vir a sua postagem, deve associá-la imediatamente à sua marca.

Instagram

 

6 – Faça conteúdos de alta qualidade

Postar apenas uma foto com legenda não é produzir conteúdo. Para um Instagram crescer ele deve possuir conteúdos que possam gerar um valor para seu público e se possível que tragam algum tipo de emoção para a pessoa.

Dica: As melhores emoções para gerar uma ação são: Alegria, Humor, Surpresa e Raiva

 

7 – Alterne estilos de postagem

Evite as famosas selfies que lhe deixam igual em todas as fotos. Uma vez ou outra tudo bem, mas um feed somente composto por selfies não vai atrair seguidores novos por muito tempo.

Troque sempre o ângulo e cenários para que seu feed fique mais atraente. Alterne fotos de paisagem, selfie, produtos, frases, vídeos…Não deixe o perfil cair na mesmisse.

 

8 – Interagir é essencial no Instagram

Se as pessoas estão interagindo com você é porque elas esperam o mesmo. Então, siga pessoas, dê like nas fotos que achar interessantes, comente, responda comentários em seus posts e suas DMs (mensagens diretas).

Isso tudo é muito divertido e te aproxima de quem está do outro lado. Isso te garantirá seguidores fieis e apaixonados pelo seu conteúdo.

 

9 – Planeje sua estratégia de conteúdo

Você provavelmente descobrirá que postar algumas fotos ou vídeos é insuficiente para que a multidão de seguidores no Instagram chegue.

Em vez disso, você precisa criar um planejamento estratégico de marketing da mesma forma que faria para qualquer outra campanha de marketing.

Estabeleça dias e horários para postar, elabore bem as imagens, crie legendas, faça perguntas e tudo mais que for possível. Mas planeje tudo antes!

 

10 – Poste com frequência

Pense assim: Se você pode fazer 5 posts por semana repletos de conteúdos relevantes e com boa qualidade mas só faz 2, você perde 3 chances de ser descoberto por pessoas novas!

A frequência de postagens importa muito e é um dos itens fundamentais que fazem o algoritmo do Instagram mostrar mais os seus posts para as pessoas.

Programe suas postagens diárias, tente 1x no mínimo, mas se não consegue, tente descobrir quando sua audiência esta presente online para você postar nas exatas horas. 

Essas informações apenas a conta comercial pode te oferecer, como falamos acima.

 

11 – Legendas 

As legendas do Instagram são essenciais para uma conta de sucesso.

Elas fornecem ao seu público desde o contexto de seus produtos e serviços até frases de chamariz essenciais para gerar conversões.

As legendas de suas postagens no Instagram oferecem a chance de envolver seu público atual e até incentivá-lo a encaminhar o post para seus amigos. Então, por que não usar essa parte como vantagem?

Você pode fazer muito com as legendas do Instagram, como marcar pessoas, fazer perguntas, iniciar conversas etc. Quanto mais você encoraja seu público a comentar, maior a probabilidade de que eles convidem seus amigos para participar da discussão.

Você também pode oferecer descontos ou ofertas e pedir aos seus seguidores para marcar seus amigos e promover essa oferta.

Além disso, lembre-se de contar a história por trás da foto ou do vídeo que você está compartilhando, pois isso terá mais envolvimento.

 

12 –  Use hashtags relevantes

Usar hashtags é uma maneira testada e comprovada de alcançar mais pessoas e ganhar mais seguidores no Instagram.

Você precisa pesquisar quais hashtags são tendência em seu nicho e quais são relevantes para sua marca e conteúdo. Em seguida, use uma mistura dessas hashtags em todo o seu conteúdo do Instagram para alcançar pessoas que seguem essas hashtags.

Além disso, lembre-se de misturar um pouco e usar hashtags populares nos nichos para os quais você pode realmente se destacar. 

Mas use esse recurso com sabedoria para não cair no Shadowban!

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Instagram

 

13-  Crie e promova sua própria hashtag de marca

Além de usar hashtags populares, você também pode criar e promover sua própria hashtag.

Isso pode ser específico para sua marca ou mesmo para uma campanha específica.

As hashtags específicas da marca são uma boa maneira de melhorar sua presença no Instagram e promover suas campanhas.

Ao criar uma hashtag específica da campanha, você também pode incentivar as pessoas a usá-la no conteúdo do Instagram. Isso oferece conteúdo gratuito gerado por usuários e publicidade, o que pode ajudar você a alcançar mais pessoas e a obter mais seguidores.

 

14 – Abuse dos stories, reels e IGTV no Instagram

Cada ano que passa o Instagram lança novas ferramentas e todas fazem sucesso. Um exemplo disso é o IGTV e os Stories.

Recentemente tivemos a inclusão do Reels na plataforma. E como sabemos, é mais um grande sucesso!

Então, use e abuse de todas essas funcionalidade que o Instagram proporciona para aumentar o seus seguidores.

Faça stories todos os dias, aproveite e faça enquetes, vídeos, perguntas, lives e muito mais que for possível!

 

15 – Adicione CTAs em todos os lugares

O Instagram fornece várias opções para você adicionar frases de ação (CTA) ao seu conteúdo e você deve utilizar todas elas.

Seja um simples “deslize para saber mais” em seus stories ou “compre agora”, os CTAs podem ajudar você a levar seu público a tomar a ação desejada.

Você pode adicionar um CTA a suas legendas solicitando que as pessoas compartilhem seu conteúdo, visitem seu perfil, cliquem no link da bio ou qualquer ação que você queira que elas executem.

 

16 – Conecte-se com influenciadores

Como mencionamos anteriormente, muitas marcas incorporam conteúdo gerado pelo usuário para se conectar com os usuários, colaborar no conteúdo e promover umas às outras no Instagram.

Mas essas pessoas não precisam de um milhão de usuários nem precisam ser celebridades para ajudá-lo a obter mais exposição.

É inteligente nutrir e valorizar suas conexões porque, assim como seu público, os influenciadores lidam com mensagens robóticas o tempo todo.

Tente construir relacionamentos reais reunindo-se em eventos do setor ou fazendo lives em conjunto.

Mas muito cuidado com a reputação dos influencers que você escolhe para representar a sua marca hein? Investigue bem antes!

Instagram

 

17 – Monitore suas fotos marcadas

Manter uma boa reputação é muito importante se você deseja obter e reter mais seguidores.

Uma maneira de fazer isso é acompanhar o tipo de post em que sua marca está sendo marcada.

As pessoas podem ver todas as postagens em que você foi marcado em seu perfil do Instagram. Portanto, é importante monitorar quem está marcando você e em que tipo de postagens.

Para fazer isso, você pode usar as ferramentas da própria plataforma e alterar a configuração para que apenas as postagens aprovadas previamente sejam exibidas nas postagens marcadas.

 

18 – Seja local

As hashtags locais e geotag funcionam muito bem no Instagram.

Você não pode subestimar o valor de se concentrar no público local para o seu negócio.

Aqui estão duas maneiras pelas quais você pode fazer isso.

Geotag Suas Postagens

Ao adicionar geotags ao seu conteúdo do Instagram, você pode atrair usuários locais no Instagram.

Muitas pessoas pesquisam conteúdo local usando o recurso de pesquisa do Instagram e adicionando geotags podem ajudar a classificar essas pesquisas. 

Adicione locais às suas postagens e ela poderá ser destaque quando alguém pesquisar conteúdo do Instagram usando uma pesquisa de local! Dessa forma, você pode atrair as pessoas locais para o seu perfil e obter mais seguidores no Instagram.

Use hashtags locais

As hashtags locais também resolvem um objetivo semelhante, pois você pode alcançar pessoas locais interessadas em um nicho específico.

Muitas pessoas no Instagram seguem hashtags locais e, usando-as, você pode obter acesso a esse público.

 

19 – Divulgue seu Instagram

Deixe sempre o link do seu instagram nas suas outras redes sociais e acredite, alguém irá acessar através dele, mesmo que para uma rápida conferida de curiosidade.

E para finalizar, uma informação quase desconhecida. Mesmo tendo um engajamento mediano, várias pessoas visitam o seu perfil diariamente mas não tomam nenhuma ação. Então, faça dele o seu cartão postal.

 

20 – Invista em anúncios no Instagram

Nenhuma lista de dicas para obter mais seguidores no Instagram está completa sem falarmos sobre anúncios patrocinados.

Afinal, é a maneira tradicional de obter mais leads (seguidores neste caso) para empresas que estão dispostas a investir.

Ao contrário de suas postagens e stories, que são visíveis apenas para o seu público atual, os anúncios no Instagram são exibidos para um público muito mais amplo e relevante.

Você pode alcançar um grande número de pessoas de um determinado segmento demográfico ou interesse investindo em anúncios.

Enfim, depois dessas 20 dicas, tenha em mente que a quantidade de seguidores não é o que realmente importa inicialmente e sim o seu conteúdo relevante.

É preciso ter conteúdo de verdade em seu perfil.

Faça posts frequentemente e se não puder, se programe para pelo menos um post semanal, o que não seria o ideal. O ideal seria mais ou menos três posts semanais ou mais. Lembre-se que tudo se trata do seu engajamento na rede!

 

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