Shadowban no Instagram existe mesmo?

Você percebeu alguma mudança no seu alcance ou engajamento do Instagram?
Alguma queda brusca e significativa dos números das suas últimas publicações?
Existem diversos motivos para essas quedas. Normalmente, quando ocorrem essas quedas nos números, nós achamos que é algo relacionado ao conteúdo. Mas nem sempre é isso.

Você pode estar sendo vítima de algo chamado Shadowban.

Esse é um assunto simples e complexo ao mesmo tempo!

Então, no post de hoje eu vou te contar:

  • A importância do engajamento;
  • O que é shadowban;
  • As causas do shadowban;
  • Como evitar o shadowban;
  • Como sair do shadowban;

Está preparado??? Então respira fundo e vamos ao assunto!

O QUE É ENGAJAMENTO?

Ter engajamento em uma rede social significa: atrair, cativar, investir, dedicar-se aos seus seguidores ou interessados em determinado assunto.

Investir em engajamento é muito importante para se ter sucesso nas estratégias de marketing digital.

O engajamento também pode ser compreendido como a interação e o comprometimento entre uma marca e seus seguidores.

Esse relacionamento aumenta o comprometimento do público, algo fundamental para qualquer negócio. Dessa maneira, é indispensável que a marca esteja sempre pensando em como melhorar seu engajamento.

IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO

Apesar do Facebook possuir mais usuários, o instagram é uma plataforma focada em publicações de imagens, o que atrai ainda mais a atenção das pessoas.

Além disso, vale lembrar que as publicações não alcançam todos os seguidores de um perfil.

Então, isso faz do engajamento algo ainda mais importante!

Um alto engajamento traz para a marca mais autoridade naquilo que ela faz, e isso oferece mais confiança para os consumidores.

A confiança é o sentimento mais importante, pois é nela que o consumidor moderno se apoia na hora de tomar alguma decisão de compra.

 

O que é Shadowban?

Agora, vamos ao que realmente interessa. O que é Shadowban?

O shadowban é uma forma de punição que o algoritmo de alguma rede social atribui aos usuários quando eles quebram alguma regra ou os mesmos não seguem as diretrizes da plataforma.
Ele tem esse nome porque diferente das outras punições, a plataforma não avisa que o usuário está sendo punido. Então, ele fica sem saber quais providências tomar no momento certo.

O Instagram NUNCA admitiu que existe realmente essa punição, mas nós, profissionais de marketing digital, sabemos que os indícios dela existir são fortes e significativos.

No Instagram, quando uma conta toma shadowban, suas publicações não são indexadas em nenhuma hashtag, aparecendo apenas para os seus seguidores atuais.

Ou seja, o seu perfil não irá aparecer na aba explorer, e o seu conteúdo não irá aparecer nas hashtags que você escolheu.

Causando assim, uma queda imensa no alcance e no engajamento das suas publicações sem que você saiba o que está havendo, diminuindo consideravelmente os seus resultados.

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Shadowban

O que causa um shadowban?

A causa mais comum desse “banimento” acontece quando você utiliza Hashtags que foram denunciadas ou banidas da plataforma.

Como assim?

Existem algumas hashtags que o Instagram baniu por ter diversas denúncias com conteúdo ofensivo, racista, inadequado ou adulto.

É o caso da #Sextou. O pessoal que usava essa hashtags em suas sextas-feiras, acabou tenho o seu alcance diminuído. Isso porque essa hashtag foi banida devido ao seu uso impróprio pelos nossos vizinhos gringos.

Para eles Sextou significa “Sex to u”. Ou seja, as pessoas inundaram a hashtag com conteúdo adulto e impróprio, o que causou o banimento da mesma.

Outro caso de hashtag banida é as muito genéricas.
Às vezes a tag é tão forte e tão abrangente que faz com que ela seja usada mesmo que o conteúdo não bata. Como é o caso da #medicina.

Muito provavelmente essa hashtag foi utilizada diversas vezes de maneira inadequada ou mostrando conteúdo impróprio que o Instagram baniu completamente.
Outro fator que pode te levar a esse banimento são as denúncias contínuas dos seus seguidores, então fique alerta!

Vale a pena lembrar aqui que essa punição é aplicada apenas nos posts que possuem alguma hashtag banida e não na conta inteira.
Porém, se você utiliza a mesma hashtag problemática em todos os posts, o seu alcance geral será significativamente afetado.

 

Como saber se estou sendo vítima do shadowban?

Existem alguns indícios fortes que podem te informar sobre isso. Comece a desconfiar caso:

  • O alcance estiver despencando a cada dia;
  • Seu engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) estiver bem menor;
  • O número de seguidores não aumenta, mesmo você fazendo publicações frequentes;

Uma forma PRÁTICA de comprovar isso é fazer uma publicação, adicionar as hashtags que normalmente você utiliza em suas publicações e pedir para pessoas que não te seguem para procurar o seu post dentro dessas hashtags.

Se ele não estiver aparecendo pode ser que você esteja na lista negra do algoritmo do Instagram.

Outra maneira é utilizar o Tribber. Essa é uma ferramenta que pode te auxiliar em relação ao shadowban. Mas não sabemos se ela está sempre atualizada em relação as hashtags banidas, então fique atento. Verifique sempre as suas hashtags usadas e não dependa totalmente da plataforma, nem sempre funciona.

Digitando o seu @ no Tribber ele faz uma análise dos seus últimos 10 post e hashtags e te informa quais deles podem estar no shadowban ou não.

Shadowban

Como posso evitar?

Para evitar tomar uma punição severa do Instagram, existe algumas ações que você pode adotar:

Não utilize ferramentas de automação

O Instagram não aceita qualquer tipo de automatização e eles tem pegado cada vez mais pesado com isso.
Então, se você utiliza aplicações que geram seguidores, ou até mesmo os apps que dão unfollow dos seguidores isso pode te causar um banimento.
Por isso, pense duas vezes antes de utilizar esse tipo de ferramenta, pois isso pode fazer que você perca definitivamente a sua conta.

Verifique suas Hashtags

Verifique cada hashtag utilizada em suas publicações.
Como vimos acima, uma hashtag simples como #medicina pode ter sido banida.

Por isso, antes de publicar qualquer coisa, verifique se essas hashtags não estão banidas.

Para fazer isso, basta você pesquisar a hashtag e clicar na aba recentes lá no Instagram e ele te informa se essa hashtag foi denunciada ou não.

Segmente mais as suas Hashtags

Como foi dito anteriormente, hashtags muito genéricas podem cair em banimento rapidamente e por besteira dos outros.
Então, não as utilize com tanta frequência, invés disso, utilize hashtags menores e mais segmentadas.
Sempre pensando no público exato que você quer atingir.
Mesmo que o alcance dessas hashtags não seja muito grande, o seu post irá aparecer com maior facilidade e para as pessoas certas.

Shadowban

Não utilize hashtags iguais

É comum utilizarmos algumas hashtags idênticas em todos os posts, porém, isso pode se tornar uma dor de cabeça se utilizarmos alguma que esteja banida.

Tente variar nas hashtags e coloque algo parecido, mas não igual.
Assim, mesmo que uma das hashtags entre na lista negra, nem todas as suas publicações serão afetadas.

Diminua o número de Hashtags

O Instagram permite até 30 hashtags por post mas não é necessário você encher as suas publicações de hashtags.
Isso pode não agradar o seu público e você pode ser considerado um spammer.

Pense o seguinte, quanto mais hashtags, maior a probabilidade da sua publicação cair no shadowban (principalmente se você não verificar essas hashtags).
Por isso, segmente bem as suas hashtags e não exagere no número.

Aqui no Blog tem um post onde eu te falo: Qual a vantagem de se usar a Hashtag e lá eu falo mais sobre o assunto!

Postagens inadequadas

Não faça publicações inapropriadas: apesar da conta ser sua, existem limites que precisam ser seguidos quanto ao conteúdo.

Respeite as políticas de uso das plataformas, evite fazer postagens que possam ser denunciadas devido ao descumprimento do termo de utilização como: nudez, venda de medicamento, armas e discurso de ódio.

Não ultrapassa o limite diário

Poucos sabem que no Instagram existem alguns limites diários.

A rede social impõe restrições quanto a frequência que se pode seguir, deixar de seguir, curtir, comentar ou publicar, em uma hora ou dia.

Esse controle existe para que a plataforma saiba diferenciar quando utilizamos uma ferramenta automatizada ou não.

Como dissemos antes, a utilização de plataformas de automação no Instagram pode não só te enviar direto para o shadowban como fazer com que você perca seu perfil de maneia definitiva.

Tomei shadowban, e agora?

Primeiramente é preciso ter calma, entendo como isso pode ser bem desesperador.
Afinal, algumas marcas utilizam apenas o Instagram como forma de divulgação.
Então, aqui vão algumas dicas para tentar mudar essa situação e fazer o seu alcance e engajamento voltar a crescer.
Lembrando que essas são dicas não oficiais, já que a plataforma não oferece suporte para esse tipo de punição.

Apague as Hashtags banidas

Você identificou quais hashtags estão banidas? Ótimo!
Apague todas elas do seu perfil de maneira geral!
Posts, comentários, bio, não importa!
Elas precisam sumir do seu perfil!
Quanto mais conteúdo utilizando essas tags, mais o Instagram vai podar o seu alcance e crescimento do seu perfil.

Quer saber como tunar a bio do seu Instagram? Clique aqui!

Shadowban

Reverta a sua conta comercial para pessoal

Perder as suas estatísticas não é algo NADA agradável, porém fazer essa alteração pode funcionar.
Isso porque o algoritmo do Instagram da uma atenção maior para perfis comerciais, então pode ser que pare de prestar atenção em você depois de um tempo.

Quanto tempo?
Bem, não existe um período exato, afinal, são tudo teorias.

Algumas pessoas falam uma semana, outras um mês. O importante é ficar um tempo longe do radar do Instagram, até que as coisas melhorem.

Existe um post onde eu te ensino a colocar vários links no Instagram, Confira!

Diminua a frequência de postagens

Algumas pessoas recomendam não fazer login na conta durante um período de 3 dias a uma semana.
Porém, sua marca não pode sumir, principalmente se essa plataforma for o carro chefe da sua estratégia.
Sendo assim, eu recomendo diminuir a frequência das publicações e sempre verificar as hashtags usadas.

Dizem também que deixar a conta sem uso por 48 horas faz o sistema reiniciar e as publicações voltam a aparecer. Apesar dessa informação não ser 100% verídica, dar um tempo das redes sociais sempre faz bem.

Aproveite o período afastado para pensar em novos posts, conteúdos e em como melhor aproveitar o Instagram.

Não utilize Hashtags nas publicações

Ficar um tempo sem utilizar as hashtags nas publicações é uma outra forma de tirar o olho do Instagram do seu perfil.
Já que ele não terá que analisa-las, pode ser que a atenção dele no seu perfil diminua.

Revogue o acesso de aplicativos de terceiros

Mesmo que apenas o Twitter e o Facebook estejam linkados com sua conta, pode ser interessante você revogar o acesso dessas plataformas.
Afinal, elas acabam sendo sim uma forma de automatizar as suas publicações no Instagram.

Você é capaz de fazer isso abrindo o seu instagram via Desktop e clicando no símbolo de engrenagem dentro do seu perfil:

 

Em seguida clicar revogue os acessos que tenham vinculados a sua conta:

Pare de usar ferramentas automatizadas para ganhar seguidores

De nada adianta ter 10.000 seguidores se eles nunca interagem com o seu conteúdo ou compram seus produtos e serviços.

Esqueça as métricas de vaidade e concentre-se em conquistar os usuários de forma autêntica e bem planejada, crie uma estratégia de conteúdo que transmita a essência do seu negócio e que realmente se comunique com os seguidores.

Assim, as chances de ter um bom engajamento e um crescimento natural na plataforma são muito maiores.

Não corra o risco de perder a conta da sua empresa apenas para ter um número maior de seguidores que nem vão comprar nada de você.

Relate o problema a plataforma

O Instagram não tem fama por ser uma plataforma compreensiva, porém, caso você esteja se sentindo prejudicado de alguma forma, ou teve sua conta bloqueada, entre em contato e explique a situação.

Mesmo que ele não resolva seu problema ou você não tenha uma resposta, é bom deixar registrado que o seu conteúdo não é um spam, nem quebra as diretrizes da plataforma.

Não custa tentar, não é mesmo?!

Tenha Paciência!!

O Shadowban infelizmente é um assunto muito complicado de se abordar. A falta se certezas e dados corretos sobre o assunto é muito grande.

Trata-se de algo que acontece até mesmo com os profissionais que trabalham com as redes sociais. Afinal, não temos uma fórmula definitiva para não cair nele e as regras do Instagram mudam a cada dia.

Porém, com essas dicas com certeza você será capaz de evitar ao máximo que seu conteúdo tenha esse destino.

Mas, não tem outro jeito, se você caiu no shadowban vai precisar ter paciência e dedicação.

 

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