Na maioria das redes sociais, você tem a possibilidade de escrever um pequeno resumo sobre você.
Dessa maneira, quando alguém entrar no seu perfil, poderá ter uma breve noção de quem você é, ou do que vai encontrar.
Este fator também se aplica as empresas, já que, através das mídias sociais é menos complicado atingir seu público alvo, além de dar chance para as pequenas empresas serem notadas.
Ou seja, a etapa de preencher sua biografia — em qualquer rede social — é algo crucial!
Digamos que seria a sua vitrine, na qual os clientes vão decidir se entram na loja, ou não.
E como no Marketing Digital existem diferentes maneiras de planejar uma estratégia de engajamento, você precisa saber como manejar tudo isso.
Nesse post vamos lhe ajudar com a bio do Instagram!
A plataforma que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, deixa bem destacado a biografia dos perfis, tratando de uma maneira especial.
Venha entender como a bio do Instagram funciona, suas possibilidades, dicas para deixa-la impecável e muito mais!
Como a bio do Instagram funciona?
Na sua bio do Instagram, existem vários tipos de informações disponíveis para serem editadas, por exemplo:
- Nome
- Nome de usuário
- Foto de perfil
- Biografia
- Categoria
- Telefone
- Site
Cada um desses campos de informação, não deve ser preenchido de qualquer forma.
A biografia é o lugar na qual você pode escrever, em poucas palavras (150 caracteres no máximo), do que se trata o perfil.
Esse é o ambiente que outros usuários, que entrarem no seu perfil, vão ler e ter uma noção do que esperar.
Além do texto propriamente dito, na bio do Instagram também é possível utilizar emojis, hashtags e colocar um link externo.
Tenha noção de que na bio do Instagram é permito somente um link, nada mais.
Para empresas que possuem o interesse de direcionar o usuário para lugares diferentes, recomendo que leia nosso post sobre “como colocar vários links no Instagram?”.
Nele falamos da importância que o link traz, e como você consegue contornar as limitação que existem na bio do Instagram.
O que não se deve fazer
Antes de lhe instruir sobre como deixar a sua bio do Instagram perfeita e irresistível de seguir é preciso estabelecer o que NÃO se deve fazer.
É como diz o ditado: “é errando que se aprende”, então, fique tranquilo, mostraremos coisas básicas que tendo uma atençãozinha a mais vão turbinar a sua bio do Instagram.
- Texto confuso: O mínimo que se espera, seja lá qual for o perfil, é um texto bem escrito. Não tem necessidade de escrever algo revolucionário, que ninguém nunca viu antes ou tentar ser poético. Não. É bom planejar quais informações são relevantes de colocar, e dispor de forma clara. Uma bio do Instagram confusa de entender, pode dizer adeus a muitos possíveis seguidores.
- Bio poluída: Seguindo no mesmo embalo, outro ponto que devesse atentar na bio do Instagram é na parte visual da sua descrição. Crie algo harmonioso, nada de colocar um texto enorme, ainda por cima tudo junto. Pule linha, coloque algum emoji, faça algo bonito de se ver/ler.
- Link não clicável: Apesar do Instagram liberar meramente um link na biografia, isso não quer dizer que você deva colocar vários links não clicáveis. O resultado disso é uma frustração tremenda, e no final, o usuário não vai copiar o seu link e colocar no navegador de seu celular. Caso necessite de mais opções para direcionar o seu possível cliente, leia o post que marquei lá em cima sobre este assunto.
- Objetivo avulso: Se a bio do Instagram é a porta de entrada para os usuários saberem do que aquele perfil se trata, não é à toa que é importantíssimo você deixar bem claro qual é o objetivo daquela conta. Por exemplo: vender doces com baixo teor de açúcar, fotos de lugares paradisíacos, dicas de como decorar a casa, etc.
Criando uma bio do Instagram perfeita
Agora que você está vacinado contra os erros citados acima, está na hora de se atentar com as dicas para deixar a sua bio do Instagram o mais atrativa possível!
Vale ressaltar que, independente de qual for o seu ramo de atuação, leve em consideração todas as opções.
Está com receio de implementar?
Então teste! Veja qual surte mais efeito no seu perfil analisando os resultados por tempos pré determinados.
Sem mais delongas, vamos para as dicas:
1º Linguagem
Formal ou informal, eis a questão.
Dependendo do ambiente em que estamos, é preciso ter algum tipo de abordagem na bio do Instagram.
Afinal, ninguém vai em um casamento de chinelo e regata, nem veste terno e gravata para ir no boteco.
Para saber que tipo de linguagem se deve utilizar na sua bio do Instagram, basta responder a uma simples pergunta:
Você conhece bem o seu público alvo?
A questão não fica restrito a formal ou informal.
Por exemplo, você faz artesanato com crochê e seu público, na maior parte, é de pessoas acima de 40 anos.
Não há problema — dependendo do caso — de utilizar um linguajar mais informal, todavia, talvez, utilizar gírias ou até mesmo memes de internet, não seja uma boa escolha.
O que seria o oposto caso seu público fosse mais jovem.
Saiba quem é seu público alvo, e fale como ele fala.
2º Emoji e Hashtag
Outra parte que engloba no assunto “linguagem”, seria a utilização de emoji.
É bem comum você ver bio do Instagram de empresas utilizando este tipo de caractere, mas, você precisa lembrar que o emoji não é sinônimo de “expressões”.
Porque sempre que alguém fala emoji, pensamos naquelas carinhas amarelas, cada uma representando uma emoção né?
Porém, esses símbolos vão mais além, existe diversos tipos diferentes e que, podem ser incluídos já que agregam bastante visualmente.
Para um instrutor de música talvez seja interessante utilizar o emoji de notas músicas junto de seu texto da bio do Instagram.
Certamente que ele vai se destacar em meio a tantas palavras.
Assim como as famosas Hashtags!
Saber usufruir de Hashtag no Instagram é fundamental para seu crescimento nesta rede social.
Ela exerce um papel crucial em suas publicações, e também na bio do Instagram pode ajudar bastante os usuários a te encontrarem, ou espalhar seu nome.
Quer saber mais sobre o poder desta ferramenta? Temos um post específico que fala sobre suas vantagens, acessa lá!
3º Personalidade
Cada um de nós temos algo próprio, algo que diferencia você de mim.
Um perfil de Instagram segue este princípio, pois o que traz seguidores é um conteúdo original e bem feito.
Definir bem quem você é e do que se trata sua empresa, já é um bom começo.
Foque naquilo que te diferencia do seu concorrente, seus pontos fortes, suas especialidades, alguma característica única.
Tudo isso chama atenção, e conta ainda mais por estar aparecendo na bio do Instagram.
4º Foto
Tenha cuidado na hora de escolher sua foto da bio do Instagram.
A foto é outro fator visual importante para passar uma boa primeira impressão.
Nada de imagem com qualidade baixa, borrada, confusa, muito escura, etc.
Estamos na era do design simplificado, se você comparar as logomarcas de antigamente, vai reparar que o desenho era bem mais complexo, cheio de detalhes.
Hoje em dia, o “design clean” ganha mais notoriedade.
Acompanhe está tendência!
Coloque algo simples na bio do Instagram como o logo da sua empresa, colorido de maneira que combine com o restante do perfil.
5º Categoria
Apenas uma palavra pode lhe ajudar a definir para os usuários que tipo de perfil é aquele. Está é a opção de “categoria”.
Junto da foto e biografia, preencher o campo de categoria é recomendado pois ele mostra o tipo de conteúdo que está atrelado a seu perfil, ou mesmo o foco da sua empresa.
Existe diversos tipos de categoria e subcategoria: Negócio local, blog pessoal, produto/serviço, arte, músico/banda, livros e revistas, etc.
Escolha apropriadamente e deixe visível na bio do Instagram.
6º Frases de efeito
Há inúmeras frases pré-definidas que ajudam bastante quando se está em dúvida do que pode ser mais assertivo na hora de escrever.
O que não falta são opções, por exemplo:
- “Venha conhecer nossas vantagens!”
- “Aprenda como fazer algo em nosso blog!”
- “Quer ser mais saudável? Confira nossos produtos ou treinos.”
- “Transforme sua casa em um palácio pessoal.”
- “Quer se tornar um expert em Marketing Digital? Conheça nossos cursos.”
- “Entregamos em todo o país. Compre direto pelo site!”
- “Desenvolvemos soluções perfeitas para seu negócio.”
- “Ofertas especiais todo dia da semana! Confira nosso cardápio.”
- “Fizemos parte do projeto ‘X’ da empresa ‘Y’.”
Font: Apptuts.com
O céu é o limite na questão de possibilidades de frases para colocar na bio do Instagram.
Basta procurar ou adaptar algumas que você ache interessante. Apesar de parecer clichê, funciona!
7º Destaques do Stories
Outro item que não deve faltar na bio do Instagram sãos os botões dos Destaques dos Stories.
Para quem não conhece, o Instagram Stories é uma ferramenta que qualquer usuário pode utilizar, nela, você posta alguma imagem/foto que é exibida por um curto período de tempo, e é apagada depois de 24 horas.
No caso dos Destaques, é como se fosse uma galeria de Stories, que não apagam e qualquer pessoa que entrar no seu perfil pode acessar.
Isso é muito utilizado para dar mais informações sobre seu serviço, tirar dúvidas, deixar marcado fotos importantes, etc.
Essa opção de ter um Stories Fixo é excelente para organizar a bio do Instagram de maneira dinâmica.
Essa opção fica logo em baixo da sua biográfica, e os ícones que aparecem, são personalizáveis.
Ou seja, ainda de quebra, permite aumentar a beleza visual do seu perfil.
8º Call To Action (CTA)
Se você gostaria que o usuário tomasse alguma ação após visitar seu perfil, está é a hora de usufruir do CTA.
CTA é uma chamada de ação, utilizada para instruir alguém há fazer algo.
O CTA sempre aparece no final de algum conteúdo, sites utilizam para incentivar o leitor a ler outro post, Youtubers fazem isso direto, pedindo para dar “like” no vídeo, compartilhar, assistir outros vídeos do canal, etc.
Claro que ele aparece também na bio do Instagram.
Mesmo que o número de caracteres seja bastante limitado, é bacana que você deixe a sua chamada de ação.
Faça com que aquele usuário que clicou no seu perfil, entre no link da bio, ou entre em contato com você (caso tenha deixado e-mail ou telefone).
Na hipótese de ainda houver alguma dúvida sobre o CTA, temos um post inteiro falando só desse assunto, clica aqui para ler.
Veja também em vídeo!
Preparei também um vídeo bem explicativo sobre as dicas que dei nesse post! Confira:
Procure saber mais!
Saber a maneira mais eficiente de se divulgar requer muito trabalho, pesquisa, testes e tempo.
Tenha noção que o resultado não é imediato, mas que é importante — e necessário — haver melhorias.
Por este motivo, recomendamos que fiquem de olho no blog! Toda semana temos conteúdo informativo para você.
Quer se aprofundar no assunto Instagram? Temos diversos posts: “Métodos Certeiros Para Aumentar a Visibilidade da sua Marca no Instagram”, “Porque meu Instagram não cresce?”, “Posts Que Aumentam o Alcance No Instagram!”, etc.
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
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