Quais habilidades preciso ter para trabalhar com Marketing digital?

Essa foi uma pergunta que eu recebi de um seguidor do Instagram. Eu achei bem interessante a dúvida dele e pensei muito para responder. Achei tão interessante que o Post de hoje vai se aprofundar mais nesse assunto: Habilidades!

Então, se você deseja saber se tem essas habilidades e se encaixa nessa área fica por aqui que eu vou te esclarecer melhor isso.

Antes de mais nada quero deixar bem claro que essas habilidades que eu vou citar não são coisas que nascem com a gente.

Tudo o que eu falar aqui você pode desenvolver se esforçando e estudando, por isso, se você deseja trabalhar com marketing digital e não tem algumas dessas habilidades não fique triste!

Você só vai saber se quer trabalhar com isso se você colocar a mão na massa!

O Marketing digital é uma área que engloba diversas outras, então todo mundo é bem-vindo!

E todo mundo é capaz de se desenvolver trabalhando! Dito isso, vamos as Habilidades.

Tenha fome de aprendizado

Uma situação que você pode se deparar quando desenvolve conteúdo para o blogs e sites é ter que aprender sobre diversos assuntos.

Se a empresa do seu cliente for de jardinagem, já abra o Google e pesquise coisas relacionadas a essa área de atuação.

Se for um Buffet, a mesma coisa, pesquise o máximo que conseguir para criar um conteúdo de qualidade.

Trabalhar com a produção de conteúdo é isso, aprender algo sobre diversos assuntos todo dia.

Para te ajudar com o isso o pai Google e o tio YouTube estão aí para te ajudar.

habilidades

Saiba escrever

Saber escrever é muito importante se você trabalha ou deseja trabalhar nessa área.

A escrita está presente na maioria das atividades desempenhadas em marketing digital.

Posts para blogs, banners, anúncios patrocinados, imagens de divulgação, tudo isso tem algo escrito, mesmo que seja uma frase apenas.

Se você cometer um erro nessa frase em algum banner ou anúncio, acredite, o seu cliente não vai gostar e a marca dele passará a ser motivo de piada para os consumidores.

Por isso aqui vai algumas dicas:

  • Utilize o Corretor Ortográfico

É sempre bom utilizar algum corretor ortográfico independente do programa de edição de texto que você utilize, seja ele o Word, ou até mesmo o do próprio Google Docs. Eles podem te mostrar algum acento que não está presente ou até mesmo uma frase fora de coerência.

  • Leia

Ler melhora muito o seu vocabulário e sua escrita. Quando você conhece mais palavras o seu artigo fica mais rico e menos repetitivo.

  • Revise sempre os seus textos

Algumas frases podem ficar mal explicadas ou alguma palavra pode ficar solta, então sempre leia os seus textos mesmo se for um anúncio, artigo, banner, logo, capa e etc.

  • Mostre o seu trabalho para alguém

É sempre bom mostrar para alguém o seu trabalho antes de entregá-lo.

As outras pessoas têm um senso mais crítico que o seu.

Sim, elas amam encontrar coisas erradas. por isso é sempre bom mostrar o seu trabalho para elas pois elas podem te informar se está faltando algo ou se não entenderam a mensagem que você quis passar.

Saiba lidar com clientes

Saber lidar com pessoas é algo muito importante. Muitos clientes nos procuram mas não sabem muito bem o que eles próprios querem.

O objetivo em comum entre esses cliente é: Ajudar ou melhorar o desempenho da empresa.

Cabe a nós profissionais explicar detalhadamente todos os processos de maneira simples e clara e o quanto isso vai custar.

Existem muitos casos de desgaste com cliente por Xs motivos.

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Atraso de pagamento, ele não entender os gastos feitos nas campanhas, ele pode não gostar de nenhuma arte ou artigo escrito e por aí vai.

Cabe a nós, saber lidar com isso de maneira profissional e humana ao mesmo tempo.

Por isso, se você quer entrar na área, saiba que você terá que lidar com diversas personalidades e terá adaptar o seu trabalho a elas com muita calma, educação, respeito e dedicação.

Tenha Criatividade

Nós, produtores de conteúdo, precisamos dela para escrever artigos, montar alguma arte para postagem, fazer montagens de fotos, Escrever e-mails e etc.

Hoje em dia, existem diversas campanhas publicitárias, banners, anúncios e conteúdos de empresas diferentes espalhados pela internet.

A pergunta que você tem que se fazer é: “Em qual link patrocinado a minha persona clicaria?”

O anúncio que tem a melhor resolução? A cor mais chamativa? O melhor slogan?

Cabe a você descobrir e adaptar os seus anúncios para que as pessoas cliquem.

Criatividade nas escolhas de cores, imagens e até mesmo um formato de texto atrai mais pessoas, mesmo as que não estão interessadas no assunto.

Tente ao máximo ser criativo com suas campanhas, posts, vídeos e afins, acredite, as pessoas vão notar.

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Tenha afinidade com a tecnologia.

Como foi dito, é preciso ter a vontade de aprender coisas novas.

E como o nome já diz “marketing digital”, tudo nessa área é feito por um computador.

Então é meio óbvio que você precisa saber mexer em um computador, precisa saber como postar em um blog, como fazer montagens de imagens, como fazer um bom anúncio patrocinado, O que são as regras de SEO, como editar um vídeo e etc.

Dominando bem softwares de edição de imagem, texto e plataformas de blog, você já está dando um grande passo para dentro dessa área.

Seja bem informado

Seja bem informado das principais tendências da área. Informação nunca é demais, independente da área que você atua.

Com o marketing digital não é diferente.

Na internet tudo acontece muito rápido, o que pode ser moda hoje, semana que vem pode não ser mais.

Por isso fique por dentro de noticiais, artigos e conteúdo relacionados a redes sociais, divulgação e campanhas de grandes empresas.

Saiba analisar dados

Saber analisar dados e mensurá-los é sem dúvida um dos passos mais importantes para os profissionais de marketing digital.

Afinal como saber se a sua campanha está dando certo se você não souber analisar os dados obtidos?

A grande dica aqui é procurar cursos e tutoriais de Google Analytics e Facebook Ads.

Com um conhecimento desses a sua visão analítica vai se aprimorar 100% e assim irá garantir campanhas bem-sucedidas.

Existem diversos sites que oferecem cursos online voltados inteiramente para assuntos relacionados a marketing digital. 

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Saiba administrar o seu tempo

 

Por isso, administrar o seu tempo para realizar as suas tarefas é quase que obrigatório.

Crie calendários editoriais, utilize apps de lembretes como o Google Keep ou o Google Agenda para organizar a sua semana e otimizar o seu tempo.

Clique aqui e confira o nosso post de onde listamos 10 Aplicativos que irão organizar a sua vida e comece hoje mesmo a organizar a sua rotina!

Seja perseverante!

Enfim, o Marketing digital é uma área bem extensa, a maioria das pessoas pode trabalhar nela, porém é importante que além dessas habilidades citadas acima, você tenha força de vontade para aprender e não desistir de enfrentar os desafios.

Mas uma coisa que eu posso falar para vocês é: Não tenha medo.

Se você viu que essa não é a sua área, nunca é tarde demais para mudar.

Eu já mudei de área antes e eu sei o quanto é difícil.

Porém, a sua felicidade vai ser muito maior quando você encontrar a profissão que te faz feliz, não importando o salário.

Mas agora eu quero saber de vocês caros leitores, quais outras habilidades é preciso ter para trabalhar com marketing digital?

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