O que é segmentação de público alvo? Muitos proprietários de pequenas empresas se perguntam como funciona a publicidade direcionada, quais tarefas ela resolve e como isso ajuda na promoção da marca.
O que é segmentação
O termo “segmentação” vem do inglês “target” e é traduzido como “alvo”.
Com ele, você pode enviar sua mensagem publicitária para a parte certa do público-alvo. A segmentação é um dos mecanismos de marketing mais eficazes e populares que permite destacar um determinado grupo de pessoas de todos os usuários da Internet de acordo com os parâmetros necessários e anunciar seu produto para eles.
Essa publicidade contribui para o uso racional do orçamento de marketing.
Benefícios da segmentação:
- Foca o marketing apenas no público-alvo da empresa. Ou seja, os anúncios são exibidos com base nas características especificadas obtidas pelo anunciante. Você também pode utilizar o Remarketing e exibir anúncios para pessoas que já interagiram com sua marca.
- Configurações flexíveis. Você pode personalizar anúncios, selecionar um público-alvo para parâmetros específicos (sexo, idade, geografia, hobbies, etc.).
- A possibilidade de trabalhar com cada grupo-alvo separadamente, criar anúncios para diferentes usuários.
- O custo por clique a um custo lucrativo depende de uma campanha configurada corretamente.
- Resultado instantâneo. Uma vez em seu anúncio, o usuário pode ir para a página do produto com um clique.
Seu anúncio não será aprovado se:
- contém elementos de erotismo, promove lojas de artigos íntimos ou sites pornográficos;
- dados pessoais dos usuários são expostos;
- identifica alguma pirâmide financeira;
- você anuncia álcool ou produtos de tabaco;
- usar nomes, logotipos, marcas registradas por outras pessoas.
Para que serve a segmentação?
O principal objetivo da segmentação é atrair clientes potenciais para atingir o seu objetivo.
Por exemplo, você abriu uma cafeteria, mas ninguém sabe disso. Com a ajuda de anúncios nas redes sociais, você pode informar as pessoas do bairro sobre seu estabelecimento, cardápio, descontos.
Além disso, em sua página de negócios, você pode realizar concursos, destacar eventos e promoções futuras.
Se você deseja aumentar suas vendas, a segmentação é ótima para isso.
As redes sociais não estabelecem requisitos rígidos, oferecendo uma gama de preços recomendados em função do tamanho do público.
Por exemplo, se um anúncio for mostrado a um público-alvo restrito, o custo por clique será mais alto. Além disso, depende muito da taxa de cliques no post: quanto mais eles clicam, menor é o custo por impressão.
Tipos de segmentação
O especialista em segmentação é uma pessoa envolvida na configuração da segmentação em redes sociais, motores de busca e sistemas de publicidade.
Sua principal tarefa é customizar anúncios para um público-alvo específico. Para identificar a categoria certa de pessoas, um especialista deve ser capaz de pensar analiticamente, traçar uma estratégia passo a passo, ser multitarefa, não ter medo de experimentar e ser responsável por suas decisões.
Também é importante monitorar constantemente as tendências e dominar as novas tecnologias.
Esse profissional deve entender sobre as principais segmentações de público-alvo, como:
- Temporal. Você pode personalizar a exibição de anúncios durante a hora do dia necessária. Você também pode definir dias específicos da semana, vincular a datas, configurar ofertas especiais para usuários em seus aniversários e muito mais.
- Sóciodemográfico. A customização é feita levando-se em consideração gênero, idade, condição profissional e social, escolaridade, nível de renda e outros parâmetros. Essas informações são coletadas de contas públicas de mídia social.
- Geográfico estendido. O cenário cobre a localização territorial do público. Você pode selecionar um país, região, região, cidade. A localização das pessoas é determinada por seu endereço IP. A segmentação geográfica é relevante se sua empresa estiver geograficamente vinculada, por exemplo, um restaurante ou salão de beleza.
- Temático. A demonstração de uma campanha publicitária ocorre em sites que correspondem a um tema específico. Você pode direcionar entretenimento, viagens, carros e muito mais.
- Comportamental. A essência desse direcionamento é a coleta de informações que são armazenadas em cookies sobre as ações do público na Internet. Isso pode ser procurar roupas em uma loja online, consultas em mecanismos de pesquisa, etc. A segmentação comportamental o ajudará a criar um retrato detalhado dos usuários, descobrir seus hábitos e interesses. É considerado o mais eficaz de todos os tipos de segmentação.
- Frequência. Permite que você defina um limite para o número de anúncios de frequência que serão exibidos para o usuário. Anúncios muito frequentes e intrusivos podem ser irritantes e sair pela culatra.
- Local. O display está disponível apenas para os usuários que se encontram na faixa de 900 ma 15 km do objeto publicitário. Você também pode configurar a segmentação hiperlocal definindo qualquer raio de zona.
- Móvel. Um dos tipos mais relevantes de seleção de público, que costuma usar a Internet móvel. Essa segmentação permite que os anunciantes coloquem anúncios que se enquadram na área de captura do smartphone e atraem um grande número de usuários.
Conclusão
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