LinkedIn: O que é, como funciona e dicas especiais!

Para quem não conhece, o LinkedIn é uma rede social para comunicação empresarial, conteúdos sobre a vida profissional, busca de empregos e busca de funcionários e muito mais!

 

O que é LinkedIn?

Esta rede social é para comunicação profissional, não tanto para entretenimento como o Facebook e o Instagram. Então, isso acaba o distinguindo de outras redes sociais.

Aqui você pode estabelecer relações comerciais com colegas, encontrar vagas de emprego, contar mais sobre sua vida profissional.

Ele acabou se tornando um ótimo lugar para que os gerentes de RH encontrarem especialistas para suas vagas e também para os usuários manterem-se atualizados sobre as novidades relacionadas a questões profissionais.

 

Como funciona o LinkedIn

Para acessar o serviço, você precisa acessar o site deles via Internet de um celular ou computador. Para maior conveniência, aplicativos especiais foram desenvolvidos para Android ou iOS.

Eles são baixados gratuitamente na App Store ou Google Play.

 

Cadastro

Para começar a usar, você precisa ir ao site e se registrar – criar uma conta.

Vale a pena considerar que se trata de uma comunicação profissional e de uma busca por oportunidades.

Portanto, é aconselhável fornecer informações completas, verdadeiras e que possam interessar aos empregadores.

Com o tempo utilizando a plataforma, você vai ver que a busca automatizada de vagas interessantes pra você e o círculo social oferecido pelo serviço funciona a partir desses dados.

Para ter um bom perfil e atrativo para empregadores, você precisa preencher todos os campos propostos:

  • Foto;
  • local de residência;
  • um resuminho sobre você;
  • formação acadêmica;
  • experiências profissionais;
  • habilidades e qualificações;
  • competências e recomendações;
  • interesses;
  • dados comuns;
  • meios de contatos disponíveis.

Existe uma opção “Ver mais” que abre linhas adicionais para preenchimento. O perfil é um resumo – contém todas as informações necessárias.

Contatos

Observe que durante o processo de registro, você será solicitado a fornecer seu endereço de e-mail e senha.

Você pode pular esta etapa. Mas se você especificar esses dados, a rede social irá considerar todos os contatos pessoais do e-mail e enviar-lhes uma oferta de conexão.

Por outro lado, no entanto, este é um dos segredos de como usar o LinkedIn de forma eficaz para conectar e construir sua autoridade. Se você especificar seu e-mail de trabalho ao criar um perfil, isso permitirá que você se comunique com parceiros ou os convide para isso.

Mas, se você criar o seu cadastro com seu e-mail pessoal e depois se arrepender, fique tranquilo, tudo pode ser corrigido. Mudanças de e-mail estão na seção Conta e configurações.

Grupos

Criar grupos, ingressar neles, se comunicar com os membros – essa oportunidade também é fornecida no LinkedIn.

Os grupos podem ser públicos ou privados (participação somente após a permissão do administrador). Neles, você pode consultar pessoas sobre vários assuntos, ajudar outras pessoas com sua experiência ou aprender algo novo e útil.

Assim, você pode obter ajuda de colegas mais experientes e chamar a atenção para o seu conhecimento, interessando os empregadores em potencial.

A própria rede social sugere, com base nos interesses indicados durante o registro, quais grupos participar. Você mesmo pode fazer a pesquisa e, se não houver uma comunidade adequada, você pode criar uma nova!

 

Procura de emprego

É por isso que muitas pessoas se inscrevem nesta rede – procurando um bom emprego ou um emprego de meio período.

O próprio site irá selecionar e oferecer as vagas disponíveis, de acordo com os dados especificados no perfil.

Basta acessar a seção “Vagas” localizada na parte superior da página.

Se nada de interessante for encontrado, você pode definir sua própria pesquisa de acordo com certos critérios. Para evitar perder novas opções empolgantes, configure alertas de e-mail.

LinkedIn

Se você está interessado no empregador, pode ir à página dele, ler sobre a empresa, ver a lista de funcionários. Alguns deles podem ser familiares ou amigos, o que permitirá que você aprenda mais sobre o local e a equipe em potencial.

Tenha cuidado ao procurar um novo emprego se o atual empregador também estiver cadastrado no portal. Mudanças no status do perfil, atividade e rastreamento de outras empresas e vagas serão visíveis para todos. Mas a opção pode ser desativada na seção “Privacidade e configurações”.

As recomendações funcionam bem para chamar a atenção dos empregadores. Estas são as avaliações e características fornecidas por colegas e conhecidos. Você mesmo pode começar a obtê-los escrevendo uma recomendação para a pessoa com quem trabalhou. Em resposta, você pode obter uma revisão sobre você.

O mesmo acontece com as competências indicadas durante o cadastro. Quanto mais elas são confirmadas por outras pessoas, mais atraente é o perfil do recrutador.

Se você deseja expandir suas oportunidades, faça contatos com pessoas que tenham 500 ou mais conexões nesta rede.

Você pode chamar a atenção para si mesmo:

  • publicando histórias ou informações úteis e interessantes pelo menos uma vez por semana;
  • adicionando suas habilidades, mostrando seu crescimento profissional;
  • participar ativamente de conversas em grupo para aparecer na lista dos cinco mais ativos da semana;
  • curtindo e compartilhando as postagens de outras pessoas;
  • organizando o seu próprio grupo ou página empresarial.

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Conta paga

O LinkedIn oferece também a funcionalidade avançada ao comprar uma conta paga no portal.

Suas capacidades:

  • você pode ver todos que visitaram o seu perfil;
  • filtros de pesquisa avançados;
  • salvar perfis de participantes em pastas;
  • adicionar notas e informações de contato adicionais aos perfis salvos;
  • mais detalhes sobre outros usuários.

Para uma pessoa comum, pode não compensar o investimento financeiro. Porém, para as empresas, recrutadores e agentes de contratação será uma ótima ferramenta avançada de buscas qualificadas. Será mais conveniente e fácil encontrar o candidato certo entre dezenas de outros.

LinkedIn

 

LinkedIn para empresas

A rede social não é usada apenas por indivíduos. As empresas podem se cadastrar nele e criar sua própria página.

Isso é um pouco semelhante a uma página de negócios no Facebook. Mas o objetivo não é encontrar clientes e anunciar uma marca.

Aqui você encontra informações sobre a empresa: funcionários, notícias, vagas e requisitos para candidatos.

Mas fique atento: uma atualização de página desnecessariamente frequente pode levar ao bloqueio ou exclusão do portal.

LinkedIn

Saber como usar o LinkedIn aumenta suas chances de encontrar ofertas de emprego, funcionários qualificados para sua empresa, parceiros e colegas interessantes para se conectar.

Esta rede social, ao contrário de outras, não vai tirar seu tempo com assuntos diversos, normalmente, os usuários são bem focados.

 

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