Diferente do Twitter, Tumblr, e Pinterest, existe um aplicativo que é indispensável nos smartphones brasileiros: O WhatsApp.
Em fevereiro de 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o mensageiro bateu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.
Ou seja, só aqui no país, mais de 120 milhões de pessoas de usuários utilizam o aplicativo.
Devido ao seu grande sucesso, as empresas começaram a se adaptar e a utilizar o aplicativo também como uma ferramenta de trabalho.
Nesse post você vai aprender como:
- Utilizar o WhatsApp de maneira profissional
- Aumentar as vendas da sua loja virtual
- Desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes sem ser invasivo
- Evoluir o seu método de vendas aumentando a taxa de abertura das mensagens
- Dicas para aumentar a sua agilidade de vendas
Continue lendo….
Quer abrir uma loja virtual e não sabe por onde começar? Clique aqui e confira 5 plataformas de E-commerce que merece a sua atenção!
1º – Baixe o WhatsApp Business
No dia 18 de Janeiro de 2018, o WhatsApp Bussiness foi lançado.
O Aplicativo é uma versão do WhatsApp porém destinada a pequenas e médias empresas.
Se você deseja vender utilizando o app, não existe melhor opção! Seja profissional.
Além de ser gratuito, ele oferece diversos recursos especiais que organizam, automatizam e mensuram suas conversas com os clientes.
Funcionalidades exclusivas:
Nele é possível configurar o perfil da sua empresa e adicionar informações como:
- Localização (caso você possua uma loja física);
- Seu tipo de negócio;
- Descrição do negócio;
- Horário de atendimento;
- Endereço de E-mail;
- Link do Site;
- Estatísticas;
Além disso, o app também fornece um link curto ao estilo bitly, onde é possível inserir nas redes sociais da sua marca, e-mail ou site.
Isso, sem dúvidas, facilita a vida dos clientes que ficaram interessados no seu produto/serviço e que queiram tirar dúvidas.
Por fim, é possível também configurar:
- Mensagens de ausência, caso o cliente entre em contato fora do seu horário de atendimento.
- Mensagens de saudação, para quando o cliente entrar em contato com você pela primeira vez.
- Respostas rápidas que servem como atalhos ( Ex: você digita /obrigado e é enviada a seguinte mensagem “Obrigado pela sua preferência, tenha um ótimo dia!”)
2º – Consiga contatos
Para que você tenha sucesso em suas vendas no WhatsApp, contudo, é necessário primeiramente convencer o seu público a passar esse contato, e, é claro, sem ser chato….
Uma maneira de conseguir isso é incentivando as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços a entrarem em contato via o aplicativo.
Como fazer isso? Simples.
- Ofereça o número para tirar dúvidas;
- Deixe o link direto em todas as redes sociais para que as pessoas entrem em contato para saber detalhes sobre os produtos ou serviços da empresa;
- Forneça descontos em caso de contato via WhatsApp ( Por exemplo: “Envie #Pizza16 via WhatsApp para o número (XX) (9XXXX-XXXX) e ganhe 15% desconto na compra de uma Pizza Extra Grande”.)
- Deixe o número disponível para receber críticas e sugestões
- Divulgue o seu número para quem já é seu cliente e coloque-se à disposição.
Então, depois de conversar com o cliente peça educadamente ao mesmo que ele o adicione em sua agenda, e adicione-o também na sua.
Se ele vier a realizar uma compra, ter o número dele pode te ajudar a melhorar o seu pós venda e ter um feedback sobre a experiência de compra com sua empresa.
Caso ele não realize a compra, pode ser que futuramente ele volte a se interessar.
Fornecer o número do seu WhatsApp a alguém ou a alguma empresa é algo bem pessoal. Então, sempre dê o devido valor e respeito a pessoa que o der.
Dica: Nunca mande mensagens para números desconhecidos ou sem o consentimento das pessoas! Além de ser uma invasão de privacidade, o WhatsApp pode te considerar como Spam e bloquear a sua conta.
3º Crie listas de Transmissões
Tanto o WhatsApp normal quanto o Business possui uma função chamada: Lista de transmissões.
Essa função te permite enviar uma mensagem específica para até 256 contatos da sua agenda.
Esse é um recurso muito interessante, pois, com ele é possível criar listas e classificar clientes e potenciais clientes de maneira simples e fácil.
Assim, se você tiver o seu cliente (ou cliente potencial) adicionado na sua agenda e vice e versa, será possível disparar promoções e divulgar novidades da sua loja com muito mais facilidade.
Diferente dos grupos, esse é um contato mais pessoal, desse modo, a chance do seu cliente visualizar e interagir com você é muito mais alta.
Uma desvantagem de grupos é a moderação.
Criação de regras leva tempo, e nem sempre essas regras serão respeitadas.
Não quer dizer que grupos não dão certo, ok? Não é isso.
Inegavelmente existem empresas que investem sim em grupos e eles dão muito retorno, porém as pessoas tendem a se incomodar mais com a frequência de mensagens deles.
4º Utilize o WhatsApp Web
Trabalhar em uma empresa não é fácil, muitas vezes a gente deixa de responder uma mensagem por estar ocupado com outra coisa no computador.
Isso, sobretudo, não é admissível. Os clientes querem respostas rápidas, ágeis, objetivas e eficientes.
O WhatsApp Web pode ajudar de diversas maneiras, como:
- Estar no WhatsApp da sua marca e realizar as suas tarefas diárias.
- Agilidade para digitar e responder múltiplas mensagens
- Facilidade para enviar fotos e arquivos
- Rapidez na hora de enviar links de compra ou de página de vendas.
É possível acessá-lo principalmente através do navegador de internet, porém, ele possui um programa para Windows e Mac. Clique aqui para baixá-lo.
5º Não exagere nas mensagens
Frequência é uma coisa importante e deve ser levada em consideração na hora de montar a sua estratégia de vendas.
Afinal, o cliente não pode se cansar de você e ao mesmo tempo não pode esquecer da sua marca.
Isso varia de cliente para cliente. Cabe a você segmentá-los e desenvolver um cronograma de envio de mensagens e promoções para cada contato ou cada lista de transmissão.
Contudo, seja inteligente, apenas mande alguma mensagem quando realmente tiver algo interessante para divulgar.
6º Facilite a compra para o cliente
Após tirar as dúvidas, mostrar o produto e apresentar os diferenciais da empresa, chegou a hora de fechar a compra!
O que deve ser feito?
Para esse momento, existem algumas opções viáveis:
- Enviar o link direto do produto, caso possua um site ou loja virtual
- Gerar um link de pagamento, via Pagseguro ou o Mercado Pago
- Passar seus dados bancários para depósito e pedir um comprovante
7º Deixe a criatividade falar mais alto
Não demonstre para o seu cliente que você está interessado apenas no dinheiro e nada mais.
Portanto….Inove! Seja criativo e utilize esse meio de comunicação para encantá-los! Será amor eterno pela sua marca!
Encontramos vários cases de sucesso nessa matéria publicada no E-Commerce Brasil; veja abaixo:
- A maionese Hellmann’s lançou em 2014 o WhatsCook, que ensinava receitas personalizadas a partir dos ingredientes que o cliente passava.
- A montadora Mitsubishi convidou consumidores a tirar dúvidas e agendar um test-drive com o modelo Lancer pelo aplicativo.
- A concessionária Victoria Veículos encaminha negociações com clientes usando o WhatsApp.
- A grife TomaHawk Fit agenda entregas em estações de metrô pelo aplicativo.
- A vodca Orloff criou o personagem Estagiário Sênior, que dá dicas sobre drinks e como organizar festas, com uma linguagem bem jovem.
- O Sorvete Naked vende picolé de fruta 100% natural via WhatsApp.
- A corretora Graco Exchange usa o aplicativo como canal de comercialização de moedas estrangeiras e cartões de viagem pré-pagos.
- A franqueadora alimentícia Nutty Bavarian troca experiências com colegas do setor por WhatsApp.
- A loja Central Fit abriu um canal no WhatsApp para tirar dúvidas sobre como e quando tomar cada suplemento, com respostas supervisionadas por profissionais da área. Bombou!
- A Sonho de Valsa criou a ação “Plantão do Amor”, que dava dicas pelo aplicativo de como comemorar o dia dos namorados.
O que estão esperando?
É importante que você saiba em qual rede social o seu cliente está. A grande vantagem do WhatsApp é que mais de 90% dos seus clientes estão nele.
Ele, é sem dúvida nenhuma uma febre, principalmente aqui no Brasil.
As empresas inicialmente o utilizavam (e ainda utilizam) como ferramenta de interação entre os seus funcionários.
Hoje, é possível utilizá-lo de várias maneiras possíveis, e como vimos, é um método eficaz de venda.
Então, espero que essas dicas tenham te ajudado a entender do porque dele ser uma ótima ferramenta corporativa e como tirar o proveito máximo do mesmo.
Mas agora eu to curiosa, afinal, vocês utilizam o WhatsApp para vender?
Conheciam algumas dessas funcionalidades do Business?
Qual das dicas você achou mais interessante?
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
- 20 dicas de como aumentar os seguidores no Instagram
- Marketing Digital para Pequenos Empreendedores
- Como Abrir um Negócio Próprio Online
- Como Ganhar Dinheiro Pelas Redes Sociais
- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
- Criatividade: 20 dicas incríveis para se tornar mais criativo!
- Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja virtual
- Social Media Marketing
- Como Criar um Blog de Sucesso
- O que um Profissional de Marketing Digital pode fazer?
- Preço por Inbox é PROIBIDO!
- Tudo sobre o Reels do Instagram
Quer participar do nosso canal no Telegram e receber novidades quentinhas sobre tudo o que acontece no universo do Marketing Digital?? –>> CLIQUE AQUI!