São Paulo, SP
(11) 99244-4278
tnobile.marketing@gmail.com

Tumblr – Um lugar onde a criatividade chega a outro nível

Tumblr – Um lugar onde a criatividade chega a outro nível

Vocês maniacos por redes sociais já viram algumas páginas com um “T” no canto superior esquerdo? Já ouviram falar do Tumblr? Não? Bom fica aqui nesse post que um mundo completamente novo vai ser abrir para você!

Tumblr?

O Tumblr é uma plataforma que mistura blog e rede social. Nela é possível postar textos, imagens, gifs, vídeos, áudios, diálogos, citações e links. Sobre qualquer tema, literalmente qualquer tema!

Normalmente os posts do Tumblr são mais curtos, ele é considerado um híbrido de WordPress/Blogger e Twitter.

Comercialmente o Tumblr foi anunciado em 2007 e criado por David Karp. Seu diferencial é a possibilidade de seguir um determinado blog, assim todas as postagens dele aparecem na sua timeline ou como é chamado lá, sua Dashboard.

Outra característica dele é a possibilidade de curtir, comentar e até mesmo “reblogar” (compartilhar em outras palavras) uma determinada postagem, assim ele passa aparecer no seu próprio blog.

No dia 20/05/2013 a Yahoo comprou a plataforma por 1.1 Bilhão de dólares atualmente o Tumblr é composto em 422 milhões de blogs e assim como o Twitter, ele possui usuários bem fiéis.

Como Criar sua conta?

Essa é a página de login do Tumblr (só uma ressalva, ela muda a cada acesso diferente), rolando o mouse para baixo ele vai te apresentar o que é o Tumblr e o que é possível fazer nele.

Eu recomendo muito que vocês visitem o Tumblr e leiam essas informações, a página é muito bonita e dinâmica. O link está aqui.

Clicando em começar, ele vai te pedir para criar a sua conta, os passos são bem simples: e-mail, senha e o nome de usuário. Feito isso você será redirecionado para essa página:

Ele vai te pedir para selecionar os assuntos que mais te interessam ou que você se identifica. E como vocês podem perceber, eles são os mais variados possíveis, assunto é que não falta!

Ele pede para selecionar 5 assuntos porém, é possível selecionar um número bem maior.

Depois de selecionar os seus interesses você será direcionado para a página inicial do Tumblr: a DashBoard.

É aqui onde os posts dos blogs que você seguir irão aparecer, além de postagens aleatórias baseadas nos seus interesses e suas próprias postagens.

Mas como ele Funciona?

No canto superior esquerdo está o logotipo do Tumblr que nos leva para a Dashboard e ao lado a barra de pesquisa no canto superior esquerdo da tela, onde é possível pesquisar perfis e postagens sobre determinado assunto.

No canto superior direito podemos ver um pequeno menu:

É aqui onde você pode explorar o Tumblr, o primeiro botão é o Home onde você volta para sua dashboard, o 2º botão da bússola te encaminha para essa página:

Na aba Explorar é possível ver diversos tipos de postagens, inclusive as mais recentes, mais populares e as recomendadas para você.

No ícone de Envelope são exibidas as mensagens que seus seguidores podem lhe enviar.

Ao lado dele no botão de carinha é possível ver suas últimas atividades.

Na aba do raio é mostrado quantas curtidas, reblogs o seu post conseguiu além de novos seguidores.

Ao lado do raio temos o nosso perfil, aqui podemos entrar nas configurações do Tumblr, Ver nosso número de curtidas, quantas pessoas estamos seguindo, informações e configurações dos nossos blogs (sim dá para criar mais de um) além de um resumo das estatísticas dos mesmos.

E para finalizar temos o lápis no botão azul que abre esse menu:

Aqui decidimos que tipo de post faremos, um texto, foto, citação, link, diálogo, áudio ou vídeo.

Qual a aparência do meu Tumblr?

Para saber como é a aparência do seu Tumblr e como customizá-la, um jeito simples é você clicar na sua foto de perfil. Isso irá abrir um resumo de como é o seu blog.

Clicando em “Editar a aparência” no canto superior direito da tela, fica disponível a possibilidade de editar a imagem de cabeçalho, a foto de perfil, Nome do Tumblr, descrição e a cor do plano de fundo.

Caso você não tenha gostado do visual do seu Tumblr não se preocupe, existem algumas opções gratuitas de customização de layout, agora vamos ensiná-lo a acessá-las. Siga os seguintes passos:

Abra o resumo do seu blog, em seguida clique na foto de perfil ou de cabeçalho. Isso irá abrir a forma que um leitor de fora irá vê-lo:

Depois disso clique no botão de paleta ao lado do botão do painel (A casinha) no canto superior direito da tela.

Ele irá te encaminhar para área de customização de temas do Tumblr. Essa área é bem semelhante ao do WordPress, aqui é possível trocar de layout, além de editar, as fontes do blog, cores e outras funcionalidades do layout.

Com o seu Tumblr pronto, basta postar o quê você quiser e seguir perfis que você se identifica!

Posso usar o Tumblr para divulgar minha marca?

Apesar da plataforma não ser muito conhecida em comparação ao Facebook, Instagram w Twitter, o tumblr é uma opção de divulgação. Segundo ele existem 200 milhões de blogs publicando 80 milhões de posts por dia. Um ponto a se destacar é a possibilidade dos usuários contribuírem na divulgação da sua marca reblogando em suas próprias páginas.

Muitos artistas utilizam da plataforma como forma de divulgar seus trabalhos, é uma ótima alternativa assim como o DeviantArt e o Pinterest.

Empresas grandes como Vans e a MTV , por exemplo, postam conteúdo em suas respectivas páginas do Tumblr e conseguem uma quantidade razoável de likes e reblogs.

Na plataforma também é possível fazer anúncios patrocinados através do Tumblr/Business. Essa ferramenta oferece diversas vantagens:

Vídeos patrocinados

Um recurso interessante que a plataforma oferece é os vídeos patrocinados, sua aplicação é a mesma dos posts normais, porém vem com estatísticas adicionais em visualizações, looping e interações dos usuários. Os vídeos rodam automaticamente em loop contínuo e o player aparece em formato de pop up, assim as pessoas continuam assistindo enquanto rolam a tela.

Dia Patrocinado

Outra opção de anúncio é o dia patrocinado. Você pode promover a sua marca (ou produto) elevando-os ao topo do Painel por 24 horas. Este recurso será conectado a uma aba exclusiva na página Explore que é uma das páginas com mais tráfego e interação entre os usuários no Tumblr

Além claro de fornecer sua própria ferramenta de métricas e analytics.

Se atente a uma estratégia muito boa de engajamento para agradar o seu público alvo. Outro fator muito importante é o seu o nicho de negócio, talvez uma empresa que vende produtos artesanais, ou uma marca de roupas voltadas para jovens.

 

Cada um se expressa de uma maneira diferente

Alguns dizem que o Tumblr é a rede social para “hipsters”, outros dizem que é a redes de “menininhas da maquiagem”. Porém o que o pessoal não sabe é o Tumblr é uma plataforma livre, existe uma infinidade de tumblrs com temas diferentes, vai desde um tumblr que só posta fotos de caveiras a um que só postar apenas fotos de comida.

 

Existem diversas páginas brasileiras com excelentes conteúdos, um dos que mais recomendo se chama História sem graça, é um Tumblr onde as pessoas postam histórias que aconteceram com elas e que são literalmente sem graça nenhuma.vNão existe estilo Tumblr, lá o estilo quem faz é você.

 

Apesar de não ter uma força muito grande aqui no Brasil o Tumblr é uma excelente plataforma para você que quer começar um blog simples ou para você que deseja ler conteúdos diferenciados e autorais. Mas e você conhecia o Tumblr? Ficou interessado em criar um? Conta para mim nos comentários!

 

Fontes:

https://marketingdeconteudo.com/marketing-no-tumblr/

https://www.tumblr.com/business

https://www.tumblr.com/about

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/o-que-e-tumblr.html

https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-usar-o-tumblr/

 

2 comentários

  1. […] Uma rede social que se assemelha muito com um blog é o Tumblr! […]

  2. […] do Twitter, Tumblr, e Pinterest, existe um aplicativo que é indispensável nos smartphones brasileiros: O […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *