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Em qual rede social meu cliente está?

Em qual rede social meu cliente está?

Assim como falamos em um de nossos posts recentes: “Rede social diferente, conteúdo diferente”. Cada um de nós tem uma preferência e, certamente, utilizamos as redes sociais que mais tem a ver com nosso estilo de vida. Afinal, se todos os clientes fossem iguais, qual o sentido de existirem, certo?

Todas elas têm seu tipo de conteúdo, formato, alcance, etc. Agora, para você que está se perguntando onde deve começar no mundo digital, com o objetivo de atingir seu público alvo diretamente, nós trouxemos o post de hoje.

Um advogado talvez não tenha muito interesse em exibir fotos, mas um site ou Facebook para divulgar sua agência não é uma má ideia, agora, será que um arquiteto tem as mesmas necessidades para encontrar seu cliente?

Então, venha descobrir qual rede social é a melhor para o tipo de serviço/produto que você oferece!

Por onde começar a procurar meu cliente? 

Observem essa imagem das principais tendências sobre mídias sociais. Aqui temos uma porcentagem de usuários que utilizam cada uma destas redes, esse infográfico é do final de 2017, já sabemos que algumas informações podem estar diferentes, porém, podemos analisar as tendências para 2018.

Interessante também notar a quantidade de horas, em média, que passamos nessas redes. Difícil não notar o quanto as pessoas utilizam este mecanismo social, quem nunca parou o que estava fazendo para dar uma olhadinha no Instagram que atire a primeira pedra, ou viu alguém fazer isso no restaurante, escola, trabalho, etc.

Faz parte do cotidiano, não tem como negar! E não se engane pensando que só jovens que estão nessa “moda”, existem diversas pessoas de 40 anos, ou mais, no meio também (claro que depende da rede social.)

Caso queira olhar estes dados, só clicar aqui. Agora, vamos ao foco do tema de hoje. Preste bem atenção nestas dicas que daremos!

1. Palavras-chave

Saber como utilizar corretamente uma palavra-chave é uma habilidade que deve ser estudada/trabalhada, já que ela é muito importante para que o post seja divulgado pelo Google de forma eficiente.

Devido a essa importância, existem diversos sites que nos auxiliam na hora de decidir qual será esta palavra. Portanto, claro que não é difícil achar alguma que consiga atender a uma necessidade específica, no caso de hoje, falaremos do Buzzsumo.

Essa ferramenta permite identificar as palavras-chave mais pesquisadas nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google+. Você pode observar a quantidade total de compartilhamentos que aquele determinado post teve e, ver separadamente o número de cada rede social.

Assim dá para saber um pouco mais aonde talvez seja a melhor opção para você começar a investir mais. É um bom ponto de partida quando se tem muitas dúvidas! #ficaadica

A plataforma tem a opção de ser utilizada gratuitamente ou na versão paga (Caso tenha interesse, é possível realizar um teste de 30 dias grátis). Ah, bom lembrar que apesar do site estar totalmente em inglês, é possível verificar as palavras-chave mais pesquisadas aqui no Brasil.

2. Seja direto e pergunte!

Você que já tem um blog, site ou até mesmo já criou uma rede social, aproveite esta oportunidade para interagir com seu público perguntando em que outra rede social eles gostariam de ver você.

Descobrir o lugar certo para atacar não é lá muito fácil. Nesta situação, como você já tem um certo público, perguntar não é uma ideia ruim! Talvez seja uma das melhores opções, cada um certamente tem sua opinião de qual é a melhor plataforma e você pode filtrar tudo isso para tirar um veredito.

Não sabe como perguntar? Simples: Google forms.

Ferramenta gratuita e bastante intuitiva de usar. Com ela dá para conseguir tirar uma média do que seu público prefere. Claro que existe outras opções, quem sabe não tenha um plugin que você possa utilizar no site. O importante é conseguir obter a informação que é necessária.

3. Explore este mundo  

Quais redes sociais você usa no dia a dia?

A melhor maneira de saber como as mídias sociais funcionam é aprofundando-se nelas, ou seja FAZENDO TESTES!

Igual um carro, você pode ter uma noção de como ele funciona, só que, dirigir é bem diferente do que se imagina. Na hora de comprar um carro é importante testar vários e entender qual se adequa melhor às suas necessidades.

Acha que o Youtube é uma boa opção para seu negócio? Então acesse o Youtube com mais frequência. Veja quais são os tipos de vídeo que as pessoas mais gostam, o que comentam. Aprenda sobre som e audio, imagens de qualidade, cenários…

Por mais que você possa postar qualquer tipo de vídeo, não adianta se ninguém assistir.

Lembre-se de se planejar bem antes de qualquer ação e, que cada rede social é diferente e com características únicas:

  1. Facebook: Compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens, visando a conexão    entre amigos, familiares e empresas.

2.   Instagram: Compartilhamento de imagens com um tom mais pessoal, criando uma aproximação maior entre os perfis. O stories aproxima pessoas e aumenta o engajamento com vídeos curtos.

3.   Youtube: Vídeos sobre diversos assuntos.

4.   Twitter: Conteúdos dinâmicos e curtos que se propagam rapidamente, da mesma forma que acabam.

5.   LinkedIn: Conteúdos voltados para o mundo profissional.

6.   Pinterest: Compartilhamento de imagens em alta qualidade.

4. Análise onde o público está!

Depois do último passo que é começar a usar as redes sociais, você vai perceber os tipos de pessoas que estão naquele ambiente. Como já falamos, cada uma tem suas características, e isso se reflete também nas pessoas que a utilizam.

O Twitter é uma rede rápida. Tudo passa depressa já que sempre alguém está tweetando algo novo a todo momento. Digamos que é aquela rede social em que você para o que está fazendo, dá uma olhadinha e depois saí.

Raramente você vai passar horas e horas sem parar, por isso, caso você seja alguém que venda… bolos caseiros, não seria uma boa ideia.

Agora, observe o Pinterest que é só focado em compartilhamento de imagens. Difícil não passar um bom tempo rolando o scroll do mouse para ver as inúmeras imagens lindas que estão dispostas ali. Principalmente as de comida!

Sem dúvida nenhuma é uma ótima opção para quem está nesse ramo de atuação.

Tudo vai depender da sua análise sobre o que as pessoas fazem nestes lugares e para que eles existem. Facebook tem a maior quantidade de usuários e, pela sua estrutura, digamos que seria uma rede social padrão em que você pode fazer um pouco de tudo!

Agora se compararmos com o Reddit, por exemplo, é completamente diferente. Reddit é algo bem “desconhecido” aqui no Brasil, poucas pessoas utilizam e as pessoas buscam nele, assuntos bem específicos. Mas se você atua no mercado internacional, poe ser uma boa pedida!

No final, tudo vai depender do seu objetivo e  de encaixar-lo onde é mais bem-vindo. Pesquise que você vai achar!

Não para por aí

Fora as dicas que demos aqui, sempre vai ter algo novo para aprender caso queira conseguir engajar seu público cada vez mais. Portanto, não deixe de conferir nossos conteúdos! Temos diversos posts diferentes que servirão para lhe ajudar nesta etapa de marketing digital.

Tudo está disponível para você totalmente gratuito. Só pedimos que compartilhe com seus amigos e não esquecer de deixar um comentário, pois sua opinião é muito importante para que possamos evoluir e, trazer mais conteúdo de qualidade.

 

4 comentários

  1. […] conteúdos relevantes que vão auxilia-lo nessa jornada, exemplo: 5 motivos para ter um blog, em qual rede social meu cliente está?, como evitar que o seu e-mail se torne um spam?, […]

  2. […] exemplo: “Por que meu Instagram não cresce?”, “você conhece o Google Meu Negócio?”, “Em qual rede social meu cliente está?”, […]

  3. […] importante que você saiba em qual rede social o seu cliente está. A grande vantagem do WhatsApp é que mais de 90% dos seus clientes estão […]

  4. […] Se você não tem certeza em qual rede social o seu público está, dá uma olhadinha nesse post —> https://thaisnobile.com.br/em-qual-rede-social-meu-cliente-esta/ […]

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