O instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, ela conta com mais de 1 bilhão de usuários. E nós, brasileiros, fãs de carteirinha de redes sociais, somos o segundo país com o público mais expressivo nessa rede.
Não é novidade que trata-se de uma rede social bastante visual, ou seja, o que encanta nela são as fotos e a instantaneidade.
O que isso tem a ver com o seu negócio e como aumentar as vendas? Nós vamos chegar lá!
Antes de mais nada você precisa trabalhar um ponto super importante: o seu produto. Ele é atrativo? As fotos do seu produto são bem feitas? Quais são as condições que você oferece ao seu cliente? Nós já falamos sobre isso aqui no blog, neste post!
Depois dessa etapa concluída, vamos vamos ao que interessa: como aumentar as vendas no Instagram?
O primeiro passo, sem dúvida, e por mais óbvio que pareça ser: você precisa ter uma conta comercial no Instagram.
Veja como fazer isso de maneira rápida e simples:
Acesse seu perfil do Instagram e clique no ícone com 3 tracinhos na horizontal
Vá nas Configurações.
Clique em Conta.
Depois, clique em Mudar para conta comercial.
O ideal é você conectar a sua conta comercial a uma Página do Facebook associada à sua empresa. Com isso, você consegue integrar as funcionalidades no Gerenciador de Anúncios.
Tudo pronto? Agora vamos ao que interessa, com esse post vamos te dar 5 dicas para alavancar as vendas no Instagram.
Use os stories para interagir
Aposte em stories! Seja de você ou alguém usando o seu produto.
As pessoas quando estão no Instagram querem ver pessoas reais falando realmente se determinado produto ou serviço é bom e se cumpriu o prometido.
Por isso, é preciso tomar muito cuidado, as redes sociais podem alavancar o seu negócio, mas também podem afundá-lo, caso você não tenha um bom produto, atendimento ou boa postura.
Outra dica valiosa é fazer perguntas sobre o seu segmento e interagir com o público, ouvir os seus seguidores é fundamental para buscar melhorias e entender o seu nicho de mercado.
Aproveite também e faça lives! Uma live é um evento ao vivo transmitido de algum dispositivo que tenha conectividade com a internet, visando interação entre o público e seu interlocutor.
É como uma ligação por vídeo do WhatsApp, só que ao invés de falar com uma pessoa, você está sendo visto por várias.
A grande vantagem desse recurso é que você pode realizá-lo em qualquer lugar, desde que você possua uma boa conexão com a internet.
Elas são excelentes para aumentar a interação com o seus seguidores, e fidelizá-los. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!
Aproveite a bio do Instagram para se promover!
Você já deve ter percebido que o Instagram não dá muitas possibilidades de direcionar as publicações para links externos, ou seja, a única opção é patrocinar o post ou impulsioná-lo.
Por isso, você deve colocar o link na bio, que nada mais é que preencher a biografia com a sua descrição e com o link para o site ou página da web que você vende os seus produtos (marketplace, hotsite,etc.).
Se você quer algumas dicas para ter um bio INCRÍVEL no instagram, CLIQUE AQUI!
Ofereça experiências gratuitas
Quem não gosta de uma amostra-grátis?
Claro que isso vai depender do seu produto ou serviço, mas uma dica para conquistar o seu cliente é oferecer a ele pequenas amostras, dicas, consultorias,etc…
Ele precisa ver vantagens em experimentar. Se o seu cliente gostar, certamente não só vai comprar da sua marca, como também irá indicá-la para outras pessoas, formando assim uma pequena rede de microinfluenciadores para a sua marca.
O conteúdo é um fator crucial para qualquer tipo de marca online. É o conteúdo que vai falar com seus seguidores e estimulá-los a interagir, ou seja, a qualidade precisa estar presente!
Tenha Influenciadores para a sua marca
A maioria das personalidades digitais cobram pela divulgação de imagens e reviews em seus perfis.
Uma opção mais em conta é procurar parcerias com blogueiros da sua região e investir em permuta, ou seja, você troca o seu produto pela divulgação na rede social da pessoa.
DICA IMPORTANTE! Na hora de escolher o influenciador, lembre-se: o número de seguidores não é o mais importante. O ideal é avaliar o perfil da pessoa, o seu envolvimento e a relação dele com os seguidores. Outra coisa super importante é checar se o conteúdo que ele produz tem a ver com o seu produto.
Aposte muito na imagem e faça textos mais curtos
Como falamos lá no início desse post, o Instagram é uma rede social puramente visual. Então, aqui a dica é caprichar na produção de fotos.
Cuidado com banco de imagens! É muito comum as empresas usarem fotos de banco de imagens sem tratamento algum, ou sem cuidar o contexto delas.
Por isso, ofereça um conteúdo que tenha a ver com o seu produto, não adianta anunciar um casaco verde se você vende apenas blusas de outras cores.
Quanto aos textos, avalie quem é o seu seguidor. O seu público costuma ler mais? Gosta de explicações maiores sobre determinado assunto?
Por exemplo: o segmento de arquitetura costuma ter textos maiores e mais opinativos sobre o gosto do arquiteto em decorar o ambiente. Já uma loja de roupas precisa informar o tipo do produto e conquistar o cliente nas imagens.
Ah! Uma dica bônus!
Não se esqueça da identidade visual da sua marca!
A identidade visual da sua empresa é o cartão de visita para os clientes, usuários e parceiros da marca.
Por isso, é necessário um planejamento bem detalhado para se defini-la. Criar um perfil característico da sua marca não é uma tarefa muito fácil, porém está longe de ser impossível.
Continue no Blog!
Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:
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- Em quais redes sociais minha marca deve aparecer?
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