Como o Big Brother Brasil 2020 está nos dando uma verdadeira aula de Marketing Digital

Pode-se falar à vontade sobre o quanto o Big Brother Brasil é um programa fútil, chato e isso e aquilo. Mas, precisamos analisar com um olhar mais crítico para o show de marketing que esse BBB 2020 está no proporcionando.

Primeiramente, antes mesmo da edição desse ano começar, os meios de comunicação anunciaram os investimentos astronômicos por parte dos patrocinadores do programa.

De acordo com o site Meio e Mensagem: os “Patrocinadores da edição de 2019 do reality, Burger King e Faculdades Anhanguera renovaram com a emissora e estarão presentes na temporada de 2020 do reality show, que terá início no próximo dia 21/01. A essas duas marcas, juntaram-se Americanas, PicPay e Claro, que também serão patrocinadores másters do programa.”

Cada uma das cotas de patrocínio paga por CADA EMPRESA custou uma bagatela de R$ 42,6 milhões! Ou seja, sem o programa nem ter ido ao ar ainda a Globo já tinha arrecadado mais de 213 milhões de reais. O que nos faz pensar que o valor pago ao vencedor do reality show (1,5 milhão de reais) é irrisório para a emissora.

Vale pensar também, que se as empresas estão investindo tudo isso no programa é porque a visibilidade vale a pena.

Mas, não é apenas disso que se trata esse post. Nosso objetivo aqui é comentarmos a aula de marketing digital que essa edição está nos proporcionando todos os dias.

Com a inclusão de influenciadores digitais no elenco dessa edição do Big Brother, novas portas se abriram na integração online com a TV.

A integrante Bianca Andrade, por exemplo, mais conhecida como a blogueira/influencer Boca Rosa já possuía 8 milhões de seguidores em seu Instagram antes do programa começar.

Ela foi chamada para participar da edição de 2020 do programa e investiu pesado nessa integração da TV com seus publi post (postagens patrocinadas por alguma marca).

Afinal, como ela mesmo diz, ela não está no BBB pelo prêmio final e sim para as pessoas conhecerem mais sobre ela. Pois, convenhamos, os publi post dela dão mais dinheiro do que o programa pode pagar.

Resultado: em apenas 1 semana de programa, ela já adquiriu mais de 1 milhão de novos seguidores em seu instagram. Poderosa né?

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Simultaneamente a entrada da Bianca na casa do BBB, entrou um publi post em suas redes sociais sobre o batom que ela estava usando naquele exato momento no programa.

Foi uma integração admirável entre o online e o offline que poucos estavam esperando. Com isso, ela se mantém faturando fora da casa e aproveitando toda a visibilidade que o reality show está proporcionando.

Também nessa mesma linha, na noite em que o primeiro paredão do programa foi formado não foi diferente. O mesmo look que Boca Rosa estava usando no programa, estava sendo postado em suas redes sociais.

Ou seja, com tudo isso, podemos notar que houve todo um PLANEJAMENTO da influencer e sua equipe antes da sua participação no programa de TV.

Ela levou roupas e produtos já separados e fotografados previamente para que tudo ocorresse simultaneamente! Não é maravilhoso? Uma verdadeira aula prática!

E não para por aí! Não foi apenas a Boca Rosa que se planejou para esse momento. A outra participante Manu Gavassi não apenas programou imagens e diversos vídeos para o período que estivesse na casa, como lançou um clipe de sua nova música 2 horas antes da primeira eliminação do programa!

Assim como no caso acima, vemos que houve também um bom planejamento e preparação antes de entrar na casa.

Como profissionais e criadoras de conteúdo, tanto a Bianca como a Manu souberam “ver além” no marketing.

Todas essas ações multicanais das influencers deram o que falar, alavancaram ainda mais número de seguidores e explodiu a visibilidade nas redes sociais.

Como já imaginávamos, cada vez mais a utilização de diferentes canais de divulgação ao mesmo tempo será tendência. Estar em todos os lugares que o seu público alvo está será uma necessidade das marcas em 2020.

Para amantes do marketing digital, como eu, é fascinante ver essa integração e simultaneidade de acontecimentos. As oportunidades se tornaram infinitas para as marcas.

Acredito que essa edição do Big Brother Brasil com influencers ainda vai nos ensinar muito sobre essa integração online/offline e estamos adorando acompanhar tudo isso!

O que você tem achado dessa estratégia das influencers?

 

 

 

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