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Gatilhos Mentais

Gatilhos Mentais

Entender como a cabeça do ser humano funciona também pode se tornar uma carta na manga quando o assunto é marketing. Por isso, no post de hoje falaremos sobre gatilhos mentais!

A primeira vista pode parecer estranho relacionar uma coisa com a outra, mas você verá a importância desse assunto e seus benefícios. Garanto que você não vai querer perder essa!

O que seriam gatilhos mentais?

Antes de qualquer coisa, você provavelmente está se perguntando o que são gatilhos mentais e sua relação com marketing. Vamos com calma, um passo de cada vez.

O conceito por trás disso tudo é bem simples! Sabe quando você chega em casa e “sem perceber” já abriu e trancou a porta? Ou pela manhã, antes mesmo de pensar em pegar um cafezinho você já tinha colocado ele no copo? Essa sensação de que o seu corpo está agindo por conta própria, é o que chamamos de gatilho mental.

A todo o momento precisamos tomar decisões, seja ela qual for, não importa a relevância: levantar ou não levantar, comer ou não comer, falar bom dia ou não falar, sair de carro ou pegar ônibus, tudo requer algum tipo de escolha. Agora, existem certas situações que estamos tão acostumados a fazer o que nosso cérebro simplesmente decide, sem pensar duas vezes, para que não haja um esgotamento.

Isto é o gatilho mental, digamos que são decisões que tomamos por impulso, pois nosso cérebro toma automaticamente a iniciativa sem que percebemos. Aí você nos pergunta: “o que isso tem a ver com marketing?”  Bom, continue conosco que daremos alguns exemplos mais específicos sobre os tipos de gatilhos e de como são aplicados no mundo do marketing.

Gatilho da escassez

Como o título já deixa a entender, escassez é quando algo está limitado e pode acabar a qualquer momento. Quem não lembra da escassez de água que a cidade de São Paulo enfrentou alguns anos atrás? Este é um tipo de situação que pode nos causar vários tipos de sensações e, claro, podemos usar isso ao nosso favor (Mas de uma forma menos crítica comparando com o exemplo que demos, ok!?)

Geralmente empresas do ramo alimentício fornecem algum produto (que seja bastante conhecido) de uma forma diferente e com uma tiragem pequena. Neste caso vamos olhar para a Lacta, que criou um sabor que nós não estamos acostumados para nosso querido e amado Bis: Sabor morango. Reparem que é uma edição limitada, ou seja, depois de um tempo este produto não estará mais nas prateleiras, provocando assim a escassez.

Talvez seja o exemplo mais básico para poder entender como este tipo de gatilho funciona, contudo, fica mais fácil de compreender como esse método pode impulsionar suas vendas e lhe render bons resultados.

Gatilho da urgência

Parecido com o exemplo anterior, o importante aqui é fazer com que a pessoa se sinta como “obrigada” a comprar aquele tal produto ou serviço, pois se não aproveitar esta oportunidade, talvez não haverá outra no futuro.

Uma empresa que trabalha sempre neste estilo é a Amazon, já que vira e mexe eles fazem alguma promoção vantajosa, porém, com um curto período de tempo. Você pode argumentar: “Mas eles fazem promoções direto, se não comprar agora, é só esperar a próxima” tenho certeza que se for um produto que você queira muito, sua voz da consciência vai falar: “Só que talvez da próxima vez este produto X pode não estar tão barato…”

Em promoções relâmpago, perto de onde se encontra o valor do produto, eles acrescentam um timer, para mostrar quanto tempo falta para aquela promoção acabar, isso contribui ainda mais na hora do consumidor tomar sua decisão. Sem contar nas outras estratégias como “comprar com um clique”, exibir o quanto o consumidor vai economizar, tudo isso ajuda a influênciar seu cliente.

Gatilho da novidade

Novidades são sempre muito bem-vindas quando se é para melhorar aquilo que já existe. Não só isso, como a curiosidade, consegue nos atiçar bastante para testar o que é novo, quantos novos modelos de celular são lançados a cada ano e as pessoas compram mesmo que não mude muita coisa, é tudo por questão desta novidade e também um pouco do gatilho da prova social, mas falaremos mais sobre ele no próximo tópico.

Um acontecimento recente causou um rebuliço nas redes sociais. A Coca-cola anunciou que lançaria uma edição diferente do refrigerante mais famoso do mundo no mercado japonês, o coca-cola clear. Totalmente transparente parecendo água e, por mais que talvez o sabor não mude muita coisa, só pelo fato de ser algo muito diferente do que estamos habituados, vai fazer com que muita gente compre, nem que uma vez só para experimentar. Basta você procurar pelas redes sociais, verá a repercussão que teve.


Isso mostra que mudanças podem ser assustadoras, mas se for uma novidade que seja bem direcionada, irá capturar os olhos de muita gente.

Gatilho da prova social

É difícil não ficar sabendo sobre o que a massa de pessoas está interessada atualmente. O marketing boca-a-boca é muito forte e acaba nos pegando inevitavelmente e, é assim que funciona este gatilho da prova social, quer queira ou não, quando vemos uma grande quantidade de pessoas utilizando de algum tipo de serviço ou produto, nos questionamos se aquilo vale mesmo a pena, e na maioria dos casos, acabamos usufruindo dele.


Quem aí não sofreu com pessoas recomendando a série La casa de papel? Por todo canto você era bombardeado por pessoas indicando a série e tenha certeza que muita gente assistiu só por conta disso. Isso abre margem para a Netflix utilizar de vários artifícios para conseguir atrair mais as pessoas, conseguindo mais audiência e assinaturas.

Vocês podem ver um exemplo disso pelo comercial que fizeram com a cantora Sandy para divulgar a nova temporada desta famosa série:  https://www.youtube.com/watch?v=2dWvw-AasnQ

Gatilho da afinidade

Você não pensa duas vezes antes de compartilhar algo pessoal com algum amigo que realmente confie. É sempre bom saber que existem pessoas em que você possa confiar, saber que sempre estarão ali para lhe ajudar. Isso também pode ser aplicado quando falamos da relação entre empresa e cliente.

Quando você compra um produto de alguma certa empresa e se sente satisfeito, provavelmente você comprará de novo com eles. Sua preferência por eles já começa por aí. Então eles te enviam e-mail marketing com excelentes promoções, aparecem em notícias sobre a quantidade de pessoas que estão satisfeitas com seu atendimento, possuem voz ativa nas redes sociais, ótimos conteúdos em blog, etc. Tudo isso com certeza faz com que a pessoa saiba que pode continuar comprando neste mesmo lugar, pois não será decepcionado.

Um outro fator de muita relevância que pode ajudar neste quesito é o Storytelling da sua empresa! Caso queira saber mais a respeito, clique aqui para ser direcionado para nosso post sobre o assunto, garanto que você não irá se arrepender.

A utilização dos gatilhos em frases

Depois das definições e exemplos práticos, vamos abordar o uso delas aplicando em frases! Esta é uma etapa muito importante, pois é preciso acertar em cheio o gatilho para conseguir despertar em seu cliente a sensação que você espera. Então vamos lá:

  • Escassez:Esse bônus só será entregue a quem comprar até amanhã porque o produtor não quer diminuir o valor percebido do bônus distribuindo-o gratuitamente para quem compra outros produtos

Somente hoje você encontrará este produto pela metade do preço, não perca esta chance!

 

  • Urgência: Não espere para adquirir estas grandes opções que temos para você, é agora ou nunca

 

As inscrições para nosso curso só vão até amanhã!

 

  • Novidade: “Temos novidades incríveis só para você “

 

“Acaba de chegar no mercado, este novo modelo do X, saiba quais são as mudanças “

 

  • Prova social: Já são mais de x pessoas impactadas positivamente pela nossa marca.

 

Que tal participar da nossa comunidade com mais de x pessoas que se beneficiaram com os nossos serviços?

 

  • Afinidade: Assim como você, eu já sofri com esse problema.

 

Nós somos do mesmo grupo de pessoas que {não gosta de ficar ansiosa}

 

Tudo isso e muito mais!

Existem outros tipos de gatilhos mentais que também podem ser utilizados para melhorar ainda mais suas campanhas de marketing, assim como outras maneiras eficientes que você encontra em nosso blog, já que toda semana temos conteúdos diversos para lhe fornecer informações preciosas sobre como ampliar sua visão e conseguir aumentar seus resultados positivos.

Não esqueça de compartilhar este post e comentar! É sempre importante para nós saber sua opinião sobre o tema tratado e o que querem para o futuro.

2 comentários

  1. […] Outro assunto que está atrelado com o neuromarketing, é o de Gatilho mental. Diversas formas diferentes de necessidades que todos nós seres humanos temos e como são utilizadas quando o assunto é marketing. Caso tenha interesse nós temos um post falando sobre este assunto, basta clicar aqui. […]

  2. […] Gatilhos mentais, por exemplo, é uma boa técnica prática do Neuromarketing que mexe de diversas formas diferentes […]

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