Imagem de capa mostrando dois celulares com o Stories Aberto

Facebook Stories: Como Utilizar Em Sua Estratégia de Marketing Digital

Primeiro o WhatsApp, depois o Messenger, e por último, o próprio Facebook.

Não é surpresa para ninguém que depois do Instagram ter “pegado emprestado” a função de Stories do Snapchat, e estar sendo utilizado por milhões de pessoas, as outras plataformas de Mark Zuckerberg também ganhariam essa função.

Essa função foi implementada mundialmente no Fcebook no ano de 2017, trazendo diversos filtros, molduras, efeitos, etc.

No começo, talvez tenha sido meio estranho para os usuários que não estavam acostumados a utilizar a função no próprio Facebook, mas e agora que se passou quase 2 anos de seu lançamento?

Assim como nas outras plataformas, o Stories é um ótimo meio de comunicação através de fotos ou vídeos, que pode ser útil não só para o usuário comum, como para as empresas.

Existe diversas estratégias que envolvem a utilização desse recurso.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post que está recheado de informações cruciais para você entender o Facebook Stories e como utiliza-lo a seu favor.

Imagem de uma pessoa com o celular, utilizando o Stories

A função do Stories

O Stories é uma ferramenta criada inicialmente para o aplicativo Snapchat.

Nele você insere uma imagem ou vídeo (curto) no qual o usuário só pode ver esse conteúdo por apenas alguns segundos.

Outro ponto que devesse ressaltar é que cada Stories tem uma “vida”, após 24 horas ele será apagado automaticamente.

Caso se interesse em saber mais sobre o Snapchat, quem realmente criou essa função e tomou um “chega pra lá” do Zuckerberg, clique aqui.

Com o passar do tempo, o Stories foi ganhando mais aprimoramento.

Hoje em dia você pode utilizar:

  • Filtro/Efeitos: São camadas que mudam a colorização e iluminação da foto/vídeo.
  • Texto: Você pode escrever o que quiser. Tendo a chance de alterar a fonte e cor do texto.
  • Emojis: Os clássicos emojis que todo mundo está acostumado. Claro que existe alguns específicas da plataforma, tipo o Instagram que tem seus próprios.
  • Reconhecimento Facial: Sabe aquelas fotos que a pessoa fica com orelha de cachorro, olhos gigantes, qualquer tipo de modificação facial? Pois então, vem dessa opção.

Dependendo do aplicativo que estiver utilizando, as opções vão variar. Porém, no geral, é basicamente isso que o Stories se propõe. 

Facebook Stories

Já que estamos falando do Facebook, nada mais justo do que abordar especificamente o que ele disponibiliza para nós, correto?

Primeiramente, a base do Stories fica disposta bem no centro do seu feed do Facebook no aplicativo, logo abaixo do campo de texto.

Em sua versão Desktop fica no canto superior direito da tela. Essa ferramenta é exibida de maneira retangular, junto da foto de perfil — de quem postou aquela Story — o nome e, no fundo, a imagem/vídeo que foi postado foi visualizado por último.

Você pode rolar a barra do Stories para a esquerda, assim mostrando quem mais adicionou alguma Story.

Agora para postar algo, o Facebook te dá a opção de escolher alguma foto/vídeo já existente na sua galeria do celular, ou tirar uma foto/gravar um vídeo com sua câmera naquele instante.

Nessa situação, você pode configurar o app para salvar essas fotos/vídeos automaticamente no seu celular, quando forem postadas.

Fora outras configurações básicas de privacidade.

Vale ressaltar que quando você posta um Story, ele também será exibido no Messenger.

Além disso, um diferencial da plataforma, é a parceria que o Facebook está tentando firmar com empresas detentoras de direitos autorais de filmes.

Dessa maneira, o usuário consegue utilizar filtros especiais de determinados filmes.

Imagem de alguns filtros do Stories que tem relação com alguns filmes: Alien, Meu malvado favorito e Guardiões da Galaxia.

O Facebook está tentando implementar e melhorar as funções do Stories, para conseguir aumentar o número de interesse das pessoas pela ferramenta, já que não parece estar dando tão certo quanto o esperado.

Entretanto, nunca se sabe o que pode acontecer, portanto, é recomendável que você saiba como utilizar essa função em prol da sua empresa!

Meu Stories, meu negócio

Por ser um conteúdo audiovisual de rápido consumo, o Stories é uma alternativa excelente para compartilhar algo relevante que seu público alvo consegue conferir.

Sem textões e vídeos longos.

Claro que nesse caso, não daria para fazer algo aprofundado, mas ainda sim é uma grande oportunidade de divulgação.

Antes de qualquer dica que possamos dar, é importante — e obvio — que você estruture bem sua estratégia.

Defina o que seria melhor para a empresa compartilhar no Stories, a regularidade de postagem e horário.

Passos simples para que seu perfil continue sempre movimentado.

Imagem de algumas funções do Stories: Filtro, reconhecimento facial, etc.

Sem contar nos benefícios que toda essa empreitada resulta:

  • O Facebook Stories traz uma maior visibilidade, já que você não fica dependendo da bondade do algoritmo, ou buscar espaço no tão concorrido feed de notícias. O lugar do Stories é bem determinado e o usuário vai atrás porque gosta do conteúdo. O que gera também o Marketing boca a boca, no qual pode lhe beneficiar ainda mais.
  • Como citado anteriormente, essa função de Stories possui diversas ferramentas úteis para você personalizar sua foto/vídeo. Não é necessário que haja um tratamento antes de postar, sem programa de edição de imagem ou vídeo. Utilizando do próprio recurso que o Facebook disponibiliza, há espaço para trabalhar.
  • E falando no conteúdo, é importante notar que se tratando de imagem e vídeo, a gama de opções é imensa! Basta averiguar qual tipo de conteúdo encaixa melhor com a sua empresa e botar a mão na massa.

Aproveitando o gancho, vamos dar algumas dicas de conteúdo interessante que talvez seja o que você precisa para começar a trabalhar o seu Stories.

I. Fale com prioridade sobre o que você conhece

Para conseguir engajar alguém, você precisa dar para a pessoa, algum tipo de conteúdo que seja relevante.

No melhor caso, é bom focar no seu público alvo, as pessoas que seguem a sua página, seguem porque tem certa relação com aquilo que você produz.

Ou seja, crie conteúdo que tenha relação com o ramo da sua empresa, algo que você tem prioridade no assunto.

Exemplo: Um perfil de loja que vende CDs de música antigo. Nada mais justo do que buscar falar sobre este assunto! Indique cantores, faça review de algum CD (lembrando que precisa ser conciso), dicas para conservar seu CD, etc.

II. Jabá também pode!

Não tenha receio de mostrar e falar sobre a sua empresa, em fazer aquele jabá tradicional.

Só não extrapole. Quando for criar o planejamento de conteúdo, marque que um dia na semana será especificamente para realizar o jabá do seu serviço ou produto.

A sempre uma possibilidade de inovar, talvez deixa as coisas mais interessantes, você pode tentar fazer algo criativo.

Não precisa exatamente ser um curto vídeo seu falando para a câmera. Que tal tentar essa mesma tática só que com fantoches? Ou utilizando um filtro preto e branco, e um linguajar como se estivesse em um filme da década de 40.

Tudo isso vai depender do seu planejamento e características do público alvo.

III. Promoções exclusivas

Simples e prático.

No Facebook Stories, o usuário pode responder a sua Story quando a estiver visualizando. Dessa maneira, fica fácil organizar promoções que só o pessoal que acompanha o Stories, saberá disso.

Basta organizar direito, e pedir para responderem ao Stories. Pronto. Assim, mais pessoas vão começar a olhar o que você posta diariamente, é um incentivo a mais.

IV. Interaja com seu público nos stories

Na internet parece que todo mundo quer ser ouvido. Este é um lugar onde você consegue interagir bastante com outras pessoas e ganhar atenção.

Claro que esse fator pode ser transformado em um engajamento certeiro para você!

Utilizando da tática acima, faça um Story pedindo para seu público fazer perguntas, seja qual for o tema, sobre o seu serviço, ou algum tema que tenha relação com a empresa.

Então, você vai selecionar as melhores e ir respondendo em formato de Stories, dando destaque para cada pessoa que fez aquela determinada pergunta.

Dessa forma, você vai incentivar o seu público a acessar seu Stories para saber mais sobre sua empresa, ou tirar alguma dúvida que está encucada na cabeça.

V. Mostrando “onde a magia acontece”

A relação entre empresa e consumidor, passa sempre pela etapa da confiança. Qualquer pessoa que teste um serviço novo, bem no início, vai estar receoso sobre o que pode acontecer.

Caso tenha um bom atendimento, esteja satisfeito, com certeza esse cliente vai continuar dando dinheiro para aquela empresa.

Você consegue fortalecer ainda mais essa base de confiança, mostrando como é o dia a dia da empresa, quem trabalha nela, o que fazem.

Isso gera uma empatia maior do seu público, perante a você.

Não pare por aqui!

Existe muitas outras opções do que se pode fazer no Stories, basta você parar e pensar no que pode dar certo. No final das contas, isso também vai passar por um período de testes, o que não der certo, basta trocar.

Caso queira mais informações sobre este assunto, basta deixar aí nos comentários que teríamos o prazer de lhe ajudar. Críticas, dúvidas e sugestões também são muito bem-vindas.

Não esqueça de compartilhe este post, que ajuda bastante a gente na divulgação.

Continue de olho aqui no blog que temos bastante conteúdo legal, e mais está por vir.

 

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