Muitas empresas que estão iniciando suas atividades na internet, não sabem muito bem por onde começar.
Algumas lojas virtuais simplesmente vão para as redes sociais, e as utilizam como único método de divulgar a sua marca.
Apesar das mídias sociais serem ótimas para divulgar os seus negócios, não se limite apenas a isso.
Existem diversos tipos de estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca e o blog é uma das mais utilizadas dentro do marketing digital.
Blogs são páginas da internet onde se é possível consumir diversos tipos de conteúdo.
Imagens, textos, áudios, vídeos e etc. Existem infinidades de blogs com temáticas diferentes: Comédia, Fotografia, Beleza, Gastronomia, Viagens, e claro o blog institucional.
Uma rede social que se assemelha muito com um blog é o Tumblr!
Hoje, eu vou te contar 5 motivos para a sua empresa ter um blog e quais os benefícios de se adotar essa estratégia na divulgação da sua marca! Vamos lá?
1 – Aumenta a visibilidade da empresa
Quando você tem um blog corporativo que vai ser atualizado com frequência, mais páginas com o seu conteúdo são indexadas no Google.
Isso faz a plataforma de buscas te ranquear melhor nos resultados de pesquisa, aumentando muito o seu alcance orgânico.
Quer saber como ficar em primeiro lugar? Clique aqui e confira algumas dicas!
Existem também outras formas de divulgar o seu blog, e por consequência a sua marca como:
- E-mail marketing
- Google Adwords
- Redes sociais
Criando um conteúdo de qualidade em um blog, a visibilidade da sua marca irá crescer mais e mais, além de agregar valor para os seus clientes.
Isso mostra que você sabe realmente sobre o que está falando, gerando assim, mais relevância a sua marca.
2 – Aumenta o seu número de clientes
Seguindo a lógica anterior, com mais conteúdo da sua empresa na internet, maior será a sua visibilidade, logo, isso poderá te trazer novos clientes uma vez que eles conhecerão mais da sua marca através do blog.
Isso é excelente para pequenas e médias empresas que iniciaram suas atividades recentemente na internet.
E o melhor, esses clientes estão realmente interessados nos seus produtos ou serviços, já que o blog é meio mais leve e casual de se conseguir informações.
Isso acontece principalmente se você cria um conteúdo informativo, como dicas e sugestões voltadas para uma determinada área.
3 – Agrega conhecimento
Escrever um post não é tão simples quanto as pessoas pensam.
Muitas vezes você irá tirar horas do seu tempo para pesquisa.
Quando se escreve um conteúdo, não é apenas copiar e colar de outra página e está tudo certo (Isso é crime pessoas, não façam isso!).
Além do mais o Google não ajuda páginas que duplicam conteúdo de outras fontes, então esqueça o Ctrl C, Ctrl V.
A pesquisa serve para você aperfeiçoar o seu conhecimento sobre algum determinado tema, e assim, consiga transmitir isso em uma publicação.
Então ao mesmo tempo que estamos aprendendo, estamos ensinando algo de valor ao público.
Isso é o verdadeiro propósito da criação de conteúdo na internet!
4 – Aumenta o relacionamento com os seus clientes e seguidores
Dentro do Marketing digital, a comunicação e o relacionamento com os seus clientes e seguidores é algo sagrado.
Conteúdos de qualidade, chamativos e que some algo para os seus seguidores faz a
diferença.
Eles vão comentar mais, fazer perguntas e alguns vão usar o seu material como referência.
Isso, além de aumentar o seu alcance nas redes sociais, vai fazer que o seu cliente fique mais propenso a fechar negócio com você!
Por isso, nunca se esqueça de sempre responder os comentários que tiver no seu blog ( e nas redes sociais também!) crie um relacionamento com o seu cliente!
5 – Não é necessário um investimento de alto custo
Pode-se dizer que o custo para se ter um blog é o mesmo que você tem caso já tenha um site ou loja virtual.
Alguns CMS (Sistemas de gestão de conteúdo) como o WordPress conseguem inserir uma página voltada para o blog do seu site, ou loja facilmente.
A pergunta que você tem que se fazer é: “Se eu tenho um site/loja virtual, porque eu não tenho um blog?”
Se você mesmo produzir o conteúdo do blog o seu gasto é zero, pois não será preciso contratar um profissional.
E claro, pode divulgar o seu conteúdo pelas redes sociais da sua marca gratuitamente.
Lembrando que para o seu blog se tornar uma referência de conteúdo é preciso tempo!
Não é da noite para o dia que o seu conteúdo vai aparecer na primeira página do Google. Então, quanto mais cedo começar, melhor!
O Blog é sem dúvida uma excelente forma para aumentar o alcance e a visibilidade da sua empresa.
Tanto nas redes sociais quanto nas plataformas de busca.
Muitas pessoas utilizam para praticar publicidade também.
Por isso não perca tempo e comece a trabalhar no seu!
Mas eu estou louca para saber de vocês, a empresa de vocês tem um blog?
Quais são os temas abordados? Com que frequência vocês atualizam ele? Conta pra mim nos comentários desse post!
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