Posts de Datas Comemorativas, Fazer ou Não Fazer?

O Brasil, assim como qualquer outros país, possui datas sazonais importantes.
Natal, Ano novo, Páscoa, Carnaval, Dia da mães, Dia dos Pais, etc.
Estar sempre ligado nessas datas é um dos principais objetivos do Marketing Sazonal, principalmente para os grandes varejistas.
Todavia, a importância dessas datas não deve ser reduzida se você, assim como eu, trabalha com marketing de conteúdo.
O que nos leva a seguinte questão: “Será que eu devo fazer posts de datas comemorativas?”.
Assim como as ações de marketing do varejo, ações digitais voltadas para essas datas são essenciais. Vou te contar o porque nesse post!

Oportunidades

Essas datas são excelentes para conseguir atrair e engajar o seu público-alvo. Entretanto, o conteúdo não deve ser elaborado de qualquer jeito.
Muitas empresas e sites “comemoram” essas datas com apenas uma imagem com felicitações nas redes sociais. Por mais que essa imagem deva existir, só ela basta?
Você, como profissional, precisa enxergar a oportunidade que essas datas trazem consigo.

Vou dar um exemplo:

Imagine que você tenha um site especializado em cinema, com o dia dos namorados chegando, uma maneira de se atrair mais leitores é produzindo um conteúdo temático.
Um post especial desse dia como: “Conheça os casais mais icônicos da sétima arte!” ou esse:

Print Retirado do Post:

Print Retirado do Post: “Os 14 melhores filmes de Natal para entrar no clima das festas” do Site Rapadura Geek. Disponível em: http://farofageek.com.br/filmes/os-12-melhores-filmes-de-natal/

Caso você tenha um restaurante, você pode adicionar uma promoção de 10% de desconto para casais.
Quer saber mais sobre Marketing para Restaurantes? Clique aqui!
Esse é apenas um exemplo simples de como aproveitar essas datas, claro que conteúdo sempre varia de acordo com o nicho e a atuação da sua marca no mercado.
Uma boa maneira dos E-commerce e estabelecimentos comerciais aproveitarem essas datas é produzir conteúdo atrelado a promoções.
É mais do que comum uma loja online de roupa, por exemplo, disponibilizar links para compra dos seus produtos dentro do conteúdo apresentado.
Ou até mesmo uma clínica de estética oferecer pacotes especiais para o dia da mulher. As possibilidades são infinitas!
E acredite, isso gera resultado!
Afinal, se o cliente está lendo um artigo que fala das tendências de moda para o natal, é muito provável que o mesmo realize uma compra para si ou para alguma outra pessoa.
Vale destacar que esse conteúdo precisa estar alinhado com o nicho de atuação da sua marca.
Em outras palavras, não adianta um E-commerce de roupas e acessórios apresentar um post parabenizando pelo dia do escrivão…
Fique sempre dentro do seu nicho!

É o suficiente?

Não.
Assim como os varejistas que planejam a Black Friday e o Natal com antecedência, é necessário um planejamento para essas datas.
Desenvolver um conteúdo temático, sem uma base, por mais interessante que ele seja, é um tiro no escuro.
Significa que pode gerar engajamento com algumas pessoas, mas a grande maioria simplesmente pode ignorar.
Como evitar isso?
Conhecendo o seu público!
Para isso, você deve realizar uma pesquisa dentro da sua base de dados.
Realizando essa pesquisa de maneira correta, você será capaz de descobrir que tipo de conteúdo o seu público estará mais propenso a consumir nessas datas.
Assim, tendo um sucesso e uma aceitação maior, reforçando o relacionamento com a marca.
Não se sinta obrigado a postar sobre alguma data comemorativa em especial se você não tiver nenhum conteúdo útil ou promoção a acrescentar.

Algumas dicas

Imagem com o boneco do Papai Noel
Como foi dito anteriormente, muitas empresas postam imagens com felicitações no dias das mães, dia das mulheres e etc.
Porém, ninguém curte, compartilha ou comenta.
O Porque disso?
Bem, provavelmente o feed dessas pessoas está mais do que saturado com essas mensagens, logo, o pessoal não tem porque interagir com todas.
Assim como qualquer campanha dentro do marketing, esse conteúdo precisa ter um diferencial.
Para que você possa desenvolver um bom conteúdo comemorativo, eu separei algumas dicas que podem te ajudar. Vamos a elas!

1 – Não se limite apenas ao feriado

Se você possui um e-commerce por que limitar uma promoção a um dia específico? Grandes empresas como a Amazon, realizam promoções que duram uma semana antes do dia.
Essa é uma prática muito comum e pode sim ajudar a melhorar a suas vendas e resultados.
Uma coisa comum também é comemorar as datas sazonais da empresa.
Existem diversas marcas que comemoram o aniversário da empresa, por exemplo.
Conteúdos com curiosidades e histórias sempre são bem vindos, além, é claro, de alguma promoção caso você trabalhe com produtos.

2 – Faça uma lista

Uma coisa muito útil é listar os possíveis assuntos relacionados à data em questão.
Isso te permite organizar um conteúdo coeso, já que eles estão relacionados.
Um calendário editorial é mais que fundamental, Quer saber mais sobre? Clique aqui!
Lembrando, sempre um conteúdo voltado para o seu público e nicho ok?
Uma ótima maneira de se atrair o público é a montando kits comemorativos como Cesta com bombons e Chocolates na Páscoa, ou uma kit com fondue para o dia dos namorados.
Para exemplificar:

Print Retirado do site
da Boticário. Disponível em: https://www.boticario.com.br/presentes-dia-dos-namorados

Novamente, não se sinta obrigado a postar qualquer coisa nessas datas, e escolha bem as datas comemorativas de acordo com o seu nicho.

3 – Agregue conhecimento

O Melhor tipo de conteúdo é aquele te ajuda e agrega algo a mais na vida do seu cliente, ou leitor.
Por isso, produza conteúdos informativos, qualquer coisa que o ajude de alguma forma.
Uma forma de sempre ter conteúdo relevante é montar e-books relacionados aquelas datas, como por exemplo: “Como vender mais no natal”.
Além de ajudar o seu leitor, é uma forma de conseguir o seu contato e desenvolver um relacionamento com ele via E-mail Marketing. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui!
Outro tipo de conteúdo é aquele que conscientiza o público, como por exemplo a campanha do outubro rosa. Não sendo necessário priorizar o lucro, mas sim o os valores da marca!

4 – Analise os dados passados

O que deu certo nas campanhas do ano passado? Algum post se destacou? Qual foi o motivo?
Respondendo essas perguntas você vai encontrar uma boa maneira de elaborar um conteúdo novo com maiores chances de sucesso.
Análise o que a concorrência anda fazendo, isso também pode te desencadear uma ótima ideia para conteúdo.

5 – Seja criativo

Criatividade em tudo!!! Nas imagens, no texto, na abordagem.
Os seus leitores não querem consumir mais um conteúdo vazio ou apenas uma frase emotiva.
Tente ao máximo demonstrar criatividade no seu conteúdo e nas suas promoções.
Vamos dar outro exemplo, porém um daqui do Blog:
Print do post 10 Frases Que Toda Mãe Diz e São Verdadeiras Lições de Marketing
Clique aqui para ler esse post!

Comemore, Agregue valores e venda!


Respondendo a pergunta do começo desse post: Sim! Você deve desenvolver posts comemorativos.
Maaaaaas, apenas os que tenham a ver com o seu nicho!!!
Eles podem agregar e muito na vida dos seus clientes e leitores, além de poderem atrair novos e ajudar a sua empresa a lucrar mais!
Porém, assim como qualquer ação tomada dentro do Marketing, é necessário um planejamento minucioso para que o seu conteúdo não seja mais um na internet e nas redes sociais.
Espero que esse post tenha aberto os seus olhos e despertado a sua criatividade!

Continue no Blog!

Temos muito mais conteúdo disponível falando sobre as redes sociais! Então confira alguns deles:

 

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