Marketing Digital Para Restaurantes

Estamos vivendo na era digital, onde a maioria das pessoas estão conectadas no mundo virtual, usufruindo de todas as possibilidades que este serviço oferece.
Por conta deste fator, muita coisa mudou através dos anos: a forma com que conseguimos informação; a maneira com que nos comunicamos; as diferentes formas de produzir conteúdo, etc.
Tendo toda essa gama nova de possibilidades, surgiu o Marketing Digital.

Uma nova maneira de fazer Marketing, na qual aproxima ainda mais a empresa do seu público alvo, além dos diversos meios de atraí-los.
Graças ao Marketing Digital, empresas como restaurantes conseguem divulgar, atrair e fidelizar seus clientes.
Isso sem gastar uma fortuna e obtendo um resultado ainda mais eficiente comparado com o modo tradicional de Marketing.
Quer saber como seu restaurante pode se beneficiar?
Então leia este post que exemplificaremos de uma forma bem simples e completa o que você precisa fazer para ter um Marketing Digital de sucesso:

  • Identidade visual
  • Canais de comunicação
  • Originalidade
  • Formas de fidelizar seu cliente
  • Marketing de indicação

 

Primeiro de tudo: identidade visual

O primeiro quesito que você deve definir antes de colocar a mão na massa, é criar sua própria identidade visual.
Independente de qual plataforma seu restaurante estiver, seus clientes precisam identificar que aquele tipo de postagem é característico da sua marca.

Começando desde o logotipo, até a maneira com que você lida com o público.
Seu objetivo aqui é transpor a imagem da sua marca, através do mundo digital, utilizando:

  • Padrão de cores
  • Um tipo específico de fonte
  • Variedade de filtros
  • Diferentes tipos de ângulo da imagem
  • Cenários alternativos
  • Enquadramento único

O que não falta são opções para transformar a sua marca em algo marcante.
Dessa forma, você consegue obter um destaque maior comparado aos que se mantem na mesmice, sem qualquer tipo de preparo.

Os canais de divulgação

Esqueça folhetos e outdoors, no mundo digital existem dezenas de opções para que você propague sua imagem muito mais rápido.

Essas opções são essenciais para alcançar notoriedade, já que será seu principal canal de comunicação criando um vínculo entre empresa e consumidor.
Vamos abordar aqui algum destes canais de divulgação que podem ser interessantes mergulhar a fundo para explorar suas vantagens:

Website

Especificamente falando para o ramo alimentício, um website é uma maneira eficaz de trazer informações relevantes para atrair consumidores.
Pois através dele, é possível eliminar barreiras e instigar seu visitante a comparecer no seu estabelecimento.

Conhecido como “Site Institucional”, geralmente sua função é constar informações do tipo: o que a pessoa vai encontrar no seu restaurante, endereço, cardápio, redes sociais, contato, quem somos, etc.
Vamos ilustrar alguns exemplos para ficar mais fácil sua compreensão:

  1. Coco Bambu Restaurante

Página inicial do site da Coco Bambu Restaurante

Página inicial do site da Coco Bambu Restaurante

2. Udon Culinária Japonesa
Página inicial do site Udon Restaurante
Cardápio do Udon Restaurante

 

3. Churrascaria arco íris
Site da Churrascaria Arco Íris
Cartão de desconto da Churrascaria Arco Íris
Vale ressaltar que é extremamente simples criar um site institucional, existe várias plataformas diferentes justamente com este propósito.

Blog

Construir um blog que traga conteúdo de qualidade frequente é uma tarefa árdua que demanda bastante planejamento e dedicação.
Porém, a longo prazo, seu retorno é bem significativo, podendo se tornar sua melhor ferramenta para atração de novos clientes.
O que vai ditar isso é a maneira que você administra seu blog.

Nada de conteúdo meia boca, mal escrito, sem nenhum SEO e sem regularidade.
É indispensável que você se informe bastante sobre o assunto para desenvolver corretamente seu blog, e extrair seu potencial.

Blog do restaurante Blog Vitorino
Blog Vitorino (http://www.vitorinorestaurante.com.br/blog/)

 

Blog do restaurante Esquinica Natural
Blog Esquinica Natural (http://esquinicanatural.com.br/blog/)

 

Se você tem dúvidas de como fazer isso acontecer, temos diversos posts aqui para lhe ajudar:

 

Instagram

O Instagram é uma das mídias sociais mais indicada para o seu negócio.
Por se tratar de uma rede social de compartilhamento de fotos, sua marca pode aproveitar bastante para enaltecer a qualidade do seu cardápio e mostrar o ambiente do restaurante.

Basta ter um aparelho que tire fotos de qualidade — o que não é difícil conseguir hoje em dia por um bom preço — criar um texto chamativo e saber utilizar corretamente as Hashtags.
O melhor no caso das Hashtags, é que não apenas você pode usá-las, mas seus clientes também!

Ou seja, criando uma Hashtag própria com o nome da sua marca, mais usuários vão encontrar fotos de suas refeições, e consequentemente, chegarão no seu perfil.

Ainda é uma completa febre no instagram as pessoas tirarem fotos de pratos que estão comendo em algum restaurante, e isso, é o melhor marketing que você pode ter!

Sem contar as ferramentas que o Instagram proporciona como a de Perguntas e Stories, que traz uma outra leva de possíveis conteúdos relevantes, que aumenta sua base de possíveis clientes.
Stories chamativos no instagram vão te garantir uma enorme notoriedade. Mostre os bastidores da cozinha, das receitas e dos clientes!

Print do perfil da Coco bambu no Instagram
Print do perfil do restaurante walfenda

Pinterest

Seguindo nas mídias sociais focadas no compartilhamento de imagens, temos o Pinterest!
Esta rede social é somente utilizada para compartilhar imagens e fotos, você tem até a opção de atrelar um texto e um link a sua postagem, mas o foco mesmo é na questão visual.

A vantagem do Pinterest é sua Dashboard que exibe varias imagens de maneira organizada, dando espaço ao mesmo tempo que o usuário ainda consegue visualizar a imagem com uma boa qualidade.
A qualidade das imagens aqui é fundamental! Então, caso queira se aventurar nessa plataforma nada de postar algo com baixa resolução.

Inclusive as pessoas acessam o Pinterest justamente pela qualidade das imagens, além também de sua enorme variedade.
Então, essa rede social seria uma espécie de “galeria aberta” do seu restaurante, mostrando o que há de bom e, direcionando os usuários para o seu site ou algum outro lugar na qual possam obter mais informações sobre sua marca.
Print da home do Pinterest, motrando varios alimentos

Print de uma imagem de restaurante no Pinterest

Facebook

Ter uma página do seu restaurante no Facebook é outra opção quase que obrigatória!
Não só pela quantidade de usuários que utilizam a plataforma diariamente, mas também pelas possibilidades que possui, principalmente para esse ramo de atuação.
Antes de mais nada, o Facebook serve quase como um site institucional.

Nele você tem a opção de falar um pouco sobre seu negócio, postar foto de seus pratos, informar maneiras na qual as pessoas possam entrar em contato com o restaurante, etc.
Entretanto, existem outras opções úteis dentro do Facebook que você deve ficar atento.

Realizar um evento:

Organizar um evento é uma boa maneira de atrair consumidores, mas para isso, é preciso divulgar, do contrário, o evento não serviria de nada.
Por tanto, com o Facebook, você tem a chance de criar um “Evento”.
Print de um evento do Facebook
Dessa forma, os usuários podem saber quando este evento vai acontecer, seu horário, do que se trata, onde fica e ainda, compartilhar com os amigos.

Check-in:

Outro ponto interessante, é que os usuários podem utilizar a ferramenta de “Check-in” para publicar no seu perfil do Facebook mostrando aonde estão.
Caso você tenha seu endereço cadastrado, seus clientes podem publicar fotos e indexar a localização do seu restaurante, fazendo assim, uma divulgação gratuita para sua marca.

Algo como uma espécie de Marketing boca a boca. E você ainda pode oferecer um brinde ou algum desconto especial para os clientes que fizerem um check-in no seu estabelecimento.

Stories:

A popularidade da ferramenta Stories é enorme, e agora praticamente todas as redes sociais possuem essa função.
O Facebook não é diferente, contendo o mesmo padrão visto em outros lugares: vídeos/imagens que duram poucos segundos, que ficam no ar por apenas 24 horas.

Tendo um lugar de destaque na dashboard da plataforma, a função Stories já é utilizada por mais de 500 milhões de usuários diariamente.
Para você não ficar de fora deste sucesso e saber o que o Stories pode lhe oferecer, dá uma conferida no nosso post especial, dedicado a está ferramenta: “Facebook Stories: Como Utilizar Em Sua Estratégia de Marketing Digital”.

Originalidade

Ter um diferencial, é algo que sempre desperta a curiosidade das pessoas.
Principalmente se tratando de comida, basta pesquisar no Youtube que você vai encontrar diversos vídeos mostrando alguma refeição inusitada.

Porém, não é apenas disso que se trata este tópico sobre “originalidade”.
Varias empresas do ramo alimentício tentam ter seu diferencial, utilizando alguma estratégia na hora de falar com seu público ou editar uma foto/vídeo.

A partir do momento que você definiu bem qual é sua identidade visual, basta aplicar nas suas publicações.
Talvez você possa fazer uma promoção diferenciada, ou aderir um estilo único de divulgar suas novidades.
Observe o que funciona na estratégia de seus concorrentes, molde a sua própria e solte a criatividade.

Formas de fidelizar seus clientes

Uma maneira eficiente de atrair o seu cliente e fazê-lo voltar ao seu restaurante, é utilizar táticas para satisfazê-lo e conquistar sua confiança.
Por mais que você precise pensar nessa fidelização no ambiente físico do seu negócio, no mundo digital, isso também deve ser levado em consideração.

Devido a essa aproximação que a internet proporciona, podemos aderir diferentes métodos para conseguir conquistar o cliente, como:

  • Demonstrar profissionalidade
  • Responder rapidamente a todas as perguntas que fizerem
  • Oferecer cupom de desconto para quem for cliente recorrente
  • Realizar promoções
  • Enviar um e-mail agradecendo a visita
Print de dois cupons de desconto de uma pizzaria
Exemplo de fidelização com cupons

Marketing de indicação

Como parte da fidelização, vem o Marketing de indicação.
Aproveitando que as pessoas costumam compartilhar suas experiencias e opiniões nas redes sociais.
Através do Marketing de indicação, você consegue fortalecer sua marca e aumentar as vendas.

Semelhante ao tópico anterior, é preciso haver um incentivo da sua parte, pedindo para que compartilhem e comentem sobre o que acharam da comida, ambiente, atendimento, etc.
Mas claro que para isto acontecer, é preciso que seus clientes se sintam satisfeitos e contentes para retornar com uma indicação positiva, e não o contrário.

Parcerias

Como citado no começo do texto, o mundo digital trouxe diversas novidades, e uma delas seria o surgimento dos “Influencers” ou “Blogueiros”.
No caso, para as empresas, está é uma nova possibilidade de divulgação através de parceria, já que este tipo de pessoa, tem uma base grande de seguidores.
O que consequentemente acaba causando uma influencia sobre elas.

Portanto, é vantajoso procurar algum usuário deste tipo, para falar sobre qualquer aspecto relacionado a sua marca.
Porém, é bom ressaltar que está parceria precisa ser feita com influencer/blogueira que tenha uma base de fãs que, possivelmente, vão se interessar pelo seu restaurante.
Escolhendo de maneira eficiente, você não gasta muito e tem a chance de ter um retorno mais do que bem-vindo.

Bom apetite!

O mundo do Marketing Digital é repleto de possibilidades que só podem ser alcançadas, caso você pesquise bastante e tente executar o que achar mais adequado para o seu negócio.
Para saber mais, continue acessando nosso blog! Temos posts semanalmente, trazendo conteúdo relevante e atualizado que certamente serão úteis para o seu negócio.
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